Redmine, um gestor de projectos para quem programa
Quando se tem em mãos o desenvolvimento de um projecto de software, é indispensável ter sempre presente um sistema que nos permita gerir todas as etapas do desenvolvimento, seja para documentação, seja para controlo de prazos, entre outras e é essa gestão que vai definir muita das vezes a qualidade do software desenvolvido.
E é aí que entra o Redmine. Este software é uma ferramenta gratuita e de código livre que permite realizar toda a gestão de um projecto de software.
Com esta aplicação, os utilizadores irão conseguir gerir múltiplos projectos e sub-projectos associados. Para cada projecto poderão ter uma Wiki, onde será possível documentar tudo que seja relevante no âmbito do mesmo, poderão ter acesso a um Fórum para cada projecto, onde poderão ser realizadas discussões de forma a melhorar questões relativas ao mesmo e muito importante, será ainda possível gerir todos os seus prazos, quer seja através do calendário fornecido quer através de gráficos de Gantt, fazendo com que seja fácil definir os prazos necessários para cumprir cada uma das diferentes tarefas.
Vista Geral do Projecto
Actividade do Projecto
Registo de Problemas
Gráfico de Gantt
Calendário
Wiki
Para além de todas estas funcionalidades já referidas, o Redmine permite ainda aos utilizadores alimentar uma secção de notícias, uma secção de documentos e uma secção de ficheiros. Sendo que uma das suas principais características é o facto de ter suporte para qualquer plataforma, qualquer sistema de base de dados e estar disponível em 34 línguas diferentes.
Actualmente, o Redmine está na sua versão 3.0.1, lançada a 16 de Março deste ano, conta com milhares de utilizadores um pouco por todo o mundo nos mais variados sectores de actividades, tais como o sector público, educação, investigação, entre outros.
E com esta última versão, as características mais importantes presentes no Redmine são as seguintes:
- Suporte a múltiplos projectos e subprojectos associados;
- Controlo de acessos baseado em funções flexíveis;
- Sistema de rastreamento de problemas muito flexível;
- Calendário e gráfico de Gantt;
- Gestão de notícias, documentos e ficheiros;
- Notificações via correio electrónico e feed;
- Uma Wiki por projecto;
- Um fórum por projecto;
- Controlo de tempo;
- Campos personalizados no rastreamento de problemas, controlo de tempo, nos projectos e nos utilizadores;
- Integração com SVN. CSV, Git, Mercurial, Bazaar e Darcs;
- Criação de problemas (Bugs) via correio electrónico;
- Múltiplo suporte de autenticação LDAP;
- Suporte para vários idiomas, incluindo Português;
- Suporte para vários sistemas de gestão de base de dados.
Caso pretendam ver uma demonstração de como funciona esta plataforma, podem aceder à demonstração apresentada na página oficial da plataforma. Caso conheçam outras plataformas semelhantes a esta partilhem connosco as vossas sugestões.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Este artigo tem mais de um ano
paymo tb é bom
Tenho instalado no raspberry pi, funciona 5*.
Estava agora mesmo a tratar disso!!!!!
Na empresa onde trabalho, usamos esta ferramenta para gestão de projectos, e é sem duvida uma mais valia…
Recomendo…
E que tal o Openproject? Fiz um benchmark em tempos entre o Redmine e o Openproject e este último tinha duas funcionalidades em que não encontrei no Redmine: controlo de custos e gestão de versões de documentos.
Para uma solução standalone existe o ProjectLibre que é muito semelhante ao MS Project e que também é compatível com os seus ficheiros.
Vou testar brevemente 🙂 … Que nível Hugo xD
Penso que as plataformas da Atlassian (Jira, Confluence, Stash, etc… ) e todos os seu plugins tem uma abrangência de funcionalidades muito maior.
Único contra e ser paga. E se contarmos com todos os plugins, começa a ser um valor bastante grande
ja experimentaram o TRELLO ou o visual studio online?
Acho que valerá a pena espreitarem o CITRIX PODIO (www.podio.com)