JetComp 4.0 – Recupere a base de dados em Access
Há dias tive um problema numa aplicação que utiliza uma base de dados criada em Access 2000. Tem pouco mais de 1GB de tamanho e ficou corrompida. Embora existissem cópias de segurança, tinham muitas horas sem dados actualizados o que se afigurava duro de recuperar o tempo perdido. Mas há remédio!
Embora fosse preocupante, há algumas manobras que se podem fazer nestes casos. Mais não seja copiar todas as tabelas para um ficheiro limpo. Essa seria uma obra do tipo "construir de raiz a pirâmide se Gizé". Vamos antes usar o JetComp.
O Jet Compact, é uma ferramenta que dispensa a instalação e permite compactar base de dados criadas com o mecanismo de base de dados Microsoft Jet 3.x e 4.x. Este utilitário pode ser executado em conjunto com o mecanismo de base de dados do Microsoft Jet 3.x e 4.x para recuperar essas base de dados corrompidas.
Embora seja possível executar o utilitário Microsoft Access Compact ou o método CompactDatabase com o mecanismo de base de dados Microsoft Jet 3.x e 4.x, o Jetcomp.exe pode ser a última solução quando esses utilitários já não conseguem recuperar essas base de dados danificadas.
Isto ocorre porque o utilitário Microsoft Access Compact e o método CompactDatabase tentam abrir e fechar uma base de dados antes de a tentar compactar. Em determinados casos em que estes utilitários não conseguem reabrir as BD's, o Compact não poderá continuar, o que impede a recuperação das BD's.
Esta é uma ferramenta que deverá ter em conta, se utilizar base de dados Access com alguns anos de vida.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: JetComp 4.0 [110.67KB]
Homepage: Microsoft
Este artigo tem mais de um ano
Epah, mas com Oracle, MySQL, Postgres, SQLServer e outras tantas quem é que ainda utiliza BD’s em Access?! lol
Eu.
Caríssimo
Eu utilizo bases de dados em access no meu serviço e tenho várias a trabalhar em sectores onde há dificuldade em adquirir software específico. Quando é preciso lá meto mãos à obra e faço uma “aplicação” à medida, que depois vou melhorando conforme as indicações dos colegas que trabalham com a BD.
Ultimamente e como não sou programador, o que faço é desenvolver as soluções em access e depois os dados são armazenados numa BD MySql o que me parece uma solução mais interessante.
Por isso não há que ficar muito admirado por haver muita gente a utilizar o access. No mundo real o que interessa é desenrascar!! 🙂
Mesmo sendo um leitor assíduo, parece que não aprendeste grande coisa com este site… Enfim.
Eu!!! Porque? És contra? Se me satisfaz… para que arranjar outra? 😉
Quem é que utiliza base de dados em access?
Meu caro, há tanta gente e tantas aplicações… esta que refiro é uma aplicação desenhada à medida que funciona desde 01 de Novembro de 1999 e está a correr a partir dum servidor com o Windows NT 4 que desde o dia em que se ligou nunca mais de desligou e nunca deu um problema.
Equipa que ganha não se mexe.
Obrigado pela dica! Desconhecia… Mas o que já me safou várias vezes e não só no Access, foi a espectacular aplicação (não para o Vista e penso que Se7en idem):
Easy Recovery Profissional (separador “File Recovery” -> Acess Recovery.
(Alem de recuperar dados nos discos que entregaram a alma ao criador – não mecánicamente – também permite a recuperação de várias aplicações do Microsoft Office)
SQL Express 2005 – Gratuito…. Bases de Dados até 4GB, migra-se a BD em Access para o SQL e já está!
Ah!! o interface, não faz mal… liga-se as tabelas ao SQL e continua a já estar!
Obrigado pelo post. Tenho um banco de dados no Acces e com a mudança do Office 2016 para o Office 365, tive problemas para abrí-lo. O JetComp me salvou.