PplWare Mobile

GNUWin32 – As ferramentas GNU no Windows


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. luis says:

    Porreiro pah!! Estava mesmo a precisar de uma cena destas!

  2. chicosoft says:

    Eu cheguei a usar o Linux utils ou qualquer coisa assim, fazer um “Tail -f” no windows no DOS é qualquer coisa fantástica.. e dá muito jeito…

  3. Gonçalo Oliveira says:

    Já há bastante tempo que uso o unxUtils (http://unxutils.sourceforge.net/), que providencia o mesmo tipo de ferramentas para usar em Windows. Para quem lida no dia a dia com shells unix e depois tem uma shell do windows com comandos limitados, é realmente um choque. Se bem que a Powershell já tem mais umas coisas que a tradicional shell do Windows, mas mesmo assim, ainda lhe ficam a faltar uns quantos utilitários.

  4. Emannxx says:

    Falta colocar o ficheiro de 1GB nos downloads ahah

  5. Nuno Valdez says:

    O cygwin não faz a mesma coisa? http://www.cygwin.com/

  6. only_me says:

    trace32 da microsoft, faz milagres a ler logs

  7. Ricardo Elias says:

    “Já experimentou abrir um ficheiro de texto com 1GB no Notepad?”

    O que e’ que o Notepad (talvez) nao conseguir abrir um ficheiro de 1GB tem a haver com as capacidades do Windows e utilitarios portados para o mesmo? Quando e’ que se deixa de falar do Windows sempre que se quer mostrar o “poderosíssimo” Linux? E por que comparacoes “estupidas”?

    “O GnuWin32 resolve-nos a carência “daqueles” comandos poderosos do terminal Unix/Linux.”

    Que tal retirar o Unix e colocar apenas GNU? Afinal de contas grande parte dos utilitarios sao GNU (GnuWin32)?

    E a imagem: que tal o GNU em vez do pinguin? Nao seria mais apropriado? E estender uma maozinha ao Windows nao seria tambem mais apropriado?

    O que achariam se os posts todos sobre o Windows incluisem o mesmo tipo de arrogancia que existe na maioria dos post do Linux? Ou, se houvesse post sobre o BSD, incluir em todos os posts:

    “BSD e’ para quem gosta Unix; Linux e’ para anti-windows/microsoft”

    Elevem ainda mais a qualidade dos post do Linux evitando falar do Windows, ou facam comparacoes no minimo justas.

    PS: O PowerShell e o ‘zsh’ tambem sao “poderosíssimos” mas sera’ que valeria apena falar deles e apontar o que estes fazem mais do que o bash?!?

    Fica bem!

    • luis says:

      Microsoft fan boy?

      • Adão Pinto says:

        Sim. Isso aliado a um dia chato talvez. À que descarregar em alguém. 😛

      • Ricardo Elias says:

        Pois, resposta tipica. talvez sejas um fanboy Linux que nao percebe nada ou pouco do proprio SO?! Mas para nao haver confusoes para posteriores respostas:

        Sou FreeBSD Fanboy! A usar neste momento Ubuntu/KDE, com bastante gosto (e alguns problemas).

        Mesmo tendo varios anos de MS-DOS e Windows, iniciei-me em *nix com o NetBSD (freeshell.org) onde aprendi a maioria das bases. Testei varias distribuicoes Linux (SuSE, Redhat, …), com algum sucesso em algumas vezes.

        Dificil de dizer que seja FreeBSD Fanboy: nao tento converter outros para o FreeBSD tendo como ponto os problemas de outros SO, ou inventar problemas. Nao o defendo apenas porque gosto do SO.

        Sei que o FreeBSD e’ melhor em alguns aspectos, mas limitado noutros. Se o Ubuntu e’ melhor nos objectivos que tenha, uso Ubuntu; se for o windows, entao Windows. E se alguma vez tiver a oportunidade de usar o MacOSX (ou uma conta shell), nao teria problemas em usa-lo. Conhecimentos do MacOSX e’ apenas teorico, ou o que a Apple faca que influencie o FreeBSD. E nem sequer gosto da Apple, mas dou-lhes credito quando merecem.

        Mas e’ chato que quase sempre que ha’ um post sobre o Linux, o pessoal perca mais tempo a falar do Windows do que o Linux. Algum sentimento de inferioridade?

        Para os autores de Post do Linux, falem das virtudes deste SO, e simplesmente ignorem o Windows. Isso ajudaria a despertar a curiosidade de utilizadores do Windows e nao aversao ao Linux.

        Fiquem bem!

        • DoContra says:

          Clap clap clap…

          Começa a ser tão raro ler aqui comentários tão inteligentemente independentes como este, que só posso aplaudir.

          E o estilo de escrita, como nos velhos tempos da usenet em que se usava «e’» e não «é» por causa da malfadada falta de uniformização nos readers (ISO-8859-1 era uma batalha ainda longe do fim), faz-me crer que o Ricardo Elias é alguém da velha guarda. E esses não são fanboys de treta nenhuma, são sobreviventes…

        • luis says:

          Apenas perguntei o que perguntei porque achei que foi um pouco exagerado começar a cascar, quando ninguém falou ‘mal’ do windows.

        • EacHTimE says:

          Mas o post é sobre Windows.. sobre como meter as ferramentas no Windows por isso é mais que natural falar-se nele

  8. dockme says:

    Não conhecia essa ferramenta. Vai dar muito jeito. Mas se querem abrir logs desse tamanho recomendo:
    http://www.swiftgear.com/ltfviewer/features.html

    >4GB

  9. Paulo says:

    pode n ser solução, no entanto, acho q ninguém com experiência em informática usa notepad para o que quer q seja.
    instalem o notepad++ !! façam um favor a vcs mesmos! 😉

    • JC says:

      notepad++, bom exemplo… http://notepad-plus.sourceforge.net (tb uso)

      Mas quando li o título pensei que fossem por o gedit a correr no windows 🙂

      Estou de acordo com alguém que referiu que os artigos de linux não precisam de cair no cliché do “linux é melhor porque e’ anti-xxx!”. Mas ainda assim parabéns pelo mesmo, está simples e objectivo.

      (Debian/Windows user here)

    • JGomes says:

      Apesar de o notepad++ ser muito util, este bloqueia muitas vezes a abrir documentos de texto com varios MBs de tamanho por melhor que seja o vosso pc.

      Uma solução viável que encontrei para poder abrir ficheiros grandes foi JEdit.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.