Inkscape 0.46 pre 0-1
Inkscape é um excelente editor de imagem vectorial de Código Aberto, com recursos e ferramentas similares ao Illustrator, Corel Draw ou Xara X. Ele utiliza o padrão da W3C: formato do ficheiro SVG - Scalable Vector Graphics. É possível importar uma série de formatos como Postscript, EPS, JPEG, PNG, TIFF, etc.
Uma ferramenta muito intuitiva, extremamente leve (consome poucos recursos do sistema e carrega com velocidade impressionante), potente e totalmente compatível com os padrões XML, SVG e CSS. Use-a seja sobre Windows, Linux ou MAC.
Licença: Open Source Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Inkscape 0.46 pre 0-1 [28.46MB] Download [linux]: Inkscape 0.46 pre 0-1 [15.20MB] Homepage: Inkscape
Este artigo tem mais de um ano
Vou experimentar.
Vai dar imenso jeito lá na escola.
Obrigado 😀
Alg me pode dar uma opinião sobre o programa. Alg que saiba do assunto, é claro. que tenha trabalhado profissionalmente com ele.
Vitor. M. Obrigadão pela dica
Viva.
Alguem me sabe dizer se há alguma forma de o Inkscape guardar os ficheiros, da mesma forma que o Corel, com as imagens importadas no interior do ficheiro do Inkscape?
Utilizo o programa e é bastante bom, mas obriga a guardar os ficheiros importados todos na mesma pasta, ou de outra forma, alterando a posição do ficheiro, o caminho das imagens importadas não é reconhecido.
Cumprimentos.
Qualquer ilustrador percebe as vantagens de linkar as imagens bitmap em vez que embuti-las no ficheiro vectorial: quando precisar de as editar no photoshop é tudo muito mais fácil.
Mas para quem acha isso chato, o Illustrator também permite embutir as imagens no próprio ficheiro. É uma questão de veres no help.
BTW, não são só as imagens que devem acompanhar os ficheiros vectoriais. Os tipos de letra também. Ou então convertes para curvas.
Estou fã do Pain.Net apesar de freeware… mas este é OpenSource, se tiver a mesma qualidade é a cereja em cima do bolo! 😀
Já trabalhei com CorelDraw e a avaliação que faço é a seguinte:
Para criar logomarcas, cartões o inkscape é muito melhor pois é leve a tal ponto que um amigo de um cyber perto de casa permite que instale em suas máquinas, o que não aconteceria se eu chegasse com um cd do Corel. O formato de arquivos do inkscape é SVG abre até no firefox (o internt explorer ainda não abre) sabe como é o pessoal da Microsoft não gosta muito de padrões, fala baixo, mas esses tias padrões podem faze-los perder a hegemonia. Vou indicar o meu manual postado no site nou-rau da Unicamp:
http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/softwarelivre/document/?code=143