Microsoft Fix It – Melhorias na gestão de energia
A eterna guerra para manter a nossa bateria com a máxima capacidade de carga e de carregamento nunca será terminada. Teremos sempre que nos preocupar com a possibilidade de estarmos a consumir demasiada energia no posso computador portátil e assim diminuir o tempo de utilização.
Os Fix It são uma série de ferramentas da Microsoft que nos permitem, de forma simples e rápida, resolver problemas no Windows, sem que tenhamos de estar a aplicar receitas complexas e muitas vezes dúbias. Desta vez foi disponibilizado um Fix It que trata dos problemas relacionados com o consumo de energia e a melhoria da gestão dos consumos desta.
Todas estas pequenas ferramentas são feitas para que pesquisem o Windows do seu utilizador e, consoante o seu propósito, procurem problemas e que aconselhem resoluções. Estas soluções podem ser aplicadas de forma automática ou podem ser controladas pelo utilizador.
No caso concreto do Fix It agora disponibilizado, todas as detecções e pesquisas que são feitas no sentido de afinar o computador para que esteja a consumir o mínimo de energia possível, sempre ajustado à sua realidade (ligado ou não à corrente) e com os parâmetros dos diferentes planos de energia calibrados para todas as situações.
O início do processo, e ainda antes de ser iniciada a pesquisa de problemas, é pedido ao utilizador que defina a forma de aplicar as correcções. As duas hipóteses disponíveis são a aplicação automática ou a aplicação selectiva pelo utilizador. Caso sejam utilizadores mais conhecedores e com customizações feitas devem escolher a segunda opção. As imagens abaixo referem-se a esta opção.
Depois de serem efectuados os testes e a pesquisa das configurações actuais é apresentado um relatório com todos os erros encontrados. O utilizador deve seleccionar quais os que pretende aplicar e de seguida carregar no botão Seguinte.
Após este passo as alterações às configurações são aplicadas e os problemas devem ficar resolvidos. No final deste processo é apresentado um relatório dos problemas que foram encontrados e o estado final do processo de correcção.
Se pretenderem podem ver um relatório ainda mais detalhado onde são apresentados dados do sistema, os testes realizados e as medidas aplicadas. Estes dois relatório podem ser gravados para posterior consulta ou impressos na hora.
As áreas onde o Fix It actua são as seguintes:
- O período de tempo antes de o computador entrar no modo de suspensão é muito longo
- É utilizada a protecção de ecrã em vez da definição do modo de suspensão do computador
- A definição da luminosidade do ecrã é muito elevada
- A definição do esquema de energia não é a mais eficiente
- O adaptador sem fios não está optimizado para poupança de energia
- A definição do estado de desempenho mínimo do processador é muito elevada
O Fix It é uma aplicação que não necessita de instalação, mas requer que o computador esteja ligado à Internet pois é descarregado o motor de testes sempre que a aplicação é executada.
Usem esta aplicação da Microsoft para detectarem e corrigirem problemas de consumo de energia no vosso Windows. Vão conseguir obter mais da vossa bateria com a simples afinação dos vossos planos de energia e outros parâmetros. O Fix It trata de todo esse processo por vós.
Testem o vosso Windows e vejam onde podem melhorar. Facilmente vão perceber que existe sempre onde podem melhorar.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Server 2003/Vista/Win7/Server 2008/R2 Download: Microsoft Fix It [347.92KB] Homepage: Centro de suporte fix-it
Este artigo tem mais de um ano
Acabei de fazer o download e esta mesma ferramenta não corre no Windows XP…
Não julgo não ser suportado. O Windows XP é um sistema operativo com 10 anos
A Microsoft diz que dá, provavelmente tens que tens o SP3 instalado para correr isto.
ter*
Eu tenho o SP3 instalado. Simplesmente diz que não tem suporte.
Chegou-me em boa hora, pois a bateria do meu Note não dura mais do que 5 minutos. – Farei os testes!
Preciso fazer testes para saber se ainda há vida ou não.
O que vocês me indicam? Qual software o mais adequado para saber quantos ciclos ainda existem?
Alguém pode me dar sugestões? – Agradeço de antemão!
5 minutos???
bateria nova resolve.
foi isso que aconteceu com uma do meu portátil.
Bateria resolve quando de certeza absoluta se trata de fazer uma ou várias calibrações para o problema ficar resolvido? Trata-se de uma des-calibração do sensor da bateria, sensor esse que se encontra localizado na Motherboard. O meu portátil vai fazer 4 anos em Setembro, bateria de 6 células, nunca removi bateria em altura alguma para (supostamente não viciar a mesma). Dependendo dos portáteis claro, é conveniente remover sim apenas se a mesma começar a ficar quente derivado ao aquecimento o hardware em si. Logo, não compensa fazer qualquer tipo de compra, sem antes primeiro fazer este passo que não deixa de ser barato (0,00€) em vez de gastar uma boa quantia por uma nova bateria.
Espero ter sido esclarecedor (:
Cumprimentos. ^^
As baterias Li-Ion não ficam viciadas, em contrapartida degradam-se com o tempo, mais ainda se estiverem expostas a temperaturas elevadas.
Uma bateria Li-Ion típica, se estiver sempre na carga máxima, perde 20% da capacidade inicial por ano, o que significa que ao fim de 5 anos só deverá ter uma capacidade residual (os tais 5 minutos).
Para durar mais, a técnica é guardá-la no congelador só com 40% da carga. Mas aí duvido que seja de grande utilidade… 🙂
Então foi isso que dissestes aqui, Carlos! – Execução constante e por muitas horas, de programas pesados e devoradores de memória.
Recoloquei a bateria, fiz a recarga e refiz o teste: após 10 minutos só restavam 30% de energia.
Conclusão: já era mesmo!
Eu não soube como Recalibrar, você sabe e pode dizer-me?
Pois é, parece-me não haver uma coisa exata e que sirva para todos os casos. Você diz que faz 4anos que usa no teu portátil uma de 6 células, o que me anima muito. Mas, por outro lado, será que você trabalha no portátil usando diariamente programas como Photoshop CS5, InDesign CS5, Corel Draw X5, Quark 9.0, Office 2007, etc?
– Se sim, então não sei o que houve mesmo!
– Ao meu ver, a única explicação que tenho para o desgaste (tão prematuro) da bateria do meu Dell, é a utilização de programas ‘pesados’ de forma contínua e frequente!
Qual mais poderia ser?
A sua observação, a do Carlos e dos demais colegas aqui, me fez crer a necessidade de fazer testes mais apurados e saber qual a real situação da bateria do meu portátil.
Pergunto: a durabilidade e “tempo de vida” de uma bateria, não é diretamente proporcional ao uso que dela fazemos e, principalmente, de quais programas utilizamos? – Ou isso nada ou pouco tem a ver com o caso aqui?
A vida das baterias Li-Ion (todas as modernas dos laptops…) depende essencialmente do tempo. Faltou dizer que os 20% de degradação é a uma temperatura de 25ºC. A 40ºC, que não é nada de especial num laptop, o valor passa para 35%. E não é incomum a temperaturas bem mais elevadas que isso, basta ver que a temperatura de funcionamento dum i5 pode chegar aos 70ºC (e processadores mais antigos ainda mais, o meu velhinho Athlon 1000 facilmente ia aos 90ºC).
Dizes que usas programas “pesados”, o que significa que puxam muito pelo CPU o que significa que o computador trabalha normalmente a temperaturas elevadas, se juntares a isso uma temperatura ambiente elevada, tudo junto é bem possível que a bateria tenha ficado já completamente degradada.
Paciência.
Ah. E o que informa a carga da bateria é a própria bateria, as baterias Li-Ion são bem mais complexas que as NiMH e precisam de eletrónica incorporada para evitar a sobrecarga (que as faz explodir, o que é chato), a sobredescarga (que as pode danificar irreversivelmente, que também é chato) e o sobrecarregamento (que também as faz explodir), o sobreaquecimento (que adivinhem o que pode causar) e mais uma série de coisas igualmente más.
Pensei haver outra opção (mágica….rs) antes de ter comprar uma nova!
Ainda tenho esperanças de que hajam alguns ciclos.
Retirei a bateira para que após uns 3 ou quatro dias, recarregá-la 100% e refazer o teste! – Vamos ver!
Podes sempre utilizar o BatteryCare, pois graças a esse programa e às indicações que tem no site referente a este tipo de situações, resolveu o problema a vários portáteis que já me passaram pelas mãos, sem ter de comprar uma nova.
Então vou re-utilizar o BatteryCare, pois ainda não consegui descobrir se minha bateria tem ou não ciclos de sobrevida!
Tua confirmação estimulou-me a tentar mais vezes! – Grato!
O meu Portatil HP Pavilion dv6675ep chega rapidamente aos 85º só a trabalhar no sony vegas.. se lhe meto um jogo 3d tipo modern warfare 2 (nem é o mais pesado) atinge 90º+ .. só a trabalhar normalmente no windows sem grandes programas (programas esses que não utilizam o cpu a quase 100%) mantenho temperaturas na ordem dos 50º-65º, as vezes a ver videos pode chegar aos 70-75 (por causa do “papador” de cpu da Adobe) e sempre tive a bateria ligada o que então deve ser resposta ao porque da minha bateria estar a marar.. e este portatil tem apenas 2 anos e meio. Estou a pensar comprar uma de 12 celulas, pq esta ja era e nao deve have calibrador que a ponha boa =).
Já agora …. Para baixar estas temperaturas loucas só mesmo desmontando o portatil todo retirar o dissipador e enfiar-lhe pasta termica e voltar a assemblar certo? Já estive a ver videos de como desmontar este HP pavilion dv6675ep e para chegar ao CPU só mesmo desmontando TUDO e retirar a board, o que dá uma trabalheira FENOMENAL!