Hotspot Shield 1.30
HotSpot Shield é um cliente gratuito de VPN elaborado pela Anchor Free para proteger a navegação da Internet contra terceiros, permitindo assim uma navegação mais segura na Internet.
Este programa protege a ligação usando SSL, já referido anteriormente neste artigo, também protegendo o IP.
Este software tem um efeito secundário interessante como a visualização de conteúdo de sites apenas disponível para os Estados Unidos da América, como por exemplo o Hulu, Pandora, etc.
ATENÇÃO: Ao instalar esta ferramenta, o seu sistema de segurança irá perguntar se quer mesmo instalar o programa pois o mesmo tem comportamentos que, aos olhos dos sistemas de segurança, são evasivos. Pelo que devem aceitar a instalação da mesma forma, tendo em conta que o que se pretende com esta ferramenta é mesmo criar um túnel seguro entre duas pontas. Não tem, por isso, nenhum risco de segurança.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac OS
Download: HotSpot Shield 1.30 [4.82MB]
Homepage: HotSpot Shield
Este artigo tem mais de um ano
i ha<te pub
eu já testei, é bom
Eu não quero levantar nenhuma teoria da conspiração contra AnchorFree, que é a tal empresa com morada em :
Copyright Agent
c/o AnchorFree, Inc.
260 Santa Ana Court
Sunnyvale, CA 94085
Que diz garantir a protecção da nossa privacidade através de uma VPN, ora mais à frente já explicarei o que é uma VPN, neste momento queria só dar uma certa importancia aos pontos 13 e 18 do “AnchorFree Terms of use” que está no site deles:
“13. Third Party Content & Services
AnchorFree may provide links to web pages and content of third parties (“Third Party Content”) as a service to those interested in this information. AnchorFree does not monitor nor does it have any control over any Third Party Content or third party Sites. AnchorFree does not endorse or adopt any Third Party Content and can make no guarantee as to its accuracy or completeness. AnchorFree does not represent or warrant the accuracy of any information contained therein, and undertakes no responsibility to update or review any Third Party Content. Users use these links and Third Party Content contained therein at their own risk.”
“18. Modification & Amendments
AnchorFree reserves the right to amend at any time any policies governing this Site, including these Terms, by posting the amended terms and providing notice of such amendments. The amended terms shall be effective immediately after they are initially posted on this Site. If you do not agree with any amended term, you must cease using this Site and all Services.”
Ora bem, pelo ponto 13 percebemos que o próprio HotShield nos dá links de publicidade aos quais diz não ter qualquer relação nem garante qualquer segurança, “Users use these links and Third Party Content contained therein at their own risk.”.
No ponto 18 fala de qualquer coisa esquesita, “AnchorFree reserves the right to amend at any time any policies governing this Site, including these Terms”, ou seja eles podem mudar as regras quando quiserem e como quiserem. Boa!
Sinceramente não gosto que o pplware faça a apresentação a este serviço, pergunto-lhe Francisco Aragão, o senhor consegue garantir que o tráfego que por lá passa não é retido nem visualizado ? Como posso ter a certeza que ao meu tráfego passar por uma maquina nos estados unidos, é seguro para mim ?
Tal como disse, não quero levantar teorias da conspiração, esta é só a minha opinião.
Em descrição pouco técnica e por uma analogia, uma VPN é o seguinte.
Um tubo de água que é o canal por onde passa todo o tráfego de Internet desde a web até ao nosso computador, por vezes usamos um meio partilhado (Rede Informática publica, (e.g. Rede da escola), isso pode ser perigoso, porque através de umas certas técnicas podem visualizar o nosso trafego.
Então uma VPN é como estender um tubo virtual até uma rede diferente a nossa casa por exemplo, ficando assim a usar todos os recursos de lá em que talvez o mais importante é o acesso à internet, mas pode ser entre outros uma impressora, uma camera de vigilância. É como estar ligado à rede de casa.
Ou seja, já não bebemos da agua partilhada, mas sim da rede de nossa casa, que é boa e limpa, e não corremos o risco de estar poluída. Dá para entender até aqui ?
Quero ainda dizer que uma VPN (O tal tubo virtual), quando bem implementada fornece boas garantias de segurança através de protocolos dinâmicos de encriptação, difíceis de quebrar digamos que até por um experiente Utilizador.
Ora quando me ligo à VPN de minha casa quando estou na escola é a mesma coisa que ter uma enorme canilização até casa e bebo a límpida é saudável agua da minha terrinha! Ora, perceba-se que me estou a referir à internet. 😛
Isto é um procedimento muito útil quando estou na escola e quero fazer uma pagamento bancário, ou quero ter uma conversa mais privada com alguém pelo mensseger.
Pensando agora no HotShield, já uma frase basta para conseguir traduzir o que eu penso deste “Serviço” que eles fornecem.
A frase é esta, “Dessa água, eu não beberei.” 🙂
Mas a serio, ao usar o HotShield, estamos a ligarnos a uma rede, não se sabe bem onde, não se sabe bem de quem… E garanto-vos, que é mais simples do que imaginam “Espreitar tudo o que passa”.
Espero que em breve eu vos possa dar mais umas noções do perigo que isto pode implicar, em breve vou escrever um pequeno artigo no fórum, para sensibilizar um pouco mais sobre a protecção da nossa privacidade e segurança.
É claro que este programa não é completamente seguro utilizar, como quase toda a Internet. Mas tem um bocado mais de privacidade, pois está baseado no OpenVPN.
Como existem diversas maneiras de configurar o OpenVPN, eles usaram os túneis de HTTPS, que é o protocolo de internet baseado em SSL (https://pplware.sapo.pt/2009/03/22/ssl-secure-socket-layer/) ou TLS.
Os mesmos protocolos que encontra nos sites dos bancos para fazer as transacções online, ou para ter a tal conversa mais privada…
Se não confia nos protocolos, ou servidores, arrisca-se a “não beber água e a morrer à sede”.
Infelizmente é assim a Internet e sempre será, pois haverá sempre maneira de dar a volta aos diversos protocolos de cifra.
Cumprimentos
Sim, tem toda a razão eles usam o protocolo https, mas é de ligação aos servidores da AnchorFree.
Por favor, não me diga que é o mesmo que o banco…
O que eles fazem é colocarem-se como intermediários, entre a ligação da máquina do cliente e a host a que ele se quer ligar, e a única coisa que é então assegurada por eles é de que a ligação da maquina do cliente e os servidores AnchorFree é encriptada.
A minha duvida aqui não é sobre o protocolo que eles usam, mas sim qual é a segurança que eu tenho em como eles não me “espiam” o meu tráfego, visto que eles ficam no meio da comunicação entre a minha maquina e o host ao qual do qual eu quero aceder.
Estarei certo, Francisco Aragão?
E quanto ao:
“Se não confia nos protocolos, ou servidores, arrisca-se a “não beber água e a morrer à sede”.”
Não diga isso, porque se bem sabe, há outras formas de garantir alguma segurança mesmo numa rede publica. O que eu lhe peço é que, não garanta que o HotSpot Shield é seguro, quando poderá estar enganado e em vez de ficarmos seguros, estamos a “enfiar-nos na boca do lobo”…
Mas pronto, poderei estar errado. De qualquer forma, sou apenas eu a falar… E é a minha opinião acerca deste Programa, que não é aceite ainda por nenhuma entidade há qual possamos depositar alguma confiança… Até já em alguns países os ISP’s fazem rastreios ao tráfego dos clientes.
Eu não garanti que era seguro. É claro que não ponho as mãos no fogo por eles. Este programa é utilizado para protecção nos hotspots públicos, de maneira a que se um vizinho do lado estiver a analisar tráfego, não entender o que se passa na ligação.
O que este programa garante e como diz bem, são os canais cifrados entre o cliente e os servidores deles, estando a outra ponta dependendo do servidor do site visitado.
Cumprimentos
“…cliente gratuito de VPN elaborado pela Anchor Free para proteger a navegação da Internet contra terceiros…”
Proteger contra terceiros???? mas não existe um terceiro no meio???
Penso que VPN é só entre dois e não três, logo não me parece lógico que se chame VPN.
cumps
Sim, a VPN funciona entre 2 pontos. O tráfego protegido é entre o servidor da anchor free e o cliente instalado no PC permitindo assim que os intervenientes que estão no meio, a terceira entidade, não consiga entender o tráfego.
Cumps
Teria como usar isso para: Melhorar a conexão de determinado protocolo ou programa?
Ainda não testei, noutros programas, nem com outros protocolos, mas duvido que funcione…
Podes sempre testar…
Cumprimentos
Testei no Hulu e já não funciona, aquilo detecta o programa.
E agora?
Vai tentando, ainda hoje consegui!
Cumprimentos