GRAMPS 3.2.2 – Cria a tua árvore genealógica no Ubuntu
Gramps é um projecto de software livre de genealogia. É um projecto comunitário, criado, desenvolvido e gerido por genealogistas. Através de uma excelente interface de utilizador, é possível adicionar, editar e rever conteúdos de forma simples, na sua árvore genealógica.
O Gramps é uma aplicação para montar árvores genealógicas (com familiares ascendentes e descendentes), simples de usar e oferece todas as funcionalidades comuns em outros programas do tipo.
Através do Gramps, podemos ter uma autêntica base de dados relacional da nossa família com os mais diversos detalhes.
O Gramps permite organizar e analisar a história da nossa família. Para tal, o software disponibiliza os seguintes módulos:
People
Permite registar e listar cada pessoa pertencente a base de dados. No processo de pesquisa, estão disponíveis um conjunto de filtros.
Relationships
Disponibiliza um grafo de relações.
Families
Uma lista de todos os familiares, estado de relacionamento, e se aplicável, as datas de casamento.
Ancestry/Pedigree
Representação gráfica da ancestralidade da pessoa seleccionada.
Events
Lista de eventos, descrições, datas e lugares que fazem parte da história da nossa família
Places
Lista de lugares, com a respectivo detalhe de localização
Sources
Repositories
Lista de repositório referenciados em registos (ex. endereços web, informações de contactos de e-mail, etc)
Media
Possibilidade de integrar fotografias, vídeos ou outro tipo de recursos
Notes
Um conjunto de notas adicionais.
Como instalar no Ubuntu?
sudo aptitude install gramps |
Para quem gostar de recolher e registar todas as informações sobre a sua família, este é sem dúvida um software bastante interessante. O gramps está também disponível para Windows.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows e Linux
Download: Gramps 3.2.2 [ 7.0 MB]
Homepage: Gramps
Este artigo tem mais de um ano
Muito interessante sim senhor -.-‘
Muito interessante mesmo!
Boas.
Gostava de saber porque dizem “no Ubuntu”. Arre pá, ainda por cima, uma daquelas distros que se dizem “user-friendly”, mas que tentam configurar tanto que só fazem merda e só dão erros passado algum tempo. Será que é porque dizem o comando para instalar no Ubuntu? Porque é que não pode ser “em Linux”?
Cumps.
LOL tenho que concordar contigo em poucos pontos.
Ubuntu é uma das distros de referência. Não é porque seja a mais fácil de usar, mas dentro das distros que existem de linux, Ubuntu é das mais usadas. Logo uma pessoa associa Ubuntu a Linux.
No entanto concordo contigo quando dizes que passados alguns tempos as aplicações (updates dessas aplicações) deixem de funcionar porque quem desenvolve estas aplicações tende em preocupar-se mais em fazer actualizações para as distribuições mais recentes, deixando as mais antigas no abandono (apesar do Ubuntu ter LTS, isso não vai interessar para quem desenvolve estas aplicações). Logo não poderemos culpar Ubuntu, mas sim quem desenvolve as aplicações.
Mas o Arch Linux não tem “versões”, é uma rolling distro, e não tem tantos problemas… aliás, acho que o único que tive, foi com o Opera, mas porque ele actualizou a libpng para a versão 1.4 (que é o ficheiro “libpng14”), mas o opera tinha sido lançado antes desta release, e precisava da versão 1.2 (que é o “libpng12”).
E sabes que o Ubuntu também tem o distro-upgrade, e posso estar enganado quanto a isto, mas acho que volta e meia corre mal… 😉
Ok, acabei de instalar em windows e não me aparece o “icon” para correr o programa. Já tentei todo o tipo de ficheiro similares a um executável presentes na pasta de instalação e nada.
Instalei o python tal como ele pedia e depois é que instalei o gramps.
Alguma ideia de como resolver o problema?
Boas,
Não consegui nem instalar, em Vista.. Help!
Obrigado