PngOptimizer, reduza o tamanho dos seus PNG…
...sem redimensionar ou perder qualidade!
O formato PNG, por regra geral, não é propriamente conhecido no meio por ser um tipo de imagem que se apresente com um tamanho leve. Apesar da banda larga e altas velocidades de Internet de hoje em dia, possuir conteúdos em sites com base de formato PNG pode levar ao desgaste e incremento do tempo de carregamento de conteúdos com deterioração da taxa de sucesso no que diz respeito à permanência dos internautas.
Ora o PngOptimizer é uma ferramenta para criadores de conteúdos web, mas não exclusivamente, que nos permite reduzir o tamanho efectivo da imagem se necessidade de: ter de redimensionar, reduzir o número de cores ou mexer na qualidade da imagem. A aplicação reescreve a imagem de maneira mais eficiente.
O programa é muito pequeno, apresentado-se como um executável de 246KB. A interface ao utilizador é básica: há apenas uma janela, sem barra de ferramentas ou menus. Ao utilizador basta arrastar e soltar o ficheiro PNG pretendido para o PngOptimizer. A partir deste momento as imagens são analisadas, optimizadas e guardadas - tudo de forma automática.
Em boa verdade, de alguns testes efectuados com imagens retiradas da Internet, pudemos observar que em média o PngOptimizer conseguiu melhorar a performance do tamanho das imagens testadas em cerca de 40%. Este valor acaba por surpreender na medida em que acreditávamos até ao momento que sendo imagens de sites da Internet já estariam por si optimizadas, coisa que aparentemente não acontece.
Por outro lado, no que toca a fotos digitais em formato PNG a história muda por completo. A percentagem de performance não é, nem poderia ser a mesma. Os ganhos, ao nível de espaço, dentro dos testes que fizemos com algumas fotos de aproximadamente 8 Megas resultaram numa poupança média de pouco mais de 300 KB, por imagem - nada de especial, verdadeiramente.
A verdade é que o programa em si não é nenhuma novidade. Entre os seus concorrentes directos, e resultados que não fogem muito dos obtidos, estão o PNGGauntlet e FileOptimizer, ambos gratuitos também. No caso do FileOptimizer temos também disponíveis as opções de poder optimizar outros tipos de formatos que não exclusivamente o PNG.
No campo das configurações, podemos acrescentar algumas. Clicando no botão direito do rato podemos configurar exactamente o que queremos ou não manter numa imagem.
Conclusão: se pretendem uma ferramenta leve, simples e funcional, sem dúvida que o PngOptimizer é um bom ponto de partida.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: PngOptimizer 2.3 | Mirror
Homepage: Hadrien Nilsson
Este artigo tem mais de um ano
Caros,
Não sei ao certo se em termos de desempenho é melhor ou não do que o PngOptimizer (uma vez que ainda não testei este), mas já há alguns anos que utilizo o Smush.it (http://www.smushit.com/ysmush.it/).
Cumprimentos e boas optimizações!
Gilito.
O formato PNG, por regra geral, não é propriamente conhecido no meio por ser um tipo de imagem que se apresente com um tamanho leve.
O quê???
Tira um printscreen e grava-o em PNG e JPEG e compara os tamanhos.
Há que saber usar a ferramenta correta o trabalho.
* Há que saber usar a ferramenta correta para o trabalho.
Se for uma foto jpg é superior. Mas se for por exemplo gráfico de barras PNG ´r superior, se quiseres uma imagem limpinha.
PNG é uma espécie de GIF em esteroides.
Concordo em absoluto com o teu comentário, daí eu dizer, há que saber usar a ferramenta correta para o trabalho.
O formato PNG não tem nuances. Ficheiros mais pequenos logo mais tempo a criar e aparecer a imagem. E vice-versa. Os métodos de compressão estão definidos à partida e não se podem fazer melhorias.
Claro que com máquinas e ligações rápidas e desenhos pequenos não se nota o aumento do tempo, mas se experimentarem com ligações ou máquinas mais lentas vão ver que esses optimizadores pioram.
Por outro lado os programas
Por outro lado os programas que dizem criar ficheiros pouco optimizados, apenas estão a escolher uma opção mais equilibrada tamanho versus velocidade e permitem uma afinação que no entanto quem os usa não utiliza.
Um exemplo é o velhinho irfanview que por defeito dá ficheiros equilibrados, mas tem opções para ober ficheiros pequenos ( mas lentos a abrir…).
E bem verdade o que estás a dizer, Jose Simoes, muitas das vezes imagens com tamanhos pequenos não têm grandes velocidades de abertura.
Nunca usei nenhum programa especifico para comprimir imagens png, normalmente uso este site tinypng.com que faz o mesmo serviço, e tem uma grande taxa de compressão