Skype 2.1.0.47 Beta para Linux
Foram quase dois anos de espera por parte da comunidade Linux, mas finalmente existe uma nova versão do Skype com funcionalidades há muito aguardadas para o sistema operativo do Pinguim. A nova versão do popular cliente VOIP promete melhorias na realização, na gestão de conferência áudio ou vídeo e noutras características que aqui apresentamos.
Sim, quando comparado com a sua versão homónima em Windows, existem ainda alguns pequenos pormenores a limar, mas nada que possa afectar a experiência que o utilizador está habituado a ter ao usar este popular cliente VOP. As versões anteriores do Skype suportavam os sistemas de som OSS e mais recentemente ALSA. Devido aos avanços recentes no campo do som, o Linux conta agora com uma infraestrutura mais modular e standard para gestão de som, denominada PulseAudio.
Este servidor de áudio vem agora predefinido nas principais distribuições de Linux baseadas em Gnome, tais como Ubuntu, Fedora e OpenSUSE. Esta inovação no campo áudio tinha nos últimos tempos causado alguns problemas a alguns utilizadores para configurarem de uma forma correcta o som de saída e entrada do Skype devido a este já não ser há muito tempo actualizado.
Eis uma desvantagens do Skype ser freeware, se fosse Open Source os utilizadores não dependeriam de uma empresa para lançar novas versões (neste caso a Ebay). Independente disso, o Skype para Linux a partir da versão 2.1.0.47 beta permite-lhe agora usar o servidor de som PulseAudio e tornar a sua experiência VOIP indolor.
Outra das funcionalidades esperadas era o suporte SMS. Ou seja, até há pouco tempo os utilzadores deste software apenas podiam fazer uso dos créditos Skype pré-pagos e enviar mensagens sms, na versão em Windows, para os seus amigos quer se encontrassem online ou offline. Esta funcionalidade é acolhida na versão de Linux, como mostra a caixa de configuração para esse serviço.
Pode ainda contar com uma adição preciosa de conferência de vídeo com alta qualidade. A partir de agora em Linux os seus amigos ou família que estão distantes de si irão-lhe aparecer aos seus olhos com maior nitidez, aproximando ambas as partes.
Claro que existem outras novidades tais como suporte de codec audio SILK, suporte de grupos na lista de contactos, visualização de avatar de contactos em conferências de grupo, suporte de labels e tags para contactos e por último e não menos importante, muitas correcções de bugs e melhorias ao nível da estabilidade do Skype.
Agora já não tem desculpa para não usar mais regularmente o Linux, se estava desiludido com a versão actual do popular cliente VOIP que existia para o sistema do pinguim. Experimente... porque de facto esta versão apesar de ser beta, e ter ainda alguns pequenos pormenores a limar na versão final, funciona bastante bem.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [Ubuntu 8.04]: Skype 2.1.0.47 Beta [19.40MB]
Download [Ubuntu 8.10+ 32 Bits]: Skype 2.1.0.47 Beta [19.00MB]
Download [Ubuntu 8.10+ 64 Bits]: Skype 2.1.0.47 Beta [19.00MB]
Download [Debian Lenny]: Skype 2.1.0.47 Beta [19.00MB]
Download [Fedora 9]: Skype 2.1.0.47 Beta [18.50MB]
Download [Fedora 10+]: Skype 2.1.0.47 Beta [18.50MB]
Download [OpenSUSE 11+]: Skype 2.1.0.47 Beta [18.50MB]
Download [Dynamic Static]: Skype 2.1.0.47 Beta [26.10MB]
Homepage: Skype
Este artigo tem mais de um ano
Atenção que dinamic e static não são a mesma coisa, na página do skype estão dois links e aqui só um 😉
Resta dizer que ainda não foi desta vez que fomos brindados com uma versão de 64bit do skype, são todas versões de 32bit, sim a do ubuntu também.
Para além disso nem toda a gente usa os mesmos sistemas de som, esta mudança para suportarem só alsa ou alsa+pulse (por agora pelo menos) é uma dor de cabeça para alguns utilizadores.
Tenho a dizer que finalmente saiu uma nova versão do Skype para Linux!
Usava a Stable ( 2.0 ) e tinha imensos problemas, agora tenho usado a esta beta e até agora tudo sem problemas. 🙂
É uma pena que o Skype esteja bastante atrasado, pois devido a ser pioneiro em VOIP adquiriu fama e hoje quase todos usam. Se eles liberassem pelo menos a configurações SIP seria de grande valia para utilizadores de qualquer programa VOIP que trabalhasse com SIP como é o caso do Ekiga para Linux e do cliente SIP Symbian que vem nos telemóveis Nokia.
Epa exprimentei o ekiga no jaunty e nao me dei mt bem com akilo… mas axo k era mesmo um bug qulquer, akilo nao me deixava ligar pa ninguem entao desisti. Lembro-me que foi na altura que tinha problemas com o antigo skype e com o pulse audio que akela porcaria comia o CPU todo.. enfim… espero k esses tempo nunca mais voltem
Pena é a dependência em Qt.
Finalmente o Skype funcionando bem no meu Ubuntu.
Obrigado Pplware por mais uma ótima dica!