SecretDrive 2.02.1.481 – Proteja-se de olhares indiscretos!
Um computador por casa, já Bill Gates ambicionava este cenário. Na verdade os lares deste nosso mundo começam a receber computadores, mesmos os lares mais carenciados. Uma máquina em casa é usada por toda a família e cada um tem de proteger os seus dados da melhor maneira que sabe e pode. Para quem necessita de proteger e esconder material sensível, deixo esta sugestão: SecretDrive.
Existem vários métodos de proteger ficheiros e pastas dentro na nossa máquina, este é bastante maduro e seguro. basta ver os algoritmos de encriptação disponíveis para uso na ferramenta:
- AES (Rijndael)
- GOST 28174-89
- Blowfish
- Twofish
- CAST 256
Na prática, SecretDrive cria dentro do nosso sistema discos virtuais visíveis ou invisíveis, conforme quisermos, com os dados cifrados, protegidos do acesso abusivo por palavras-passe. É fácil montar ou desmontar uma drive criada.
Basicamente, depois de descarregado e instalado, apenas temos de criar uma drive virtual. Clicamos no primeiro ícone "Create container" e seguimos passo-a-passo o que nos é pedido.
Como referi antes, podemos criar vários tipos de drives virtuais:
- File container: Drive virtual que se assemelha a um disco, que poderá ser formatado, desfragmentado, entre outras opções típicas de um disco.
- Hidden Subcontainer: Esta opção coloca dentro da drive virtual uma pasta que está invisível, apenas aparece quando evocada pelo proprietário da mesma. Totalmente segura a qualquer tentativa de desbloqueio.
- Ram Container: Este método não cria o espaço virtual no disco, cria-o na memória ram.
O tamanho da drive está padronizada pelos normais tamanhos dos discos ópticos: CD de 650 MB e DVD de 4481 MB. No entanto, pode deixar o espaço sem uma restrição especifica e vai gerindo conforme necessite. Outra opção que pode servir de auxilio, visto esta aplicação permitir criar até 8 drives virtuais, é usar o serviço de gestão de quotas de discos, disponível nas propriedades da drive virtual.
Processo terminado, esperamos uns minutos para que seja criada na sua máquina um disco com o tamanho que escolhemos e com todas as características de um disco físico. Estes contentores de dados são extremamente seguros, quase impossíveis de os violar. Para quem tiver necessidade de esconder e proteger de forma segura qualquer informação sensível e relevante, este é o sistema quase perfeito (não existem serviços ou métodos perfeitos).
O serviço depois de pronto e por ordem sua na instalação, ficará com um letra especifica e será iniciado, se desejar, no arranque do Windows. Facilmente o abre, para poder descarregar lá dentro todos os ficheiros que ache necessário. Insere sempre a password que escolheu, quando também escolheu o tipo de criptografia que haverá de proteger a sua estrutura de segurança.
A versão a 64bits, que não é gratuita, permite que crie até 16 drives, mas esta solução a 32bits e 8 drives virtuais, chega e sobra para criar cifras on the fly, quer isso dizer que mal caia dentro deste contentor qualquer ficheiro é de imediato cifrado.
Monte e desmonte de forma manual as drives, use e abuse desta protecção gratuita, apenas para uso pessoal e não comercial.
Obs.: Esta semana soube de um "possível caso de espionagem industrial", onde um portátil foi roubado com informações e códigos fonte de um projecto inovador, com muitas horas de trabalho!!! Nunca nos devemos fiar no destino!
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 Download: SecretDrive 2.02.1.481 [2.66MB] Homepage: Eterlogic
Este artigo tem mais de um ano
Tem graça. Há pouco tempo, com a compra de um netbook para toda a família, depois de criar uma conta de utilizador para cada um, pôs-se a questão de criar uma área de privacidade para os respectivos documentos.
A opção foi por um programa deste tipo, embora mais simples – o Microsoft Private Folder 1.0, que é de 2006 e, vi agora, teve post no pplware. Cada utilizador, na sua conta, pode criar uma pasta “My Private Folder”. Não resiste a hackers, mas a xeretas resiste.
Obviamente se alguém trabalha no ramo da indústria, é uma celebridade, trabalha no/ ou para o estado ou algo do género deverá sempre usar sistemas de encriptação… mesmo que isso implique alguns incómodos.
Eu recomendo antes o (absolutamente gratuito para todos os fins comerciais ou não) TrueCrypt (http://www.truecrypt.org/) porque tem o seu código fonte aberto e é possível inspecciona-lo por quem entender de programação… além de que não é um sistema de encriptação a fingir 🙂 que protege… funciona mesmo.
Recomendo o TrueCrypt. Tem inúmeras funcionalidades, e é free!
http://invisibleflamelight.wordpress.com/
Nenhum dos que falaram antes são tão abrangentes quanto este.
de facto o este ta interessante! mas se em casa não houver mais nenhum “génio” crio utilizadores e implemento restrições com o separador de segurança do Windows!
Mais um programa porreiro!! Mas a verdade é que tenho andado a vasculhar por todo o lado e precisava de um que impedisse pura e simplesmente o acesso à minha pen, mas que não exigisse direitos de administrador… sou Prof. e ando sempre com materiais que não devem ser acedidos por outros na minha pen..
Obrigado pelas sugestões…
viva
e caso alguem saue o disco nao conseguira aceder aos dados atraves de outro so?
Os dados estão encriptados. Acede aos dados, mas sem a chave para desencriptar não os consegue perceber.