Projecto Colibri RCP 9 – Novas regras exigidas pela AT
O Projecto Colibri acaba de lançar a sua nova e melhorada versão, o Projecto Colibri RCP9. Este vem dar suporte as últimas alterações por parte da Autoridade Tributaria e Aduaneira que entre outras obrigam a comunicação dos Documentos de Transporte à AT antes da saída do material da empresa assim como a alteração do SAFT-PT para o schema 1.02_01, os documentos passam também a ser assinados digitalmente através do certificado digital, ao abrigo do Decreto-Lei 197/2007.
O já comprovado software utilizado por milhares de utilizadores em todo o país, está em constante melhoramento, sendo que para além das alterações obrigatórias pela AT melhorou e incluiu novas funcionalidades, como o caso do Modulo POS já analisado aqui.
Uma das funcionalidades é a opção de trajecto, disponível na versão profissional, que permite ao utilizador analisar o trajecto da sua empresa ao seu cliente em mapa ou satélite podendo ainda também utilizar a opção Street View. Deste modo, é possível determinar a distância e tempo estimado entre a empresa e o seu cliente.
Também no Projecto Colibri RCP 9 será possível visualizar os dados do cliente (profissionais) através do NIF, o Colibri usa o WebService do VIES de modo a carregar a informação disponível do utilizador.
Basta inserir o NIF e carregar em Validar NIF. De imediato receberá os dados do cliente.
Neste leque de funcionalidade destaca-se ainda a emissão de documentos para a AT através de WebService, dando ao utilizador a possibilidade de comunicar os documentos de transporte e facturação por WebService, bastando para tal criar um sub-utilizador no Portal das Finanças inserindo-o no colibri, poderá visualizar como faze-lo aqui.
Poderá ainda, em caso de mal funcionamento do sistema das finanças, inserir o código da manualmente no separador Comunicação.
Principais melhorias e novidades:
- WebService AT: Comunicação de documentos de transporte e de facturação
- WebService VIES: Recolha de informação de dados através do NIF
- Factura Electrónica: Assinatura de documentos PDF através do certificado digital (Decreto-Lei 197/2007)
- Trajecto Google Maps: Consulta de trajecto entre empresa e Clientes / Fornecedores
- Nova versão SAFT: Introdução da Versão do SAFT-PT 1.02_01 de acordo com a portaria 160/2013.
- BaseView: A vista inicial Colibri foi melhorada e passa a ter acesso directo aos manuais, actualizações e assistência remota.
- Importação de Templates em bloco: Passa a ser possível importar diversos templates em simultâneo.
- Selecção manual de impressora: Passa a ser possível seleccionar manualmente ou automaticamente a escolha de impressora por documento.
- Tabela de Códigos Postais: Deixa de ser necessário inserir os códigos postais na tabela “Códigos Postais”. A inserção é agora automática.
- Resumo de motivos de isenção de IVA: Serão agora disponíveis todos os códigos permitidos pela AT.
- Identificação do PAÍS nos documentos: Passa a estar disponível o campo País nos documentos.
- Condição de pagamento de documentos: Todos os documentos de tipo liquidação passam a ter a condição de pagamento inicializada com o código 100 (Código fixo relativo a Pronto Pagamento)
- Campos multi-linha e teclado numérico: Passa a existir parametrização por forma a não utilizar o Enter do teclado numérico na edição de campos multi-linha.
- Segurança do ficheiro de empresas: Por motivos de segurança, a password da Base de Dados passa a ser encriptada
- Falha na numeração dos documentos: Alteração que impossibilita emitir documentos inadvertidamente cujo número não seja o seguinte da série utilizada
- Registo bloqueado ao criar série: Correcção de problema causado por utilizadores criarem nova série de um documento aberto.
- Relógio do colibri não actualiza: O relógio do colibri passa a ser actualizado ao minuto.
Depois de descarregarem e instalarem, terão um vasto leque de novidades que vão poder usufruir e aumentar o vosso work flow e minimizar os problemas com as exigências fiscais hoje exigidas. Optimização, segurança e rigor, é o que esta versão traz ainda mais ao que já habituou quem faz uso numa qualquer plataforma.
Para finalizar e em nota de rodapé, tomem em atenção que muitos dizem que os seus produtos estão prontos a comunicar… dizer dizem e até podem estar, mas quando precisam de comunicar... estes não o fazem! Tomem sempre em atenção na hora de comprar software de gestão, vejam se este responde às vossas necessidades, paguem só pelo que vos serve e não pelo que traz que serve aos outros.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac OS X Download [win]: Projecto Colibri RCP 9.1.1 32bits | 64 bits Download [linux]: Projecto Colibri RCP 9.1.1 32bits | 64 bits Download [mac]: Projecto Colibri RCP 9.1.1 32bits | 64 bits Homepage: Projecto Colibri
Este artigo tem mais de um ano
Excelente. 🙂
Boa tarde,
Este programa é freeware??…
Abraços,
Licença: Freeware
Utilizador desde a versão 4 desta pérola e cada vez mais satisfeito com o trabalho que esta equipa faz, tem vindo sempre a melhorar e acredito que esta versão 9 esteja ainda melhor que a versão 8, excelente produto nacional que utilizo e recomendo!
Rápido, flexível e acima de tudo eficaz, desde a introdução do SAFT nunca tive problemas em submeter no portal da Autoridade Tributária.
Abr.!
Caro amigo também acho que está certo o que pensa do Projeto Colibri, mas acho que esta versão tem alguns erros para a versão Windows 64bits, pois já na versão 8.0, tive erros relacionados com a impressão das Faturas/Recibo, e agora que atualizei para a versão 9.0, continuei a encontrar o mesmo erro, quer a imprimir quer a gerar PDF.
Agora acho que não estou a conseguir resolver o problema, pois não estou a encontrar nenhuma atualização a esta versão, e tenho que entregar as Faturas/Recibo aos meus clientes.
Alguém me pode ajudar?
Obrigado!
Boas tardes,
DEUS, obg, não tinha reparado!… 😉
“Colibri usa o WebService do VIES …”
“Basta inserir o NIF e carregar em Validar NIF. De imediato receberá os dados do cliente…”
Se o cliente estiver isento de iva, art 9, por exemplo uma associação cultural, os dados não aparecem.
eheh, Ainda teem que proguedir muito, mas estão quase lá xD
A phc e a primavera que nao se metam a pau não xD
Alguém sabe o custo da versão paga paa ter acesso ao módulo de POS?
Obrigado!
também nunca consegui perceber, ainda por cima tenho de comprar 1 POS e acho que vou fazer asneira e gastar dinheiro a mais
Deixei a Sage há dois anos e desde então uso o Colibri. Poupei muito dinheiro. Estava a ser chalado pela Sage. Ainda bem que decidi trocar.
Deixem esses chulos da Sage, PHC, Primavera e afins… acreditem, este é muito melhor, mais em conta e com muito boa assistência técnica.
” na hora de comprar “?
diz-se “no momento da compra”. se nem sabem escrever em português, também não sabem programar. esta aplicação não interessa.
Apesar de também gostar de ler e ver (bem / boa) escrita em Português (de preferência de Portugal), acho que este comentário era perfeitamente escusado!
O comentário que elaborou foi do típico português, que tem a mania que só o que é estrangeiro é que é bom, o que é nacional, nada presta… enfim!
Muitas MICRO empresas, andam a ser ROUBADAS com a obrigatoriedade de terem um software licenciado e capaz! Este programa nacional, com um simples pc e a aplicação instalada está pronto a facturar! Se optar pelo SO linux então, é outro sobre azul, não paga mesmo nada!
Vamos valorizar o que é nosso! Se algo está mal escrito, acho bem que corrija! Mas daí dizer que tudo está mal…
Tenho dito!
Concordo plenamente com o Gilberto Pereira!
Aqui na empresa usávamos PHC (FX) que para contornar um “problema” chamado Linux foram pela via web, uma valente asneira pois eram chash constantes, etc, etc.
Migramos para o Projecto Colibri há um ano, tudo em Linux (4 postos) e até à data sem qualquer tipo de problema, fazemos venda ao público e gestão back-office na perfeição,excelente compatibilidade com impressoras térmicas, ao contrário do FX, migração de dados impecável, suporte 5*, só não aposta quem tem medo ou por desconhecimento total ou mesmo ignorância! Para quê pagar fortunas por módulos e mais módulos / actualizações quando na verdade encontramos no mercado soluções bem mais em conta e que cumprem na perfeição as nossas necessidades?
A crise muita das vezes está na má politica dos gestores da empresas… pensem nisto!
Bem haja.
O fx esta. Brutal ao nível de funcionalidades e user interface. Desconhecia que em Linux nao “corre tão bem”…lógico que pagar uma mensalidade e saber que existem aplicações como o colibri da que pensar.
Ui que ficou dorido o Luis, quer isso dizer que é da concorrência 😀 Pois pois, estás a perder terreno, deves ser dos tais que refere o Gilberto Pereira, no comentário em cima… eu logo vi que deveria aparecer cá um representante.
Pois é, pratiquem preços justos e ofereçam software decente aos vossos clientes, deixem de vender a banha da cobra.
É da azia. Grande projecto e sobre tudo verdadeiro e honesto. Recomendo vivamente.
Muito bom o projecto colibri. O que lhe falta é agora que o modulo pos evolua um pouco mais. Além disso acho que 150 euros pelo modulo pos é muito. Poderiam colocar o modulo pos na edição free, embora que com limitações, tipo so poder ter 10 botões ou isso. Baltazar também a interligação com visor de cliente e balança de checkout.
O problema não exclusivamente do Colibri, Primavera, PHC, Sage etc etc.. o webservice da AT ainda está cheio de falhas.. como é que as empresas podem enviar decentemente os ficheiros?! Não podem!
Uso e recomendo!
Quanto ao modulo POS é gratuito ou pago? Se for pago, qual o valor?
Gostei muito do vosso projecto…força ai
Há anos que ando a ser chulado pela Sage, com o modulo POS mesmo básico em linux seria ouro sobre azul.
Parece interessante. Testei em casa e parece bom.
Mas no trabalho usamos um que até cumpre bem os requisitos no dia a dia, mas quando há uma actualização obrigatória aquilo dá sempre barraca que obriga a contactar o apoio técnico para eles poderem facturar mais um par de horas a peso de ouro.
Não sou muito de teorias da conspiração, mas vendo-os a “reparar” o problema remotamente (via teamviwer), e de cada vez a solução vai mudando sem que o técnico tenha grandes dúvidas… Obviamente que é deliberado.
Veremos se para o ano o patrão lá se decide a mudar.
Podes falar desse software o site não proíbe publicidade.
Só a titulo de curiosidade, este software, em modo gratuito, tem algum “tecto” de faturação?. Não sei se estou em erro mas acho que existe um software da concorrencia, não me recordo qual, que tem uma versão gratuita, mas que é só até 35k€ de facturação..
ob.
Trabalhei até à bem pouco tempo em duas software houses em que o seu grosso-negocio eram ERP’s.
E não posso deixar de dar um enorme PARABENS por este projeto, estar SEMPRE em cima do acontecimento e com uma identidade bem propria.
É de facto excelente ver este projeto crescer desta forma, deixando para trás entidades (supostamente) maiores.
Ainda hoje soube de alguns problemas que uma delas (Software House) vai ter em ter estas normas da AT “no ar” até segunda feira!
Nunca percam essa identidade, nunca!
Abraço e tudo a correr pelo melhor! 🙂
Tenho um programa de facturação que é gratuito e tem modulo pôs também grátis.
É bem melhor que o primavera e tem uma acistencia muito bom e barato.
Não exprimentei este, não posso dar opinião,
Só estou a comentar porque há bons programas de facturação qua não custa nada e são muito bons enquanto há uma básicos que só querem dinheiro.
Boas pessoal há alguma forma de remover isto das facturas
Projecto Colibri RCP 9.1.1 – Versão gratuita – http://www.projectocolibri.com
Tambem queria remover, Pelo menos a parte do gratuito.
Alguém me pode dar instruções de como actualizar o software?
Alguém me arranja o executável disto para windows x86? V9.43 sff