Projecto Colibri V7 – À Conquista da Liderança
Numa época de austeridade são os produtos com melhor oferta a melhor preço que se destacam e nessa área é o Colibri que tem liderado a oferta. Desde a sua versão gratuita até aos seus mais variados pacotes de serviços, são já muitos os utilizadores satisfeitos com esta suite de produtividade que ao longo dos anos tem evoluído com qualidade e visão de futuro.
A equipa do Projecto Colibri irá lançar em breve a sua mais recente aplicação, a versão 7. Esta versão é um salto considerável não só no que já existia dentro deste projecto mas muito dentro do que existe no mercado das suites de gestão. Um dos principais trunfos da versão é uma API que coloca nas mãos dos programadores todos um plano de desenvolvimento tendo acesso a todas as funcionalidades do Projecto Colibri.
Existem imensas novidades que vão cobrir o que tem vindo a ser proposto à equipa.
Deixamos alguns exemplos e um vídeos para que possam ter uma percepção mais clara de todo o potencial de uma suite que em breve esterá no mercado.
Implementada a pré-visualização de relatórios em diversos formatos (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Formatos adicionados: HTML, Excel, Word
- b) Adicionado novo icone para selecção do formato do relatório nas vistas de FICHEIRO e MOVIMENTOS (artigos e entidades)
Implementada nova opção de gravação de LAYOUT (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Passou a ser possível efectuar DRAG'n'DROP das colunas das tabelas
- b) Foi adicionado um novo icone que permite gravar o layout das colunas sem necessidade de aceder á Gestão de Layouts nas preferências
Implementado o controle de avisos (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Adicionado um novo separador "AVISOS" em Preferências -> Parâmetros
- b) O utilizador dispõe de uma série de avisos no momento da gravação dos documentos, por forma a evitar erros de emissão e controlar stocks.
Implementado o carregamento de composição de artigos nos documentos (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Existe agora um novo icone na toolbar das linhas dos documentos chamado "Processar".
- b) O processamento irá encontrar todos os artigos compostos e reorganizar as linhas por forma a incluir os componentes nas linhas seguintes a cada artigo (incluindo quantidades e unidades de medida). ATENÇÃO: Todas as linhas de comentários carregadas ou inseridas manualmente serão perdidas depois do processamento. Caso exista necessidade de colocar comentários, os mesmos devem ser inseridos posteriormente ao processamento.
Implementada a apresentação de icones na árvore do menu.
- a) Cada item da árvore passa a apresentar o icone da respectiva opção
- b) Cada nó da árvore passa a apresentar o icone da vista (tree)
- c) Foi adicionada a opção "Mostrar Ícones na Árvore" ás preferências "locais", por forma a controlar se são ou não apresentados os icones. NOTA: É necessário reiniciar a aplicação para esta configuração ser aplicada.
Implementadas novas opções no menu de contexto da árvore.
- a) Gravar Coolbar - grava a informação relativa a toda a barra de icones para um ficheiro.
- b) Carregar Coolbar - carrega a informação relativa a barra de icones. Podem ser carregados ficheiros gravados por outros utilizadores. Os icones referentes a entidades não existentes serão descartados.
- c) Mostrar Toolbar - mostra a toolbar relativa ao nó principal seleccionado
- d) Esconder Toolbar - esconde a toolbar relativa ao nó principal seleccionado
Implementado o fecho de documentos. A forma utilizada baseia-se na possibilidade de movimentar stocks por SAIDA e ENTRADA, bem como movimentar entidades por DÉBITO e CRÉDITO (nova regra criada nesta versão). Desta forma, um documento criado com esta configuração irá justificar qualquer quantidade / valor pendente, e não irá afectar nem stocks nem conta corrente.
- a) Este tipo de documento movimenta STOCK REAL e SALDO REAL, pelo que estará presente em todas as listagens como justificativo do "fecho" dos documentos carregados.
- b) Haverá sempre uma alteração nos valores ACUMULADOS, de ENTRADAS e SAIDAS de stock, bem como no TOTAL de DEBITO e CREDITO de conta corrente.
- c) Os documentos "fechados" podem ser "reabertos" mediante a anulação do documento justificativo!
Implementado o controle da DATA de REGISTO de documentos.
- a) Foi criado um novo campo (DATAREGISTO) em PARAMETROS para controlar a data usada como base para o cálculo da DATA DE VENCIMENTO dos documentos de FORNECEDORES.
- b) Os valores á disposição são DATA CRIAÇÃO ou DATA AUXILIAR.
Implementado novo método de edição de registos de ARTIGOS e ENTIDADES. A edição foi melhorada da seguinte forma:
- a) Quando é EDITADO um registo, a vista NÃO fecha no final da edição.
- b) O registo mantém-se em forma de edição, permitindo novas alterações ou navegação para outro registo.
Espera-se para muita em breve a disponibilização da versão 7 com tudo o que está programado fazendo deste projecto o mais ambicioso desde a sua versão gratuita até aos seus serviços profissionais, pagos. No entanto é de referir que nenhum outro oferece tal qualidade na versão gratuita e que mesmo as inovações estarão disponíveis nessa versão.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente, ainda dizem que em Portugal não se fazem coisas boas.
Bom dia,
utilizador já alguns anos desta suite, dou os meus parabéns a toda à equipa pelo fantástico trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo do tempo. O que é NACIONAL é bom! Abram os olhos e apoiem o que é português!
Cumprimentos.
De facto é importante terem em atenção que andam muitas empresas (principalmente uma Inglesa que comprou por arrasto grande bons produtos de gestão portugueses) a “aproveitar-se” do monopólio para cobrar preços exorbitantes às empresas em Portugal.
Cuidado, empresários, abram os olhos, poupem dinheiro não só no preço da suite como em termos de performance da vossa área de gestão.
e chama-se Sage… 😛
A SAGE acaba por ser a softwarehouse que melhor produtos tem, pelo menos em relação preço/qualidade.
O Colibri está muito bom e espero que melhore bastante, mas se compararmos o preço da versão profissional á gama equivalente SAGE pelo mesmo preço, o Colibri fica bastante atraz…
estás a falar da linha 50? que é ms-dos com aspecto de windows?
E se quiseres correr em linux e mac, funciona? e se quiseres usar base de dados mysql, postgres, h2, sql server, podes escolher? O colibri faz tudo isso.
diz em que fica atrás…
Não, estou a falar do Retail…
Não, não corre em linux ou mac, e a bd é access ou sql.
Agora independentemente dos OS que correm, é um sistema de gestão muito mais capaz, poderoso e adaptado á realidade nacional…
Se não o conheces, saca a demo, experimenta, compara e depois opina.
Já começou… As pessoas não são estúpidas, senão ninguém gastava dinheiro!
Não se trata de serem estúpidas, trata-se sim de ‘desinformacao’ que muitos suportes técnicos fazem questão em prestar para potencial margens de lucros. No entanto, apostando em suites mais em conta e sem que com isso percam qualquer capacidade ou funcionalidade técnica, bem pelo contrario, possam servir a melhor preço os seus clientes.
As PME’s podem neste tipo de escolhas poupar milhares de euros por ano, além disso podem aumentar a sua capacidade de analise, a sua segurança na informação e podem ter de futuro um parceiro que está atento ás suas necessidades individuais, o que hoje é muito importante.
Reforço que o Projecto Colibri tem uma versão gratuita que já serve centenas de utilizadores.
Sim, é sempre bom existir este tipo de software!
Tenho é receio que depois de crescerem e terem já bastantes clientes comecem a cobrar dinheiro (técnica de dar para depois receber).
De resto dou sempre parabéns ao que é nacional, porque esse geralmente é sempre bom!
A questão aqui é básica: como chegaram eles até onde chegaram?
Se um dia pensarem em alterar o modelo de negócio podem mandar tudo por água abaixo e pelas pessoas que conheço pessoalmente, dificilmente isso acontecerá, mas, lá está, o passado é quem ensina… se desaprenderem é lá com eles, o que, muito sinceramente, não acredito.
Mais uma vez reforço que a versão profissional não é assim tãoa cessivel comparando com outros produtos da concorrência, e sim, perde bastantes funcionalidades e capacidades para estes.
Basta pegarmos num Retail (Gespos) PME para tentarmos perceber que é um produto bastante maduro, bastante costumizável e com o triplo das funcionalidades do Cobibri.
Em relação ao futuro, deposito com toda a certeza mais confiança numa Primavera ou SAGE que propriamente no Colibri.
Atenção que apoio este projecto a 100%, visto ser Português e pela acção de ter disponibilizado uma versão gratuita muito funcional. Espero sinceramente que vingue, mas para tal é necessário BASTANTE trabalho e possivelmente baixar um pouco os preços para começar a ter aceitação por um mercado mais alargado…
Não acredito minimamente nisso, principalmente pelos monstros em que se estão a tornar ambos esses produtos que citastes.
principalmente a Sage. O Colibri tem a versatilidade que a Primavera e a Sage não tem, tem a fiabilidade que os que citaste não conseguem e tem a simplicidade que nenhum dos outros daqui em diante conseguirá desenvolver, dado o tamanho das suas estruturas empresariais. Monstros que para serem alimentados terão de ser totalmente dependentes dos preços cobrados aos seus clientes, o que se tornará impraticável em breves anos.
Depois há o factor desenvolvimento e novas tecnologias, migrações e portabilidade. São muito mais lentas essas estruturas a evoluir dado o volume de clientes e dada a estrutura cara com que desenvolvem os seus produtos. Totalmente dependentes da Microsoft e da sua própria velocidade.
Rigidez a responder num patamar individual, falta de suporte para plataformas em franco desenvolvimento, praticam preços muito acima das possibilidades de mercado, complexidade das suas estruturas de trabalho e falta de dinamismo em termos de novos serviços ao mercado.
O projecto colibri está a crescer com raiz fortes e sustentadas.
Tem uma estrutura poderosa e parte de uma base estável com excelentes programadores conhecedores da área de gestão.
Têm implementado ferramentas inovadoras aumentando o workflow transitando o tradicional funcionamento de uma suite de produção para novos patamares de organização e análise de mercado.
Fácil integração com suites de terceiros e total abrangência com serviços externos de terceiros.
Desenvolvimento de API’s para aumentar as funcionalidades on demand com controlo mas permitindo a developers externos algumas liberdades sobre as acções da suite, coisa que as restantes aplicações nunca o poderão fazer.
Enfim… vamos comparar o preço versus operacionalidade e vemos claramente um serviço muito superior por parte do Projecto Colibri face a um esbatido Primavera ou uma desalinhada Infologia Linha 50, perdão, Sage que tem tentado monopolizar o mercado drenando a carteira das PME’s.
Uma nota aos senhores da Sage:
É uma vergonha o GestExper ter a Ctb ainda com base de dados em access.
Mas quem raio está a falar da linha50 ou gestexper ?
O colibri é um erp ou processa salários e contabilidade ?
Então vamos comparar com o produto por excelencia de gestão comercial que é o Retail, ou o Next apesar deste estar num patamar superior.
Sabe que a SAGE vai inovar este ano e desenvolver software de gestão em cloud ou software nativo já a correr em iOs ou Android ? Pelos vistos não tiveram problemas a mudar a estrutura do seu programa e portar para outros SO’s…
A SAGE não tem API’s externas para os programadores poderem trabalhar ? Até o Gestexper já tinha isso quanto mais o Retail ou Next…
Portabilidade ? Como existem várias frotas de vendedores interligados ?
Atenção pois o que referi é que apesar de estar a ir no bom caminho, falta trabalhar bastante e está “ainda” muito longe da concorrência, ATÉ no mesmo patamar de preço da versão a pagar…
Agora como referi tenho fé no projecto e espero que vá adiante, pois todos nós temos a ganhar com isso.
O Sr. Vitor quando fala tem que tentar ver todos os ângulos e o seu conhecimento não abranger todas as questões da retórica, pelo menos não responder como se estivesse a iniciar a 3º guerra mundial.
É fundamental defendermos a nossa opinião, agora elaborar um testamento cada vez que alguem vai contra a nossa opinião também não.
É sempre a mesma situação, seja em posts da Apple, seja noutros, IRRA !!!
POS user… como?
A Sage antes de adquirir os produtos da Escripovoa e da CMCIn era uma vergonha, uma aberração! Estás a falar de que? Estás a brincar ou quê?
Estás a falar para quem lida com esses senhores à 18 anos meu caro, não há meia dúzia de dias, por isso fica ciente bem no que te digo, é graças aos produtos comprados à concorrência que foram aniquilando que cresceram, o NEXT foi uma aberração quando apareceu e tudo cresceu com base e sustentabilidade nos produtos comprados à concorrência.
E não vou sequer estar a esgrimir mais argumentos com quem não sabe da missa metade.
Não tentes arranjar paralelismo com outros temas só para aligeirar a argumentação, é feio quando não temos o que dizer e vamos arranjar alaridos para desviar atenções. Não estamos a falar em Apple nem em mais nada, se não queres falar ou conversar, ninguém te obriga.
A forma como interpretas as minhas respostas, são da tua responsabilidade, nada tem a ver com a 3ª guerra mundial nem nada que o pareça, apenas conheço bem o modus operandi e sei criticar apontando o modo de negócio que é ruinoso para o mercado nacional, principalmente para as PME’s.
POS user e Vitor esgrimam argumentos com falhas.
Não impunham argumentos, mas sim expõem. Dica: Falem a verdade, pura e simples e não se ponham a ver factos deturpados em 1001 ângulos.
É de notar um ferrenho pela Sage, e outro pelo Colibris. Fanatismos não leva a bom porto.
Sage é bom e Colibris também. É tudo uma questão de necessidades e funcionalidades especificas para determinados clientes/focos de mercado.
cumps.
Penso que a maioria das empresas em portugal usam ERP nacionais.. No que toca ao CRM é que nem tanto.
Têm centenas de ERPs certificados em portugal, boa parte deles made in PT!
Quantos funcionam e Linux, Mac e Windows? e ainda tem uma versão free com stocks, clientes, fornecedores e conta-correntes?
100% Gratuitos?
A vantagem deste em particular é ser gratuito e ainda tem fórum onde podemos colocar todas as nossas dúvidas sem qualquer tipo de custo! Pelo menos até à data não tive de pagar nada por utilizar o Colibri.
Em resumo: Software Gratuito + Assistência Gratuita + Linux, façam as contas ao fim do ano de quanto não poupam.
Então os tipos que fazem isto trabalham só para aquecer?
:S
eu uso a versão free, mas eles tem uma versão profissional. Subscrevi há um ano um pacote de horas, este ano não renovei 🙂
Calma pessoal.. estava só a dizer que nós (Portugal) temos um grande leque de ofertas neste sector e não precisamos de comprar ao estrangeiro..
Não tive como objectivo denegrir de algum modo o projecto colibri.
Quantos existem que funcionam em Linux, Windows e Mac, e ainda gratuito? fazem controlam gratuitamente stocks, cliente e fornecedores, conta-correntes?
Antes de mais parabéns a toda a equipa!
Podem adiantar a data de lançamento? Uma das novas funcionalidades vai me simplificar imenso, falo da composição de artigos nos documentos. A pré-visualização em HTML e Excel é também muito produtiva!
A novidade da API é fantástica! Pelo que percebi poderemos desenvolver em cima do vosso código, para quem usa e-commerce como eu, pode fazer integrações de dados entre sistemas, é isso?
Cumpts e continuem o bom trabalho!
Isso da integração dos sistemas era simplesmente fabuloso, será um grande passo para o Software. Acho-o muito limpo em termos de design, bastante intuitivo e com umas boas bases para continuar a surpreender o mercado, o mal é, como o Vitor M. fez referência muitas empresas não estarem informadas e investirem muito dinheiro em software que depois de ser adquirido ainda necessitar de muitos desenvolvimentos à medida para se ajustar à realidade do cliente/empresa.
O melhor disto tudo, como já disseram, é ter uma versão gratuita com módulos essenciais, continuem com o excelente trabalho.
Cumprimentos.
Há mais software “made in portugal”.
O PHC, o Primavera, o Alert, o OutSystems…
funcionam e linux e são gratuitos?
Carlos,
sabe me indicar preços de PHP, Primavera ? Software + Assistência? Para uma pequena empresa é irrisório os preços praticados, falo por mim que quando pedi orçamento (Primavera) ri-me!
A questão aqui não é o facto de haver mais softwares feitos em Portugal, a questão é que MUITOS gestores por não saberem ou por não se informarem não tem conhecimentos destas ferramentas como o Colibri, falo por mim que andei anos a pagar por software de facturação quando na verdade tinha SOLUÇÕES GRATUITAS! Abram os olhos 😉
Cumprimentos.
quem é que dá o suporte? Não me refiro a foruns. O contabilista não está para andar por foruns. Estou a referir-me a verdadeiro helpdesk. Daquele em que telefonas e esclares dúvidas? Quem parametriza a instalação? Existe uma rede de parceiros a fazer essse trabalho. Ou é só a disponibilização da suite e forum?
São perguntas, não uma critica
Sérgio, achas que eles andam a dormir? 🙂 tou a brincar, vê por favor em: http://www.projectocolibri.com/projecto-colibri/servicos
obrigado
Posso dar-te o meu exemplo, sou utilizador da versão gratuita, quanto ao suporte, preferi algo mais que o fórum, então subscrevi um Pacote de Horas, por experiência própria são 5 estrelas, apoio telefónico e intervenções remotas s/ grande tempo de espera. Acredita que compensa este tipo de serviço.
Boa tarde,
Vejam neste link um comparativo entre aplicações de facturação free, feitas em Portugal:
Esse é o comparativo mais parvo que alguma vez alguém poderia ter feito 😀 então o Projecto Colibri não tem uma versão portable? Então não podes usar via Cloud? Não tem suporte gratuito via fórum? Não tem em PDF um manual e até em vários guias práticos distribuídos pelo site? E mais… tem multi-base de dados, é multi-plataforma e tem inclusive um serviço de gestão documental.
Esse comparativo é do mais ridículo que que pode haver 😀 mais valia,quem o fez, ter perguntado do que ter feito uma coisa tão rudimentar e incongruente, ou estaria a servir alguém 😉
Não é por nada, mas acabaste de te enterrar! Quem lê na diagonal é assim!
Se reparares a última coluna indica que os dados foram fornecidos pela Colibri!!
Se reparares esse comparativo é tão velho e parvo que não podem ter sido dados retirados do fórum deles porque estão incongruente e o que diz lá não quer dizer que seja verídico, alias não é que eu próprio verifiquei isso com o responsável, por isso volto a dizer que é parvo e feito à medida.
Tu não viste bem o comparativo antes de comentar, certo…?
Vi, claro que vi e sei do que te estou a falar, por isso e por saber tão bem e conhecer tão bem o assunto, provavelmente muito melhor que tu, afirmo que é um comparativo parvo e incongruente, feito à medida.
Basta veres o está assinalado como não existente no Projecto Colibri na versão gratuita. Tão simples quanto isso e basta veres que já escrevi sobre essas funcionalidades há muito tempo, provavelmente mesmo antes desse comparativo.
na nossa empresa usamos o Orangest (versão paga) e só posso dizer maravilhas.
Pedi orçamento a variadas software houses, como primavera, PHC, Eticadata, e ia morrendo de susto.
O Colibri esteve quase, mas ganhou o OG por ter 90% das opções que necessitavamos e as restantes 10% acabaram por ser efectuadas.
João
Admiro o trabalho que o Projecto Colibri tem desenvolvido, o que me intriga é como se financia um projecto deste tipo?
Será a solução free (limitada) uma forma de “agarrar” os cliente para depois vender uma solução paga (full extras)!
Eu não trabalho de borla…
Boas…
lol 🙂
Quando lanças um producto não colocas logo a fasquia alta, pois ninguém conhece, e vais morrer na Praia…já o facto de haver uma versão free é muito bom mesmo, independentemente das funcionalidades que tenha a menos que a paga!!
É multiplataforma, outra vantagem , nunca ficas agarrado ao sistema Operativo, se no teu negócio quiseres mais funcionalidades, é evidente que tens que pagar…!!!
Tu no café também pagas a sandes mista, ou é de borla???
Não sei com o que estás preocupado?!na volta gastas dinheiro em sistemas operativos e Offices(que tens opções grátis), mas depois queres uma suite de gestão para a tua empresa(que é comercial, onde ganhas dinheiro), e estás preocupado com o preço??!! não te parece estranho??
cmps
Boas…
De facto um projecto muito á frente…
Foram inteligentes em ter feito desenvolvimento em JAVA, a questão do SO deixa de ser um problema, e as pessoas podem assim beneficiar da introdução desta suite em Linux, baixando assim os custos!!Além disso a grande parte do código é igual(entre plataformas), ficando apenas alguns ajustes a cada versão nova que sai, baixando assim também o custo de desenvolvimento.Quando montar o meu negócio é colibri que vou usar!!!
cmps
Mas nesta versâo 7 gratuita já se conseguem ver as facturas?
A fonte só á lupa ….o tipo de letra era minimo 6 ou 7.
E a base dados local DRIVER H2, ainda existe?
Cumpts
Estive a testar e achei excelente. Parabéns à equipa
eles tem 38122 downloads efectuados para windows e 7010 para Linux??? muito bem 😉
já contempla produtos como serviços no seu verdaddeiro sentido? Ou continuará a ter “serviços” com stock negativo?
Experimentei a versão actual e acontece isso actualmente, o que para mim está errado. De resto acho que é de enaltecer o trabalho que desenvolvem.
bigrabbit, que interessa isso? desde que consigas em mapas distinguir os serviços dos produtos. Sou contabilista e tenho clientes com colibri, sage, phc, primaveres e por ai fora… até te digo mais, tenho clientes mais satisfeitos com o colibri do que com outros programas. E atenção que na empresa uso sage para contabilidade salário e imobilizado. Não estou a defender o colibri.
POS user sugiro-te que converses com contabilistas, TOCS e ROCS à cerca dos seus clientes e verás o que eles têm a dizer sobre o Projecto Colibri e toda a sua organização versus outros clientes com Sage ou Primavera, mas principalmente os cliente com Sage.
Olha que Sage… bem… mais não digo que…..
Bem, para mim o melhor é Wintouch (porque trabalho com ele todos os dias e são dezenas de clientes a dar suporte)… :^)
Colibri é fantástico. Bom trabalho, continuem.
E atenção, o que é free, continua free, certo? E nem pensem ser gananciosos, pois já há que chegue.
combinado?
😉
Os códigos postais ainda vão estar com a mesma situação complicada? Se sim, deviam rever isso.
Cumps
Essa “situação complicada” deve ser colocada no fórum do projecto para ser discutida. Cumprimentos!