GParted 0.3.9-13
Gnome Partition Editor é um gestor de partições perfeito, como deveriam ser todas estas ferramentas. Esta ferramenta gratuita é baseada em Linux mas não se limita a esse sistema operativo. Quer uma alternativa ao Partition Magic, SwissKnife, ou Partition Logic?
O GParted está disponível em 3 formatos:
- Código fonte que pode ser compilado num binário em qualquer distribuição Linux.
- Um LiveCD que pode ser "queimado" para um CD.
- Uma distribuição LiveUSB que pode ser usada no arranque de uma máquina que permita boot a partir de uma drive USB.
Os testes que efectuei tiveram por base a versão LiveCD.
- Interface simples
- A parte superior da janela mostra a drive como um diagrama rectangular, e as partições são desenhadas com tamanhos proporcionais em relação ao total do disco.
- O filesystem, capacidade e espaço livre de cada partição estão representados na parte inferior.
- Através de um click com o botão direito do rato numa partição, é possível redimensionar, mover, copiar, formatar ou criar uma partição.
- Após efectuar as alterações pretendidas, uma nova caixa aparece na parte inferior do programa, onde são listadas as acções e a sua sequência.
- Esta é apenas uma preview das acções e é possível rever as acções pretendidas e anular algumas (ou todas) dessas acções. Quando achar que as alterações são as correctas click no botão "Apply" para executar essas acções.
- GParted suporta uma vasta lista de filesystems, tais como ext, ext2, FAT16, FAT32,NTFS, HFS, HFS+, e a lista continua.
Esta ferramenta tem sido frequentemente melhorada, pode ver aqui as constantes correcções e melhoramentos.
Licença: GPL Sistemas Operativos: Windows/Linux Download: GParted 0.3.9-13 Live CD [94.85MB] Download: GParted 0.3.9-4 Live USB Portable [94.50MB] Homepage: GParted
Este artigo tem mais de um ano
Aconselho vivamente. Comecei a usar quando o Partition Magic me comeu a partição que tinha o SO; com o GParted nunca aconteceu semelhante coisa. Excelente!!
Um programa que demora mais de 5 horas a fazer meia dúzia de alterações ao disco não me parece que seja perfeito…
Para formatar discos parece-me uma excelente opção, mas para alterar partições já existentes não me parece grande coisa.
Pois mas eu acho que prefiro levar 5h e meia e ter os meus dados todos em condições do que levar 5 minutos e não os ter.
OFFtopic ou talvez não… 😉
Tenho um portátil HP com o XP SP2 instalado. O problema é que eu quero formatar o computador (novamente com XP) mas não consigo porque a minha drive de cd’s está avariada.
Já tentei de tudo mas queria evitar uma formatação/instalação através de rede porque não tenho conhecimentos para isso.
Alguém conhece uma forma de eu superar este problema?
*este é o meu 2º PC mas temo que se não formatar o computador, vou ficar brevemente sem conseguir fazer nada dele.
Abraço e agradeço desde já alguma dica iluminada que me possam dar.
PS. este modelo da HP não deixa fazer boot através de pen.
Continuo sem perceber por que é que os discos externos vêm formatados em Fat 32, que só aceita ficheiros com um máximo de 4 GB.
Primeira coisa a fazer, criar volumes (é o mesmo que partições), se forem muitos grandes e formatá-las em NTFS, para quem trabalha com Windows.
Seguindo a ajuda da Microsoft, no caso do XP, ou a ajuda que vem no Vista, através do Windows faz-se isso com facilidade e atribui-se o Nome e Letra aos novos volumes (desde que não se confunda o disco/partição em que se vai operar e que fica cinzenta, com traços).
Pois eu cá particiono os discos mesmo com o próprio cd do Windows e tá sempre a bombar
@José Gaspar
Ora então tente lá redimensionar uma partição em EXT3 ou mesmo em NTFS com “o próprio cd do Windows e tá sempre a bombar”. xD
Pois eu já tive problemas com o GParted, já me conseguiu embrulhar as partições todas, no entanto para criar partições num disco novo ou redimensionar partições que não tenham dados importantes é bom ( o utilizador é avisado que deve fazer um backup dos dados primeiro e o programa é gratuito logo não se pode reclamar muito 🙂 ).
@Kostadinov
2 dicas: Ou formatas/instalas com um leitor de cd’s externo ou sacas o disco rígido interno do portátil e numa caixa externa USB formatas…
😉
Manarte
obrigado pela resposta! 🙂
Na verdade já tentei com um disco externo mas dessa forma não me deixa formatar. Contudo vou experimentar essa de retirar o interno. Pode ser que assim o windows me deixe safar o MEU pc. hehe
Vou tentar. Já estou por tudo.
Abraço
pessoal, o gparted é bom mas o partiton magic me parece melhor para windows.às vezes da problemas com as modificaçoes porque é necessário fazer as alteraçoes “fora” da partição e isso se consegue com o disco hiren’s boot. lá voce tem outras ferramentas de partição inclusive o gparted. as chances de acerto aumentam quando feito com o disco de boot.
por outro lado o uso de particionadores requer conhecimento e muito cuidado pois acontece o que aconteceu com o amigo lá encima.
Olá a todos!
Antes de mais, Parabéns pelo excelente sítio!
Eu não recomendo esta ferramenta. Decidi usar para fazer uma partição ao meu disco (aquele em que tenho instalado o sistema operativo), fiz o cd de arranque, lá fiz a divisão que queria e quando dei ordem para completar as acções tava tudo a correr na perfeição, mas entretanto deu erro… Surgiu a informação de que não tinha sido possível completar as acções.
A partir daí nunca mais consegui arrancar o pc, ou fico com écrans azuis (arranque normal ou “última configuração correcta”) ou então reinicia-se automaticamente (arranque em modos de segurança).
Já recorri ao Hirens boot disc, mas todas as ferramentas que tentei usar ou encravam ou dizem que o disco tem erros a mais…
Será que alguém tem ideia de como solucionar o problema???
Muito obrigado