Opera 11.10 Barracuda – O início de uma nova série…
A concorrência, no segmento dos browsers, tem-se feito notar nos últimos tempos. Actualmente, os browsers estão mais eficientes, seguros e têm funcionalidades para todos os gostos a que muito se deve o trabalho realizado ao nível das extensões.
Entre os grandes impulsionadores da batalha que tem sido travada está sem dúvida o Opera. Depois de terem lançado recentemente a sua versão 11, o trabalho não parou e os desenvolvimentos continuaram. O resultado foi o lançamento de uma nova versão, a 11.10, que continua o caminho traçado pela versão a anterior.
Se a versão 11 foi um marco importante na vida deste browser que apesar de passar despercebido à maioria dos internautas concentra em si um conjunto de funcionalidades capaz de ser uma alternativa capaz a qualquer um dos outros 3 que temos disponíveis.
Esta versão dá início a uma alteração nas versões do Opera. Estas passam a ter, para além do normal número de versão, um nome para mais fácil identificação. Neste caso foi atribuído o nome de Barracuda, por ser um peixe que faz uso da sua velocidade para atacar as suas presas.
Barracuda: a sleek fish with a torpedo-like body, dagger-like teeth, and a ferocious appetite. Built to hunt in the ocean, it relies on surprise, agility, and bursts of speed to overtake its prey. The barracuda can even consume larger fish.
Esta versão 11.10 apresenta algumas novidades, mas a sua maioria vai passar despercebidas aos utilizadores. A principal e mais importante novidade é a actualização do Core da versão 2.7.62 para a versão 2.8.99. Com esta actualização foi ainda implementado o Web Open Font Format (WOFF).
Os restantes desenvolvimentos feitos centraram-se na implementação de uma maior compatibilidade de rede. A intenção destas alterações procuraram tornar o Opera mais compatível com outros browsers.
As restantes novidades são as seguintes:
- Por omissão está desabilitada a opção Cookie2 e existe uma opção para reactiva-la
- Envio de um header de Accept mais compatível no segundo pedido
- Desabilitado o TLS 1.1 e 1.2 por omissão
- Confirmação de que os redirects de http para https são marcados como seguros
- Removida a utilização de uma password master para os certificados dos clientes
- Adicionada a opção de desabilitar a protecção cross-network
Foram ainda corrigidos os problemas que afectavam a utilização do Opera no Mac, no acesso aos sites Facebook, Live Mail/Hotmail e Google Docs.
Convém lembrar a todos os que quiserem testar esta nova versão que esta é apenas uma release de testes muito prematura e que por isso algumas funcionalidades podem não funcionar perfeitamente ou da forma esperada.
Todas as inovações que vão ser trazidas para esta nova versão vão com certeza fazer do Opera um browser ainda melhor e com maiores e melhores capacidades. Aguardemos para ver o que esta nova versão vai trazer e como incomodar os seus concorrentes directos.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/ Linux/ Mac
Download: 11.10 Barracuda Windows
Download: 11.10 Barracuda Linux
Download: 11.10 Barracuda Mac
Homepage: Opera
Este artigo tem mais de um ano
Uso o Opera desde a versão 7. A patir daí nunca mais mudei. Para mim (e esta é apenas a minha opinião), é, provavelmente, o melhor browser da actualidade.A versão 11 está um mimo 🙂
Existem algumas extensões tugas para este browser:
Google Reader for Snow Leopard – http://goo.gl/fK15Z
Google Ajax Loader – http://goo.gl/oKj78
IMDb Links – http://goo.gl/XrmtY
Dotted Links – http://goo.gl/8dSYu
… Se souberem de mais algum publiquem aqui
Outra extensão tuga:
Clipper – https://addons.opera.com/addons/extensions/details/clipper/
Encontrei mais uma extensão tuga:
clipper – https://addons.opera.com/addons/extensions/details/clipper/
Boas,
utilizo estas duas extensões no Opera.
Snap Links – https://addons.opera.com/addons/extensions/details/snap-links/1.5/?display=en
Tab Counter – https://addons.opera.com/addons/extensions/details/tab-counter/1.0/?display=en
Tb recomendo a extensão:
cleanPages – https://addons.opera.com/addons/extensions/details/cleanpages/
Opera Internal Pages – https://addons.opera.com/addons/extensions/details/opera-internal-pages/
(estas extensões não são tugas)
Eu uso no Ubuntu 10.10, a versão 11.01 e na minha opnião consegue ser mais rápido a abrir páginas e mais leve que o firefox e acho-o bastante prático, funcional e simples e nunca crashou 🙂
Sou muito fã do Opera e uso ele faz muito tempo, no tempo que ele ainda tinha um banner na versão free.
Mostrei ele pra muita gente que não conhecia, algumas adoraram e continuam usando outras tiveram problemas com alguns sites e desistiram.
Esse problema que ocorreu com o Facebook, Live e Google Docs deveria ser percebido antes do lançamento, assim não perderiam novos usuários. Poxa, esses três sites tem muito acesso, falha grave não testar antes.
Essa corrida pra lançar as coisas logo estão fazendo as empresas lançarem produtos sem ao menos testar.
Não vou deixar de gostar do Opera por causa disso, mas deixaram de ganhar mais uns usuários.
Alguem me sabe explicar o porquê de o Firefox 4 está igualzinho ao Opera 11?
Parece que a Mozilla anda com falta de imaginação…
Brincadeiras à parte, é normal que uns tentem igualar o que os outros têm de melhor, e o design do opera não passa despercebido… É normal que a Mozilla se baseie neste, para criar o seu próprio Browser…
É como tudo na vida… Aquilo é bom, eu posso ter, porque não?
tb reparei nisso lol o visual do FF 4 é igual ao do Opera 11
O FF foi feito a pensar no visual do Google Chrome, não do Opera.
Mas olha que ficou mais parecido com o Opera do que com o Chrome.
Nem por isso, está mais para o intermédio! Tanto tem aspectos claramente copiados do chrome, como tem outros aspectos copiados do opera!
O FF não peca pela skin deste mesmo, mas por estar tão pesado e lento! Quem se acostumou a leveza de chrome tem muita dificuldade em voltar para o FF 🙁
Realmente o Opera surpreenda a cada versão, mas “não” é, ainda, na minha opinião, páreo para o Chrome! – Aliás, nenhum browser!
Nao podia dizer melhor. E sempre leal ao firefox, mas apos o amadurecimento da chrome, rendi-me.
Este ultimo build está mesmo muito rapido, para la de qualquer browser que ande por aí. Mas tem muitas falhas ja conhecidas, apenas utilizem se tiverem vontade de lidar com bugs e ajudarem a reporta-los. Façam benchmarks e comprovem a performance por voces mesmos.
O firefox, coitado, ja está atras de todos, até do internet explorer 9 rc(teve uma evoluçao incrivel comparado ao ie8!)
IE9 é o mais rápido de momento .
http://clients.futuremark.com/peacekeeper/
Windows Vista 32-bits Browser Performance:
Opera 11.01 build 1190 = 4523
Internet Explorer 9 RC = 3171
Firefox 4.0 beta 11 = 3046
Internet Explorer 8 = 649
testa lá!
Google Chrome – 4835
eu nao consigo usar o opera,não posso dizer que eu não tentei.
tentei varias vezes,cheguei a deixar só o opera instalado em meu pc,mas nao adiantou,não consegui sequer ficar 2 dias usando ele.
Não perca tempo com isso, use o Chrome e adeus problemas!
a 1ª experiencia que tive com o opera também não foi a melhor, alguns problemas na abertura de certas paginas fez-me abandonar o browser, mas vou experimentar esta nova versão 😀 apesar de ser ainda release
Comecei por usar o Opera à uns anos por ser o único que tinha gestor de downloads incorporado. Depois a concorrência imitou e o opera lançou as Tabs…a concorrência voltou a imitar com o surgimento do Firefox e mais recentemente o Speed Dial. Actualmente com o Opera Link consigo ter todos os meus dados sincronizados entre o trabalho, pc pessoal e portatil (não sei se os outros browsers o permitem).
Gosto deste browser por estar sempre na vanguarda tecnologica, boas ideias e muito rápido. No meu entender, este a par do google chrome, são os melhores browsers da actualidade. O Firefox tornou-se muito pesado e instável.
internet explorer 9 rc teve uma evoluçao incrivel:)
Realmente o FireFox plagiou o Opera no quesito aparência! É brincadeira a falta de criatividade de alguns desenvolvedores, fazem cópias baratas um dos outros.
Esta versão alpha trás o TLS 1.1 e o TLS 1.2 desactivado por omissão? Mas que xaxada! Então estes protocolos que são mais seguros que o SSL3.0 e o TLS 1.0, estão desactivados só porque os outros não os trazem activos… estes tipos do Opera realmente são uma comédia. Ok, ok, o browser é deles, mas eu cá deixaria isso activo por omissão.
Quanto ao firefox ultrapassado e tal… bem, eu uso, e estou bastante satisfeito. Sim, é verdade demora um pouco mais a arrancar que qualquer outro, mas depois com o Adblock e o noscript é mais rápido na navegação entre páginas, e sim tenho os outros [Opera 10.1, Google Chrome 11, IE 8.0 (o 9.0rc não entra no XP com muita pena minha)] mas o firefox ainda os supera até ver (excepto no arranque do programa, mas para mim isso é o menos).
Em relação ao Firefox, concordo totalmente contigo. É mais lento a arrancar, é verdade, mas eu não ando a fechar e reabrir o browser. Lanço-o quando ligo o computador e só o fecho quando vou desligar a máquina. Com o NoScript, o Firefox não fica atrás de ninguém a carregar páginas e, portanto, aliando ao facto de se poder fazer MUITO mais coisas com as suas extensões, o Firefox continua a ser o meu browser.
Trabalho com Opera e estou a gostar muito, quanto ao barracuda ainda não instalei 😉
Estas palavras que escrevo já são no Opera 11, depois de o ter instalado e já o ter usado a tarde toda, ainda noto que apesar de muito leve a carregar páginas ainda existem alguns pequenos problemas que detectei, que quando uso por exemplo Firefox ou Chrome não me ocorrem.
Vou continuar a usá-lo, mas se estes pequenos “defeitos” que detectei fossem corrigidos ai sim, o grande potencial que já tem, seria outro.
IE: mesmo lixo de sempre com uma cara mais feia que a dos anteriores com aquele botão cortado que não arrumam nunca (IE9), porem um pouco mais rápido (para Travar também). Alguns poucos pluguins malfeitos e sem muita utilidade, Desenvolvido apenas a cada versão do WinDOWNS. (A MICRO$OFT contratou JUMENTOS para programarem o IE)
FIREFOX: uma versão a cada 1.000 anos, sempre PESADO, dificilmente trava, mas em compensação lento. Milhões de extenções pra comer toda sua RAM e deixa-lo mais lento. (A Mozila contratou Tartarugas para programarem o FF)
CHROME: uma versão a cada 10 dias, corrigem um bug pronto versão 12 + um bug versão 13 e assim vai, a mesma cara da versão 1.0 e ja estamos na 11.0, bastante extenções, mas poucas que realmente tenha utilidade real,
(O Google Contratou Coelhos para programar o CHROME)
SAFARI: simples, sem muitas firulas e personalizações e alguns recursos como os outros mas da conta do recado, abre paginas rapidamente, um bom navegador para usuarios iniciates pois não tem muito como se perder em um navegador tão simples.
Suporta extenções tbm mas poucos utilizam por quase não conhecerem.
Desenvolvimento parecido com o da Micro$oft uma versão a cada sistema lançado a diferença é que o navegador da APPLE funciona! (A APPLE contratou humanos para programarem seu navegador).
OPERA: Navegador “REPLETO” de recursos extensamente copiados descaradamente pelos outros navegadores, até o visual (não é FF??) Navegação ultra rápida, iniciava mais rapido, hj esta um pouco mais lento pra iniciar, mas ainda continua mais rapido que os outros, suporta extenções algumas muito boas. Desenvolvimento estavel, nem tão lerdo como o pessoal do FF nem tão frenetico como o CHR. (O OPERA contratou humanos para programarem seu navegador)
LOL
Boa Tarde. Uso o Opera. Rapido, elegante. Uma so barra (menu)do lado esquerdo e o mail 5*.
Off tThe Toppic:
Instalei a extensao para descarregar videos do youtube, mas nao fuciona.Uso Linux (mint), obrigado.
Eu uso o Opera desde 2004 ou 2005, acho que ia na versão 5 ou 6, e foi como abrir os portões da Web pela primeira vez, tantas eram as possibilidades de navegação! De início não achei nada de revolucionário, mas estava sempre a encontrar pequenas coisas que melhoravam a produtividade: tabs, mouse gestures, “copy to note”, usar notas guardadas para preencher campos, etc… todos os dias descobria coisas novas, e isto continuou durante semanas! Isoladamente, nenhuma das coisas era espantosa (com a excepção do dia em que o Opera crashou e pela primeira vez descobri que todas as tabs tinham ficado guardadas e eram reabertas de novo no estado em que estavam! Quase chorei de alegria!), mas juntando tudo, é o browser mais completo e espectacular que alguma vez usei… e usei o FF (que demorei umas 2 semanas a configurar, juntando plugins e instalando-os, e ao fim dessas duas semanas cheguei à conclusão que tinha finalmente conseguido todas as funcionalidades do Opera, que se instala em 2 minutos e fica logo tudo completo!), e o Chrome, que é muito rápido e tal, sim senhor, mas não acho que aguente o que meto no Opera, além de que acho que lhe faltam coisas, mesmo com plugins.
O Opera é o único que aguenta bem o tipo de utilização que eu dou a um browser: se tiver menos de 150 janelas/tabs abertas é porque estou num dia “mau”! A velocidade com que se pode usar isto e aceder a informação é inultrapassável. Ah! E uso-o como Email Client, que é fabuloso a gerir os emails (com muitos filtros automáticos) e em fazer busca deles (6 anos de emails guardados e ainda não se chateia nas buscas!). Antes disso usei todos os outros, desde o Outlook Express (credo!), passado pelo Pegasus Mail, Eudora (jeitoso!) e Thunderbird. Nenhum deles se aproxima sequer do conceito do Email Reader do Opera.