Projecto Colibri RCP 12 – Gestão com qualidade
O Projecto Colibri é um Software de Gestão Comercial multiplataforma que aborda as principais necessidades da área comercial de pequenas e médias empresas, fazendo o controlo compras, vendas, stocks e contas correntes. Desde há vários anos que tem apoiado milhares de microempresários com a sua oferta gratuita, completa e abrangente por forma a solidificar uma organização empresarial logo desde início de atividade.
Agora, esta suite de produtividade traz mais ferramentas ao utilizador, de acordo com o estipulado pela lei.
Conforme anunciado pela Autoridade Tributária, a partir de julho de 2017, o ficheiro SAF-T (PT) deve observar o formato constante do anexo à Portaria n.º 302/2016, de 2 de dezembro correspondente à versão 1.04_01. Desde janeiro de 2018 que passa a ser obrigatório a entrega deste ficheiro neste formato.
O Projecto Colibri é um software de gestão empresarial que se destaca por correr em Linux, Mac e Windows e na sua mais recente versão 12 está preparado para responder a estas novas diretivas e traz mais novidades nas suas funcionalidades.
Projecto Colibri RCP 12 – O que há de novo?
Para além de dar suporte à nova portaria exigida pela Autoridade Tributária, esta versão traz novas funcionalidades, a destacar:
- Integração de pagamentos multibanco com IfThenPay;
- Campos EXTRA por Entidade / Artigo / Documento;
- Séries Automáticas / Fecho do Ano;
- Carregamento de Facturas em Nota de Crédito;
- Introdução automática de linhas após leitura do [CÓDIGO ARTIGO] através de SCANNER;
De salientar ainda as melhorias ao nível do CORE da API, assim como melhorias no motor de filtros, pesquisas e design.
Se quer algo mais flexível, multiplataforma, que possa ser modular e que facilmente se adapte às necessidades da sua empresa, experimente a versão gratuita, totalmente funcional, para perceber como esta ferramenta poderá ser um parceiro de negócio.
Download Projecto Colibri RCP 12
Este artigo tem mais de um ano
Já trabalhei com phc e sage, este sem dúvida é muito melhor. Mais rápido, simples e funciona no meu novo Mac.
Parabéns à equipa de desenvolvimento.
Também não percebo porque razão no PPLWARE só fazem analise de software de gestão do Colibri, têm alguma coisa contra as outras software houses portuguesas?
Penso que ninguém Vos peça para testarem um SAP mas podem perfeitamente testar uma ou todas destas marcas (Sage, PHC, Primavera e Centralgest) entre outras que temos no mercado
A isto também se chama ser tendencioso
Não é verdade. Se fores pesquisar já falámos de muitas, basta ires pesquisar. Falar sem ir pesquisar também se chama de preguiça.
Lol, melhor apenas se as necessidades forem básicas… Claro que para free é bastante bom e tem pouca concorrência, agora melhor…
Está impecável esta nova versão!
A integração com IfThenPay facilita ainda mais!
Continuação.
vitor m. o spotify premium nos yorn x vai acabar dia 5 de março e o apple music fica gratuito até 31 de dezembro
Hmmm a validar essa boa info. Obrigado.
podes ver no site yorn
Saiu agora?
No fórum tem:
05 Jul. 2017
VERSÃO 12.1.3
Comentário Tuga…
Bota a baixo só os Alemães e afins é que fazem um bom trabalho não é…
Paga lá as licenças e cala-te
ainda não vi um comentário a deitar abaixo …mas cá vai.
Foi um bom programa free ….que a cada atualização vão retirando serviços.
Serviço de vendas péssimo ….tentei fazer o upgrade até hoje estou à espera da demostração.
Preços impensáveis para um mercado que está ao rubro
Ps: publicidade enganosa que leva os clientes a atualizarem o programa (de forma a terem menos serviços) mediante a não atualização do ficheiro satf.
Típico de ZE TUGA estes comentários!
Disponibilizam uma versão FREE e ainda reclamam? Sou utilizador da versão FREE e serve perfeitamente as minhas necessidades! Se precisas de mais, é porque não tens assim tanto necessidade de uma versão FREE….
Diz-me qual é tua empresa, para eu ir ai, prestares o serviço e no fim eu não pagar nada, boa? 🙂
Tenham juízo e parabéns a toda a equipa! Continuem pois são uma grande ajuda, para utilizadores como eu!
NA minha opinião, nem de perto nem de longe chega ao Primavera/PHC/SAP, mas é uma alternativa para quem pretender experimentar. 🙂
Esses são bons, mas não têm uma versão gratuita em que possa ajudar da forma como o Colibri ajuda. Depois, a SAGE cada vez mais é um poço sem fundo, poderosa é verdade, mas muito cara para a qualidade que fornece, até é cara para quem é agente. Primavera é bom, sem dúvida, produto português, de Braga, pessoas com outro tipo de visão de mercado, também não é barata mas tem uma estrutura mais linear que a SAGE. Produtos mais leves mas em demasia para determinados segmentos onde o colibri é perfeito.
Onde o Colibri, na minha opinião, bate qualquer um é quando queremos trabalhar de forma ajustada às necessidades da empresa, trabalhar com máquinas Windows, Linux ou macOS sem qualquer problema de incompatibilidade. O PHC é igualmente uma solução fantástica mas é pesada, demais para grande parte do mercado nacional, embora que todos eles podem ser integrados numa solução onde o Colibri assume alguns módulos e outras soluções assumem outros.
Não estamos mal servidos, realmente temos muitas suites de grande qualidade. Além das que citei há muitas outras, umas mais completas, outras mais pesadas, umas mais singelas e outras mais dedicadas a determinados setores mas aqui também o Colibri, com a sua flexibilidade de ser multi-plataforma, multi.BD pode fazer a diferença. A sugestão é que testem a versão gratuita, é funcional, para muitos dos profissionais que estão a começar serve totalmente e não precisam de gastar dinheiro, depois se precisarem de algo mais, quando a empresa crescer, existem pacotes profissionais ajustados às necessidades de cada empresa.
A Primavera tem uma versão gratuita também…
Sim tem, o Express, mas não é tão versátil quanto a versão gratuita do Colibri, a versão da Primavera é apenas gratuita até 30.000€ de faturação. Mas sem dúvida que é uma ajuda.
“a SAGE cada vez mais é um poço sem fundo, poderosa é verdade, mas muito cara para a qualidade que fornece”
Gostava mesmo de perceber esta afirmação. Aliás, gostava de perceber que produtos o Vítor M. conhece da Sage e da concorrencia para fazer este tipo de afirmações 🙂
Porque quando diz “Onde o Colibri, na minha opinião, bate qualquer um é quando queremos trabalhar de forma ajustada às necessidades da empresa, trabalhar com máquinas Windows, Linux ou macOS sem qualquer problema de incompatibilidade.”, parece que desconhece que existem soluções baratas na cloud, e soluções de servidor remoto que são acedidas via browser, ou seja, sem incompatibilidades de plataforma.
“o Colibri assume alguns módulos e outras soluções assumem outros.” – Ui, lá se foi o conceito de ERP.
” sugestão é que testem a versão gratuita, é funcional” – Não serve para um monte de coisas, ao que parece nem para emitir uma factura ao estrangeiro. Aliás, basta ir ao forum verificar que algumas funcionalidades da versão gratuira foram retiradas na ultima versão.
Cumprimentos
Caro ERPuser, obrigado pelo seu testemunho. Sobre as suas dúvidas… sabe eu conheço o software da SAGE desde há mais de 20 anos quando ainda era infologia (netware, etc…) 😉 provavelmente o caríssimo ainda nem sabia do que se trata, digo eu que não o conheço. Além disso, trabalhei mais de uma década diretamente com as várias evoluções do software, usei mais tarde uma suite (Gestexper) que veio a ser depois comprada pela SAGE e que transformou o que hoje existe em termos de oferta das várias linhas existentes no mercado. Além disso, vários colegas, amigos e clientes que usaram ou usam, têm uma opinião unánime sobre a suite: é poderosa mas é um poço sem fundo, altamente completa e complexa para se conseguir adaptar ao utilizador, obrigando sistematicamente os utilizadores a ter que se adaptar ao software. Em regra geral, como referi, é cara demais e mesmo ao nível de revendedores a opinião é exatamente essa, eles têm de pagar para vender SAGE, o que levou já muita gente a abandonar esse negócio.
Em Portugal as empresas são em cerca de 90% micro, pequenas ou médias empresas, sendo que a grande maioria são microempresas, assim, o software concorrente que existe no mercado, substancialmente mais barato, substancialmente mais leve e simples de usar, permite um total controlo das suas necessidades. É claro que a SAGE sabe disso e por isso ao longo dos anos arrumou com a concorrência dessas plataformas, como o material da Escripóvoa, Gestexper e muitos outros, os chamados software de prateleira.
Portanto, sobre esse assunto 😉 gosto de saber a opinião de terceiros mas não é para moldar a minha que tem por base muitos anos de trabalho e experiência. Sobre o Colibri, é de facto uma solução menos completa, mais flexível, mais ajustável e que pode operar em conjunto com outras, principalmente na área do módulo de contabilidade (módulo este que durante anos o da SAGE foi o herdado de suites que adquiriu). Lá está coisas boas que existiam no mercado e foram anexadas e desmembradas.
A versão gratuita e mesmo o preço que pedem pela versão profissional, ajusta-se a mais de 60% das necessidades deste nosso mercado… isso é garantido 😉
Finalizo como comecei: SAGE é bom, não tenho dúvidas, mas pelo preço e pelo mercado que temos… há muitas outras alternativas tão ou mais interessantes.
Cumprimentos.
Algum motivo por o meu comentario ter sido apagado ou ignorado?
Não foi, claro que não 😉 bem pelo contrario. Respondido mas com nome.
Abraço.
Lol, colocar SAP na mesma linha que Primavera e PHC é mesmo desconhecimento, nem SAGE colocas nessa linha, só mesmo NAV ou Oracle competem com SAP, e NAV não se ajusta a todos os modelos de negócio, mas também fica mais barato que as alternativas.
Sage também compete com SAP. Falar do desconhecimento de uma pessoa e depois dizer que Sage não compete com SAP…. Enfim
Eu fui obrigado a trocar para o masterway, pois o colibri apartir de uma certa altura deixou de ter qualidade. Pelo menos até agora no masterway nada apontar.
ai sim? que qualidade deixou de ter? Não esquecer que o Projecto Colibri é um software de gestão a sério, não para uns brincadeirinhas de meia dúzia de facturas.
Para mim e é apenas uma opinião pessoal, começou a cada vez a ter mais funcionalidades (é uma qualidade) e a tornar-se cada vez menos intuitivo. As novas funcionalidades são sempre bem vindas mas tem que ser pensadas de como vão ser inseridas no programa. No masterway acabei por ter um programa complexo, intuitivo e barato.
é a tua opinião pessoal, mas pelo comentário demonstra que desconheces. Dá 2 exemplos onde ficou menos intuitivo?
Quem quiser utilizar utilize ou experimente quem não quer cale se antes de mandar pescadinhas
Com excepção de mim, que dou sempre bom dia, boa tarde ou boa noite, ninguém dá nada a ninguém, portanto isso de ser gratuito tem augua no bico..
Boa tarde Srs.
Trabalho com a versão free á cerca de 3 anos e não tenho reclamações,faço faturação e controle de stock e tudo o que necessito na empresa com faturação sem limites,devem ter em conta que free que com esta qualidade deve haver poucos no mercado,quem faz comentários negativos deste programa que largue a massa e pague por outro, ou então que vá apanhar onde apanham as galinhas.