Jake 0.09 Beta – A sua rede privada!
A tecnologia existe e está ao dispor de quem a quiser adoptar e acima de tudo está pronta a ser adaptada às várias situações que se criam. Lembram-se certamente, nas várias opções que já mostramos aqui no Pplware, sobre espaços remotos de transferência de ficheiros. Falamos no Dropbox, no Syncplicity, Windows Live Sync e no Live Mesh, certo?
Pois bem, a ideia hoje é a mesma mas apenas no aspecto da partilha e do convite à partilha. Isto é, Jake, uma aplicação multi-plataforma, permite que se faça um espaço comum de depósito de ficheiros e troca de dados mas usando, não um serviço remoto de alojamento, mas a nossa própria máquina.
É muito simples, usando a tecnologia Peer2Peer, vulgo P2P, vamos criar um canal de confiança entre uma determinada pasta que criamos no nosso computador para convidar amigos a depositar lá ou a recolher de lá o que quiserem.
Os dados transferidos são baseados no protocolo XMPP. Estes dados, usando este protocolo, são encriptados nos servidores do XMPP, visando uma maior protecção dos dados transferidos.
Claro que o ideal será ter em ambos os lados, pastas partilhadas, criando uma rede de tráfego entre várias contas.
Depois a velocidade depende da nossa ligação, no entanto é muito interessante, principalmente se tiver material muito grandes (gigas e gigas de material) que quira passar a uma amigo.
A aplicação tem vários serviços de aviso e de informação, podendo dar ao utilizador relatórios de todo o tráfego ocorrido na pasta partilhada. O utilizador também pode bloquear a pastas ou as pastas que partilhou, bastando para isso chamar o comando existenta na barre de menus.
Descubra o Jake e use todo o seu potencial de partilha. Estes dados e caso tenha uma máquina equipada com um sistema de segurança pro-activo, serão filtrados antes de chegarem de modo definitivo ao seu sistema, evitando assim a recepção de malware existente na outra parte.
É gratuito, portátil e apenas necessita que tenha uma conta do Gmail, para se poder autenticar. Depois... tudo é simples.
Licença: Open Source
Serviços Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win]: Jake 0.09 Beta [18.56MB]
Download [linux]: Jake 0.09 Beta [18.50MB]
Download [mac]: Jake 0.09 Beta [19.00MB]
Homepage: Jake
Este artigo tem mais de um ano
Sr. Vítor M., só para fazer a seguinte reparação: o programa chama-se “Jake” e não “Jack” como está escrito no cabeçalho da notícia.
Continuação de boas publicações!
Caro de facto 🙂
É compreensível o lapso dado a pronunciação ser semelhante. De quqlquer obrigado pelo teu reparo, já está corrigido.
Quanto À aplicação é bastante interessante e com imenso potencial 🙂 Testei no Ubuntu e funcionou às mil maravilhas. É a vantagem de ter sido concebida usada a tecnologia Java multiplataforma) 🙂
É de salientar que ao contrário do dropbocx e outros serviços que usam um servidor central (ao estilo do célebre cloud computing), o Jake usa o protocolo XMPP (protocolo aberto), e as ligações são feitas à base de sincronização de ficheiros num esquema semelhante ao peer 2 peer
:S será que havia alguma Cláudia Jackes com bom aspecto a rondar a minha atenção no momento 🙂
Obrigado pela correcção.
Escreve-se Cláudia Jacques. Mas se realmente era ela que estava por perto, é perfeitamente desculpável e compreensível a distracção 🙂
Interessante este programa. Que alternativas existem, também freeware ?
cumps.
muito bom mas para já chega o dropbox que funciona taMbém em linux.
Continuem a publicar bons softwares para vários sistemas operativos.
abraço
boa proposta,te tivesse tambem chat,isso é que era..
bom domingo
Provavelmente o GTalk…. quem sabe numa próxima versão.
Isto vai parecer caído do céu, sem qualquer contexto, e na verdade é mesmo 🙂
Há um software que descobri recentemente, bastante interessante. Instala-se uma pequena aplicação num computador ligado à Internet e cria-se uma conta online no site em questão.
A partir desse momento é possível aceder ás músicas e vídeos do computador em qualquer lado a partir do browser, inclusive correr esses mesmos ficheiros através de streams utilizando um software para esse efeito (Windows Media Player, Winamp..). Basicamente, faz o que o novo Opera pretende oferecer. As pastas de onde os vídeos e as músicas são disponibilizados online são facilmente definidos na aplicação instalada no computador e existe ainda a possibilidade de partilhar pastas de documentos, fazer streams de TV, etc.
Podem dar uma vista de olhos no site:
http://www.orb.com/
O Winamp tem um serviço idêntico (Winamp Remote) que mais não é que uma versão antiga deste orb, mais arcaica e com menos funcionalidades.
E o Opera Unite???
Estou a achar muito estranho não ter havido ainda nenhum post sobre o assunto….
Andava à procura dum programa destes à pouco tempo mas não achava nada!!
Ainda por cima este é open source e multi plataforma!!! Que maravilha!!
Faz-me lembrar sharing folders do messenger e que foi descontinuado