PplWare Mobile

PortableApps Platform, software portátil num só local

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Mário Sousa


  1. Paulo Ferreira says:

    Não sei se é problema do meu browser ou assim mas esta noticia consegue-se ler toda na página principal. Nem é preciso clicar no titulo para ler a mesma.

    Cumps

  2. Fernando Ferreira says:

    O Platform não é portátil?!?!?
    Er… acho que te enganaste. (ou eu estou enganado)

    O software no início pergunta onde queres ter o programa, mas é estilo uma operação de “descompactamento”… não é propriamente uma instalação com inscrições no registry, dlls e afins. Aliás… todos os softwares portáteis do PortableApps são assim.
    Depois de “descompactado” podes colocar o programa em qualquer local do disco, ou colocá-lo numa pen usb ou mesmo na cloud…

    Novamente… posso estar enganado, mas acho que deves verificar isso. Aliás… pelo que conheço (muito pouco) do fundador tudo começou por ter de ser 100% portátil e opensource. Ele apenas depois abriu a mão do opensource e permitiu (com determinadas regras) que software freeware também pudesse entrar. Seja como for… 100% portátil acho que é um daqueles requisitos que ele não abre a mão.

    • Filipe85 says:

      Tem toda a razão, apesar de apresentar uma espécie de “instalação”, o resultado final é totalmente portátil, até porque a ideia é colocar numa pen ou similar. Aliás, qualquer das aplicações, se for tirada do site e não através do programa apresenta este tipo de instalação.
      Isto permite que se use estas aplicações independentemente do software principal, abdicando, claro, dos updates automáticos.

      No artigo diz também que para adicionar outras aplicações devemos ir à área da gestão. Isto é verdade para as aplicações disponíveis oficialmente, no entanto pode-se acrescentar aplicações de qualquer outra fonte, manualmente, acrescentando a pasta do programa à pasta onde se encontram as outras.

    • Mário Sousa says:

      Fernando, para escrever o artigo tive mesmo de instalar. Se tiveres oportunidade dá uma vista de olhos e, se possível, deixa aqui a tua experiência…

      • Filipe85 says:

        Como disse no outro comentário, dá ideia de estar a instalar, mas trata-se apenas de escolher a localização para onde vai descompactar. O software é totalmente portable.

      • Oi Mário, creio que o nosso colega Fernando está correto. Eu tenho o esse software com dezenas de aplicações no meu pendrive e no computador.Tudo que faço quando quero deixar em definitivo em outra máquina é copiar a pasta inteira, ou seja documents, PortableApps, Autorun e Start em uma pasta do computador que dou um nome qualquer.
        Clicando em Start nessa outra máquina uso como se tivesse “espetado” o pendrive.
        Espero não ter explicado de forma muito confusa, embora tenha consciência que o fiz.
        Um forte abraço,
        Fabio

        • Mário Sousa says:

          Fábio, confirmo que de facto é assim que funciona, mas para ter o PortableApps Platform de origem é necessário correr um instalador.

          Na minha opinião, não importa se não instala nada e apenas copia: se corremos um instalador então temos de instalar algo, mesmo que insistam muito a dizer o contrário.

          No ramo do software quando algo é portátil geralmente apresenta-se de 2 formas: um zip ou um .EXE e este, definitivamente NÃO É o caso.

      • paulo says:

        portatil e pode por outros como AutoUP PhotoScape Comodo Dragon Portable UpdateChecker

      • Rui Costa says:

        Confirmo o commentário do Fernando, não é necessária instalação. Eu utilizo intensivamente o PortableApps e não necessitei de instalação. Tal como os meus colegas para quem copiei a plataforma e mais uma série de aplicações que já tinha descarregado. No caso de alguns copiei para os discos dos seus PC’s noutros casos copiei para discos portáteis. Mesmo no meu caso, tinha feito o download para um disco portátil, através de um PC e posteriormente copiei para os discos dos meus portáteis.

  3. José Martins says:

    Para mim, uma das sete maravilhas da informática, uso diariamente.
    Permitam-me uma correção – o PortableApps Platform também é portátil.

  4. iMatos says:

    5 estrelas

  5. jota says:

    Uma pequena correcção. Não é parafernalha, mas sim parafernália.

  6. Paulo Santos says:

    Fica aqui outra opção muito interessante

    http://www.winpenpack.com/en/news.php

  7. AC says:

    O artigo devia ser revisto, pois nem tudo o que é afirmado é correcto.
    Em primeiro lugar, apresentando como novidade um software que tem muitos anos de desenvolvimento (é a base do pacote) e cuja última versão foi lançada em Outubro passado.
    Em segundo lugar, como é óbvio, a PortableApps Platform é completamente portátil e apenas possui um instalador para se escolher onde criar a estrutura de pastas e onde residirá o software de gestão. Essa pasta, que pode ser a raíz de uma pen drive ou outro local qualquer no nosso PC, ficará então com o software de gestão (iniciado por autorun.inf ao inserir a pen ou manualmente se estiver noutra pasta que não a raíz), um software de backup de dados, e diversas pastas para alojar os nossos documentos.
    Também não é necessário utilizar o software para descarregar e “instalar” as apps, visto que estas podem ser descarregadas isoladamente do site e posteriormente “instaladas” na mesma pasta PortableApps do nosso dispositivo portátil. Serão automaticamente reconhecidas pela plataforma (assim como outros executáveis que lá coloquemos). Este método será o melhor se pretenderem instalar as apps em vários dispositivos (ou mesmo em standalone). A plataforma será util posteriormente se quiserem actualizar as apps, embora seja possível fazê-lo com o instalador de cada app.
    A grande diferença entre esta plataforma e outras está no facto de existir um contacto entre os produtores de software e a PortableApps.com, o que justifica a existência de diverso software não open source e o download on-demand das versões (com a tal autorização) de algumas apps como o Java ou o Google Chrome.
    Outra grande diferença, como já foi mencionado, é que todas as apps são revistas de modo a evitar que deixem no hospedeiro qualquer ficheiro ou chave de registo.

    Sem dúvida uma excelente plataforma para quem gostar de andar com a vida numa pen.

  8. fornost says:

    estou usando o liberkey, que foi sugerido há pouco tempo aqui… estou gostando bastante 😉

  9. DoContra says:

    A “instalação” pode (e deve) ser feita logo no suporte amovível que se quer utilizar (geralmente uma “pen” com, pelo menos, 2GB). Tenho uma com essa capacidade que para além de vários utilitários (incluindo o Gimp) e browsers tem o Libre Office completo.

    Não necessita de qualquer ficheiro no disco rígido para funcionar, pois corre tudo a partir do suporte amovível. Incluindo o “start menu” da imagem (minimamente configurável) e a procura automática de actualizações se existir uma ligação permanente à Internet.

    O WinPenPack é mais “!pesado” e não permite essas actualizações automáticas.

  10. Daniel Santos says:

    Um pequeno reparo. O download do ficheiro é de 3.11 MB (em zip) e não 3.23 Kbytes. Após extração é que “ocupa” no disco 3231 Kbytes (3.231 MB) 😉

  11. Rui Costa says:

    Deixando de lado os comentários ao artigo e indo à parte interessante do mesmo, fica ainda a lembrança de que o gestor de aplicações permite que lhe adicionemos mais aplicações além das que são disponibilizadas pelo site PortableApps.
    Deixo 3 exemplos que tenho: Photoshop CS5, AuslogicDiskDefrag e Foobar 2000.
    Estes, por não virem preparados para esta plataforma, apenas foram colocados na pasta das aplicações, ficaram na categoria “Outros”.

  12. Delfim Mota says:

    Aqui já trabalha há pelo menos 5 anitos como caixa de ferramentas tendo mudado de “pendrive” mas sempre mantido a mesma aplicação.
    Vejam aqui a minha versão atual: http://sdrv.ms/17g4d8O; http://sdrv.ms/13V26Dx; http://sdrv.ms/12cbAwv

    Cump’s

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.