PplWare Mobile

Opera 10.00 Build 1606 Beta

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. FatGiant says:

    Esplêndido artigo.

    Já conheço, embora não use assiduamente o Opera há vários anos.

    Não sei explicar porquê. Tenho-o instalado em cada nova formatação, mas, por qualquer motivo acaba por ser usado raramente.

    Vou instalar este, 🙂 e ver que tal se porta.

    Obrigado.

    • Olly says:

      Já somos dois. está ali mesmo ao lado do Firefox mas é raramente aberto.
      No meu caso é por não abrir correctamente (ou com erros de página) alguns sites que uso diariamente. (inclusivé o gmail)
      Não fosse isso e eu usava como browser predefinido.
      🙁

      • Regis says:

        Isso do Gmail é fácil de resolver.
        Entra na página e faz: F12\Editar preferências do Síto\Ligações\Identificar como Internet Explorer, em seguida recarregas a página e já está.
        Este processo resolve muitos problemas idênticos noutras páginas.

  2. Ferdi66 says:

    Este beta já ficou disponível há algum tempo no próprio site e em filehippo.com já nem é dado como «novo». Tenho duas semanas de «passeio». É fabuloso. Mas a instalação deste Beta correu paralela à do 9.6. Ficam dois Óperas. A desinstalação posterior do 9.6 incapacita o 10. Por isso o mais limpo e seguro é desinstalar o 9.6 primeiro, e começar tudo de novo, a nível de perfis etc. Vale mesmo a pena. Não haja medo. O 10 é seguríssimo.
    Vítor M. és um criativo. Então «renderizar» Java e HTML… que é feito do velhinho «correr»? Abraço, não leves a mal.
    Este browser com um filtro de publicidade instantâneo ia bem longe. O bloqueador de conteúdo, página a página, ou bloqueios totais de Java e IFrames não são solução. Adblock, please.

  3. RAphaeli says:

    Esta versão beta dá em PT-PT ou não ? Já experimentei esse browser e acho bastante rápido, dá para ir ao irc através do opera ?

  4. Ramiro says:

    Só uma chamada de atenção:

    Os browsers não “renderizam” javascript.

    Apenas o html e os css’s são “renderizados”.

    O javascript é interpretado pela máquina virtual do browser como um conjunto de instruções, instruções essas que serão depois utilizadas pelo motor de rendering para apresentar html e css da forma pretendida.

    Talvez queiram rever esta parte…

  5. NastyTribe says:

    A mim não me convence. O Firefox – na minha opinião pessoal – é melhor. Ok que este é mais completo e rápido, mas quanto a isso só tenho 2 coisas a dizer: quanto ao ser mais completo, isso depois também se vê nos recursos que “come” (ainda há pouco tempo fiz o teste de visitar os mesmos sites com FF 3.0.11 e Opera 10 beta e ao fim de 1/2 hora os consumos eram FF=75Mb Opera=110Mb); quanto à questão de ser mais rápido, estamos a falar de diferenças que muitas vezes só se conseguem ver em câmara lenta!!
    É que se querem um browser rápido e não se importam com os recursos que ele exige, então usem o Safari que está fantástico (não fosse ele consumir tantos recursos e era esse que utilizava… Ah, no mesmo teste que fiz com o FF e Opera, no final da tal 1/2 hora, o Safari consumia 140Mb).
    Não estou a dizer que o Opera não presta, até porque lhe reconheço bastante qualidade, FF é na minha opinião melhor.
    Ainda não há no mercado quem – para mim – bata a raposa flamejante!

    • Cosme Benito says:

      Não acho que 110MB de memória seja muito, hoje em dia, para um browser. Para mim a única vantagem do Firefox é a grande comunidade que já tem a trabalhar em addons e ferramentas para os utilizadores. Mas arrisco-me a dizer que com 75MB de memória não aproveitas essas vantagens.

      O Opera sempre foi um browser extremamente rápido e é sem dúvida dos melhor que por aí anda. A diferença de velocidade não é como diz a Microsoft, não é só em câmara lenta que se nota a diferença. Mas como sempre a incompatibilidade com algumas páginas continua a ser, na minha opinião, o principal entrave ao seu sucesso. Não sei a razão, deduzo que seja HTML mal escrito mas não sei.

      • NastyTribe says:

        Olha que 110Mb ainda é alguma coisa para quem – como eu – usa um netbook. Realmente no meu desktop não faz grande diferença, mas o caso muda quando se fala em netbooks.
        E não concordo quando dizes que o FF tem como única vantagem os addons… Para mim essa é apenas mais uma vantagem. Mesmo sem addons – que uso, mas não muitos – o FF garante uma navegação excelente e rápida. E como não traz grandes tralhas – desnecessárias para a grande maioria das pessoas – é mais leve, o que para mim é mais uma vantagem e faz dele – na minha opinião – a melhor alternativa ao IE e o melhor browser.

        Quanto à questão da velocidade, é exactamente o que a Microsoft diz. Mas não digo isto porque a Microsoft o disse… Falo pela minha experiencia: Já experimentei os principais browser (IE 8, FF 3, Chrome 2, Safari 4 e Opera 10) e notei que a diferença de velocidades era mínima (mas se queres que atribua um vencedor, pareceu-me que o Safari foi o mais rápido, mas também é verdade que o Opera ainda é beta e pode melhorar ainda mais).
        Mas volto a dizer que considero o Opera um browser com muita qualidade.

        • Cosme Benito says:

          Quando disse que os addons eram a única vantagem do Firefox não quis de modo nenhuma dizer que não presta, atenção. Uso bem mais vezes o Firefox do que o Opera (devido às ditas incompatibilidades). Sem dúvida que o Firefox é um excelente browser com uma navegação muito boa e tudo mais.

          Não acho o Opera um browser pesado mas realmente não estou a usar um netbook em que aí os 40 megas de ram podem fazer a diferença mas acho-o sim um browser bastante completo. E felizmente não são apenas tralhas inúteis.

          Em relação à velocidade volto a dizer que o Opera é na minha opinião o melhor. Talvez não se note em sites leves. Mas em sites pesados com muitas imagens e tudo o mais o Opera faz a diferença. A nova função turbo está muito boa e a diferença já é alguns segundos.

          • NastyTribe says:

            O que mais me chamou a atenção nos consumos de RAM do Opera é porque ele habitualmente é recomendado para máquinas mais antigas, consequentemente com menos recursos (RAM inclusive). Isso fez com que eu ficasse com a de consumia menos que qualquer outro.

            Quando digo tralha desnecessária do Opera, refiro ao cliente de email, irc e mais um ou outro detalhe, que para quem usa o browser para consultas e pesquisas, ou seja, a grande maioria dos utilizadores domésticos, são totalmente desnecessários.

            Quanto à velocidade, nos testes que fiz usei o site mais “pesadote” que conheço (haverá bastante mais pesados de certeza), e o todos eles o carregaram bastante rápido, não diferenciando mais de 2 segundos (em último ficou o IE8, mas com pouco diferença, visto que esta nova versão do IE deu muitos passos em frente).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.