MP3 Quality Modifier 1.2
Esta ferramenta tem uma utilidade muito especifica: diminuir os ficheiros de áudio no formato MP3. Depois do objectivo explicado, passamos a mostrar como é possível diminuir um ficheiros sem que este perca qualidade perceptível.
A qualidade de um ficheiro MP3, é determinada pelo seu bitrate (Bit rate). Isto quer dizer que o bitrate representa a quantidade de informação guardada por unidade de tempo durante uma gravação digital. Como o som original pode ser digitalizado com frequência diferentes e com compressão diferente, origina maior ou menor bitrate, dependendo claro do fim a que se destina o som: (mais bit rate = mais qualidade = mais tamanho) e o tamanho (menos bit rate = menos qualidade = menos tamanho).
Existem valores de bitrate fixos, padronizados para áudio MP3:
- 32 kbps — Qualidade AM.
- 96 kbps — Qualidade FM.
- 128–160 kbps — Qualidade Standard.
- 192 kbps — Qualidade DAB (Digital Audio Broadcasting). Está a tornar-se o novo standard para música MP3.
- 224–320 kbps — Qualidade aproximada à de CD.
Segundo estes valores, a ideia é usar o MP3 Quality Modifier para diminuir de forma dinâmica o bitrate diminuindo consequentemente o tamanho do ficheiro. Claro que a qualidade estará a diminuir, mas até valores de bitrate de 192 kbps apenas os ouvidos mais profissionais conseguem notar a diferença em relação a um CD.
Então abrimos a aplicação, escolhemos um tema ou uma pasta com vários temas, escolhemos o modo do bitrate (constante, médio ou variável) e podemos também, de forma manual escolher os restantes itens. No entanto e porque queremos simplificar, vamos ao menu Presents e escolhemos a opção compromise.
Agora é clicar em cima no botão Start Process e esperar uns segundos pelo ficheiro transformado e pelo resultado esperado.
Como é óbvio, se o ficheiro tiver já um bitrate reduzido, quando mais o reduzir abaixo dos valores que falamos, irá notar "grão" no som, uma espécie de ruído nas altas frequências. Ruído esse que começa a deturpar a boa condição audiófila.
Este processo pode ser repetido até que esteja satisfeito com os valores por si propostos. A aplicação é portátil o que a pode transportar na sua penUSB para qualquer computador.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 Download: MP3 Quality Modifier 1.2 [317.72KB] Homepage: Kevin Schneider
Este artigo tem mais de um ano
Nah.. eu cá gosto de ter as minhas musicas > 220-320 VRB e nada de reencodes.
Oh pah o que eu precisei disto há uns 3 ou 4 anos atrás…
Agora já não se justifica usar isto com leitores de vários GB.
Vou oferecer um leitor MP3 à minha filha de 7 anos, mas queria diminuír o volume das músicas que for lá colocando, de modo a que nem no máximo possa ferir os ouvidos se ouvir com auscultadores, conhecem algum software que permita fazer isso para mp3 e wma? Se for gratuito, ainda melhor 🙂
Algo como o Soundforge. Uma das boas alternativas gratuitas é o Audacy. Atenção que será preciso alterar o volume de cada música e depois guardá-la com o volume pretendido.
Outra alternativa, que implica corte dos fios, seria arranjar um género de controlador de volume para os auscultadores mas que fosse fixo, ou seja, o limite máximo era imposto. Ou então, de forma mais rápida e eficaz, seria aplicar 2 resistências, uma em cada fio positivo.
… audacity, queria eu dizer 😛
Sabe que muitos leitores de mp3 tem por si funçoes de limite de volume nas preferencias onde se pode ajustar os limites? Normalmente boas marcas preocupadas com o consumidor como a Sony e a Apple tem limites sonoros que podem ser activados, regulados e mesmo bloqueados para que não se alterem depois por com por exemplo a sua filha. Sacrificar a qualidade de música e perder tempo fazendo reencode de todos os mp3 nunca foi boa solução tendo nós tal simples opções.
O leitor até é um bom leitor, e tem uma qualidade de som muito boa, mas infelizmente não tem essa funcionalidade, pelo menos documentada (é um Zune).
Bem, isso pasmou-me sendo um produto de massas. Talvez não seja um leitor muito indicado para gente míuda então . De qualquer maneira ter que fazer reencode dos mp3 é penoso, lamento não poder ajudar de forma a não ter de recorrer a tal coisa. Eu uso um Sony mas mesmo num Touch que não uso para mp3 tenho lá essas opções. São boas opções para um presente de Natal (o sony é muito bom para andar pelo bolso) 😉
“MP3Gain” é um excelente freeware para esse efeito e com linguagem em Português. Faz o download no link em baixo e experimenta…
http://sourceforge.net/projects/mp3gain/files/MP3Gain-Windows%20%28Beta%29/1.3.4/mp3gain-win-full-1_3_4.exe/download
Muito obrigado, parece ser mesmo aquilo que procuro 🙂
http://mp3gain.sourceforge.net/
O MediaMonkey faz isso e muito mais
boas…
Gostaria de saber se alguem conhece algum software que de para alterar a qualidade do ficheiro mp3 (Ex: passar de 32 kbps para 192)
Isso é possível com, por exemplo, o winamp. É só seleccionar a devida plugin no output e escolher o bitrate de saída. No entanto as melhorias vão ser nulas:
é a mesma coisa que ter uma foto de 1MP e querer vê-la a 5MP.. é impossível.
A melhor de todas as ferramentas é o dbpoweramp.
Mas a mais versátil é o XRecode, versão free, pois funciona com a função “enviar Para” é muito simples, dá para converter em qualquer bitrate e todos os formatos conhecidos…a melhor opção!
http://filepig.org/download/xrecode/startdownload/true/
Alexandre, mas fazer isso não vai lhe vai melhorar o som, porque não há milagres. Upslampling de 32 para 192 então é pedir o mundo, porque já tentar faze-lo de 128 a 192 já é enganar-nos. Isto porque estando o original em resoluções menores já foi sacrificado detalhes e qualidade que já não podem ser recuperados. Grande parte desses programas apenas tentam adivinhar as lacunas mas o mal já foi feito. Mais vale ripar de novo.
Ok…
Obrigado a todos pelas dicas, estou a ver que vai ser complicado melhor a qualidade dos mp3´s pois não tenho acesso a esses ficheiros a não ser pelo cd que foi gravado com pouca qualidade :S
Com este software aqui apresentado neste post, “MP3 Quality Modifier” pode-se alterar o que pretendes, mas se os ficheiros foram gravados com pouca qualidade, pouco mais há a fazer! Mas ainda assim experimenta-o, pode ser que se ganhe alguma qualidade…
Nunca vai ganhar qualidade, vai é ficar muito maior o tamanho…