Mail Store Home – Proteja o seu email!!
A notícia do inicio desta semana de que a Google tinha inadvertidamente apagado as mensagens e outros dados de cerca de 150.000 utilizadores veio trazer para a ribalta o assunto da segurança dos dados que temos alojados nos serviços que estão na Internet.
Com esta ideia em mente, e porque gostamos de fornecer aos nossos utilizadores as ferramentas mais indicadas para todas as tarefas, resolvemos procurar uma que ajudasse a contornar este problema em situações futuras. Da procura que fizemos, a que mais se mostrou adequada foi o Mail Store Home, e as razões foram várias.
O que torna o Mail Store Home como uma ferramenta de eleição é em primeiro lugar a facilidade com que podemos usá-lo. Não requer qualquer configuração mais estranha e os dados que são pedidos podem ser facilmente obtidos pelos wizards que o acompanham ou olhando para o cliente de email que usam.
Por outros lado, e esta é uma das suas mais valias, o Mail Store Home permite não só a recolha dos emails para um local da vossa confiança, mas quando tiverem problemas podem facilmente voltar a colocar os emails no local de onde os perderam. Sim, as mensagens podem ser reenviadas para o servidor de origem ou para o cliente de email que estiverem a usar.
Por fim, e para que este não seja um mero repositório de emails, podem usar o serviço de pesquisa que o Mail Store Home fornece. Com ele vão poder aceder às mensagens que têm guardadas. Sem terem de fazer qualquer reposição.
O Mail Store Home tem ainda muitas outras características únicas, mas as anteriormente enunciadas já fazem dele uma escolha óbvia.
O processo de recolha de email passa por dois passos simples. O primeiro é a configuração da conta de onde pretendem fazer a cópia dos emails. É apresentado um vasto conjunto de possibilidades de contas. Desde o cliente Outlook, a conta de Exchange, o Thunderbird, o Gmail ou qualquer outro ficheiro de email. Caso a vossa conta não esteja presente, podem sempre usar as configurações genéricas de IMAP ou POP3.
Outra definição importante que devem ter em conta é a lista das pastas a incluir ou a excluir. Podem pretender fazer cópia de todos os emails ou apenas das pastas mais importantes. A escolha é vossa.
Depois deste passo podem executar o processo de recolha das mensagens. Este processo poderá ser demorado e está dependente da quantidade de mensagens que tenham para guardar. O Mail Store Home consegue perceber quais as mensagens que foram removidas do lado do servidor e faz a gestão correcta das mesmas, evitando estarem a guardar mensagens que já não são do vosso interesse.
O processo de reposição das mensagens é feito da mesma forma que o da recolha. Devem criar um perfil de conta e este deve estar de acordo com a forma como pretendem enviar as mensagens. Mais uma vez estão presentes os principais clientes de email e os principais serviço. Curiosamente não está presente o serviço de email da Google. Tal como o processo anterior podem configurar um acesso por IMAP ou configurarem um por SMTP.
O Mail Store Home permite ainda que sejam feitos backups das mensagens que estão arquivadas do vosso lado. Estes backups adicionais podem ser enviados para um disco externo ou para um DVD/CD.
O único senão que podemos apontar ao Mail Store Home é o facto de não permitir agendar a criação de cópias automatizadas. Existem formas simples de contornar este problema, recorrendo à criação de atalhos para um local conhecido e aí criar um processo com o Task Scheduler. Outra alternativa passa pela realização manual de cópias.
Existem duas versões do Mail Store Home. Uma portátil e outra para instalação no vosso sistema operativo. A escolha da versão a usar é vossa, sendo que a versão portátil não tem a capacidade de gravar os emails para um DVD/CD. Existe ainda uma versão paga, o Mail Store Server, que permite fazer a gestão centralizada das cópias e possibilita o acesso via browser ou através de um plugin para o Outlook.
Esta ferramenta é excelente e permite que tenham os vossos emails todos salvaguardados. Apostem na realização de cópias regulares para que não tenham os mesmos problemas que os utilizadores da Google tiveram.
Artigos relacionados:
Licença: Freeware (uso pessoal)
Sistemas Operativos: Windows 2K/ XP/ Server 2003/ Vista/ 7 2008
Download: Mail Store Home 4.2 Portable [13.13MB]
Download: Mail Store Home 4.2 [10.72MB]
Homepage: Mail Store Home
Este artigo tem mais de um ano
É importante referir o recente (acho que foi hoje) comunicado da Google, que diz que estão a recuperar os mails perdidos, dado que está tudo em backup. A operação pode demorar algumas horas dado que os backups estão em fita magnética.
cumps
Refira-se que há quem se queixe que não conseguiu recuperar todos os emails. Como disse antes, façam backup da informação, esta ferramenta aqui disponibilizada é uma ajuda.
Quem melhor pode olhar por nós somos nós próprios.
4º paragrafo, palavra “prolemas” Depois apaguem o meu comentário sff.
Parece uma boa solução, mas penso que quem usar o Thunderbird e afins haja uma método que seja mais vantajoso e de fácil utilização, pois pode-se criar um backup de todos os nossos mails, e no meu caso ultrapassam os 7200 lol, com um simples comando no 7-Zip, e voilá, fico com tudo guardado e bem seguro. 🙂
Por sorte não tive problemas com o “apagão” da Google, mas nunca se sabe…
Atenção, suponho que estejas a usar o imap, cuidado porque se acederes ao mail apagado no servidor eventualmente pode ser apagado no pc, para isso o melhor é usar pop3 mas aí terás de fazer cópia para um suporte exterior uma vez que os dados passam a estar apenas guardados no teu pc.
Prefiro o meu ubuntu server a receber todos os emails de todas as contas de email que tenho, da seguinte maneira: getmail + dovecot + squirrelmail é 5 estrelas 😉
Boa questão, até podias publicar ai um manual 🙂
Cumptz
Isso, venha o guia para fazer esse setup.
Já estou fartíssimo de perder mails em mudanças de conta, perda de pens, etc.
Assim, tendo controlo sobre a coisa…
Ando a ver se uso isto a nível empresa, ainda ando em fase de testes para ver se isto é mesmo de confiança. Pois tenho pessoas que têm cerca de 50Gb de mail que não pode desaparecer nem por nada. Já ando a usar isto há uns meses e até agora, perfeiiiito.
Mas uma das outras coisas que ainda queria fazer seria que da mesma maneira pudesse fazer algo para os contactos e calendários :S
Já andei a ler sobre LDAPs e afins e consegue ser 30.000 vezes mais complicado de configurar relativamente a esta configuração dos mails.
Basicamente quero algo simples e directo de configurar e este sistema de mails é super simples. Pelo que tenho lido sobre esta configuração instalado num server normal aguenta com cerca de 20.000 users na boa com cerca de 2Megas de mail por pessoa.
E ainda me falta ver como se configura o apache com SSL para o squirrelmail e fica perfeitamente seguro 😉
Aqui fica um cheirinho de alguem a usar o squirrelmail no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=Xc7YcNF6CFQ) o interface parece ser pré-histórico mas é mesmo assim, em termos de velocidade a abrir mails pela net é á velocidade da luz. 🙂
A nível de backups, melhor que isto é impossível, basta copiar a pasta onde os users guardam os mails todos, pois os mails estão em formato “Maildir”(mail em formato de texto) o que torna tudo super rápido.
Força ai nesse projecto, mas se conseguires um tutorial de como fizeste o teu getmail + dovecot + squirrelmail era fixe e malta agradecia 🙂
E para guardar o calendário e os contactos?
Vê lá se isto te serve. Não posso avaliar porque ainda não experimentei.
http://www.computergeek.co.nz/googlecalendar.asp
para mac existe algo parecido? (Free)
obrigado
Mais um programa para guardar e utilizar com carinho
ya podes querer
Nem de propósito. Procurava há uns tempos uma coisa destas para fazer backup da minha conta nos servidores da Amen…