Google Cloud Connect – Crie e edite documentos no Office…
... mas mantenha-os guardados no Google Docs
As suites de produtividades estão lentamente a migrar para o universo da Internet, perdendo o que era o seu local habitual, nos computadores. Esta mudança de filosofia tem vantagens e desvantagens, como qualquer outra mudança, o que leva a que os utilizadores estejam renitentes em efectuar essa mudança.
Tendo consciência deste problema, a Google resolveu criar uma ferramenta que consegue dar a esses utilizadores o que pode ser considerado o melhor dos dois mundos. O Google Cloud Connect permite que usem as habituais ferramentas, mas ao mesmo tempo estão a guardar os seus documentos na nuvem da Google.
Esta ferramenta foi lançada no passado mês de Novembro, mas o seu acesso esteve limitado a um reduzido número de utilizadores para testes. Agora, e depois desses testes intensivos a Google resolveu disponibilizá-la para todos os utilizadores do seu serviço.
Com o Google Cloud Connect os utilizadores do serviço Google Docs conseguem manter a utilização de todas as ferramentas a que estão tipicamente habituados a usar , mas conseguem passar a usufruir de todas as funcionalidades que o Google Docs lhes permite usar.
A partilha de documentos e o trabalho colaborativo vão passar a ser uma possibilidade e isso será uma mais valia para todas as organizações. Outra vantagem que o Google Cloud Connect dá é a possibilidade de serem guardadas várias versões de um mesmo documento e assim reverter eventuais alterações que tenham sido aplicadas.
O Google Cloud Connect está disponível para integração com as versões 2003, 2007 e 2010 do Microsoft Office e está disponível para todos os que a queiram usar e tenham uma conta Google ou Google Apps.
Após instalada será apresentada uma nova barra nas vossas aplicações do Office (PowerPoint, Excell e Word) e aí poderão verificar o estado de sincronização de um documento ou partilhar este com quem entenderem.
Os documentos podem ser guardados localmente e sempre que forem editados serão sincronizados com o Google Docs. Esta funcionalidade permite que realizem alterações em modo offline e posteriormente realizem uma sincronização.
Caso pretendam editar um documento que tenham já guardado no Google Docs, basta que o descarreguem e editem, de forma normal, com o Word. A meta informação que acompanha o ficheiro é identificada pelo Google Cloud Connect e a ligação ao ficheiro original, e alojado nos servidores da Google, é feita de forma automática.
Esta nova ferramenta da Google vem permitir que todos os que usam o Office estejam aptos a criar e editar documentos que estejam no Google Docs. Mantém-se toda a usabilidade das ferramentas que os utilizadores estão largamente habituados a usar, mas aproveitam-se todas as potencialidades que a Google disponibiliza no seu serviço Docs.
Parece quase impossível, mas para todos os utilizadores que não gostam de editar documentos num browser, este é mesmo o melhor dos dois mundos.
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Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windws XP/ Vista/ 7
Download: Google Cloud Connect for Microsoft Office
Homepage: Google Cloud Connect for Microsoft Office
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma boa aposta por parte da Google…
Cada vez se torna mais fácil trabalhar realmente em equipa.
LOL, uma cópia exacta do Web Office da Microsoft!
Sim, a ideia é interessante e tenho gostado imenso das materialização das ideias da Google através das aplicações que vão surgindo. Mas, esta simplesmente não funciona!
Experimentei no Word 2010 e com alguma demora fez a sincronização, mas com o excel 2010 bloqueou sempre. Solução, desinstalei novidade… 🙁
E para Mac?
Esta ferramenta não foi criada pela Google. É sim resultado da aquisição de uma empresa.
Questão: funciona com o Libre Office?
Há, mas com outra qualidade infelizmente…
http://extensions.services.openoffice.org/en/project/ooo2gd
E com o Outlook faz alguma coisa?
Testei para o excel e não funcionou.
Crachou o excel por várias vezes…
Clonagem do Web Office mal feita!
É curioso… Comigo aconteceu exactamente a mesma coisa. Com o Excel não funciona.
Por isso, desliguei a sincronização automática, de contrário o Office bloqueia de cada vez que eu trabalho com uma folha de Excel.
Sabem se funciona com o Office 2008 para Mac?
O mais interessante é que na EULA a Google não se responsabiliza pelo seu programa, e está a violar as leis de Marcas Registadas, a EULA já está a ser analisada pela empresa Lesada!
O Web Office que apregoas sincroniza com o Google Docs???
Se sim, porreiro… se não.. vai mandar postas de bacalhau para outra freguesia 😉
É o futuro. Deixamos de ter programas em suporte cd ou dvd ou outro e passamos tudo para a cloud. No inicio é só facilidades, depois é tudo a pagar e nem a pirataria nos salva.
Espero bem que sim. Será uma nova era para o FOSS. O Office devia ser impossível de piratar. Não posso usar o Open Office porque toda a gente tem MS Ofiices piratas e depois diz que os meus docs estão desformatados. Quando toda a gente tiver que pagar pelo Office é ver tudo a mudar. Toda a gente quer a última versão do office para depois usar o word.
Acho que deviam fazer uma noticia dos serviços relacionados com este, mas da Microsoft…
é bom, já que a folha de calculo do Docs não aceita formulas, meto la a folha em Excel!
Não Aprovo
Testado, formatos Office 2003 e 2007 em Win7, com mais um colega “do outro lado”
Excel – O convite enviado não é recebido, Não deixa editar (apenas deixa ver).
Word – O convite enviado não é recebido, Não deixa editar (apenas deixa ver).
Powerpoint – Já não me dei ao trabalho.
Conclusão – De longe a edição online está mais avançada é mais prática, funcional e rápida.
Abraços