LILI USB Creator 2.6 – Meta um Linux numa PenUSB
Crie uma PEN USB com Ubuntu, Fedora, Debian, Damn Small Linux, Puppy Linux e muitos mais.
Uma das perguntas que me fazem como frequência é qual a melhor forma para se iniciarem no mundo Linux. Para tal pergunta, a minha responda vai sempre no sentido de colocarem o Linux numa PEN e assim experimentarem quando quiserem sem correr riscos de apagar partições e afins. Então e como meter um Linux dentro de uma PenUSB de forma muito simples? Apresento-vos o Lili USB Creator.
Lili USB Creator é uma aplicação gratuita para Windows que permite facilmente criar uma PEN USB bootable com um sistema operativo Linux.
Não necessita de instalação, sendo uma óptima opção para quem pretende testar distribuições Linux sem a necessidade de “queimar” CDs/DVDs.
Características:
- Criar Live USB das várias distribuições
- Permite guardar informação de forma persistente
- Executar directamente a partir do Windows com uma versão especial do VirtualBox
- Esconder os ficheiros criados durante as sessões do SO
- Novidades desta versão, aqui
Passo 1 – Escolher uma PenDrive
Definir qual o dispositivo que vai “acolher” a versão do Linux
Passo 2 – Escolher ISO/CD ou fazer Download
Após verificação de integridade do ISO e reconhecimento do Sistemas Operativo, podemos passar para o Passo 3- Persistência
Passo 3 – Persistência
Esta opção é útil para quem pretende guardar as alterações realizadas dentro do Linux e outros ficheiros. Definindo um espaço persistente na PenUSB podemos guardar informação ao longo das nossas sessões no Ubuntu.
Passo 4 – Opções
Passo 5 – Criar PenUSB
Confira aqui as versões Linux suportadas. As novidades desta versão encontram-se disponíveis aqui (destaca-se o suporte para o ArchLinux 2010.05, Ubuntu 10.10 "Maverick Meerkat", entre outros)
Artigos relacionados:
- uSbuntu Live Creator 1.5
- Linux numa PEN através do Windows – 5 passos
- Agora…Linux numa Pen em 2 min
- UNetbootin – Crie o seu LiveUSB!
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 (32 ou 64 bits) Download: Lili USB Creator 2.6 [3.01MB] Homepage: Linux Live USB
Este artigo tem mais de um ano
Já tentei muitas no linux mas o meu aspire 5050 pelos vistos não aceita o boot pela pen. A Acer amarrou-me ao Windows, ou não…
Arranca por CD… Ou instala o Linux no Windows, também dá.
Acho que a opção de instalar no Windows é bem prática, que assim nem se gastam CDs. O problema é que se formatas o Windows, lá vai o Linux, não é? Ainda assim, da muito jeito quando não há pen disponível.
Para acabar com o windows sem perder o linux faça o seguinte:
Intale o gparteid no linux, delete a partição do windows e antes de reiniciar o linux atualize o grub, Somente depois é que pode reiniciar o sistema. 🙂
Para acabar com o windows sem perder o linux faça o seguinte:
Intale o gparteid no linux, delete a partição do windows e antes de reiniciar o linux atualize o grub, Somente depois é que pode reiniciar o sistema. 🙂
e CDs?
Não sabes gravar CDs?
Hum!!?
Experimenta fazer F2 no arranque de seguida procura as opções de boot.
Se for parecida com o meu Acer Travelmate 4001 deves encontrar as opções “normais”, na qual vai aparecer “Harddisk” –> selecciona esta opção, se a pen estiver inserida deves ver listado o disco rígido (Hdd…) e a Pen(por norma nome do modelo / fabricante), selecciona a Pen e carrega em F6 para passar a Pen para o lugar de 1º dispositivo a ser lido no boot –> Guarda as alterações e arranca com o a máquina. No meu caso a Pen demora um pouco a ser detectada.
Tenta e diz qualquer coisa.
Sim creio que se refere a instalar uma máquina virtual.
Tentando isso acabo tendo problemas com aplicações que só abrem com windows.Depois ele fica lento e de seguida estou a abandonar o linux.
Neste caso é assim. Tenho outro computador onde faço experiências e esta da pen vai ser a próxima…
penso que ele está a referir-se a instalares a distro dentro do windows e depois funciona como um dual boot, escolhes com qual queres iniciar quando ligas o PC, se não gostares, vais a adicionar/remover programas e removes como se fosse um programa normal, mas não dá para fazer com todas as distros só as que tem instalador especialmente para isso.
Excelente aplicativo, mas é uma pena não ter uma versão para o linux.
Para linux usa o Unetbootin
x2
Nunca tinha ouvido falar deste, parece interessante 🙂 Mas para além do Portable VirtualBox, que este programa permite usar, existe alguma diferenca para o unetbootin?
alguem me pode indicar como fazer o mesmo mas com o windows xp? queria formatar um netbook
Usa o unebootin
https://pplware.sapo.pt/windows/software/unetbootin-crie-o-seu-liveusb/
Alguém sabe se existe solução semelhante para experimentar o Linux numa pen mas ligado através de um Mac?
cpts,
Luís
BOAS, HA PARA MANDRIVA 2010 POR USB, VISTO QUE O MANDRIVA TEM UMA VERSAO DE USB PAGA, DEVERIA DAR UMA APLICAÇÃO DESTAS, DAVA JEITO.
Existe para windows i win2Flash
http://wintoflash.com/home/en/
sobre o lili ja uso desde que saiu a uns anitos é excelente vem com opçao live que permite gravar os ficheiros na pen
Boa tarde
Já usei unetbootin, universal usb installer e este aqui nomeado. Em qualquer um deles se criar o ficheiro que permite o modo persistente não consigo arrancar com o ubuntu, se pelo contrário não o crio já consigo que o ubuntu arranque. Sabem me dizer o que está a falhar?
SO Windows Ultimate 64 bits
Pen bootable com ubuntu 10.04.1
Obrigado
link actualizado:
http://www.linuxliveusb.com/downloads/?stable