Foobnix – Um tipo de foobar2000 para Linux
Desafio: Alguém consegue arranjar um player simples, melhor que este para Mac ou Windows?
O Foobnix é um player fantástico, e quase que podíamos ficar por aqui na apresentação desta aplicação! Para quem conhece o foobar2000 para Windows,vai certamente dar conta das semelhanças entre estes dois players (Foobnix vs Foobar). Apesar de não ser muito conhecido, acredito que o Foobnix se tornará um player de referência para o mundo Linux…e quiça para também para os sistemas Windows e Mac. Vamos analisar algumas características.
Depois de ler algumas linhas sobre o Foobnix decidi de imediato instalá-lo. O processo de instalação é relativamente simples, e em poucos segundos o Foobnix estava a funcionar no meu Ubuntu.
Para quem apenas precisa de ouvir música com qualidade, sem olhar a grande efeitos de interface (embora aqui também os haja) então a escolha só pode cair neste player. Com uma interface bastante simples, chamou-me de imediato à atenção, a possibilidade de procurar músicas Online. Decidi procurar por Muse, mas também fiz algumas pesquisas de artistas portugueses (Pedro Abrunhosa, Tony Carreira…). Os resultados são excelentes!!!. Além disso, é também apresentada uma lista de artistas dentro do mesmo género.
E um gestor de rádios Online, será que tem? Sim, o Foobnix ! Assim, deixamos de andar sempre à procura do URL da radio que pretendemos, passando a estar tudo centralizado numa só aplicação.
Mais fixe..fixe, era ser possível fazer downloads das músicas…Hum, têm??? Mas afinal isto é um player um um gestor de downloads? Simplesmente fantástico.
Como instalar no Ubuntu?
Para instalar o Foobnix no Ubuntu, basta abrir a terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:
sudo add-apt-repository ppa:foobnix-player/foobnix sudo apt-get update sudo apt-get install foobnix |
Considerações finais
Que mais há a dizer deste excelente player? Devo confessar que fiquei bastante surpreendido com o conjunto de funcionalidades que um player tão pequeno disponibiliza ao utilizador. Experimentem e depois digam alguma coisa. Não se esqueçam do desafio
Licença: GNU General Public License
Sistemas Operativos: Linux
Download: foobnix_0.2.2-6.tar.gz [284 KB]
Homepage: Foobnix
Este artigo tem mais de um ano
Para windows ou mac nao sei, mas para linux tens melhor ainda:P!
MPD(music player daemon) + GUI à escolha
cumps!
QMMP é melhor.
gasta 8MB de RAM?
pessoalmente adoro rhythmbox, apesar de ao principio detestar no fim de me habituar fiquei 100% fan…
organiza-me as bibliotecas, faz-me download das letras, partilha-me as bibliotecas com os outros pcs em linux… brutal…
Sou rapaz pra o testar dado que o adoro no windows 🙂
Assim que tiver oportunidade deixo aqui o meu feedback
Bom trabalho
Há umas semanas andava a procura de um port do foobar para linux ou algum parecido com ele em linux e não encontrei nenhum que me satisfizesse, ou seja que tenha uma interface simples, limpa porém amigável. Fiquei-me pelo minitunes.
Assim que puder vou testar.
Fantástico!
Acabei de instalar e é simplesmente fantástico!
Uma observação Pedro, o Tony Carreira está a destoar ali no meio do Abrunhosa e do grande Peter Frampton 😉
Este Opera 11 não nos deixa redimencionar as caixas de texto tal como deixa o FF4 e o Chrome…
Wrong place xD
so faltava mesmo o aimp2 para linux
isso é que era de valor
“Para quem apenas precisa de ouvir música com qualidade, sem olhar a grande efeitos de interface (embora aqui também os haja) então a escolha só pode cair neste player.”
Discordo. Para deseja estas características num player a melhor opção actualmente é o DeaDBeef, sendo este mais parecido com o espantoso foobar2000 para Windows. Ou, em última opção, correr o foobar2000 através do WINE.
http://deadbeef.sourceforge.net/
Que tal mpg123?
Cara, eu instalei os dois e testei os dois, a musica sai mais bonita de fato no foobnix.
Esse player faz-me lembrar o meu player actual, o goggles music manager…
No windows utilizo o foobar2000 claro!
boas..
concordo que não existe nada melhor para windows se não o maravilhoso foobar, mesmo através do wine ele consegue ser mais rapido que os outros em linux…impressionante
boas..
concordo que não existe nada melhor para windows se não o maravilhoso foobar, mesmo através do wine ele consegue ser mais rápido que os outros em linux…impressionante.
em relação a este e como não é escrito em c/c++…não sei se terá o mesmo tipo de sucesso, apesar de python ser muito rapido, mas la está é uma linguagem interpretada…
cmps
Com o aspecto dele já há muitos para linux, por ex o Banshee e mais uns 20; agora o essencial é saber se tem o que faz o foobar ser realmente grande: suporte para imensos formatos, plugins que aumentam em muito a sua funcionalidade, a melhor gestão de replaygain existente, interface 100% personalizável através de plugins de UI, e leitura de músicas em RAR e ZIP.
Se não faz nada disto, então do foobar só tem realmente o nome. Aliás, metade dele.
Finalmente um artigo interessante no Pplware!
Acabei de experimentar este player, gostei muito da funcionalidade de procurar música na internet e de a poder descarregar, muito útil.
Tem poucas funcionalidades, é verdade, mas ainda só tens uns 2 meses. Dêm um desconto.
Para Linux, nada melhor que o qmmp.
O QMMP é bom, mas não suporta codecs externos e tem poucas opções na parte de conversão de arquivos; mesmo assim, acho excelente tirando aquele visual moderninho a la Winamp.
E algo desse tipo para Mac? … Não consigo gostar do iTunes e por vezes uso o VLC e arrasto as músicas que quero duma pasta, para criar uma playlist rápida.
Uso no windows sobretudo pelo fantástico equalizador vou usar no linux de certeza, desconhecia a existência mas já tinha procurado 😀 brigado
Experimentei no ubuntu 10.04 e ele ia morrendo quando adicionei uma pasta com alguns gigas de músicas. Após alguns segundos lá estabilizou e comecei a experimentar. Para meu espanto, há algo no player que me parece muito pouco funcional: a barra de progresso. Andar para a frente e para trás nas músicas é uma tarefa bastante imprecisa.
Uso rythmbox e estou muito contente. Ao início a integração do player no ícone de som pareceu-me uma má ideia, mas agora acho que resulta por ser muito prático.
De qualquer forma é uma aproximação.
Ainda está para vir um player para linux que seja tão minimal, funcional e ao mesmo tempo cheio de possibilidades como o foobar.
instalei, testei e mandei fora….
sinceramente, tirando o interface minimalista, não vejo em que aspectos é que ele sequer se aproxima do foobar2000…
Existem melhores opções em linux.
Experimente o DeaDBeef e o QMMP com a interface clássica e todos os plugins ativados.
nao sei como desistalar como faz?!
O Foobar rodando via Wine tem qualidade som bem melhor que esse Foobnix. Além disso, o Foobar via Wine tem suporte à vários DSPs, incluindo o Channel Mixer e o DolbyHPH, que são os que eu uso em conjunto e geram uma experiência sonora surreal.
Para evitar alguns possíveis bugs no foobar2000 via Wine, ative uma área de trabalho virtual fixa com uns 800×600 pixels para rodar o programa. Use a versão do Wine estável, não aquela de testes.
Gosto muito de música, e prefiro muito a qualidade, já usei o foobar2000, tanto no ruindows quanto no Linux usando o Wine, e também já usei o foobnix, e digo que só o que há melhor no foobnix é essa interface de comunicação com várias rádios, mas suporte a plugins e a disponibilidade de plugins é muito fraca comparada ao foobnix, que tem muitos plugins excelentes, equalizador, resampler, conversor de surround. Então digo que foobar ganha muito do foobnix. Só digo.
Mesmo que esse Foobnix seja bom, não se compara aos recursos avançados e infinitamente melhores do que o foobar2000. Sem contar as centenas de plugins que são escritos dia a dia para ele, quem é audiófilo sabe o que digo.
Mas tem um player que logo estará a altura do foobar2000, o DeaDBeeF, se lembrem desse nome, está sob pesado desenvolvimento.
Foobnix, bem, é um player básico e cumpre o que promete apenas para quem quer escutar música no PC.
Pessoal, é DeaDBeef e ponto final: http://deadbeef.sourceforge.net
É o único player com o mesmo poder do foobar2000 no Linux. Eu diria o mesmo do QMMP e do VLC, mas esses 2 pecam pelo fato da falta de codecs externos e expressões regulares na criação de arquivos a serem convertidos; ou seja, é como águia com a asa cortada.
Recomendo que o autor da página crie um artigo sobre o DeaDBeef.
“O pacote foobnix não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.”