LAN Speed Test – Teste a velocidade da sua rede
Cada vez mais temos de ter as nossas redes de dados bem oleadas e capazes de debitar as taxas de transferências que a Internet e os seus conteúdos exigem. É imperativo que estas estejam desimpedidas e prontas a serem auto-estradas da informação e não vias rurais da desinformação.
Por isso temos de nos munir de ferramentas que nos permitam testar as capacidades reais dessas redes e descobrir pontos de rotura. Para isso já vos apresentámos diversas ferramentas. Hoje é a vez do LAN Speed Test, provavelmente a ferramenta de testes mais pequena da Internet.
O LAN Speed Test funciona de forma muito simples e sem necessitar de o ter a correr em duas máquinas em simultâneo. Basta uma máquina com uma partilha de rede e tudo se processa de forma fácil.
O que ele faz é escrever um ficheiro do tamanho que lhe indicar na partilha que definir. Ao medir a velocidade com que transmitiu e escreveu o ficheiro no computador remoto ele consegue saber a velocidade de upload da rede. A medição da velocidade de download é feita de forma inversa, mas utilizado o ficheiro que já tem na máquina remota. No final do processo o ficheiro colocado inicialmente é apagado e tudo volta à normalidade.
Adicionalmente e no inicio e no final do teste o LAN Speed Test apaga a cache de ficheiros do Windows para que os tempos de leitura não sejam alterados e demasiado altos.
Após todos estes processos terem decorrido o LAN Speed Test apresenta os resultados na sua interface, separados por escrita e leitura.
A sua utilização, como devem esperar, é extremamente simples. Basta carregarem no botão de início de teste. Após isso é pedido que definam a pasta partilhada no outro PC e o tamanho do ficheiro que pretendem utilizar. A partir dai tudo decorre de forma automática e no final temos os resultados.
Tenham em atenção que quanto maior for o ficheiro utilizado mais tempo vai demorar e arriscam-se a inibir a máquina onde vão escrever o ficheiro.
Pena é não termos hipótese de exportar os resultados para formatos de texto e estarmos limitados a imprimi-los. Ainda assim é uma excelente ferramenta e que deve ser utilizada sempre que necessitem de testar a vossa rede por forma a despistar problemas.
O facto de ser completamente portátil e extremamente pequena fazem desta ferramenta uma das que devem ter na vossa pen de diagnóstico e salvação.
Artigos relacionados:
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 98/2K/XP/Vista/7
Download: LAN Speed Test 1.0 [58.5KB]
Homepage: Totusoft
Este artigo tem mais de um ano
essa imagem de cima… loool
eheh realmente está muito porreira XD
Bom programa. 🙂
Mais importante que esta treta toda:
A GOOGLE LANÇA O CODEC VP8 COMO OPEN SOURCE!!!
http://webmproject.blogspot.com/
Adeus Theora e H264! E adeus Flash! Chegou o HTML5!!!
O Flash tem muitas outras utilidades para além da reprodução de vídeo. Não é um codec, nem uma maçã roída que o vai “matar”. Sinceramente comentários sobre a morte do Flash e do Google dominar o mundo incomodam-me bastante.
É muito de noite para esses lados, Silva… Ui… O Flash agora só serve mesmo para vídeo, e agora já nem isso. Porque para gráficos 3D temos a tag canvas do HTML5, e para aquela interactividade toda o HTML5 também tem montes de cenas. Há vários sites da internet que já não usam flash, quando antes eram obrigados a usar se queriam aquelas funções todas avançadas.
O Flash está a morrer.
Admito que estava erradíssimo
Deve ser na china… lol
Ainda se queixa o meu chefe dos meus bastidores LOL
«Pena é não termos hipótese de exportar os resultados para formatos de texto e estarmos limitados a imprimi-los.»
Sempre se pode exportar para PDF. Simples!
Ferramenta interessante, vou testar.
Se estamos limitados à impressao…. que se imprima então para impressora virtual de PDF. Usando por exemplo pdf995.com
isso não é um teste á velocidade real de uma rede. para saber se é possivel atingir as velocidades máximas numa rede utiliza-se por exemplo o iperf que testa a largura de banda real ao fazer o teste em ram. se se utiliza o disco o teste fica logo limitado á velocidade do mesmo.
Sugiro ainda o http://qos.sapo.pt/
Mas este mede a “velocidade”a de acesso à internet e não a da nossa rede local.
É uma mini aplicação interessante sim senhor, amanhã já faço uns testes na rede do meu serviço.
Por outro lado continua a ser interessante, mesmo que o disco seja restrição. Praticamente todas as aplicações de que me consigo lembrar vão ter que fazer em algum ponto escrita/leitura de discos. Logo este programa vai simular um caso real que se irá encaixar em quase todos os cenários reais. Afinal, toda a informação tem que ser guardada/lida em algum lado (base dados, documentos, imagens, etc).
Certo que a velocidade reportada pode estar a ser afectada e não ser a que realmente a rede pode atingir, e nesse ponto, a aplicação pode falhar, concordo. No entanto, se também não houver estrutura para se tirar proveito total da rede…
O uso das 2 aplicações de teste combinadas pode ser excelente para determinar problemas na rede e em que pontos existem ou o que os provoca.
Vou usar.
Boa noite.
Já experimentei a aplicação mas continuo com uma questão para a qual venho pedir ajuda. Eu tenho 1 router Speedtouch ST585v6 e outro Thomson (ao qual não tenho a referência por perto), quando ligados 2 computadores via lan, a transferência não passa dos 2MB/s. Alguém sabe se é problema da marca e/ou a solução? Tenho a certeza que o problema não está nas placas ethernet, visto que quando os computadores são ligados directamente um ao outro, a transferência dá-se perto do limite (10Mb/s). Esqueci-me de referir que não são placas Gbit, são placas 100 Mb.
Cumps
É uma aplicação interessante, mas obviamente limitada.
Utilizo bastante o iperf.
b1bpt@fiambre.dsi.uminho.pt