Guarde os seus emails com o UpSafe Gmail Backup Freeware
Todos sabemos que o serviço gratuito de emails GMAIL é um dos gigantes que opera no mercado. A sua proprietária, a Google, garante todos os dias milhares de acessos a alta velocidade e armazenamento de inumeras quantidades de teras de emails de milhões de utilizadores em todo o mundo.
Com as questões de segurança que nos deixam a pensar sobre o sistema, será possível descarregar todos os conteúdos que possuímos dentro deste serviço? Sim é possível com o UpSafe Gmail Backup Freeware.
O UpSafe Gmail Backup Freeware pode ser definido como tipo de software bastante útil no sentido em que nos permite proteger os dados armazenados na nossa conta do Gmail, através da criação de backups consoante as nossas necessidades e/ou consulta em modo offline. O utilizador pode facilmente fazer backup na íntegra das mensagens, contactos, calendários, tarefas, notas e outros dados da caixa de correio pessoal do Google sem grandes dificuldades.
Para dar início aos serviço de cópia de segurança o UpSafe Gmail Backup Freeware requer obrigatoriamente que façamos o login com a nossa conta de email do Google. De seguida basta seguir os passos para começar a recuperar os dados a partir da Internet.
A ter em conta que a aplicação pede algumas permissões para poder operar convenientemente, como é da praxe neste tipo de programa:
O software cria um ficheiro de backup que vai sendo actualizado cada vez que corrermos um novo processo. Através de um registo, gratuito claro, podemos ir analisando o histórico das nossas actividades. Assim, o backup é realizado pelo método incremental e duplica apenas os e-mails mais novos com cada processo, evitando o acumular de emails e perda desnecessária de tempo.
Caso necessitemos alguma informação dos nosso emails guardados em modo offline, naquelas ocasiões em que estivermos sem Internet, o programa tem a capacidade de leitura do ficheiro de backup bem como exibir os seus conteúdos, incluindo detalhes de contactos, imagens incorporadas ou texto, até mesmo anexos.
O UpSafe Gmail Backup Freeware é capaz de reunir todas as informações da caixa de correio de Google, sem perda de qualidade ou integridade.
Na verdade o UpSafe Gmail Backup Freeware é muito leve no que toca a recursos do PC, fácil de configurar e instalar e possui uma interface clara, que exibe os trabalhos de backup mais recentes. O software pode exibir um log de actividade, indicando cada parte de dados recebidos, bem como um histórico de backup.
Todo o histórico é exibido na tabela na parte inferior do menu principal. Além disso, cada detalhe dos e-mails duplicados pode ser restaurado para a conta online em poucos segundos. Cada utilizador pode, manualmente, seleccionar os itens que desejar restaurar, mantendo o botão Ctrl pressionado, em seguida, basta clicar com o botão direito na sua selecção. O software permite seleccionar a pasta online onde estivermos a navegar.
Tendo em mente que qualquer conta de email online pode ser acedida por terceiros não autorizados, significa que a informação pode ser roubada e/ou eliminada num espaço muito curto de tempo e é aqui que este programa pode ser uma forma de mantermos os dados sempre actualizados e do nosso lado prontos para restauro em apenas alguns segundos.
Quanto ao programa é a verdade é que apesar de ser freeware e da resistência de muitos utilizadores quanto a este tipo de licença, o mesmo funciona muito bem e cumpre a 100% aquilo que promete. Apesar do primeiro backup ter demorado algum tempo, devido aos mais de 15.000 emails na caixa em teste, sem dúvida que vale a pena, no mínimo quanto mais não seja testá-lo!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista / 7 / 8 / 8.1
Download: UpSafe Gmail Backup Freeware 1.0.0.173 [4.93 MB] | Mirror
Homepage: UpSafe LLC
Este artigo tem mais de um ano
É freeware com limites, ou na instalação trás bônus, i.e. barras, ou outro tipo de crapware (raramente alguém dá algo bom verdadeiramente grátis)
Se utilizarem autenticação de 2 passos e uma boa poassword não há terceiros a aceder à conta. E a Google tem melhores sistemas de backup do que andarmos a guardar backups no nosso HDD. É desnecessário… E para acedermos a mails offline há sempre o Thunderbird com POP3.
Isso é tudo muito bonito mas deves sair pouco de casa…quando estas em situações enrascado que não tens net esta aplicação pode dar muito jeito evitando ter o Thunderbird como segundo sistema de emails gerando confusão total….
Além do mais não te fies sempre em serviços do lado de lá, nunca se sabe e o seguro morreu de velho.
Para mim é uma excelente aplicação! Bom trabalho Pplware.
Tenho um familiar que está sem espaço no GMAIL. Será que esta ferramenta permite fazer o download de e-mails antigos e ao mesmo tempo apaga-los do GMAIL?
Gerardo o programa faz a sincronização com a conta Gmail. Por acaso não testei essa situação de, ao eliminar um email no Gmail se o programa também o faz.
Mas tens boa solução: fazes o backup dos emails e de seguida alteras a pasta para que a sincronização não possa mexer com os conteúdos em backup. Depois eliminas no Gmail os emails antigos. Sempre que necessitares usas este programa para consultar a pasta mas sem fazer a sincronização.
É uma solução pouco ortodoxa, reconheço, mas pode resultar.
Este tipo de aplicações é muito util pois já aconteceu o Gmail apagar acidentalmente emails dos utilizadores.
Já existia uma ferramenta óptima mas pouco conhecida (o MailStore Home).
A minha pergunta é qual das aplicações é melhor. Esta ou o MailStore home? http://www.mailstore.com/en/mailstore-home-email-archiving.aspx
O MailStore permite fazer backup de várias contas de email em simultâneo bastanto que a conta seja acessível via IMAP ou POP3
Guarda para pst?
DSpinola, efectivamente não guarda em formato PST, isso já seria ouro sobre azul! Guarda em formato próprio.
Mas uma vez efectuado backup para o nosso disco o UpSafe permite a abertura não só dos emails em sim como também dos seus anexos
Mas o Mail Store Home não é melhor em tudo?
Vocês até dizem aqui:
«Da procura que fizemos, a que mais se mostrou adequada foi o Mail Store Home, e as razões foram várias»
https://pplware.sapo.pt/windows/software/mail-store-home-proteja-o-seu-email/
Para quê complicar, quando já se encontrou a melhor ferramenta?
Boas,
eu preciso de fazer um backup de uma caixas de emails que estão num servidor, e depois de redirecionar o DNS para um novo servidor, preciso de configurar novamente as caixas de emails e queria saber como colocar de novo os emails nas respetivas caixas. Estava a pensar usar o thunderbird para baixar os emails, mas depois para repor no novo servidor?
Se alguém puder ajudar ou se tiver um software (free) mais indicado que responda por favor.
Obrigado!
Carlos Correia: use o Mail Store Home. Vai resolver-lhe o problema.
A versão freeware tem é limitação quanto ao nr de caixas por cada instalação, mas é facil dar a volta.
Da minha experiência, o Mail Store permite-lhe armazenar pelos menos 5 contas de correio, com a limitação de 3 para o mesmo fornecedor de correio (domínio).
O truque:
Instale como portable/portátil. E depois clone o Directório do Mail Store dando-lhe um novo nome. Pode ter tantas cópias do Mail Store a correr em simultâneo quanto queira e a memória do PC o permita. Tem é de ter cada directório com nomes diferentes.
Obrigado pela resposta Paulo!!
São 8 caixas de email da mesma empresa e do mesmo servidor. Vou fazer com a versão portable e ver como funciona. Muito obrigado!!
Se vir que o Mail Store não lhe deixa arquivar mais que 3 caixas, use uma segunda cópia do Mail Store para arquivar outras três. E assim sucessivamente.
Se configurares as 2 contas por IMAP no Thunderbird podes arrastar os e-mails de um lado para o outro. Mas se forem muitos vai demorar e provavelmente dar alguns erros pelo meio
Obrigado pela resposta Gerardo.
As contas atuais apenas suportam POP3, logo consigo descarregar todos os emails. A minha dificuldade é mesmo como repor os emails depois no novo servidor, percebi então se o novo servidor permitir IMAP, elas serão repostas por sincronização do thunderbird com o servidor. certo?
Eu vou baixar todos os emails de qualquer forma para ter uma cópia de segurança. Depois vou tentar sincronizar e se não conseguir, vou então pelo software que o Paulo referiu no comentário anterior, o Mail Store. Obrigalo pela sua colaboração.
Carlos, puxe primeiro uma cópia dos emails através do Mail Store mas sem apagar as mensagens originais do servidor.
É o conselho que lhe dou, para o caso de algo correr mal com o ThunderBird. O que pode correr mal com o ThunderBird é no caso de as mensagens conterem anexos muito pesados. A ligação ao servidor pode vir a cair com frequência (a não ser que esteja ligado na mesma LAN do servidor).
Para repôr as mensagens nas novas caixas no novo servidor é ainda mais simples.
Por cada perfil (conta) de arquivamento que criar, crie o correspondente perfil de exportação (neste caso com os dados do novo servidor). Depois poderá exportar todas as mensagens dessa conta em bloco ou apenas algumas conforme necessite.
Vai ver que o Mail Store lhe vai facilitar e muito a tarefa!
Poderá até exportar a totalidade das mensagens do Mail Store para o ThunderBird com poucos cliques.
Sr. Paulo,
uma vez mais, obrigado pela sua ajuda. Acabei por fazer no thunderbird sem dificuldade, mas de facto penso que não existiam anexos de tamanhos muito grandes. Mas fica a informação para uma próxima vez, se o thunderbird falhar uso o Mail Store. Só não usei mesmo pelo limite de 3 contas na versão free. Pode até ser simples ultrapassar essa “barreira”, mas par auma 1ª utilização preferi não arriscar e não precisei, porque se não tivesse funcionado com o thunderbird teria utilizado o Mail store.
Obrigado!