Largue o Google Chrome! Chegou o Firefox 55
A Mozilla continua na luta no segmento dos browser e lançou hoje o novo Firefox 55. De acordo com a própria empresa, esta última versão oferece um desempenho ainda superior comparativamente à versão anterior (lembrem-se que o Firefox 54 era o browser que consumia menos memória no Windows 10, no MacOS e Linux).
Além disso, o Firefox 55 introduz também suporte para WebVR...mas há mais novidades.
A Mozilla continua bastante ativa no segmento dos browsers e tudo tem feito para conseguir que o Firefox volte a ser um verdadeiro concorrente do Chrome.
Esta nova versão traz um novo ícone do instalador, várias correções de bugs, um desempenho superior e há também novidades na barra de endereços de modo a garantir a melhor experiência, ao nível das pesquisas, para os utilizadores.
Com suporte para WebVR, o Firefox é também o primeiro browser para Desktop a dar a possibilidade de experimentar projetos da área da realidade virtual.
O Firefox 55 está neste momento disponível para Windows, Linux e macOS. Para obterem a nova versão do Firefox basta que acedam aqui à página do projeto. Depois contem-nos se notaram diferenças!
Este artigo tem mais de um ano
Vou experimentar, se consumir menos ram que o Chrome, migro sem problema. O chrome + win10 é uma combinação aberrante, digna dos tempos de Windows Vista. É só consumo desnecessário de recursos.
Depois dá feedback 🙂
Eu fiz o teste agora com a mesma página aberta no Chrome e Firefox e o Firefox consome bastante mais.
https://www.yogile.com/gwj94dry/21t/share/?vsc=ee626e4e
Não é assim que se mede o consumo de memória no Chrome Paulo. Basicamente o que tens de fazer é ir ao gestor de tarefas (Menu > Mais ferramentas > Gestor de tarefas) do próprio Chrome e somar todos os valores da coluna memória.
Vais ficar surpreendido 🙂
Estas a falar neste local: https://www.yogile.com/4nrzje0d/21t/share/?vsc=b8d8eb88
Se é aí então mesmo assim o Firefox consome bastante mais e ambos só com a página do Google aberta.
@Paulo Pires,
experimenta dentro do chrome premir shift+esc
abraço
+1
A (s) diferença (s) não me motivam a trocar.
O Chrome tem tantos problemas, que até as limpezas com o Malwarebytes, Norton Security, CCleaner e outros afins, mostram sempre uma lista negra!
Quanto ao Edge, ficou morto à nascença! É o único que NÃO PERMITE arrastar um URL para o ambiente de trabalho, permitindo assim guardar um endereço onde desejarmos.
Firefox… Muito lento! Basta experimentar o acesso ao Outlook.com.
Por isso… vou usando uns e outros, consoante os casos.
Não penses que ficou assim tão morto, como eu muitos, uso o EDGE e gostou bem mais, deixei o chrome.
O firefox tem algumas afinações que se podem fazer. É experimentar.
Eu utilizo o Edge como principal.
Se tiveres um hardware antigo, não ajuda em nada. Será que ninguem entende que o Hardware antigo também prejudica no desempenho? Isto é a mesma coisa que pedir que um browser corra bem com 512MB de RAM…
Sinceramente, ganhem juizo. Para ter um bom desempenho é necessário ambos aproveitarem a potencialidade um do outro.
Aos anos lol
Por isso que uso Vivaldi x)
Prefiro chopin ou mozart mas quando o assunto e web browsers nada bate o safari
Safari? Essa aberração da Apple, que se arrasta como um caracol no verão e serve apenas para navegar?
sinceramente, ve se mesmo que nao usa as ultimas versoes do safari
no mac é simplesmente o melhor, aliado ao Opera, onde este peca é apenas na obrigatoriedade de aplicação movel para ter sincronização na cloud
sinceramente, ve se mesmo que nao usa as ultimas versoes do safari
no mac é simplesmente o melhor, aliado ao Opera, onde este peca é apenas na obrigatoriedade de aplicação movel para ter sincronização na cloud
O teu computador deve ter algum problema a nível de hardware.
Entrei numa de usar browser´s alternativos e estou a usar o vivaldi como o utilizador W mencionou. Alguém conhece navegadores melhores e que puxem menos pelo pc?
“Melhor” é uma coisa que varia de pessoa para pessoa, mas se objetivo é ter um browser simples para uso geral, e um outro “completo” para quando precisar de mais funções, bem já está a usar o Vivaldi (completo).
Boas opções simples: QupZilla, Netsurf, Midore,
João Terra, Midori,o browser favorito no mundo Linux na categoria lightweight browsers… Mas nao suporta extensoes se bem me lembro…
Quem falou em hardware antigo? Tu com 8gb ram hoje em dia em ambiente Windows 10 + umas tabas de chrome já tens metade da ram consumida, vai ao gestor de tarefas e surpreende-te. Ninguém está a pedir browsers para 500mb ram, isso saiu da tua cabeça. É mais que sabido que quer o Win10 quer o chrome consomem muito mais ram do que era suposto, para as tarefas que desempenham.
A tua conversa faz-me lembrar a dos mesmos quando saiu o chrome. Na altura maior parte usava Firefox e diziam o mesmo “atualizem as máquinas”; a verdade é que o chrome depois bateu todos os concorrentes (go figure). E agora encostaram-se e deixarem de optimizar o browser como o faziam. Entretanto aparecem outras a fazê-lo (é um ciclo). Simples. Não tem a ver com ter máquinas antigas, o meu PC é bastante potente (sou PC gamer) por isso não é por aí.
Pc gamer, é como diz o nome, para jogos, nao para navegar na net…
O teu pc gamer, quando o compraste, tinha drivers especificas? Software de overclocking? Software para fazer tweaks na GPU e CPU? Tinha varios serviços desativados?
O registo do windows parece mexido? Há ficheiros em falta na drive C:\?
Se nao tem, entao tu nao tens um pc gamer, só tens um high end pc…
Esses tweaks que podes fazer ou pedir para fazer a um tecnico de informatica ou alguem com conhecimento preparam o teu pc para jogos apenas, vao deixar oa componentes gaming intactos mas serviços nao relacionados com jogos serao parados… A internet fica intacta, mas se tens um programa que usa um serviço que foi desabilitado pelos tweaks gaming, esse programa vai funcionar mal, ou nao funcionar mesmo…
Esses tweaks é o que tornam o pc gamer, nao é trer recuraos para esbanjar, a isso chama-se high end pc ou advanced pc. Se o teu pc for configurado para gaming e isso estiver bem feito, tenta abrir o photoshop, vai mandar erros a dizer que nao pode iniciar serviços e mais uns quantos com codigos de erro…
Esta versão vai dar cabo da Concorrência em certos aspectos, não só aumentaram as velocidades com mais de 100 separadores abertos ao iniciar o Browser, como também melhoraram a memoria a ser usada, consumindo menos.
Mas não pensem que é para tudo e todos, ter um hardware antigo também não ajuda em nada. Há pessoas que pensam que a culpa é sempre dos browsers e nunca do PC. Um hardware antigo é o suficiente para um browser ser lento e carregar de forma lenta.
Não se pode ter tudo, o que é certo é que esta versão está BEM MAIS RÁPIDA, menos consumo de memoria RAM que as anteriores.
Podem dizerem o que quiserem, mas o Firefox é o browser mais personalizável que conheço depois do Vivaldi.
Fiel ao Firefox desde a mais de 3 anos! Sem usar o Google Chrome.
Desculpe lá a pergunta mas fiquei curioso:
Porque de ter +100 separadores a iniciar o browser?
Obrigado
Há pessoas que têm muito que fazer e guardam leitura ou assuntos pendentes para mais tarde na forma de tabs.
Ya pessoal que nunca ouviu falar em bookmarks/favoritos com certeza.
E quando ficam cheios? E quando não te lembras que sites tinhas para abrir se tiveres muito bookmarks? Pois é, falar é fácil.
Por exemplo ter vários separadores a abrir no caso de trabalhares de forma multi-tasking, usas os marcadores é? E se esqueces os marcadores que tens de abrir? Se forem muitos?
O Chrome permite guardar todos os separadores abertos nos bookmarks, guarda numa pasta, e depois pode-se abrir todos os marcadores dessa pasta. Deixar 200 coisas abertas para ler depois é falta de organização…
E já agora, qual é o problema do uso de RAM? A RAM é para ser usada, quanto mais estiver na RAM, melhor. Ou preferem que ele acesse o disco, ou pior, a rede?
Filipe coelho
Nao é bem assim, quanta mais ram usares mais risco corres do pc começar a usar a area de SWAP ou “a la windows” memoria virtual. E isso, é memoria do proprio disco… Faz la isso com um SSD e ves como é que ele anda ao fim se uns aninhos… O ssd ja anda tao rodado que mais parece um motor de uma pao de forma…
Para os utilizadores de Linux, o Firefox é inutilizável pois é um navegador extremamente lento, coisa que antes acontecia.
hmmm nao experimentei esta versão pq uso a mais avançada, 57 nightly e por isso tenho a experiência de te poder dizer que é aneira das grandes o que dissseste e sim só uso software livre no meu hardware.
é super rápido e leve e acima de tudo protege a privacidade dos seus utilizadores algo que nenhuma versão do chromium/chrome alguma vez conseguirá.
Pena é ter deixado de funciona o vSphere Web Client (Flash)…. é só umas ferramentas de trabalho :S
Desde o 6.5 que o Web Client é html5, já lá vai quase 1 ano, se ainda não actualizaste o menor dos teus problemas será o browser.. 😀
Eu dou-me bem com o safari.
No one cares.
Como utilizador empresarial ja me agradava a utilizacao do firefox nas aplicacoes preparadas para ie, mais rapido e menos falivel a erros apos upgrade. Irei testar com expetativas altas a nova versao.
Deves ter umas aplicações muito XPTO, 90% das empresas que conheço há muito que deixaram cair o suporte para firefox e muitas bloquearam a sua instalação. Só o facto de não conseguires fazer controlos por GPO para mim é logo motivo para o largar. A nível pessoal continuo a usá-lo.
qual é assim o melhor browser para MacOs?
pode ser ou não o melhor, mas se tens um browser nativo em macos que até funciona bem para quê mudar(?) há algum objetivo específico que queiras atingir e que o safari não permita?
só perguntei por mera curiosidade, é sempre bom ter opiniões diferentes
ok, percebi
Eu nao sei como voces medes os vossos consumos, mas eu ja fiz os teste e o firefox está me a utilizar media de 100 mb, enquanto o chrome anda sempre estável nos 43 mb.
O firefox para mim continua a ser uma nao opçao.
O teu chrome só consome 43mb? Ahah isto foi a piada do ano. Mas ok.
Tiago santks nao te esqueças de clicar em mais detalhes e ir à pesca da dezena de processos que o chrome cria… O que vez no gestor de tarefas dentro da parte dos programas abertos é apenas a ponta do iceberg… Clica la em mais detalhes e vai pesquisar os outros 8 ou 9 processos que estao abertos em background… Pelo menos uns 3 ou 4 estao a gastar mais de 50mb de ram no minimo…
Pode ser alguma asneira o que vou dizer…. mas os 3 browser abertos com o apenas na pagina do sapo apresentam os seguintes valores:
Firefox – 105.3MB de RAM
Chrome – 41.5 MB de Ram
Edge – 18.9 MB de RAm
Faz lá mais um scroll para baixo no gestor de tarefas e volta a colocar aqui os valores.
De certeza que não contabilizaste todos os processos do Chrome lool… Contabiliza o resto dos processos e faz as contas novamente.
Firefox para 99% das tarefas, Midori para 1% das tarefas que requerem java e Chromium para 0% das tarefas (conforto emocional).
Sou utilizador de Firefox desde dos tempos do IE6 e nunca o deixei.
Digo-vos que esta versão pode consumir 1/10 da RAM que o Chrome consume que as pessoas não vão mudar….
Isto é tudo uma questão de modas.
No dia em que o Firefox voltar a ser moda não vai precisar de ser melhor que o Chrome nisto ou naquilo pois simplesmente vai ser usado pk toda a gente usa.
Nao e moda e simplesmente porqu o chrome e melhor. Assim como o iphone e o melhor tlm do mercado no mundo e as pessoas preferem um modelo com 5 anos que um android movo
+1
Tenho experimentado 4 browsers o chrome que é o meu principal, o firefox, o opera e o edge e acho os 3 bastante semelhantes em termos de performance sendo que o chrome de facto consome mais RAM, o opera apresenta algumas funcionalidades extra e o firefox é um browser bastante rápido e eficaz.
Não consigo migrar histórico, inputs history e palavras-passe do chrome para o firefox. É o único motivo porque não migro
Boas
ao instalar o firefox ele migra automaticamente, agora se ja teve instalado o firefox é necessário ir a pasta appdata e remover a pasta do firefox, re-inicia o pc e então instala de raiz o firefox, assim no setup ele faz a migração do chrome.
Boas, o meu chrome com o windows 10 x64, está a consumir 51.5 Mb
http://i816.photobucket.com/albums/zz84/semprevitoria/Sem%20Ttulo.png1.png
Vê os restantes processos… O Chrome não tem só um, e conta novamente.
testei e o chrome continua com mais fluidez nos sites que o chrome então que uso mais facebook no firefox é lento….
O Chrome é melhor que o FF há anos.
sua opinião….
Mas em pleno 2017 e com sistemas com 8, 16 e até mais GBs de RAM ainda estão a contar os megas de consumo de um programa?
Eu tenho 4gb no meu air…quem e que usa 16gb de ram num pc? Isso custa mais de 3000euros
3000 euros nos mac’s. No windows 16 gb de ram é excelente e não custa nem 10% disso
16GB RAM custa 3000€? Eu vejo 120-150€
O meu pc tem 16gb de ram e custa metade do que disseste
Cada vez consome menos memória, pelo que se diz. Daqui a uns tempos, pelo que vejo, não consomem memória, mas sim fornecem memória. E eu vejo é os browsers a comer 1GB, 1,5GB, 2GB de RAM… por aí fora.
Acabei de experimentar…
Noto alguma lentidão, nomeadamente do que toca a páginas com conteúdo em que é necessário utilizar o Flash., em algumas, inclusive, o mesmo não funcionou.
De resto, para ser sincero, não noto diferença nenhuma…
O Flash é o causador desse mesmo problema…
Tenho o Brave e acho o rápido.
Esta actualização para a versão 55 do Firefox está a provocar-me certos problemas. Atrasa bastante em aplicações flash, fica tudo lento.
Alguma forma para downgrade para a versão 54?
Alguma forma de desinstalar o Flash?
Eu necessito do flash, há que não necessite, compreendo.
Não queria estar a desinstalar o firefox e perder as configurações das extensões.
Parece ser um ataque do firefox ao flash, até mudarem de ideias… CHROME!!! Sorry Mozilla.
Não sabia que existia outro Browser além do Firefox oakaokaoka
Meu browser por defeito desde a versão 1 sem ter tido problemas ou sequer um único crash. Até à versão 48 ou 49 (não recordo qual) em que na primeira vez que falhou foi de vez. Desinstalação, limpeza no regedit e ficheiros que ficaram, reinstalação, nada resolveu. Solução foi instalar a versão de 64bit. E desde então meia volta crasha e nunca mais reconheceu o ficheiro hosts… Ainda assim confio bem mais nele para abrir links desconhecidos que em qualquer outro browser.
O Chrome sempre foi uma aberração. Até hoje ele não imprime pdf pesquisável. Isso é um absurdo.
Yandex.
eu só uso o Firefox por causa da “barra de menu” / Menu Bar, faz muito jeito e o Chrome não tem
Tb gosto mais dos menus do Firefox
Acabei de testar, esta versao do Firefox, a ultima do Chrome, e o Edge.
Conclusao: o Firefox consome cerca de 4 vezes mais memoria que o Chrome com a pagina do PPlware aberta, O Edge consome mais 10Mb que o Chrome. O edge nao consome banda de rede nem ciclos de processador se nao estiver a ser usado, ja o Chrome esta constantemente a consumir ambos, e o Firefox duplica os valores do Chrome em trafego de rede, e 3 vezes mais em processador, oscilando entre 1 a 4 por cento a toda a hora.
Conclusao: se for para usar em dispositivo portatil, o Edge e claramente a melhor opcao, ja para Desktop sera uma opcao valida optar por Chrome ou Edge, descarto por completo o Firefox uma vez que acho inaceitavel um browser que esta parado, sem ter nada para carregar, sem estar a ser usado, estar constantemente a consumir recursos sem necessidade disso, e a memoria que consome e bastante superior aos seus concorrentes mais directos.
windows, Edge the best.
Gnu/Linux Chromium, Mas tem que ser o Chromium do ArchLinux.
por ex. o “”Chromium”” do Debian 9 devido a acordos com a google está cheio de “LIXO”…. politicas do “Debian free” só para o que querem..$$…mas ok, sempre se pode recompilar, uma pena pensava que debian era 100% free.
“”Para os utilizadores de Linux, o Firefox é inutilizável””
Eu uso Firefox em Linux e funciona lindamente. Linux Mint MATE.
eu uso o Netscape e é bem rápido…. um espectáculo
o opera, quer num mac quer num pc, com windows ou mesmo linux é o melhor, por todas as funcionalidades que tem, e por ter a oferta de uma vpn completamente grratuita e rápida
a nivel de bateria é o que consume menos, alias, tem um recurso próprio de power saving
alem de ter um visual incrivel, limpo e eficaz
e para aqueles com mais necessidades de extras, permite utilizar todas as extençoes e apps do chrome
O Opera só tem um pequeno/ grande “inconveniente”: está debaixo do controlo dos xinezes… com tudo o que isso pode implicar…
Firefox ESR 52.3.0 (32-bit) por aqui 😉
Se as Developer Tools do firefox não fossem uma porcaria tão grande até migrava, sendo assim mantenho-me no chrome.
Eu nao tenho preferencia pelo chrome, mas como tenho chromecast em casa, é mais comodo fazer cast das coisas para a tv. Era assim há alguns anos para cá, ainda é assim hoje? Se firefox tiver boas compatibilidades com chromecast, mudava sem stress
O Opera continua a ser mais rápido.
55.0.1