Será desta vez que o Winamp vai finalmente voltar?
O mais famoso player de música da Internet tem passado os últimos anos adormecido e sem qualquer actualização. Depois de ter sido vendido pela AOL à Radionomy, chegou agora novamente a altura de mudar de mãos, tendo passado para o controlo da Vivendi.
Este grupo francês tem grandes planos para o Winamp e para o Shoutcast, devendo em breve surgir novidades.
Para o Winamp tem sido difícil manter-se activo. Foram várias as vezes que esteve para ser renovado, mas acabou sempre por ficar esquecido e sem novidades.
Quando a AOL passou o seu controlo para as mãos da Radionomy muitos acharam que seria o momento certo para o Winamp renascer e voltar a ter o sucesso que teve antes. Mas infelizmente isso não veio a acontecer.
Agora que o controlo da Radionomy passou para as mãos dos franceses da Vivendi, voltam a surgir ideias e rumores de que o Winamp vai ser revitalizado e que uma nova versão deverá surgir em breve.
O interesse é real e tal foi expresso no anúncio que a Vivendi fez com a aquisição de uma parte considerável da Radionomy.
Radionomy is best known as an Internet platform that allows digital radios to broadcast and monetize their programs on a global scale. The platform also offers FM radio stations unique tools to develop and monetize their digital presence. Today, over 57,000 radio stations are using these tools.
Radionomy Group owns the streaming technology SHOUTcast as well as the iconic Winamp audio player. It also controls TargetSpot, the first digital audio advertising network in the United States and in France.
Não se sabe ao certo o que estas palavras significam, mas a Vivendi deverá querer rentabilizar o seu investimento e isso poderá ser feito com o revitalizar do Winamp.
Sabe-se que a Radionomy estava a trabalhar em melhorar o Winamp e o Shoutcast, mas o ritmo imposto era lento e não estava a produzir resultados.
A última versão do Winamp que foi lançada data de 2013, quando este ainda fazia parte da AOL. Esta ainda pode ser obtida no site dedicado a este software.
Depois de vários anos longe do foco e de terem surgido novas aplicações no mercado, o Winamp tem novamente que conquistar o seu espaço, com uma interface única e com uma grande simplicidade de utilização.
Este artigo tem mais de um ano
Uso o Winamp desde a verso 0.19, nunca abandonei, para mim sempre foi o melhor player de áudio que já desenvolveram. Tomara que ele não mude muito do que ele já é, que venham recursos úteis, correção de bugs e uma interface sempre limpa.
Somos dois.
Tres
Quatro
cinco
Testei vários players,depois que conheci o VLC nunca mais consegui usar outro :).
E vão 2 🙂
também uso, dá-me jeito para buscar legendas se ter que procurar em sites manualmente.
Menu Ver – Download subtitles.
Não sei não, o maior interesse da Radionomy era mesmo o ShoutCast, por razões óbvias, já em relação ao Winamp tenho certas dúvidas que o mesmo consiga chegar onde chegou.
antes era: Winamp, it really whips the Llamas ass
neste momento para mim é: Foobar2000, it really whips Winamp’s ass
Uso o AIMP3 e gosto bastante
Ainda tenho o winamp, mas uso o AIMP3
+1
Neste momento está a miudagem a dizer winquê? Fooquê?
Venha ele desde que venha em bom, os maduros agradecem
+1
Começa a mexer com o Foobar2000 e depois vem cá dizer qual é para a miudagem e qual é para os maduros. lol
miúdo, já mexo no foobar2000 desde o inicio por suportar flacs como deve de ser. O anterior player que usava era o winamp 2, deita o winamp 3 ao lixo. Se não percebeste a piada dos maduros não tenho culpa.
lol miúdo? velha guarda amigo.
na paz do senhor.
– O WINAMP era de facto uma “obra-de-arte”, o código do AIMP deixa-me muitas dúvidas (Posso estar errado, mas parece-me ter partes de código comuns a um trojan… Mas como disse, não tenho a certeza disso, apenas desconfio que sim, pois fiz alguns testes).
– Se o WINAMP voltar à vida, espero que volte às origens, bonito prático e com muitos plug-ins, para melhorar bastante basta que o transformem em “multi-plataforma” e insiram os novos “codecs”, por aí… penso que voltará a ter sucesso. Por agora, utilizo o “poderoso” VLC. (Pode não ter a carinha de “playboy” do WINAMP, mas… é poderoso!) Boas Festas para Todos!
Ainda assim continuo com JetAudio…
Usei muito o Winamp na versão 3 e anteriores, depois perdi o interesse. Desde essa altura que uso o Foobar2000 e não quero outra coisa.
Musicbee e winamp são os meus players preferidos para windows …
Uso Winamp desde sempre que me lembre. Ainda tenho a versão 5.666 aqui (a última versão que saiu dele, penso eu. Se estiver errado alguém que me corrija). Para quem sugere muitas outras alternativas (também muito boas, pois já testei também), deixo a razão que faz o winamp dar “quinze a zero” à concorrência, na reprodução de músicas, que é o uso que lhe dou: gostava de ver algum dos outros players gastar-me 5 megas de ram ou menos enquanto reproduz um ficheiro e mesmo assim ter boa qualidade de som para os requisitos que gasta. (sim, tenho a versão lite, que para audio é mais que suficiente, pois para vídeo uso outro que me gasta pouquissima ram com excelentes resultados, um concorrente à altura do vlc: media player classic, já que vem incluido no pacote de codecs que uso).
O Winamp traz saudades, somos transportados a uma viagem nostálgica da internet. Sempre adorei o programa. Depois comecei a usar o Media Monkey para audio onde ainda me mantenho e VLC para video.
\o – iTunes
o winamp nunca foi grande coisa. o sonique, esse sim, era bom. o winamp era para meninos. infelizmente teve o mesmo destino do winamp, foi comprado por uns imbecis e desapareceu.
Faz tempo que não utilizo Winamp, apenas escuto música pelo YouTube mesmo… agora falando da foto, alguém além de mim conhece o Bersirc também??? lol xD
clientes de irc so mesmo o mirc, xchat e Irssi
Não.