Kid3 – Editar TAGS ID3 é uma brincadeira de crianças
Manter e gerir a nossa colecção de música pode tornar-se uma verdadeira dor de cabeça se não formos minimamente arrumados e metódicos. Podemos cair no erro de arrumar os nossos ficheiros em pastas sem qualquer ordenação e depois não conseguimos de forma fácil identificar os artistas que temos na nossa colecção.
Uma forma simples de contornar esse problema é recorrer a aplicações que nos permitam editar e uniformizar as tags ID3. Preferencialmente essas mesmas aplicações devem ser capazes de renomear esses mesmos ficheiros e arrumá-los por pastas com o nome do artista e/ou do álbum. O Kid3 faz essas tarefas todas de forma brilhante.
Com esta aplicação vão poder gerir e arrumar um pouco mais a vossa colecção de mp3 ou de ficheiros do mesmo tipo. Vão poder editar e alterar as tags ID3 e colocá-las conforme pretendem.
A vantagem do Kid3 é que pode aceder a uma lista muito completa de bases de dados espalhadas na Internet e facilmente conseguem identificar os dados a que pertencem os vossos ficheiros. Basta indicarem o local onde pretendem que essa busca seja realizada e os resultados são apresentados de forma simples e rápida. Se preferirem podem usar o nome dos ficheiros para gerar as tags ID3.
Essas mesmas tags vão poder servir para vos ajudar a arrumar os ficheiros na sua ordem lógica. Podem usá-las para renomear os ficheiros, segundo a vossa formatação ou para arrumar esses mesmos ficheiros nas pastas criadas ou renomeadas, sempre recorrendo às tags ID3.
O Kids 3 foi desenvolvido para que possa ser usado em qualquer um dos 3 principais sistemas operativos da actualidade. Está por isso disponível para Windows, Linux ou Mac. A base é a mesma, mas existem aplicações específicas para cada SO.
Uma funcionalidade adicional que o Kid3 tem é a capacidade de exportarmos as listas que formos gerando. Os formatos suportados são HTML, CSV ou Playlist, entre muitos outros.
Usem o Kid3 para vos etiquetar os ficheiros de texto e assim terem a vossa colecção particular um pouco mais arrumada. Aproveitem as suas características de "arrumação" e coloquem os ficheiros bem arrumados.
O Kid3 não requer qualquer instalação e está sempre pronto a ser usado. Usem-no, desde a sua forma mais simples até às suas capacidades mais rebuscadas.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac
Download (Windows): Kid3 1.6
Download (Linux): Kid3 1.6
Download (Mac): Kid3 1.6
Homepage: Kid3
Este artigo tem mais de um ano
Boas. Por falar em tags ID3. Não conhecem nenhum programa que ponha a letra de uma musica no ficheiro da própria musica através da tag ID3?
Filipe Silva
tagscan
MPTagThat pesquisa aqui no site
Que jeitão que isto faz 🙂
Boa! Há umas semanas andava atrás dum programa destes, usei o MusicBrainz, que só me desiludiu em 2 ou 3 álbuns (em cerca de 200).
Obrigado pela dica 😉
PS: Utilizem a versão 2.3 do ID3. No meu Windows 7, a versão posterior (2.4) não funcionava bem.
Tava a fazer umas modificações nas tags, acabei e vim ter ao pplware e apareceme isto xD
Obrigadão <3 😀
este novo design é mesmo feio fg
Viva,
Uso o Mp3tag à uns tempos e nunca me deu problemas. Mas vou experimentar este para comparar…
Ainda não tinha dado os parabéns ao Pplware! Agora é sempre para a frente… mais cem anos em cima!
Boas…
Mantenho-me fiel ao meu Mp3Tag. Um verdadeiro canivete suíço..
Mas não custa nada comparar!
Abraços
Ae pra Linux \o/
Vlwww!!
E isto para filmes???
Existem alguns mas só funcionam com o nome 100% correcto. Contudo a maioria necessita dos dados inseridos à mão
Eu utilizo a função masstagger do foobar2000 e geralmente faz o que é preciso. Mas não custa nada experimentar uma alternativa.
Existe um programa chamada Tag&Rename que além de poder mudar as Tags, permite mudar as Tags a partir do nome do ficheiro usando uma Mask personalizada.
O processo inverso também é possível, isto é, nomear o ficheiro a partir das tags.
Não é gratuito, mas como não o usei muito tempo não sei quais as desvantagens da versão free, mas se me recordo bem consegui fazer tudo o que queria.
@Sérgio
O foobar2000 pode ser complicado ao início, mas é de longe a melhor coisinha que há, quando se quer não só editar os id3, mas também renomear/mover ficheiros de acordo com a id3.
Em linux, este parece-me ser dos melhores/mais intuitivos na tarefa de editar as tags. Seria tão bom como o foobar, se não tivéssemos um maior controlo sobre a movimentação de ficheiros. Para além de mover, devia ser possível copiar. E depois existe um bug chatinho… Não sendo possível definir a pasta base (de destino), com certas opções, acaba por criar pastas dentro da pasta. Nada que não se resolva em versões futuras.
Ainda assim, mesmo que não tivesse estes problemas, não me faz esquecer o foobar. 🙂
Boa tarde. Gostava que informassem como, ou com que programa, consigo alterar a tag de ficheiros de vídeo. Já tenho as pastas com permissão e não consigo alterar a data em que foram filmados.
Gostava de resposta. Obrigado.