Floola 4.1
Recentemente, porque me andava a queixar do meu MP3, ofereceram-me um iPod Shuffle de 2GB. Bonitinho e acima de tudo muito prático para eu levar nas minhas corridas.
Já ambicionei ter um iPod mais "poderoso" mas nunca foi prioridade e nunca achei que o preço valesse o esforço, mas desta vez e finalmente, sou um proprietário de um iPod 😉
Para o gerir, visto eu querer ter ali os meus temas alinhados e devidamente "remixados" instalei o iTunes para o Windows. Não é que a ferramenta não sirva, até tem algumas funções interessantes, mas acho-a "ainda" rígida em relação a outros gestores de playlists.
Existem vários programas para gerir o iPod, já falei aqui no Pplware em vários, mas hoje vou falar da minha experiência com o Floola.
Floola é eficaz, simples e gratuito.
Começo pela aparência, extremamente simples, dando toda a informação necessária sem complicar, depois apresenta um player que me permite reproduzir os temas para uma primeira pré-escuta antes de enviar para o iPod. Arrasto e largo construindo a minha playlist.
Não necessita de instalação, logo poderá levar uma cópia numa pen USB e pode em qualquer computador importar temas sem ter de impor a instalação do iTunes. Mais um aspecto importante: funciona nas plataformas Windows, Mac e Linux. 😉
A simplicidade do acto.
Para copiar os temas para o iPod vá ao menu Item > Adicionar e arraste o tema para cima da janela que se abriu. Depois de adicionar todas as músicas que pretende clique no botão Adicionar.
A aplicação será rápida a adicionar os temas ao seu iPod. Existem depois várias opções acessórias como a edição das tags ou etiquetas assim como pode exportar as imagens dos álbuns dos temas reproduzidos. Para os mais ambiciosos o Floola permite também transferir as letras dos temas para que possa acompanhar o som em voz alta.
O Floola possui outras funções para gerir a reprodução áudio, vídeo, imagens e podcasts. Além disso pode procurar temas na biblioteca do seu computador, pode importar e exportar listas elaboradas por si, pode sincronizar pastas e ligar-se ao Last.fm. Mas há mais funções, claro que há, deixo-as para si, para que possa descobrir mais aplicações práticas do Floola.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2000/XP/Vista Download: Floola 4.1 [6.30MB] Homepage: Floola
Este artigo tem mais de um ano
Intressante….
uma pergunta, com o Itunes, podemos trasferir qualquer musica que tenhamos no PC ou apenas podemos passar aquelas que compramos atravez dele?
Cumps
@Vítor M.
Boa noite.
Não sou muito de corrigir os erros de Português dos outros, pois também dou a minha parte deles!
Mas a verdade é que parece que escreveste este post num pc com disposição de teclas um pouco diferente!!!
Boa continuação
Em Linux funciona mal e porcamente! Continuo à procura de melhores alternativas…
Boas…
Mas será que depois as tags das musicas assim como as listas dos albuns adicionados com o floola ficam organizadas no coverflow do ipod?
Eu tenho o ipod nano 3 edição e como tambem nao gosto mt do itunes tentei o mediamonkey que é bastante prático mas as musicas não são encontradas nas listagens normais… ou seja tens de pesquisar para encontrar no ipod o que queres ouvir.
Se alguem me souber responder a questão agradecia.!!
Ri bastante com este post porque tenho um Shuffle e pensei que era o único. Para as viagens de 20 minutos de comboio e metro para o trabalho é mais que suficiente. Ri ainda mais porque esta semana me fartei de dizer mal do AnTunes e pela forma muito pouco intuitiva de se trabalhar com ele. Gosto de software simples e que sirvam apanas a função a que se destinam. Por isso agradeço o trabalho do Vitor que, com mais ou menos gralhas, cumpre o seu propósito de passar a informação ao people(ware) e também vou experimentar o mediamonkey de que fala o manu. Thanks!
@emannxx
Com o iTunes podes transferir qualquer música. Mesmo as maiores “piratadas”. 🙂
Podes também transferir qualquer tipo de ficheiro e usar o iPod como um disco externo. Para isso basta escolheres uma opção que diz qualquer coisa do género “usar como disco externo”.
Com esta opção seleccionada também podes transferir músicas do iPod para outro computador.
@Vitor M. e foxval
Eu acho o iTunes muito simples e com todas as funcionalidades necessárias.
Dá para sincronizar os ficheiros de forma automática ou pelo método do “arrasta”.
A meu ver, não vejo nenhuma “rigidez” no programa. Faço todo tipo de operações com ele e de uma forma muito simples e intuitiva.
Funcionará com os “iPods” da creative?
É que eu tenho um Zen da Creative e apesar de gostar muito dele, o software é qualquer coisinha muito má…
@Ricardo Ferreira
Tens o melhor de todos, o amarok. Há quem diga que este é o melhor media player de qualquer plataforma, e bem melhor que o iTunes. Eu testei a versão 2.0 quando tinha o kde 4,e está um verdadeiro espetáculo, bonita e funcional.
Simões realmente, passou-se algo na publicação do post, o writer deu cabo do texto, porra!!!
Pelo desculpa pelas muitas gralhas.
Em relação ao Floola, foi uma agradável surpresa, pela rapidez e pela compatibilidade com o meu iPod.
Vítor não sei se conheces esta aplicação ou não, mas visto teres adquirido um iPod Shuffle tenho mesmo de te falar nela.
rebuild_db – http://shuffle-db.sourceforge.net/
Trata.se de um .exe que ocupa uns insignificantes 8K e que metes no teu iPod.
Com esta aplicação já não precisas de usar o iTunes, nem nada disso. Basta copiares as musicas para onde quiseres (dentro do teu iPod) como se fosse uma pen, abres a aplicação, ele procura as musicas e actualiza a base de dados do iPod. Tao simples como copiares as musicas e abrires a aplicação. Uso ja a algum tempo e recomendo vivamente =)
n3XXuS obrigado por me relembrares essa aplicação 😉
Para os que já estão a criticar eu dizer que já conhecia, deixo o link que prova que conhecia só que já não me lembrava 😉
https://pplware.sapo.pt/2007/04/12/ipod-shuffle-database-builder/
@Vitor M.
Acho que descobriste o que me vais oferecer no Natal 🙂 Pode ser verde 🙂
Abraço
Pedro Pinto
Muito bom post…
——————————–
http://www.best-cine.com/ :: Saiba tudo sobre CINEMA!
Outra excelente funcionalidade do Floola é que permite “tirar” a musica do iPod para o PC, coisa que o iTunes não permite…
E em vez de transportar o executável do Floola na Pen USB, pq não o transportar dentro do próprio iPod? 😉
Cpts
Para mim o maior defeito do iTunes é não permitir copiar as musicas do iPod para o pc.
Alguem q me corrija se eu estiver errado.
Continuem com o bom trabalho!
Ando a ver se me ofereço um iPod pelo Natal. Nunca liguei nenhuma ao promenor de ser Apple, mas a verdade é que é tudo diferente. Design, programas disponiveis e acima de tudo a qualidade de som.
Estou ainda indeciso entre o iPod Classic de 120Gb ou um Touch de 8Gb. E a única coisa que me atrai no iPod Touch é mesmo o WiFi, pois com ele poderia economizar um quanto dinheiro em telefones, pois passaria a usá-lo como telefone Skype, mas por outro lado perderia a portabilidade que tanto procuro num leitor de MP3/4.
Quanto ao programa em si … já usei iTunes algum tempo, e pareceu-me bastante completo ….
Agora o que procuro mesmo é um software deste género mas que pode-se ser transportado dentro do equipamento e que se pudesse utilizar à laia de portableAPP, para que não fosse necessário sequer permissões especiais para instalar fosse o que fosse no PC.
conhecem alguma que satisfaça bem estes requesitos ??? e já agora que seja compativel com o iPod 😛
Cumprimentos
Pedro Figueiredo
tomostb.blogspot.com
@Tomos
Este, o Floola, pode ser transportado “dentro do equipamento” 😉
Curiosamente comprei há dois dias um Ipod Nano de 8GB… É um mimo!
Uso o iTunes 8 pra sincronizar tudo o que preciso, e até funciona +/-, nao fosse a lentidao causada! Aquele programa a correr arrasta-se mais que lá sei o que. A apple devia considerar tornar o seu software mais compativel com sistemas Windows…
Olá…as coisas simples são as melhores desta vida…Tinha um Ipod shuflle que estava sincronizado numa conta Itunes que entretanto foi “formatada”…sempre que o ligava com outro Itunes,era perguntado “sendo este Ipod doutra conta não é possivel sincronizar…deseja sincronizar nova conta (apagando os actuais fix)”…claro que isso não me interessava.
Agora que li este artigo,fui buscar o Ipod que estava já com pó ,instalei ,liguei o Ipod ,”disse-me que precisava resincronizar…” ,aceitei e já está a bombar.Obrigadinhos 🙂