PplWare Mobile

HmailServer – O seu servidor de email gratuito!


Autor: Francisco Aragão


  1. Fábio Rocha says:

    Parabéns!
    Só tenho pena que seja obrigatório ter um dominio :s

  2. YCSM says:

    epa nao tou a conseguir configurar isto alguem k ja tenha conseguido me pode ajudar??
    cumps

  3. Francisco says:

    http://www.dyndns.org – gratuito também

    Eu uso este e o router actualiza automaticamente o IP.

  4. M. Lobo says:

    Uma boa solução para o email! Só tenho pena que não suporte outros S.O.

  5. Nuno Amaral says:

    Isto para spammers deve ser bom!!!

    • Diego Castro says:

      hummmm bem visto junta se isto com os serviços no-ip…. e mete se esta porra num warez qualquer…. e temos um zombie mail server….

      hummmmmm….. vou ver se crio um projecto no sourceforge ou no google code para arranjar ajuda…

      🙂

    • Redin says:

      Não serviria de nada com a aplicação do projecto anti-spam de que falo nestes links.
      SPAM – O Fim – Parte 1: http://videos.sapo.pt/mLFjwqFg9wMzfncpjPDt
      SPAM – O Fim – Parte 2: http://videos.sapo.pt/Drkdf5iNTLJBA6dBzoQO

      • Yuy says:

        Só a parte da palavra P2T parece original.
        De resto a ideia não é assim tão original como isso, a Servage já tem desde (pelo menos) 2008 (ou talvez muito antes) um sistema semelhante ao descrito em que basicamente uma das camadas de segurança é exactamente a mensagem fica retida (na última camada de protecção que pode ser activada opcionalmente pelo cliente) para que o remetente valide que enviou a mensagem, através do clique num link que abre uma página que confirma ao servidor que o cliente de facto tem aquele e-mail como válido… ou então o cliente do serviço pode ir à zona anti-spam e validar/bloquear manualmente mensagens retidas… e simultâneamente pode bloquear ou permitir definitivamente aquele e-mail. De resto o sistema da Servage tem ainda a vantagem que quem envia pode provar que o e-mail é valido e a mensagem segue directamente para a caixa de correio… e caso seja um spammer a validar cada e-mail, o cliente pode bloquear esse endereço específico na lista negra removendo-o da lista de permitidos (e sim muitos idiotas enviam spam sempre do mesmo endereço que já vi isso). Nessa empresa, essa é a última camada de protecção, porque há mais coisas que protegem o endereço de receber o spam antes sequer de chegar a essa verificação “manual”… e só chegam a essa verificação manual talvez 1% do spam. E até hoje com os três níveis de segurança nunca perdi nenhum e-mail legítimo, e devo ter recebido umas 2 a 15 mensagens de spam (porque o sistema de retenção ficou temporariamente desactivado por algum erro do servidor). E sem recorrer sequer às tais listas e filtros por palavras chave e tal… embora também tenha essa opção de usar o “SpamAssassin”.
        Soluções já existem e essa não parece assim tão original… com excepção para o facto de escrever P2T… vejamos info.p2t@mail.tld humm… é só de mim ou isto não me soa a sucesso, nem facilidade em memorizar?

        • Redin says:

          Estive a consultar o site em referencia e não consegui ver mais do que aquilo que eu já previa. Filtros e mais filtros. A solução de retenção caso exista (não vi explicado) só serve para comprovar a saída do email e não se protege da entrada, pois se eu quiser enviar correio sem a autorização deles, eu consigo que lá chegue.
          Temos de olhar para o SPAM não só para o conceito de correio não solicitado mas também para correio que apesar de vir com endereços legais e texto dentro do aceitável, podermos evitar que o mesmo circule sem a autorização do destinatário.
          Mas vou continuar atento. Obrigado.

          • Yuy says:

            Se alugar nem que seja por 3 meses, pode ver do que falo…
            Não falo de filtro de spam tipo SpamAssassin que é baseado em padrões, estou a falar de certo tipo de alterações que se faz aos servidores de recepção de e-mail que evitam mensagens indesejadas consigam chegar ao servidor sequer… evitando milhões de mensagens não legítimas, e depois dessas duas camadas ultrapassadas ainda existe a terceira e última camada que essa sim é semelhante a esse p2t em que ou o remetente valida como sendo um remetente válido (um humano de facto) ou o utilizador valida como sendo um e-mail válido… se começar a receber e-mail ilegítimos a qualquer momento o utilizador pode adicionar à lista negra e o remetente não se pode desbloquear. Mas o utilizador não recebe nada de facto até validar (ou o remetente) a mensagem (de forma individual, ou todas as provenientes daquele remetente). Por isso, é uma solução bastante melhor do que aquela que sugeriu… quanto mais não seja porque não altera em nada o que já existe.

          • Redin says:

            Os meios tradicionais de combate ao correio electrónico não solicitado, estão cheios de falhas e centram-se exclusivamente em métodos de filtragem onde a complexidade impera. Apesar dos 99,5% de taxa de filtragem existirem em alguns métodos, é certo saber-se que os spammers apenas precisam de 0,005% para conseguir obter sucesso no seu negócio o que explica os consecutivos avanços técnicos exigidos para conseguir nestes 40 anos tentar sem sucesso acabar com esta praga informática.
            O método que eu criei coloca o ónus do encargo no remetente e a segurança do lado do destinatário com aquilo que ele deseja unicamente receber na sua caixa de correio através da criação de um servidor de correio electrónico inovador e de um método que eu chamo de “Controlo de fluxo por selecção”
            As 11 vantagens encontradas em relação ao método tradicional estão descritas numa tabela que poderá ser consultada em:
            https://docs.google.com/document/d/1LyJDTg_pWbMkeH59aJhIKeMwOP9QyGfEDOD_P_WhaB0/edit?usp=sharing

  6. ArtD says:

    isto é útil para receber emails, para enviar, vai ser bloqueado por grande parte dos servidores de mail gratuitos ou não.

    Boa dica

    Feliz Natal

  7. zl says:

    Já trabalho com este soft a mais de 2 anos e não tenho nada a dizer

    esta em cima de um W2003 com o PostgreSQL

  8. Apaxe says:

    Tenho o Serviços de Certificados do Active Directory instalado no Windows 2008 Server e quero criar um Certificado para usar no HmailServer só que não estou conseguir.
    Alguém pode indicar-me se é possível criar um Certificado para usar no HmailServer? Se sim, a melhor forma de o fazer?
    obrigados

    • Francisco Aragão says:

      Podes criar um certificado usando o seguinte tutorial: https://pplware.sapo.pt/2009/03/22/ssl-secure-socket-layer/

      Cumprimentos

      • Apaxe says:

        Obrigado Francisco Aragão pela atenção, mas não estou conseguindo seguir o tutorial para criar o certificado SSL, pois após executar o ficheiro “openssl” para abrir a consola é indicado logo o seguinte erro: “WARNING: can’t open config file: /usr/local/ssl/openssl.cnf
        OpenSSL>”, depois tento digitar o comando “vars” diz que o comando é invalido!!??
        Estou a usar o windows XP e o 7 ambos sem sucesso.
        Help

        • Francisco Aragão says:

          Funciona sim, tem é que seguir o tutorial SSL a partir da linha “Passando agora a parte prática do protocolo.”

          Cumprimentos

          • Apaxe says:

            Francisco Aragão, pedi a um colega para experimentar também num pc dele e ele também não consegue. No tutorial quando diz:
            “2 – Abrir uma consola e executar os seguintes comandos por ordem:” pode explicar melhor este paço?
            Obrigado.

          • Francisco Aragão says:

            realmente não está lá muito explicado…

            Start -> run -> cmd

            depois ir a pasta do ssl-pack e executar os comandos.

            cumprimentos

          • Apaxe says:

            Mais uma vez obrigado pela ajuda.
            Criei um Certificado Auto-Assinado com o “Win32 OpenSSL” e está a funcionar. Aproveitava a oportunidade para perguntar qual a melhor forma para guardar a chave privada em segurança?

  9. Joao says:

    Só é pena não dar para enviar mails para gmail e hotmail, só usando um smtp externo, ou IP fixo.

  10. Oscar says:

    Pessoal tenho uma duvida…É ou não possivel enviar emails atraves de um form, num ficheiro html???
    Do tipo de um simples registo(Nome, Email e Contacto), sendo estes enviados para um email xpto@email.pt.

    Abraços.

  11. Miguel Batista says:

    Desculpem lá desenterrar este tópico, mas precisava de mailserver para a empresa. Isto funciona com contas internas e externas (telepac)?

  12. Boa says:

    E isso tudo que tas a dizer

  13. Juanito cacos says:

    Epá eis um excelente artigo

    TEM É 10 ANOS… não podem ATUALIZAR ESTA CENA?

    Ou é para ficar no museu das d elviras?

    Muito bom carago

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.