Shotwell 0.7.2 – Como instalar no Ubuntu Lucid, Maverick
Shotwell - Gestor de imagens Open Source
A equipa responsável pelo projecto Shotwell, disponibilizou recentemente a versão 0.7.2 do seu gestor de imagens/fotografias.
Como já é do conhecimento geral, o Shotwell virá nativo com o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat que tem como data definida para a versão final, o dia 10 de Outubro.
Muitos utilizadores do Ubuntu sempre mostraram alguma resistência na adopção do F-Spot como ferramenta de gestão/edição de imagens, fotos, etc. Nesse sentido, a decisão de abandono do F-Spot no Ubuntu 10.10 foi anunciada durante o Ubuntu Developer Summit, sendo o seu substituto o Shotwell.
Como instalar no Ubuntu 10.04 e 10.10?
Para instalar o Shotwell 0.7.2 no Ubuntu 10.04 e Ubuntu, deve abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:yorba/ppa && sudo apt-get update sudo apt-get upgrade sudo apt-get install shotwell |
Depois de instalado, o Shotwell encontrar-se-á disponível em Applications—>Graphics -->Shotwell Photo Manager
Novidades do Shotwell 0.7.2
- Problema com os links simbólicos para directoria de imagens resolvido
- Melhorias a nível de performance e resolução de problemas que levavam ao “crash” da aplicação
O Shotwell possui também suporte para Windows. Além disso, consome menos recursos quando comparado com o F-Spot, e ainda disponibiliza um grande conjunto de funcionalidades.
Quem usa actualmente o Shotwell como gestor de imagens nativo?
Licença: OpenSource Sistemas Operativos: Windows/Linux Download: Shotwell 0.72 [8,03 MB] Homepage: Shotwell
Este artigo tem mais de um ano
Eu uso. Uso e abuso do Shotwell.
É um gestor de fotografias muito bem arrumado e organizado. Além de que detecta sempre as fotos quando ligo uma máquina fotográfica ao computador.
P.S: Só ainda não achei onde posso editar os metadados do ficheiro (caso tenha posto bateria nova e não tenha posto a data e o dia correctos, as fotos vão ficar com uma data pré-definida).
boas..
este programa de facto vem trazer mais consenso ao ubuntu, visto que a treta do fspot assenta em C# (Mono) e de licença muito duvida, a escolher obviamente que escolheria este e nunca fspot.
Alias pensando em mono, o rythmbox também usa mono, salvo erro, hummm,… mas este vai ser mais difícil substitui-lo.No entanto, quando houver algum á altura n-ao penso duas vezes(o amarok é muito bom, mas não gosto de progs do kde no gnome).
Esta yorba, é capaz de ainda dar muito que falar…
cmps
boas..
em relação a pergunta, não estou ainda a usar este, aliás nem este nem nenhum.Eu gosto de organizar as fotos eu mesmo.Em relação a edição das mesmas para correcção, não tenho tido tempo, caso contrario usaria-o.
cmps