iTunes Library Updater – Actualize a sua biblioteca iTunes
Nunca gostei do iTunes, nunca foi o meu reprodutor de música de eleição. Preferi sempre reprodutores como o Foobar ou o AIMP, por serem leves e cumprirem a sua função. No entanto, devido à facilidade e (quase) obrigatoriedade em utilizar o iTunes para gerir o meu iPod, acabei por me encantar por este reprodutor que, numa máquina minimamente capaz, adoça a audição e vista de qualquer um.
Mas há algo que lhe falta, algo muito importante - sincronização automática da biblioteca do iTunes com a pasta de música do nosso disco. Mostrar-vos-ei de seguida como contornar esta falha, a meu ver gravíssima, do reprodutor da maçã.
Claro que em todos os problemas, a solução é sempre uma aplicação mágica - neste caso trata-se do iTunes Library Updater. Esta pequena aplicação permite ao seu utilizador forçar a actualização da biblioteca do iTunes.
O iTunes Library Updater é especialmente útil em 3 situações:
- Apagou músicas do disco. Consequência: ficheiros órfãos no iTunes.
- Mudou meta-dados (nome da música, artista, etc.) de músicas sem ser pelo iTunes. Consequência: o iTunes não actualiza estas modificações.
- Adicionou novas músicas ao disco. Consequência: o iTunes não detecta automaticamente estas novas músicas.
Abra a aplicação e siga os passos seguintes de modo a configurá-la a seu gosto.
Music Locations
- Locations - Seleccione a localização da sua pasta de música. Pode até adicionar mais que uma.
- Extensions - Configure quais as extensões de ficheiros a processar (em princípio não precisará de mudar este campo).
Options
Marque ou desmarque as seguintes opções:
- Add new media - Se pretender adicionar à biblioteca novos ficheiros que tenha adicionado à pasta de música.
- Search in subdirectories - Se por acaso possuir pastas dentro de pastas com música, marque esta opção.
- Clean orphaned entries - Se apagou ficheiros do disco e pretende que estes desapareçam do iTunes, marque esta opção.
- Update track info - Se modificou as tags de algum ficheiro (nome de atista, álbum, música, etc.), deverá marcar esta opção.
- Update iPod - Se tem o seu iPod ligado e pretende actualizá-lo com todas as acções acima feitas.
- Close iTunes - Depois do processo de actualização, pode querer fechar o iTunes.
Cleaning mode
- Clean files on fixed drives only (ie HDD) - Marque esta opção se apenas quiser apagar músicas da biblioteca que não foram encontradas mas que apenas estavam alojadas no disco rígido.
- Synchroclean - Marque esta opção se apenas quiser apagar músicas da biblioteca que existem no disco, mas que não existem nas localizações definidas anteriormente.
Finalmente tem ainda a possibilidade de guardar as suas configurações num perfil e mais tarde recuperá-lo.
Tudo pronto? Clique em "Start".
Espere pacientemente pelo fim da actualização e quando terminar feche a janela. Parabéns, a sua biblioteca está sincronizadíssima com o disco!
Modo automático - como?
Não seria óptimo poder correr este programa de forma automática, sem haver a necessidade de o abrir cada vez que alteramos a nossa biblioteca?
Após alguma pesquisa, encontrei a solução no site Lifehacker. Parece que o iTunes Library Updater também pode ser corrido pela linha de comandos. No nosso caso iremos tirar partido desta vantagem, correndo um pequeno script que chamará o programa em causa.
Abra o bloco de notas e cole a seguinte linha:
1 | "%PROGRAMFILES%\iTunes Library Updater\ITLUconsole.exe" /a /l /r "C:\PastaDeMusica" |
Tenha em atenção o seguinte:
- Caso esteja a correr o Windows a 64bit susbstitua %PROGRAMFILES% por %PROGRAMFILES(X86)%.
- Substitua "C:\PastaDeMusica" pelo caminho da sua biblioteca de música. Mantenha as aspas.
Grave o ficheiro como LibUpdater.bat e feche-o.
Faça duplo-clique sobre o mesmo e comprove que o programa corre.
E qual é a vantagem deste ficheiro executável? Simples, poderá utilizá-lo no agendador de tarefas do Windows por exemplo. Dessa forma nunca mais terá de se preocupar com a actualização manual. Mesmo assim, terá sempre o ficheiro .bat à mão, podendo clicar sobre ele em qualquer altura.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7
Download: iTunes Library Updater 1.22 [1.63MB]
Homepage: iTunes Library Updater
Este artigo tem mais de um ano
Nunca tive esse problema porque sempre guardei a minha musica numa única pasta e sempre que adiciono, arrasto para o iTunes. Anyways é uma óptima ferramenta! iTunes FTW!
Sim, mas isso resolve apenas a situação “adicionar novas músicas”. Mas imagina que agora apagas essa música/pasta do disco, ou que lhe mudas os meta-dados. Junta-lhe agora a possibilidade de fazer tudo isto automaticamente. 🙂
isso nao duplica os ficheiros no disco?
Só duplica se tiver activa a opção que deixa o iTunes gerir sozinho a música – isto copia os ficheiros para a pasta da biblioteca e organiza-os.
Não me posso queixar quanto ao iTunes. Esta aplicação é útil para quem usa mais que uma aplicação, mas para quem, como eu, faz tudo através do iTunes, não faz muita falta.
Uma coisa que me incomoda no iTunes é ele por vezes perder metadados. Tirando isso gosto bastante dele e funciona às mil maravilhas 🙂
E para quem tem macOS?? o funcionamento n e o mesmo, pelo menos n me aparece nada desses menus..
Esta aplicação é para o Windows e não para Mac.
Ja agora musicas vindas do windows em wma não reproduz, não ha forma de por em mp3
Format Factory.
Converte tudo e mais alguma coisa.
Abraços.
Bruno Santos
Cordelima.com
eu tenho macOS.. não windows como referi acima..
Eu tendo as musicas todas em mp3 a 320kb, uso a função do iTunes p converter as musicas p AAC 128kb antes de passar p o tlm, contudo dava-me jeito eu próprio converter as musicas numa determinada pasta logo (p ocupar menos espaço essa pasta aqui no pc, seja p um formato AAC 128 ou mp3 128/192. Claro esta q converte-se e ficasse a mm arvore (mm estrutura de pastas). Sim o FF poderia ser uma possibilidade pois faz a conversão e “segue a árvore” contudo os mp3 perdem as ID3…
Alguma solução p contornar essa situação, testeo o footbar2000 q converte e mantem os ID3 e faz “arvore” mas deu mts erros na conversão, n funcionou lá mt bem… Sugestões?
Pessoalmente sempre fui apologiasta de pequenos players… antigamente Winamp.. mais tarde Aimp2… mas considero o iTunes um excelente gestor de músicas… é pesado em alguns computadores, mas bons PC’s e Mac’s correm-no na perfeição, e é sempre bom ter tudo organizado.
A minha tendencia para players “pequenos” é porque sempre fui muito “old school” em ir às pastas das músicas e fazer “play all” … mas já perdi um bocado esse vicio graças ao iTunes 😉
Eu pessoalmente qt mais vejo os outros, mais gosto do WMP, considero o iTunes bom com o seu layout, e o facto de sakar automaticamente os meus podcasts, contudo c um C2Q e 4Gb de ram mm assim n o vejo a ser tão fluido como gostaria.
Uma das situações q me agrada bastante no WMP e n vejo isso noutro player é a capacidade de ter hiperlinks, isto é qd estou a correr uma musica e com o artcover e nome d album e artista ao lado, ao carregar no álbum, mostra-me só as musicas desse algum e se carregar no hiperlink do artista filtra-me, apresentando-me só os resultados p esse artista, o WM e no iTunes ele n consegue fazer isso.
Isto só por palavras fica complicado de explicar, uma imagem p ajudar o q me esta a faltar no iTunes e se alguém souber como modificar isso: http://i.imagehost.org/view/0042/pplware (1.5Mb)
Omg.. andei à procura disto durante séculos! Obrigado!!
É sem duvida uma GRANDE e GRAVE falha o iTunes não fazer estas “tarefas” automaticamente…. vindo da “faz-tudo-bem-e-muito-melhor” Apple é mesmo muito mau…
Mais uma vez, Obrigado Ana =)
da ultima vez que deixei que um amigo me convencesse a instalar o itunes, m gajo tentou obrigar me a criar uma conta onde um cartao de crédito era necessário. Achei extremamente desnecessario quando a unica coisa que eu queria era um mp3 player. Fora o peso que o programa é. Se isso nao mudou para pelo menos opcional, entao itunes = fail. Pelo mesmo motivo que nao tenho um ipod. Ridiculo estar dependente de um programa que ja nao gosto para sequer poder ouvir musica. Também deixei a portabilidade da musica no canto, porque se outro pc nao tiver o itunes, esquece.
Creative muvo + pasta com pastas dos álbuns mais foobar = win para mim. E o foobar sabe quando a minha pasta da musica tem material novo, nem sequer precisa de ser reiniciado ou outra treta.
So para dizer que ha outras opções. O sistema da apple ta longe de ser o melhor. Esse updater é um bom programa pra quem ja investiu e tem que gramar com o itunes, suponho…
Para se usar iTunes
1. Não é necessário criar contas
2. Muito menos inserir cartões de crédito.
E ha programas que podem ser usados com o iPod sem ser o iTunes…
boas!
Podemos criar um file itunes.bat que iremos utilizar como atalho.
Com este conteúdo:
————————————————–
“C:\Program Files\iTunes\iTunes.exe”
“%PROGRAMFILES(X86)%\iTunes Library Updater\ITLUconsole.exe” /a /l /r “C:\PastaDeMusica”
————————————
Assim sempre que executarmos o itunes.bat ele abre o itunes e executa a linha de comandos!
É só uma ideia!
E uma ideia perspicaz! Obrigada. 🙂
Eu a fim de tornar as coisas mais fáceis e uma vez q n tenho adicionei a minha pasta de mp3 ao iTunes (90Gb) n fosse ele transferir as musicas todas p o iPhone ate n dar mais, o q fiz foi criar uma pasta à parte c as musicas q quero no iPhone e consequentemente sei q essas mm musicas vão p o tlm uma vez q a considerei essa mm como a biblioteca do iTunes, contudo deparamo-nos c situações de apagar ou adicionar musicas a essa mm pasta e o iTunes simples n reconhece q fizemos essas alterações, esta aplicação deduzo q seja boa p essa finalidade segundo percebi right?
A minha pergunta agora já q tenho aqui mt gente q certamente sabe mais de iTunes q eu é, n posso criar uma pasta especifica p Videos como faço p a musica? I.e., a musica p aparecer no iTunes tenhoa q a arrastar, pretendia colocar uma pasta c Videos q o iTunes na aba de vídeos reconhece-se como biblioteca.
Onde diz “I.e., a musica p aparecer no iTunes tenhoa q a arrastar”
Deve ler-se “I.e., os vídeos p aparecer no iTunes tenho os arrastar”
Quanto à tua primeira pergunta, a resposta é sim, é para isso mesmo que serve esta aplicação. Ela força a sincronização do iTunes com a pasta que definiste como biblioteca – adicionar/remover ficheiros e alteração de ficheiros.
Quanto à segunda pergunta, não te sei responder, também não sou grande expert nessa área…
Realmente é gd falha da app, isto tendo em conta q o WMP faz isso na altura q eu elimino/adiciono ele altera logo na biblioteca, e segundo outros users o footbar tb n é excepção. Nem parece da Apple.
Sabem se o 9.2 já vem com isso corrigido ou as alterações recaem inteiramente com a compatibilidade com o iOS4?
E pronto esta feito:
Thank you for your feedback on iTunes.
We appreciate your assistance in making iTunes better.
iTunes Team
Apple
Sim pq das centenas de mails que eles recebem todos os dias, certamente q de todos eles, vão ter em consideração as minhas criticas ao software deles…
Bem mas já fiz a minha parte, agora é com eles se as querem ter em consideração ou deixar o iTunes atrás do WMP (a meu ver…)
Boas pessoal, sei que este blog já é antigo mas pode ser que alguém me possa ajudar.
Tenho um iPod de 160 Gb e estou a utilizar o iTunes 10.5.2.11 no win7 64bit. Deparei-me com este software e realmente funciona muito bem no itunes: actualiza tags, adiciona novos álbuns, limpa entradas inválidas, etc…
Mas o que eu não consigo fazer é actualizar o iPod através do mesmo. Apesar de no interface do programa marcar a opção “Update iPod” ele não faz nada.
Alguém me pode ajudar? ou dizer me como actualiza o iPod quando alteramos por exemplo capas de albuns, tags de mp3, etc…?