PplWare Mobile

Foobnix – Um tipo de foobar2000 para Linux

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Guilherme de Sousa says:

    Para windows ou mac nao sei, mas para linux tens melhor ainda:P!

    MPD(music player daemon) + GUI à escolha

    cumps!

  2. Jorge Désirat says:

    Sou rapaz pra o testar dado que o adoro no windows 🙂

    Assim que tiver oportunidade deixo aqui o meu feedback

    Bom trabalho

  3. João Fernandes says:

    Há umas semanas andava a procura de um port do foobar para linux ou algum parecido com ele em linux e não encontrei nenhum que me satisfizesse, ou seja que tenha uma interface simples, limpa porém amigável. Fiquei-me pelo minitunes.
    Assim que puder vou testar.

  4. Miguel Pinto says:

    Fantástico!

  5. Miguel says:

    Acabei de instalar e é simplesmente fantástico!

    Uma observação Pedro, o Tony Carreira está a destoar ali no meio do Abrunhosa e do grande Peter Frampton 😉

  6. Rui "ALL" Sousa says:

    Este Opera 11 não nos deixa redimencionar as caixas de texto tal como deixa o FF4 e o Chrome…

  7. otio says:

    so faltava mesmo o aimp2 para linux

    isso é que era de valor

  8. Hugo Silva says:

    “Para quem apenas precisa de ouvir música com qualidade, sem olhar a grande efeitos de interface (embora aqui também os haja) então a escolha só pode cair neste player.”

    Discordo. Para deseja estas características num player a melhor opção actualmente é o DeaDBeef, sendo este mais parecido com o espantoso foobar2000 para Windows. Ou, em última opção, correr o foobar2000 através do WINE.

    http://deadbeef.sourceforge.net/

  9. TigTex says:

    Esse player faz-me lembrar o meu player actual, o goggles music manager…
    No windows utilizo o foobar2000 claro!

    • lmx says:

      boas..
      concordo que não existe nada melhor para windows se não o maravilhoso foobar, mesmo através do wine ele consegue ser mais rapido que os outros em linux…impressionante

    • lmx says:

      boas..
      concordo que não existe nada melhor para windows se não o maravilhoso foobar, mesmo através do wine ele consegue ser mais rápido que os outros em linux…impressionante.
      em relação a este e como não é escrito em c/c++…não sei se terá o mesmo tipo de sucesso, apesar de python ser muito rapido, mas la está é uma linguagem interpretada…

      cmps

  10. Pedro says:

    Com o aspecto dele já há muitos para linux, por ex o Banshee e mais uns 20; agora o essencial é saber se tem o que faz o foobar ser realmente grande: suporte para imensos formatos, plugins que aumentam em muito a sua funcionalidade, a melhor gestão de replaygain existente, interface 100% personalizável através de plugins de UI, e leitura de músicas em RAR e ZIP.

    Se não faz nada disto, então do foobar só tem realmente o nome. Aliás, metade dele.

  11. Pad says:

    Finalmente um artigo interessante no Pplware!

    Acabei de experimentar este player, gostei muito da funcionalidade de procurar música na internet e de a poder descarregar, muito útil.

    Tem poucas funcionalidades, é verdade, mas ainda só tens uns 2 meses. Dêm um desconto.

  12. -_-' says:

    Para Linux, nada melhor que o qmmp.

    • Claver Moraes says:

      O QMMP é bom, mas não suporta codecs externos e tem poucas opções na parte de conversão de arquivos; mesmo assim, acho excelente tirando aquele visual moderninho a la Winamp.

  13. BaZa says:

    E algo desse tipo para Mac? … Não consigo gostar do iTunes e por vezes uso o VLC e arrasto as músicas que quero duma pasta, para criar uma playlist rápida.

  14. Carlos says:

    Uso no windows sobretudo pelo fantástico equalizador vou usar no linux de certeza, desconhecia a existência mas já tinha procurado 😀 brigado

  15. ricardo says:

    Experimentei no ubuntu 10.04 e ele ia morrendo quando adicionei uma pasta com alguns gigas de músicas. Após alguns segundos lá estabilizou e comecei a experimentar. Para meu espanto, há algo no player que me parece muito pouco funcional: a barra de progresso. Andar para a frente e para trás nas músicas é uma tarefa bastante imprecisa.

    Uso rythmbox e estou muito contente. Ao início a integração do player no ícone de som pareceu-me uma má ideia, mas agora acho que resulta por ser muito prático.

    De qualquer forma é uma aproximação.

    Ainda está para vir um player para linux que seja tão minimal, funcional e ao mesmo tempo cheio de possibilidades como o foobar.

  16. point says:

    instalei, testei e mandei fora….

    sinceramente, tirando o interface minimalista, não vejo em que aspectos é que ele sequer se aproxima do foobar2000…

    Existem melhores opções em linux.

  17. solteiro2 says:

    nao sei como desistalar como faz?!

  18. O Foobar rodando via Wine tem qualidade som bem melhor que esse Foobnix. Além disso, o Foobar via Wine tem suporte à vários DSPs, incluindo o Channel Mixer e o DolbyHPH, que são os que eu uso em conjunto e geram uma experiência sonora surreal.

    • Claver Moraes says:

      Para evitar alguns possíveis bugs no foobar2000 via Wine, ative uma área de trabalho virtual fixa com uns 800×600 pixels para rodar o programa. Use a versão do Wine estável, não aquela de testes.

  19. Juan Victor says:

    Gosto muito de música, e prefiro muito a qualidade, já usei o foobar2000, tanto no ruindows quanto no Linux usando o Wine, e também já usei o foobnix, e digo que só o que há melhor no foobnix é essa interface de comunicação com várias rádios, mas suporte a plugins e a disponibilidade de plugins é muito fraca comparada ao foobnix, que tem muitos plugins excelentes, equalizador, resampler, conversor de surround. Então digo que foobar ganha muito do foobnix. Só digo.

  20. Claver Moraes says:

    Mesmo que esse Foobnix seja bom, não se compara aos recursos avançados e infinitamente melhores do que o foobar2000. Sem contar as centenas de plugins que são escritos dia a dia para ele, quem é audiófilo sabe o que digo.

    Mas tem um player que logo estará a altura do foobar2000, o DeaDBeeF, se lembrem desse nome, está sob pesado desenvolvimento.

    Foobnix, bem, é um player básico e cumpre o que promete apenas para quem quer escutar música no PC.

  21. Claver Moraes says:

    Pessoal, é DeaDBeef e ponto final: http://deadbeef.sourceforge.net

    É o único player com o mesmo poder do foobar2000 no Linux. Eu diria o mesmo do QMMP e do VLC, mas esses 2 pecam pelo fato da falta de codecs externos e expressões regulares na criação de arquivos a serem convertidos; ou seja, é como águia com a asa cortada.

    Recomendo que o autor da página crie um artigo sobre o DeaDBeef.

  22. Talles says:

    “O pacote foobnix não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.