Microsoft®.NET Framework 3.5
Microsoft .NET é um projecto da Microsoft que tem como objectivos criar uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Todo e qualquer código gerado para .NET, pode ser executado em qualquer dispositivo ou plataforma que possua um framework: a "Plataforma .NET" (.NET Framework).
Basicamente é um plataforma semelhante à plataforma Java, o programador deixa de escrever código para um sistema ou dispositivo específico, e passa a escrever para a plataforma .NET.
Esta versão. .NET Framework 3.5 nas novas características adicionadas no .NET Framework 3.0, por exemplo, Windows Workflow Foundation (WF), Windows Communication Foundation (WCF), Windows Presentation Foundation (WPF) e Windows CardSpace. Além disso, o .NET Framework 3.5 contém uma grande quantidade de novas características em várias áreas da tecnologia.
O .NET Framework 3.5 adiciona várias funcionalidades novas, incluindo a integração do LINQ (Language Integrated Query), o ASP.NET AJAX, novo suporte de protocolos Web para a criação de serviços WCF, incluindo AJAX, JSON, REST, POX, RSS e ATOM, suporte completo ao nível de ferramentas para o WF, WCF e WPF e ainda novas classes na biblioteca de classes de base (BCL).
É uma ferramenta que necessitará no futuro para correr uma infinidade de programas. Para mais informação leia este artigo da Wikipédia.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2003/XP/Vista Download: Microsoft®.NET Framework 3.5 [2.61MB] Homepage: Microsoft .NET
Este artigo tem mais de um ano
e já agora…lançamento do Visual Studio 2008 final (VB.NET, C#, j#, C++.NET, ASP.NET,..) e o SQL Server 2008
continuando…
Visual Studio 2008, em que podes fazer o download de uma versão trial: http://msdn2.microsoft.com/en-us/vstudio/default.aspx
ou podes fazer o download das versões gratuitas chamadas de “Visual Studio 2008 Express Editions”: http://www.microsoft.com/express/
…e começar já a “mexer” no source.
Pois é, ate me admira não terem publicado aqui (há mais tempo) a noticia sobre o lançamento do VS2008. E só agora o estarem a fazer para o .NET 3.5. Anyway, eu já passei foi no departamento de informática da minha Universidade para obter a minha cópia legal e grátis do VS2008 Profissional 🙂
este post vem mesmo a calhar
no outro dia fui ao “ad/remover programas2 do windows, e reparei que tinha la 2 versoes do .net
se instalar 1 versão nova posso ou devo apagar a antiga?
pensava que isso era automatico :S
Boa Pergunta Dav7
Aqui ha uns tempos tambem so tinha o netframework v2.0 instalado e certos programas pediam-me o netframework v1.0
Alguém sabe se agora com esta v3.5 podemos desinstalar os anteriores?
@Dav7
podes ter todas as versões da .Net Framework instaladas (1.1, 2, 3, 3.5). Agora se tiveres uma versão que seja Beta instalada convém desinstalar antes de instalar a final dessa versão.
Obs. Só se tem uma versão beta da .Net Framework instalada se for o próprio utilizador a instalar, já que através dos updates do Windows só versões finais são instaladas.
e já que estamos numa de .Net Framework e de programação, quem quiser ir colocando os filhos a programar têm aqui uma boa solução: http://www.kidsprogramminglanguage.com/
Não convem desinstalar as versões antigas só porque se tem as mais recentes. Aplicações programadas em .NET 1.0 ou 1.1 não funcionam se apenas se tiver instalado a a versão 2.0/3.0/3.5. No entanto, acho (não tenho a certeza) que aplicações .NET 2.0 funcionem se apenas o .NET 3.0/3.5 estiver instalado.
@Dav7
O comentário do hugo não poderia estar mais certo.
Pois eu acho que não precisa ter todas as versões. Basta ter a última (3.5) que esta abrirá todos os programas compilados na versão anterior. Imagine se tivessemos que ter todas as versões do Office ou do Corel para abrir arquivos mais antigos, seria o fim, meu Deus…
Era mesmo disto que tava a precisar.
Bom post primo.
Abraco