PortableApps Platform, software portátil num só local
O advento das aplicações portáteis, sem necessidade de instalação, veio facilitar a nossa vida e, em especial, a vida e performance do nosso sistema. Passou a ser possível ter numa pen ou disco externo grande parte do nosso arsenal de ferramentas. Em poucas palavras e poucos passos, deixámos de estar presos ao nosso PC para podermos usar as ferramentas a que estamos habituados e que conhecemos tão bem em qualquer sítio e em qualquer lugar.
Ora o PortableApps.com, como o nome indica, é um site que se especializou em apresentar as mais variadas ferramentas na sua versão portátil, pronta a trabalhar em qualquer lugar e desta vez presenteia-nos com nova versão do seu agregador de aplicações portáteis, o PortableApps Platform.
Com este software, que não é portátil e necessita uma instalação - dita a ironia, podemos ter acesso de forma organizada a um vasto conjunto de ferramentas portáteis à nossa escolha que vão sendo disponibilizadas pelo sitio web PortableApps.
O funcionamento é muito simples. Logo após a instalação o programa pesquisa online na base de dados do PortableApps e apresenta a listagem completa de software com que podemos interagir. Separado por categorias, a única dificuldade é qual ou quais os programas a escolher para ter a versão portátil no nosso PC. Para os mais indecisos poderão escolher todos, mas antes certifiquem-se de duas coisas: que possuem uma ligação de Internet bastante rápida e que a vossa máquina possui as mais recentes características de hardware para as operações seguintes.
Um vez seleccionado o software que pretendemos utilizar, começa o processo de download do mesmo. O tempo desta operação depende única exclusivamente da nossa ligação de Internet. Depois vem o processo de descompressão, ao qual o PortableApps Platform lhe apelida de 'Instalação». Na verdade nada se instala, apenas de copiar para uma pasta. Existe, contudo, software que mesmo sendo portátil necessita que aceitemos os termos de instalação, pelo que o processo geral não avança enquanto não dermos o aval aos termos de serviço e/ou licenças associadas.
Uma vez terminada toda esta parafernália de operações, chegamos à plataforma em si, ou seja, o programa que agrega todas as nossas selecções de software. De facto, é uma ferramenta muito intuitiva que nos mostra directamente todo software que elegemos essencial para o nosso trabalho ou, por outro lado, nos mostra as categorias existentes.
Depois não há nada que saber, basta clicar na aplicação que pretendemos correr para ver o seu funcionamento imediato.
Ainda no software da plataforma, é possível proceder com uma actualização do software que temos disponível isto é, para que as aplicações que temos no nosso PC escolhidas do PortableApps não fiquem desactualizadas, é-nos oferecida a opção de actualizar o software que escolhemos previamente caso existam novas versões do mesmo.
Por outro lado, caso pretendamos acrescentar novos programas também o podemos fazer na área de gestão.
Por fim, o programa permite algumas configurações base, como a procura de actualizações cada vez que corremos a aplicações bem como a alteração da skin do programa em si.
Para quem, como eu, que usa e abusa da facilidade com que podemos usar e alojar as aplicações portáteis, esta ferramenta veio facilitar-nos a vida. Recomendo a que testem se forem utilizadores.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: PortableApps Platform 11.2 [3.11 MB]
Homepage: PortableApps
Este artigo tem mais de um ano
Não sei se é problema do meu browser ou assim mas esta noticia consegue-se ler toda na página principal. Nem é preciso clicar no titulo para ler a mesma.
Cumps
O Platform não é portátil?!?!?
Er… acho que te enganaste. (ou eu estou enganado)
O software no início pergunta onde queres ter o programa, mas é estilo uma operação de “descompactamento”… não é propriamente uma instalação com inscrições no registry, dlls e afins. Aliás… todos os softwares portáteis do PortableApps são assim.
Depois de “descompactado” podes colocar o programa em qualquer local do disco, ou colocá-lo numa pen usb ou mesmo na cloud…
Novamente… posso estar enganado, mas acho que deves verificar isso. Aliás… pelo que conheço (muito pouco) do fundador tudo começou por ter de ser 100% portátil e opensource. Ele apenas depois abriu a mão do opensource e permitiu (com determinadas regras) que software freeware também pudesse entrar. Seja como for… 100% portátil acho que é um daqueles requisitos que ele não abre a mão.
Tem toda a razão, apesar de apresentar uma espécie de “instalação”, o resultado final é totalmente portátil, até porque a ideia é colocar numa pen ou similar. Aliás, qualquer das aplicações, se for tirada do site e não através do programa apresenta este tipo de instalação.
Isto permite que se use estas aplicações independentemente do software principal, abdicando, claro, dos updates automáticos.
No artigo diz também que para adicionar outras aplicações devemos ir à área da gestão. Isto é verdade para as aplicações disponíveis oficialmente, no entanto pode-se acrescentar aplicações de qualquer outra fonte, manualmente, acrescentando a pasta do programa à pasta onde se encontram as outras.
Fernando, para escrever o artigo tive mesmo de instalar. Se tiveres oportunidade dá uma vista de olhos e, se possível, deixa aqui a tua experiência…
Como disse no outro comentário, dá ideia de estar a instalar, mas trata-se apenas de escolher a localização para onde vai descompactar. O software é totalmente portable.
Oi Mário, creio que o nosso colega Fernando está correto. Eu tenho o esse software com dezenas de aplicações no meu pendrive e no computador.Tudo que faço quando quero deixar em definitivo em outra máquina é copiar a pasta inteira, ou seja documents, PortableApps, Autorun e Start em uma pasta do computador que dou um nome qualquer.
Clicando em Start nessa outra máquina uso como se tivesse “espetado” o pendrive.
Espero não ter explicado de forma muito confusa, embora tenha consciência que o fiz.
Um forte abraço,
Fabio
Fábio, confirmo que de facto é assim que funciona, mas para ter o PortableApps Platform de origem é necessário correr um instalador.
Na minha opinião, não importa se não instala nada e apenas copia: se corremos um instalador então temos de instalar algo, mesmo que insistam muito a dizer o contrário.
No ramo do software quando algo é portátil geralmente apresenta-se de 2 formas: um zip ou um .EXE e este, definitivamente NÃO É o caso.
OK!!
Já percebi… estamos ambos correctos! 🙂
Só temos definições diferentes do que são aplicações portáteis.
Bola prá frente!! 🙂
😉
portatil e pode por outros como AutoUP PhotoScape Comodo Dragon Portable UpdateChecker
Confirmo o commentário do Fernando, não é necessária instalação. Eu utilizo intensivamente o PortableApps e não necessitei de instalação. Tal como os meus colegas para quem copiei a plataforma e mais uma série de aplicações que já tinha descarregado. No caso de alguns copiei para os discos dos seus PC’s noutros casos copiei para discos portáteis. Mesmo no meu caso, tinha feito o download para um disco portátil, através de um PC e posteriormente copiei para os discos dos meus portáteis.
Para mim, uma das sete maravilhas da informática, uso diariamente.
Permitam-me uma correção – o PortableApps Platform também é portátil.
5 estrelas
Uma pequena correcção. Não é parafernalha, mas sim parafernália.
Fica aqui outra opção muito interessante
http://www.winpenpack.com/en/news.php
Este projeto também suporta updates automatizados?
Do que vi no site, parece que é preciso ter o .net framework instalado para que o menu funcione, o que não deve ser um problema, mas para software portátil, não me parece grande ideia.
1- não… Actually, we cannot provide an automated updating procedure
2- sobre a .net framework
http://www.winpenpack.com/en/e107_plugins/forum/forum_viewtopic.php?55728
O artigo devia ser revisto, pois nem tudo o que é afirmado é correcto.
Em primeiro lugar, apresentando como novidade um software que tem muitos anos de desenvolvimento (é a base do pacote) e cuja última versão foi lançada em Outubro passado.
Em segundo lugar, como é óbvio, a PortableApps Platform é completamente portátil e apenas possui um instalador para se escolher onde criar a estrutura de pastas e onde residirá o software de gestão. Essa pasta, que pode ser a raíz de uma pen drive ou outro local qualquer no nosso PC, ficará então com o software de gestão (iniciado por autorun.inf ao inserir a pen ou manualmente se estiver noutra pasta que não a raíz), um software de backup de dados, e diversas pastas para alojar os nossos documentos.
Também não é necessário utilizar o software para descarregar e “instalar” as apps, visto que estas podem ser descarregadas isoladamente do site e posteriormente “instaladas” na mesma pasta PortableApps do nosso dispositivo portátil. Serão automaticamente reconhecidas pela plataforma (assim como outros executáveis que lá coloquemos). Este método será o melhor se pretenderem instalar as apps em vários dispositivos (ou mesmo em standalone). A plataforma será util posteriormente se quiserem actualizar as apps, embora seja possível fazê-lo com o instalador de cada app.
A grande diferença entre esta plataforma e outras está no facto de existir um contacto entre os produtores de software e a PortableApps.com, o que justifica a existência de diverso software não open source e o download on-demand das versões (com a tal autorização) de algumas apps como o Java ou o Google Chrome.
Outra grande diferença, como já foi mencionado, é que todas as apps são revistas de modo a evitar que deixem no hospedeiro qualquer ficheiro ou chave de registo.
Sem dúvida uma excelente plataforma para quem gostar de andar com a vida numa pen.
AC, o PortableApps Platform é uma novidade do PPLWARE e escrevo isso no artigo não outra coisa. Quanto à instalação ou não já respondi mais acima ao Fabio Fontana de Sousa, deixo clara a minha opinião.
Citação ” o PortableApps Platform é uma novidade do PPLWARE”;
Fazendo uma rápida procura no PPLWARE e não querendo abrir discussão sobre o assunto, não me parece que seja assim tão novidade veja aqui: http://sdrv.ms/12cdJIr
Cump’s
Há antes dessa data, mas 2007 😉 é uma vantagem bem grande. Muita gente ainda nem conhecia o serviço. Mas temos antes dessa data.
estou usando o liberkey, que foi sugerido há pouco tempo aqui… estou gostando bastante 😉
A “instalação” pode (e deve) ser feita logo no suporte amovível que se quer utilizar (geralmente uma “pen” com, pelo menos, 2GB). Tenho uma com essa capacidade que para além de vários utilitários (incluindo o Gimp) e browsers tem o Libre Office completo.
Não necessita de qualquer ficheiro no disco rígido para funcionar, pois corre tudo a partir do suporte amovível. Incluindo o “start menu” da imagem (minimamente configurável) e a procura automática de actualizações se existir uma ligação permanente à Internet.
O WinPenPack é mais “!pesado” e não permite essas actualizações automáticas.
Um pequeno reparo. O download do ficheiro é de 3.11 MB (em zip) e não 3.23 Kbytes. Após extração é que “ocupa” no disco 3231 Kbytes (3.231 MB) 😉
Obrigado pelo reparo Daniel. Já se encontra o valor em MB. 😉
Deixando de lado os comentários ao artigo e indo à parte interessante do mesmo, fica ainda a lembrança de que o gestor de aplicações permite que lhe adicionemos mais aplicações além das que são disponibilizadas pelo site PortableApps.
Deixo 3 exemplos que tenho: Photoshop CS5, AuslogicDiskDefrag e Foobar 2000.
Estes, por não virem preparados para esta plataforma, apenas foram colocados na pasta das aplicações, ficaram na categoria “Outros”.
Aqui já trabalha há pelo menos 5 anitos como caixa de ferramentas tendo mudado de “pendrive” mas sempre mantido a mesma aplicação.
Vejam aqui a minha versão atual: http://sdrv.ms/17g4d8O; http://sdrv.ms/13V26Dx; http://sdrv.ms/12cbAwv
Cump’s