RunAsDate 1.10 – Trial até que a morte os separe
Muitas vezes descarregamos uma ferramenta não gratuita e queremos aproveitar ao máximo o tempo de teste que nos é oferecido. Um tempo "trial" que se esgota em 10 ou, como é mais comum, em 30 dias de utilização. São trinta dias contínuos e por vezes não é suficiente para termos a certeza se o queremos comprar. A Nirsoft oferece-nos uma ferramenta pouco "católica", pois faz questão de prolongar o pecado da gula... eternamente!
RunAsDate é um pequeno utilitário que permite executar um programa em data e hora que o utilizador especificar. Este software não altera a data e a hora do sistema operativo - do computador onde está a ser testado o software trial - apenas injecta a data e a hora especificada na aplicação desejada.
Mas como funciona?
O RunAsDate intercepta as chamadas da API do kernel que devolvem a data e hora actual (GetSystemTime, GetLocalTime, GetSystemTimeAsFileTime) e substitui-as com a data/hora que o utilizador especificar (dentro do tal tempo trial). Assim a aplicação é eternamente trial.
Obviamente que os programadores das aplicações shareware (os mais atentos) conhecem e criticam este tipo de ferramentas. A crítica cai sobre o abuso ao entregar nas mãos dos utilizadores uma aplicação que nunca necessitará de ser comprada, mas esta ferramenta não foi criada com esse propósito, conforme a própria Nirsoft o afirma, existem várias situações lícitas que permitem o uso desta ferramenta.
Algumas aplicações, em que os seus programadores conhecem esta forma de actuar, já contornam a manipulação da chamada da API do Kernel e o RunAsDate deixa de funcionar. Nas que funciona basta dar o caminho do executável da aplicação, colocar data e hora, dar o nome ao atalho que será criado no seu ambiente de trabalho e clicar no botão Run (o campo parâmetros poderá ser usado para especificar a linha de comando para correr a aplicação).
As opções restantes são para o utilizador decidir o que quer fazer.
Podem usar várias aplicações em simultâneo (não coloque é a mesma hora e dia). É fácil de usar e não requer instalação.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/win7
Download: RunAsDate 1.10 [21.31KB]
Homepage: Nirsoft
Este artigo tem mais de um ano
Mt Bom 😀
Já tentei usar ele em alguns programas e não funcionou. Acho que não tenho muita sorte com meus programas trial.
Experimentei em 3, só um funcionou. Devo alertar que deveremos usar esta ferramenta ainda com o programa em período trial. Experimentei com um que havia já excedido o tempo de teste e não deu.
É uma questão de se experimentar, a própria Nirsoft tem actualizado esta ferramenta. Li na Cnet há tempos que há já muita gente a utilizar e que os próprios programadores já contornam esta ferramenta… é o preço da popularidade.
Faz-me lembrar uma webpage onde costumava ver a SportTV, depois de dizer a meia dúzia de amigos, que disseram a meia dúzia de amigos deles que por sua vez esses amigos disseram a meia dúzia… uma semana depois pufff Page Not Found 😉
Esta agora não percebi… se devemos usar esta ferramenta com a aplicação em período trial, então não precisamos dela. No período trial as aplicações funcionam sozinhas.
Tens uma aplicação que expira em 3 dias. Usas esta ferramenta e metes o dia de hoje com uma hora qualquer.
Esta, passados os 3 dias não deixará de estar em período Trial, continua disponível.
Vítor:
Tive também esse problema na webpage da SportTV (e não contei a nenhum amigo)!
O segredo é a alma do negócio!
Pois acredito que sim, mas sou um “mãos largas” 🙂
Mas ainda existem por ai muitas a funcionar com SportTv
muitos desses programas(quase todos actualmente) apos terminarem o periodo de trial guardam registo que o dito periodo acabou, para nao ser possivel voltar a correr o programa simplesmente alterando o calendario do SO, dai ser preciso na maioria dos casos usar isto estando ainda em periodo trial…
Pois é tal situação… este “truque” começa a ser muito conhecido e como em tudo, há forma de o contornar. Mas ainda se encontram muitas ferramentas em que isto funciona!
Usem o Revo Uninstaller para desinstalar completamente a aplicação em causa, removendo sempre as chaves do registo. Quando a instalarem de novo, ela estará no período trial e assim já poderão aplicar este RunAsDate. 🙂
Sim usando o modo “hard” aquilo tira mesmo a pele 😀
Exato Ana Narciso!Ia já fazer a mesma indicação. Já está sempre à mão o Revo Uninstaller Portable para esses casos.
Nos da Corel é imposivel e começa aparecer em outros softwares também, anexado um outro programa para validar e este nao há Revo nem nada, só mesmo ires por dentro do Windows e elimina-los á unha.
Mto bom!!
Com o Nero também posso cópias ilegais de CDs/DVDs. E é uma suite de aplicações caríssima.
Boa tarde!
Sem duvida que se funcionar deve ser uma óptima aplicação.
Mas, será que funciona numa licença trial do Office 2007, em que o período, não é contado em dias, mas sim em numero de acessos ao mesmo programa?
E se não funcionar, será que há alguma ferramenta para “corrigir” este problema? Eu não conheço! Se alguém conhecer alguma… agradecia!
boas,
Esta até uma boa ferramenta, mas sinceramente mais vale meter o crack 🙂
a piada era a licenca do programa ser trial…
“a piada era a licenca do programa ser trial…”
Loooooooooooool 🙂
Era lindo!
Uma excelente alternativa é o Sandboxie e com o add SBIEShortcut, podemos realmente ter soft trial para toda a vida!
Cumps
Isto tem sobretudo a ver com os registos que o software faz no v/ computador. Apagando os respectivos registos dá para instalar novamente. Agora, acredito que mesmo assim alguns programas não permitam a extensão do trial, ou porque acedem à net ou por outro mecanismo qualquer.
Boa Noite!
Bom eu tenho um programa trial aqui, só que quando ele está no periodo trial ele automaticamente fecha em 1h. Gostaria de saber se esse programa soluciona isso.
Obrigado
uma pergunta estou usando no avast ai ele nao vai ficar com dois anti virus e pode dar problemas no computador
olha, eu instalei um trial (o smartdraw, ultima versao), e quando rodo o programa RunAsDate aprece a mensagem em ingles: your time was set back, please fix your time to run the program, qualquer coisa como acerta a hora para rodar o programa. alguem sabe como paro realmente este trial
Muito obrigado demais, vc salvou minha vida hehehehe, GOD Bless o criador deste aplicativo!
o cara que criou isso nao merece palmas merece tocantins inteiro, kkkkkk
Uma coisa que já fiz e funciona para alguns programas,é alterar a data do PC,para uma data bem do futuro,tipo um ano,por exemplo.
Daí depois de instalar o programa,atualizo a data correta e dai o programa fica com 1 ano e 1 mês,por exemplo.
Porém não funciona com login de teste.
Próton VPN por exemplo,que é por login!
Eu gostaria de saber uma saída para esse caso.