PplWare Mobile

Fennec 1.0 RC – Firefox para telemóveis e PDAs


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Emannxx says:

    Se este pequeno browser consumir tantos recursos (a escala de um PDA/telemovel é claro) como consome no PC… bem.. pobres dispositivos.

  2. mmick says:

    Para quando uma versao que suporte Video FLASH a 100% com os sites usuais compatível com WinMo, Maemo, S60v5 e iPhone???
    Pelo menos o Skyfire é um browser que apresenta uma compatibilidade máxima a esse nível e é pena a evoluçao dele demorar tanto…

    • kekes says:

      Eu tenho o meu WM com o Opera e a correr FlashLite, nao esperes ver videos, a ram nao e muita, mas nas proximas versoes quem sabe, mas dá para ver as paginas de internet que tenham pequenos conteudos em flash, menus, publicidades etc, o basico e que bem serve, é que para youtube temos aplicaçoes para o efeito 😛

  3. gordi says:

    Boas, actualmente qual o melhor browser para pda? comprei a pouco um com wm6.5 e ainda me estou a iniciar nestas andanças, já agora que site aconselham para seguir as novidades/melhores softwares para wm?

  4. Street Racer says:

    Será que isto irá ser compativel com o Android? Seria espectacular ter o Mozilla em qualquer PDA!

    De qualquer forma, a Mozilla é o rei nos browsers.

    • Mozilla says:

      Ou não. Pode é ser rei da adaptabilidade, isso sim. E sou eu que digo isto, que tenho como browser de eleição o Firefox. Por isso, há que dar o braço a torcer, pois há melhores que o Firefox em termos de velocidade, leveza e popularidade.

  5. aver says:

    Pelos vistos só há para Nokia N900 e N810, com plataforma Maemo (baseado na distribuição Debian do Linux). Pelo que eu li não há ainda previsões para outros sistemas operativos, o que atira o Firefox para Mobile para 2011.

    Mais interessante é a filosofia “da coisa” que pode levar ao fim da App Stores (e outos “stores” para mobile). Como ? Em vez de criar aplicações e submetê-las ao App Store, processo que pode ser demorado e podem ser recusadas, cria-se um site dedicado, onde se navega como se se estivesse a usar uma app para mobile. “Qualquer um que saiba JavaScript and HTML” (contando também com o HTML5) pode fazê-lo, diz Jay Sullivan, vice-presidente da Mozilla para o mobile.
    http://goo.gl/Zlqv

    • aver says:

      Será uma coisa deste género:

      A Apple retirou do App Store as aplicações de terceiros, para iPhone, baseadas no Google Voice.

      Um desses criadores (VoiceCentral) vai lançar na web um site dedicado, baseado no Google Voice, tal como se estivesse a usar uma app instalada no iPhone.

      E … estando, futuramente, o Firefox Mobile apto para o HTML5 será o fim (de grande parte) dos “apps stores”
      http://bit.ly/7O43Va

    • mmick says:

      1) eu gosto de apps “offline”
      2) usam muitos recursos e dados de internet. De momento tal coisa é utópica
      3) o lag que existe
      4) ideias maníacas há muitas, que funcionem…poucas.
      Engraçado é ver que as pessoas em vez de tentarem fazer algo realista que atraia compradores andam à caça de cambuzinos com ideias que nao vao sair da “cepa torta” e a tentar acabar com as ideias da Apple LOL.
      Cada vez gosto mais dos produtos Apple (tenho Apple e Nokia, já tive HTC e outros), funcionam e têm nível/”pinta”. Erroneamente as outras empresas em vez de criarem produtos concorrentes com nível MAS com personalidade própria, tentam copiar (mal e estilo chineses) a Apple. Enfim…saudades do tempo em que a SONY era inovadora 🙁 (a microsoft nunca foi lol)

      • Alexandre Pinto says:

        Neste caso qual é a diferença entre ter uma app offline ou teres a aplicação via browser uma vez que a aplicação necessita de internet para a usares?

        E o que preferes? Ter uma aplicação via browser, ou simplesmente não a teres?

        E neste caso ninguem estava a tentar acabar com as ideias da apple. A apple é que fechou as portas a um serviço/app e a solução foi/vai ser colocar essa mesma aplicação ao alcance dos clientes por outra via.

        • aver says:

          Há uma diferença que Jay Sullivan destacou, no link que pus mais acima. Quem desenvolve uma web app, baseada no browser, torna-a imediatamente acessível para qualquer SO mobile (só depende da capacidade dos browsers que andam muito limitadas nas versões mobile).

          Não precisa de desenvolver (se for capaz) uma versão da app para iPhone, outra para Symbian, outra para Wmob, etc, nem precisa dos respectivos “app stores”.

  6. Ai só funciona em 1 modelo da Nokia?… LOL! Quer dizer, estamos a fazer um browser para terminais móveis, vamos lança-lo na maior plataforma que existe, Windows Mobile ou vamos pô-lo pra já a funcionar apenas com 1 modelo de uma determinada marca! É de bradar aos céus! Ou sou eu que sou um zero em estratégias de marketing ou então isto parece-me um bocado “nhec”… lol

    • Tiago Sá says:

      Estratégias de marketing para programas open source nem sempre são ortodoxas… Os lucros não aparecem da mesma maneira que noutros casos.

    • The STK says:

      Se fosse lançado na maior plataforma, concerteza era Symbian e não Windows mobile… é que comparar 50% com 9% de market share.. Acho que deviam ter começado pelo symbian e pelo android porque são ambos bastante abertos, no entanto a nokia deve ter patrocinado a coisa, para fazer publicidade para este modelo só..

  7. gordi says:

    grande ajuda que ja me deram, obrigado por isso. Mas eu procuro um site onde possa ter as reviews das principais aplicações para wm, mas de uma forma compacta, é que há tanta coisa que é dificil encontrar o que procuro…

  8. BlinZK says:

    Eu recomendo o Opera Mini 5 (Beta 2)!!!

    Para telemóveis “normais” e não Windows que só suportem aplicações Java, é a melhor solução!

    http://www.opera.com/mini/next/

  9. Joao says:

    alguem sabe se esta app e compativel com blackberry ?

  10. Lecas says:

    Estão-se a esquecer do Iris Browser da Torch Mobile que a meu ver é o melhor. Foi pena esta empresa ter sido comprada pela Blackberry e descontinuaram o desenvolvimento para WM. A grande diferença é que este é baseado no webkit. Abram sites como por ex. m.sapo.pt neste browser e vejam as diferenças para os outros.

  11. Ricardo says:

    Vitor, e que tal um artigo sobre o Ciphone C6 8G

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.