Speckie – Um dicionário para o seu IE
Tal como para muitos outros browsers, também para o IE existem complementos que tornam a sua utilização mais intuitiva e funcional. São pequenas adições que trazem a este browser algumas funcionalidades que deviam estar incorporadas desde a sua origem.
O caso do Speckie é um perfeito exemplo de uma função que a maioria dos outros browsers têm e que falta ao IE, em todas as suas versões. Falamos de um corrector ortográfico. Esta função é extremamente útil a todos e deveria estar disponível em todas as ferramentas que requeiram que o utilizador coloque texto.
O Speckie permite então que passem a poder verificar a ortografia dos textos que colocaram em caixas de texto em qualquer página web. Para além de verificar se o texto está correcto apresenta ainda algumas alternativas ao utilizador, para o ajudar a ter o seu texto mais correcto.
Para além do óbvio dicionário Inglês, o Speckie disponibiliza a todos os seus utilizadores uma grande variedade de idiomas possíveis de serem verificados. O português está presente, quer o de Portugal ou do Brasil. É possível ter vários dicionários instalados e alternar entre eles sempre que se queira.
Chamamos à atenção que apenas o corrector Inglês acompanha o Speckie e que os restantes devem ser descarregados e instalados à parte.A instalação destes requer apenas que os descarreguem e que executem esse ficheiro. A instalação é feita sem intervenção do utilizador. Apenas necessita que o Speckie esteja previamente instalado.
Sempre que escreverem uma palavra que o Speckie entenda que está incorrecta, esta será sublinhada a vermelho e o utilizador deve usar o rato para verificar qual o erro apresentado. O botão direito do rato deverá ser colocado sobre a palavra marcada e clicado. O menu de contexto presentará duas zonas dedicadas ao Speckie. A primeira, no topo, mostras as hipóteses de correcção disponíveis e a possibilidade de adicionar essa palavra ao vosso dicionário. A segunda zona, no final, podem activar a verificação ortográfica ou alterar o dicionário em uso.
O Speckie é uma ferramenta que deveria vir integrada com o IE desde que o instalamos. Actualmente, e comparando com os restantes browsers que estão no mercado, esta funcionalidade é um requisito e está em todos. Esta razão dá ainda mais valor ao Speckie e torna-o um elemento obrigatório em qualquer IE.
Se são utilizadores deste browser e querem que ele esteja ainda mais completo, esta é uma ferramenta a terem instalada.
Licença: Freeware
Download (32bits): Speckie 1.6.0 [1.23MB]
Download (64bits): Speckie 1.6.0 [1.26MB]
Dicionários: PT | BR | Outros idiomas
Homepage: Speckie
Este artigo tem mais de um ano
“Esta função é extremamente útil a todos”
Cuidado com o que dizem! Essa função não me é nada útil, acho-a até bastante irritante. No entanto, acho que deveria ser uma opção que o IE deveria trazer, quanto mais funcionalidades um programa tiver melhor. Mas sempre como opção!
A meu ver, estes dicionários deveriam já ter suporte ao acordo ortográfico. Apesar de ninguém gostar dele, todos somos obrigados a usa-lo.
Digo isto porque no Office já uso com “pós-acordo” e na internet, que é onde escrevo mais no computador, nada…
Obrigados?! Eu não sou obrigado a usar tal aberração!Lá porque os nossos políticos não sabem preservar a nossa língua, não tem os portugueses com dois dedos de testa de engolir o proverbial sapo. Quem quiser que use, não estou contra, mas cada um sabe de si.
Quando ao Internet Explorer, acho surpreendente ainda não incluir corrector ortográfico quando todos os browsers “decentes” o fazem. Mas esta extensão poderá remediar isso.
Claro que não és obrigado… tal como não és obrigado a comer… a vestir-te.. .etc!
Até podes escrever em Portugues que era usado na altura dos lusíadas… 🙂
Podes escrever Farmacia com PH…
Faz o que quiseres a vida é tua
Mais nada!!
Sem fugir muito ao tópico, eu comecei por discordar do acordo ortográfico (que já não tem quase nada de novo). Após ponderar os pós e contras e informar-me melhor, acabei por mudar de opinião e ver que só iremos ter vantagens quer a nível cultural quer a nível económico (por associação). Não somos apenas nós que vamos ter de adaptar a nossa ortografia como alguns dizem, mas o brasileiros também o vão fazer e talvez para eles até se torne mais difícil acrescentar algumas letras a algumas palavras em vez de as ter de tirar como nós. No Office já tenho instalado o dicionário com acordo e é de muita ajuda (já escrevo alguns artigos a respeitar o acordo).
Quanto à aplicação do tópico, é excelente. Andei há uns tempos à procura de algo similar e não encontrei nada tão bom. O IE devia trazer correcção ortográfica de origem se quer competir com outros browsers
Eu cá tenho a reclamação contrária: Acho que o Office deveria permitir escrever em Português de Portugal. Quem quiser escrever segundo o acordo ortográfico pode mudar para o Português do Brasil. Como está tenho duas línguas portuguesas e ainda tenho que estar a ensinar o Office a escrever como deve ser.
Tens sempre a solução de andares com o office 2007 toda a vida. Já que o office 2010 já tem o acordo ortográfica.
A minha opinião, uma autentica palhaçada este acordo.