Opera 10.00 Build 1606 Beta
O mundo não gira em torno do Firefox e do Internet Explorer; há mais qualidade para lá dos muito publicitados browsers.
Para quem o acompanha , o Opera mostra e oferece tecnologias inovadoras na navegação web. Está claro que é uma questão de marketing que atira para uma escolha secundária o que provavelmente será o melhor browser da actualidade. Finalmente chegou à versão Beta.
Este browser é o mais rápido e o mais completo em termos de ferramentas acessórias à navegação.
Características:
Além da sua capacidade de inovação, o Opera é provavelmente o mais completo em termos de funções e ferramentas para a Internet, das quais destaco:
- Bloqueio de pop-up e conteúdos
- Navegação por separadores
- Pesquisa integrada (Google, Alltheweb, Lycos, eBay, Amazon, etc.)
- Navegação por gestos (o rato simula as acções dos botões)
- Navegação/leitura de conteúdos por voz
- Cliente de correio electrónico
- Leitor RSS
- Cliente IRC
- Gestor de passwords
- Gestor de contactos
- Zoom e enquadramento automático
- Gestor de downloads, incluindo cliente de torrents
- Preenchimento automático de formulários, etc.
Limpo de botões e barras confusas, tornado o aspecto equilibrado e leve, o Opera mantém uma linha sempre com um ar fresco e clássico.
O Opera e a história
Recuando um pouco, pois alguns utilizadores têm-no como uma recente aparição, podemos ter presente na memória que o Opera começou com um projecto de pesquisa na maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor em 1994, tendo em 1995 derivado numa empresa independente de desenvolvimento chamada Opera Software ASA.
Um browser actual e moderno
A Opera Software desenvolve o Opera browser, um produto de alta qualidade para muitas plataformas, sistemas operativos e produtos integrados de Internet.
Bem vindos ao Standard da navegação com o Opera 10. Explorando algumas das novas funcionalidades:
- Procura rápida - não se perca em pesquisas desesperadas sobre aquele site que tanto o interessou, pela ajuda à pesquisa rápida do Opera, em segundos encontrará o que procura, vasculhando no seu histórico de visitas.
- Opera Link - este serviço permite ter acesso aos nossos favoritos de qualquer computador, podendo sincronizar os favoritos mesmo com o Opera mobile phone.
- Novo motor do browser - fizeram o mais rápido browser à face da Terra, além disso, fizeram-no a suportar todos os standards web existentes. Rápido a abrir e rápido a carregar os elementos das páginas.
- Duas vezes mais rápido que o Opera 9.2 a renderizar JavaScript e HTML.
- Rápido a funcionar com plugins de terceiros.
- Superior suporte para os tão referidos Web standards.
- Resultado 100 no Acid3.
Poderá encontrar uma experiência de navegação diferente, não faltando um vasto leque de plugins e add-ons disponíveis.
O que há de novo na versão do Opera 10.0:
- Novo motor Presto 2.2
- Melhor performance
- Perfeição 100/100 no Acid3 test
- Nova função auto-actualização
- Corrector ortográfico
- Melhoramentos no Opera Mail, inclui agora compositor rich text e função de apagar mensagens de mail após x dias
- Implementados Widget em Linux
Faça como eu, dedique algum tempo a explorar este browser, dê algum tempo para se habituar e depois nunca mais quererá nenhum outro, nem mesmo os mais famosos e publicitados.
Para ver todas as novidades veja o Changelog detalhado.
E veja aqui quais as principais novidades desta versão
Miniaturas na barra de Tabs - Temos agora hipótese de ver as Tabs em miniaturas na barra de Tabs, tal como no Speed Dial
Actualizações automáticas - Passa a ser possível actualizar o Opera de forma automática.
Ferramenta de produção e envio de problemas - Em caso de problemas com o Opera, vulgo crash, passa a estar disponível uma ferramenta para envio de relatórios de problemas.
Corrector ortográfico para caixas de texto - Corrija o texto que introduz nas caixas de texto. Estão disponíveis vários idiomas, incluindo o Português de Portugal e do Brasil.
Opera Turbo - Torne a sua navegação mais rápida. Através de técnicas de compressão de imagens e dados a sua ligação torna-se mais rápida. Existem 3 modos. Automática (sempre que o Opera detectar uma demora na recepção dos dados), activo (é sempre usada a compressão) e inactiva (sem compressão).
Esta versão traz um novo serviço, o Opera Unite.
Opera Unit é uma fantástica ferramenta ou conjunto de ferramentas que lhe permite ter o controlo de tudo o que partilha online.
Opera Unite permite-lhe partilhar facilmente os seus dados: fotos, músicas, notas e outros ficheiros. Isto coloca o poder de um servidor da Web ao serviço do seu navegador, dando-lhe maior privacidade e flexibilidade do que outros serviços online.
Em grosso modo, este serviço permite-lhe usar o browser como um front office para usar a sua máquina como servidor de vários conteúdos. As ferramentas farão a gestão do que quer ou não partilhar, permitindo o acesso remoto a esses conteúdos de forma segura e fidedigna.
Saiba mais sobre o Opera Unite.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Opera 10.00 Build 1606 Beta [7.13MB] Homepage: Opera
Este artigo tem mais de um ano
Esplêndido artigo.
Já conheço, embora não use assiduamente o Opera há vários anos.
Não sei explicar porquê. Tenho-o instalado em cada nova formatação, mas, por qualquer motivo acaba por ser usado raramente.
Vou instalar este, 🙂 e ver que tal se porta.
Obrigado.
Já somos dois. está ali mesmo ao lado do Firefox mas é raramente aberto.
No meu caso é por não abrir correctamente (ou com erros de página) alguns sites que uso diariamente. (inclusivé o gmail)
Não fosse isso e eu usava como browser predefinido.
🙁
Isso do Gmail é fácil de resolver.
Entra na página e faz: F12\Editar preferências do Síto\Ligações\Identificar como Internet Explorer, em seguida recarregas a página e já está.
Este processo resolve muitos problemas idênticos noutras páginas.
Essa desconhecia e vai-me dar muito jeito.
Este beta já ficou disponível há algum tempo no próprio site e em filehippo.com já nem é dado como «novo». Tenho duas semanas de «passeio». É fabuloso. Mas a instalação deste Beta correu paralela à do 9.6. Ficam dois Óperas. A desinstalação posterior do 9.6 incapacita o 10. Por isso o mais limpo e seguro é desinstalar o 9.6 primeiro, e começar tudo de novo, a nível de perfis etc. Vale mesmo a pena. Não haja medo. O 10 é seguríssimo.
Vítor M. és um criativo. Então «renderizar» Java e HTML… que é feito do velhinho «correr»? Abraço, não leves a mal.
Este browser com um filtro de publicidade instantâneo ia bem longe. O bloqueador de conteúdo, página a página, ou bloqueios totais de Java e IFrames não são solução. Adblock, please.
Já agora, este blogue amigo do Ópera oferece um «filtro optimizado», para os que gostam de «mexer no motor ao fim-de-semana»: http://my.opera.com/Tamil/blog/ad-block (Listas para adicionar à área de exclusões; uma espécie de adblock manual). Vale a pena ver a discussão, na mesma página.
Esta versão beta dá em PT-PT ou não ? Já experimentei esse browser e acho bastante rápido, dá para ir ao irc através do opera ?
sim o opera tem irc integrado
Alguém podia ajudar para ir ao IRC através do Opera, só esta versão beta é que dá ?
deve ser como a 9.6 ,
vais ao painel ( que esta no lado esquerdo e fazes personalizar .
selecionas o painel de conversaçao .
depois e so ires ao painel de novo , abrir e configurar se precisares de mais ajuda dis
Obrigado, esta versão beta ainda não existe em PT-PT ?
esta em pt pt
Só uma chamada de atenção:
Os browsers não “renderizam” javascript.
Apenas o html e os css’s são “renderizados”.
O javascript é interpretado pela máquina virtual do browser como um conjunto de instruções, instruções essas que serão depois utilizadas pelo motor de rendering para apresentar html e css da forma pretendida.
Talvez queiram rever esta parte…
A mim não me convence. O Firefox – na minha opinião pessoal – é melhor. Ok que este é mais completo e rápido, mas quanto a isso só tenho 2 coisas a dizer: quanto ao ser mais completo, isso depois também se vê nos recursos que “come” (ainda há pouco tempo fiz o teste de visitar os mesmos sites com FF 3.0.11 e Opera 10 beta e ao fim de 1/2 hora os consumos eram FF=75Mb Opera=110Mb); quanto à questão de ser mais rápido, estamos a falar de diferenças que muitas vezes só se conseguem ver em câmara lenta!!
É que se querem um browser rápido e não se importam com os recursos que ele exige, então usem o Safari que está fantástico (não fosse ele consumir tantos recursos e era esse que utilizava… Ah, no mesmo teste que fiz com o FF e Opera, no final da tal 1/2 hora, o Safari consumia 140Mb).
Não estou a dizer que o Opera não presta, até porque lhe reconheço bastante qualidade, FF é na minha opinião melhor.
Ainda não há no mercado quem – para mim – bata a raposa flamejante!
Não acho que 110MB de memória seja muito, hoje em dia, para um browser. Para mim a única vantagem do Firefox é a grande comunidade que já tem a trabalhar em addons e ferramentas para os utilizadores. Mas arrisco-me a dizer que com 75MB de memória não aproveitas essas vantagens.
O Opera sempre foi um browser extremamente rápido e é sem dúvida dos melhor que por aí anda. A diferença de velocidade não é como diz a Microsoft, não é só em câmara lenta que se nota a diferença. Mas como sempre a incompatibilidade com algumas páginas continua a ser, na minha opinião, o principal entrave ao seu sucesso. Não sei a razão, deduzo que seja HTML mal escrito mas não sei.
Olha que 110Mb ainda é alguma coisa para quem – como eu – usa um netbook. Realmente no meu desktop não faz grande diferença, mas o caso muda quando se fala em netbooks.
E não concordo quando dizes que o FF tem como única vantagem os addons… Para mim essa é apenas mais uma vantagem. Mesmo sem addons – que uso, mas não muitos – o FF garante uma navegação excelente e rápida. E como não traz grandes tralhas – desnecessárias para a grande maioria das pessoas – é mais leve, o que para mim é mais uma vantagem e faz dele – na minha opinião – a melhor alternativa ao IE e o melhor browser.
Quanto à questão da velocidade, é exactamente o que a Microsoft diz. Mas não digo isto porque a Microsoft o disse… Falo pela minha experiencia: Já experimentei os principais browser (IE 8, FF 3, Chrome 2, Safari 4 e Opera 10) e notei que a diferença de velocidades era mínima (mas se queres que atribua um vencedor, pareceu-me que o Safari foi o mais rápido, mas também é verdade que o Opera ainda é beta e pode melhorar ainda mais).
Mas volto a dizer que considero o Opera um browser com muita qualidade.
Quando disse que os addons eram a única vantagem do Firefox não quis de modo nenhuma dizer que não presta, atenção. Uso bem mais vezes o Firefox do que o Opera (devido às ditas incompatibilidades). Sem dúvida que o Firefox é um excelente browser com uma navegação muito boa e tudo mais.
Não acho o Opera um browser pesado mas realmente não estou a usar um netbook em que aí os 40 megas de ram podem fazer a diferença mas acho-o sim um browser bastante completo. E felizmente não são apenas tralhas inúteis.
Em relação à velocidade volto a dizer que o Opera é na minha opinião o melhor. Talvez não se note em sites leves. Mas em sites pesados com muitas imagens e tudo o mais o Opera faz a diferença. A nova função turbo está muito boa e a diferença já é alguns segundos.
O que mais me chamou a atenção nos consumos de RAM do Opera é porque ele habitualmente é recomendado para máquinas mais antigas, consequentemente com menos recursos (RAM inclusive). Isso fez com que eu ficasse com a de consumia menos que qualquer outro.
Quando digo tralha desnecessária do Opera, refiro ao cliente de email, irc e mais um ou outro detalhe, que para quem usa o browser para consultas e pesquisas, ou seja, a grande maioria dos utilizadores domésticos, são totalmente desnecessários.
Quanto à velocidade, nos testes que fiz usei o site mais “pesadote” que conheço (haverá bastante mais pesados de certeza), e o todos eles o carregaram bastante rápido, não diferenciando mais de 2 segundos (em último ficou o IE8, mas com pouco diferença, visto que esta nova versão do IE deu muitos passos em frente).