PplWare Mobile

Quais os 5 melhores editores de texto em 2016?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Marcio Rodrigues (BR) says:

    O Notepad++ é o melhor, já testei o Atom, Sublime Text e Brackets e também são excelentes, mas são muito pesados se comparado ao Notepad++, e esses editores precisam ser ultra rápidos.

    • Henrique says:

      Sublime Text pesado?

      Arranja um computador a sério!

      • Marcio Rodrigues (BR) says:

        Comparado ao Notepad++ é mais pesado sim. Esses editores de texto são leves, mas comparado um com o outro, o mais leve e rápido é o Notepad++, e é nesse contexto que estou me referindo que o Sublime Text é mais pesado, não tem nada a ver com o computador.

        • Henrique says:

          Só se for no Windows…

          No Mac, o Sublime Text é muito rápido.

        • Goncalo says:

          Uso o Brackets e o Atom e nao sao nada pesados, sao ate bem rapidos, e ajudam bastante a poupar tempo.
          Ja os usei num velhinho dual core e sempre foram bem rapidos e leves.
          Deves ter um PC muito lento ou mal configurado para te estares a queixar.

      • Ricardo says:

        Disclaimer: Tenho um computador a sério.

        Posso confirmar, Sublime Text é muito pesado COMPARADO ao Notepad++.

      • Pedro says:

        É pois. Este é a princial razão por não usar o sublime (para além de ser pago e vem com um tema muito negro).

        • Tiago Ribeiro says:

          Acho que não usaste o sublime text o tempo suficiente. Se para ti o tema é muito negro, tens mais umas dezenas para escolheres.

      • Marco says:

        Gosto muito do Sublime, mas o Notepad++ é bem mais rápido que o sublime a abrir, no sublime não consigo fazer uma coisa que consigo no notepad++ fechar/abrir o code folding com a teclas direccionais.

      • Carlos Ferreira says:

        Para quem sabe português sim! Ele referiu que era mais pesado comparado ao notepad++. 10g é leve? É. Mas é mais pesado que 1g.

    • Khidreal says:

      já viste a diferença da interface também? é normal que o N++ seja muito mais leve que o Atom por exemplo… eu cá a nivel de interface prefiro o Atom, apesar de ser mais pesado, a interface do N++ é muito anos 00, precisa de uma atualização a meu ver, mas claro, melhorando a interface consome mais recursos, logico. Duvido que o Atom ou algum dos outros consuma assim muito por aí além…

    • jpoa says:

      Adicionando mais um ponto forte do Notepad++: melhor suporte a UTF-8 e Shift-JIS. Para quem, como eu, trabalha com textos com caracteres asiáticos, Notepad++ é o único dos citados que não “destrói” o texto. O Sublime é tão mal programado que até identifica erroneamente a codificação dos arquivos, de graça ele é caro.

  2. João P says:

    O vi, sem qualquer dúvida 🙂

  3. eleck says:

    só não sei porque é que o atom vem em 2 e o brakets em 4, quando em tudo desde extensoes, mods, licenca opensource, o brakets é melhor, deve ser mesmo o hype dos utilizadores

    • Paulo Martins says:

      O Brakets é pesado comparativamente ao Sublime, tenho os instalados e num Core I3 com 4GB posso dizer que por vezes notava lentidão no Brakets e por isso substituí pelo Sublime, o Atom não conhecia, vou testar…

    • Jorge Frazão says:

      Também gosto bastante

    • Andre says:

      Concordo plenamente. E deveria integrar a lista no top 3 ate porque o titulo indica editores de texto em 2016 por isso seria interessante ver editores existentes em 2016 que claramente ja sao superiores a sublime e com potencial de crescimento enorme.

  4. Ricardo says:

    O top nem está mau… Mas não deixa de faltar aí o Visual Studio Code. Pode ser novo mas acho que certamente merece estar aí em vez desse top 5.

  5. Eskiso says:

    Sublime Text sem duvida, depois de saber meia dúzia de atalhos de teclado, a produtividade dispara.

  6. Marco B. says:

    Cyberduck+Sublime ftw

  7. Marco B. says:

    @Sugestão para o Pplware: Acho que seria interessante como um portal de tecnologia ter uma rubrica sobre “deals” na Amazon, Ebay, etc… Deste género : http://www.androidpolice.com/topics/deals/

  8. NT says:

    Notepad++, Sublime text….
    Mas acho que também podem ter um espaço para o gedit( ou builder https://wiki.gnome.org/Apps/Builder ) e o vi/vim…

  9. Paibinha says:

    Ainda prefiro o notepad++. Apesar do VW code ser a minha segunda escolha. Tudo depende das linguagens e dos helpers em runtime. Mas ainda não substitui um IDE. Abraço a todos os coders. 🙂

  10. Pedro says:

    Alguém sabe onde encontro a tradução do Atom?

  11. Tolo says:

    Sublime pesado?? Nem na china quanto mais aqui… Neovim o poderoso vim com esteroides.

  12. paulo says:

    Notepad++ sem sombras de duvida.

  13. David says:

    O NotePad ++ é um editor para windows apesar de poder rolar no linux com wine ou talvez exista uma versão não oficial. Mas mesmo que fosse para os sistemas operativos mais usados não é editor que recomende. Por várias razões. Uma delas é que a função de um editor é aumentar a produtividade. Ele não cumpre essa função se não usarmos os plugins e mesmo com plugins não sei…

    Uso e recomendo o BlueFish. É um editor multiplataforma open source. Dá sugestões de tags e elementos, etc… Muito bom e leve.

  14. Julio Damasceno says:

    RJ TextEd – A Unicode source and text editor (http://www.rj-texted.se/)
    RJ TextEd is a full featured text and source editor with Unicode support. It is also a very powerful web (PHP, ASP, JavaScript, HTML and CSS) development editor. The functionality extends beyond text files and includes support for CSS/HTML editing with integrated CSS/HTML preview, spell checking, auto completion, HTML validation, templates and more. The program also has a dual pane file commander, as well as a (S)FTP client to upload your files. Below is a small list of features available. For a full list check out the features section.

  15. phex says:

    Neste momento prefiro o Notepad++ . Destaco também o Vim, Context , ProgrammersNotepad e VsCode.

  16. jedi says:

    deviam ter substituido o blue Fish pelo VSCODE. Mas claro depois deste 5 (ja com VSCode e sem blue fish), para mim vem o Netbeans e posteriormente Visual Studio. Dos pagos, sem margem para duvida o conjunto da JET BRAINS.

  17. João Simões says:

    O Notepad++ é o que prefiro se tiver de abrir ficheiros e fazer uma alteração muito rápida, devido à leveza, rapidez de arranque e highlight good enough de várias linguagens.
    Agora para edição a sério de código? Sem qualquer dúvida o VS Code, porque esse sim já é um IDE, com grande potencial, leveza e capacidades.
    Também recomendo o Brackets.

  18. Fábio Santos says:

    Nada melhor que o bloco de notas do windows xD

  19. PsySc0rpi0n says:

    O meu top seria:
    Vim
    Atom
    Sublime Text
    Gedit

    São os que uso. Sim, o Atom e o Sublime podem demorar mais a abrir que outros, mas se isso faz tanta diferença, não o fechem. Assim não o terão que abrir (isto para quem escolhe colocar o PC em hibernação em vez de o desligar, que é o meu caso!)

  20. pmf says:

    Ainda utilizo o Notepad2… e na versão 2.X
    Tal como o Notepad++, também o Notepad2 é baseado no código Scintilla.
    Não necessita de instalação e está sempre à mão, numa pen! 🙂
    http://www.flos-freeware.ch/notepad2.html

  21. Paulo Sérgio says:

    Sempre gostei muito do Ediplus, pena ser uma solução paga.
    https://www.editplus.com/index.html

  22. António says:

    CODA 2 for MAC 🙂

  23. john says:

    O Notepad++ é um bom editor de texto mas não posso deixar de acrescentar aqui uma referência ao JEdit ( http://www.jedit.org/ ). Embora seja um editor feito em java, é extremamente leve, funcional e conta com uma comunidade que cria imensos plugins, adicionando assim mais funcionalidade ao editor. Em 2007, quando programava em Linux, usava o Kate (e o gedit) mas tudo mudou quando experimentei o Jedit. De acrescentar que é uma solução não paga.

  24. Francisco says:

    Editplus, CrimsonEditor

  25. joão says:

    Falta o melhor de todos, EditPad Pro.

  26. Nelson says:

    Para quem gosta do sublime aqui fica uma dica: Light Table (http://lighttable.com/)

  27. Ricardo says:

    Já utilizei todos esses editores, mas não pode se deixar de fora o UltraEdit, na minha opinião o melhor.

  28. Alexandre Carvalho says:

    Visual Studio Code mais leve que o Atom mas tão bom como ele =)

  29. Vítor Rodrigues says:

    PSPad – a freeware text editor
    http://www.pspad.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.