Exaile 0.3.0
O Exaile chegou para se intrometer na briga da já longa lista de players de áudio disponíveis para Linux. Há quem diga que é o Amarok em GTK+. Chegado agora à versão 0.3, o Exaile está de facto cada vez mais próximo daquele que é considerado por muitos como o melhor gestor de música em Linux.
Com uma interface simples, escrita em Python, o Exaile é uma aplicação bastante leve mas recheada de funções. Segundo o autor, esta versão representa um renascer: todo o código do Exaile foi re-escrito de raiz, o que possibilitará uma evolução mais eficaz. No entanto, algumas das funções presentes nas versões 0.2.x ainda não foram totalmente implementadas.
O Exaile conta com variadíssimas funções, entre as quais destacamos a pesquisa automática de capas de álbuns e letras de músicas, a organização por separadores, a possibilidade de criar filtros e smart playlists, o suporte a rádios online, entre muitas outras coisas.
O Exaile 0.3 traz ainda mais novidades, como, por exemplo, o suporte a reprodução sem pausas (gapless) e o menu de contexto visível na imagem acima. Para instalar em Ubuntu Linux, adicione um dos seguintes repositórios:
deb http://ppa.launchpad.net/exaile-devel/ubuntu karmic main deb http://ppa.launchpad.net/exaile-devel/ubuntu jaunty main
E adicione a respectiva chave de autenticação:
sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 43CBFCC0
Em seguida, instale-o como habitualmente:
sudo apt-get update sudo apt-get install exaile
Para o menu de contexto que referi acima, deverá também adicionar o repositório da equipa Webkit e instalar então o respectivo plugin:
sudo apt-get update sudo apt-get install exaile-plugin-contextinfo
No menu Preferences poderá activar este e outros plugins, como o de integração com o sistema de notificações do Ubuntu.
Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: Linux
Homepage: Exaile
Este artigo tem mais de um ano
Bom artigo Ricardo,
Eu já usei o Exaile no seu início de vida, mas entretanto como tinha alguns crashes frequentes e o Rythmbox integrava-se melhor com o Gnome, fiquei com o Rythmbox (antes do Exaile ainda usei o Listen (O meu primeiro artigo!!! :D) e depois o Amarok, mas o facto de ser KDE também não era o que eu procurava).
Como é que está a nível de estabilidade agora? Posso experimentar que não me arrependo? 😀
O Exaile já desde há muito tempo é estável e acima de tudo relativamente modesto nos recursos 🙂
Aconselho-te a experimentar, embora não use muito media players do estilo do listen ou amarok, o exaile foi sempre o meu favorito, até para correr em máquinas não muito recentes.
Actualmente uso o audacious
De qualquer forma, excelente aplicação e artigo 😉
A verdade é que existem tantos players que uma pessoa às vezes nem sabe qual escolher. Se já o Amarok, Rhythmbox, Banshee e Exaile me faziam confusão quanto mais após ler esta secção de comentário e deparar-me com o Audacious.
Demasiada escolha.
Uso, abuso e recomendo 🙂
Também uso desde que o conheci.
Gosto imenso do Amarok, mas a verdade é que o Amarok não se integra tão bem no Gnome como o Exaile.
Excelente player! Faltam-lhe umas coisinhas, mas o projecto ainda está no início.
muito bom;)
usei durante bastante tempo, mas acabei por o substituir pelo audacious.
cumps
Já o uso há bastante tempo e recomendo 😀 Troquei o banshee por ele. Bem mais leve. Usem.
Já usei, há algum tempo, e voltei a experimentar agora esta nova versão. Confesso que esperava mais. Bom, tendo em conta que foi totalmente re-escrito, que este é um novo começo, em breve poderá começar a surpreender… Até lá, continuo com o Banshee. 😀
Uso e aprovo, já testei essa versão e esta faltando o equalizador, vou esperar até que os devs possam disponibiliza-lo com esse item que pra mim, é um dos pontos altos do player, equanto isso fico com a versão 0.2.14, super satisfeito aqui! 🙂