iBeesoft Data Recovery – se apagou ficheiros sem querer acalme-se, poderá recuperá-los
Apagar ficheiros sem querer… quem nunca passou por isso? É verdade, acontece "aos melhores", mas nem tudo está perdido e há forma de recuperar os conteúdos eliminados.
Hoje sugerimos o software iBeesoft Data Recovery, uma ferramenta simples para recuperação de ficheiros eliminados em qualquer tipo de armazenamento.
Seja numa Pen Drive, num cartão de memória, no disco externo ou na drive SSD, a eliminação inadvertida pode acontecer. Ou porque selecionámos uma pasta sem querer, ou porque afinal algo estava onde pensávamos que não estava. Há também as situações de formatação acidental ou partição perdida como consequência da MFT corrompida. Enfim, há muitas razões para que o pior aconteça e convém termos uma boa solução sempre ao nosso alcance.
Como é possível recuperar um ficheiro apagado?
Não se trata de magia nem de andar para trás no tempo! No armazenamento digital, algo só pode ser recuperado enquanto, efetivamente, lá estiver escrito.
Ou seja, logo depois de apagar um ficheiro, o espaço por ele ocupado não vai ser reescrito, apenas é eliminado o endereço da "localização" física onde estava gravado. Dessa forma, o ficheiro continuará recuperável até que um novo ficheiro seja alocado para escrita naquele espaço.
Complicado? A regra de ouro é muito simples: se apagou um ficheiro por engano, pare imediatamente o seu trabalho! Qualquer atividade de escrita nessa unidade de armazenamento poderá, inesperadamente, deitar tudo a perder.
Contudo, nesta tarefa de procurar sectores de armazenamento onde já estiveram ficheiros que foram apagados, há "que se lhe diga". A variedade de softwares é grande, alguns mais complexos que outros, e nem todos fazem o trabalho de igual forma. O iBeesoft Data Recovery é uma solução simples, rápida e muito eficaz.
Se estiver numa situação em "apuros", a instalação de um novo software é sempre algo muito delicado. Isto é, ao instalar um novo software, vai obrigatoriamente gravar novos dados em disco. Dessa forma, e segundo a "regra de outro" indicada acima, deverá instalar o software numa unidade diferente da que contém os dados a recuperar.
iBeesoft Data Recovery - mais simples é impossível
Em primeiro lugar, depois de ter o iBeesoft Data Recovery instalado, deve selecionar o tipo de dados a recuperar.
São suportados dados como fotos, vídeos, áudio, documentos, ficheiros compactados e outros tipos. Uma escolha correta serve para que o resultado seja o mais limpo possível na recuperação.
Em seguida deve então escolher a partição onde pretende que a pesquisa de ficheiros perdidos seja feita.
Logo depois é feita uma pesquisa rápida e são apresentados os resultados. No entanto, se para o seu caso não forem obtidos os resultados esperados, poderá fazer uma pesquisa profunda "Deep Scan".
Depois de encontrar os ficheiros que pretende recuperar, basta assim selecioná-los e escolher uma localização para serem gravados. É determinante que seja escolhida uma partição diferente daquela onde estão os ficheiros a recuperar.
Por fim, só precisa de abrir a pasta onde os ficheiros recuperados foram gravados, para confirmar que tudo está correto. Existe alguma probabilidade de nem tudo estar como pretende, sobretudo se recuperou na partição do sistema. No entanto, alguma coisa é sempre melhor que nada.
Resta acrescentar que, numa recuperação de partição perdida os ficheiros podem não ter nomes iguais aos originais. Ainda assim, a extensão do ficheiro deverá estar correta.
Existem alguns problemas que afetam regularmente cartões de memória, como proteção contra escrita, fotos como miniaturas e outros problemas. A iBeesoft dá algumas sugestões nesse sentido.
O iBeesoft Data Recovery está disponível para Windows 10 e Mac, com hipótese de testar gratuitamente a viabilidade da recuperação.
Este artigo tem mais de um ano
Quem tem SSD e apagou um arquivos, tem a chance de recuperar é muito menor, quase nula, por causa do TRIM/UNMAP, que existe justamente para proporcionar uma boa performance de escrita no SSD.
Corrigindo: “apagou um arquivo, tem a chance de recuperar muito menor”
nem tanto pequeno lammer!
Exponha o seu argumento para tal afirmativa, grande lammer.
Gostava mais do undelete, e do unformat.
ola, me podiam dar uma informação;
eu passem a uns anos de windows xp para o windows 7 e apaguem ja tudo que tinha!!!
tendo o disco rígido com windows 7 posso recuperar umas fotos ???
OBRIGADAA
Possivelmente sim, mas só executando programas de recuperação para ter certeza.
se o disco onde tinhas o xp é o mesmo onde tens o windows 7, já se passaram uns anos, já formataste e instalaste o novo SO, com sabe-se lá quantas vezes o mesmo já foi escrito e apagada informação… diria que é impossível de recuperar…
Impossível.
Um computador que tenha ligação à internet, devido aos temporários, cobre 500gb de dados em menos de 1 ano, mesmo para uma utilização comum (redes sociais e mails). Ao fazer isso, tudo o que lá tinhas já foi apagado e removido há muito muito tempo.
Quando é logo a seguir à formatação, é possível recuperar boa parte (mesmo assim é quase impossível recuperar 100%) dos ficheiros. 1 mês depois, a probalidade já está abaixo de 1%… mais que isso, é zero.