ErrMsg – Traduza os erros do Windows offline
O utilizador comum pode não conseguir interpretar os erros que o Windows dispara, mas estes erros são o método que este possui para nos informar que qualquer coisa correu menos bem. Mas o que significa a sequência de números que são apresentados nos erros? É suposto aquilo significar alguma coisa para o comum dos mortais?
Claro que sim, e a forma mais simples de traduzir esses erros, para algo compreensível, é recorrer à Internet e aí encontrar a resposta. Mas e se estiverem num PC que só apresenta erros e que nem sequer consegue aceder à Internet? Nesses casos podem utilizar o ErrMsg.
Esta pequena aplicação portátil consegue traduzir para palavras compreensíveis por todos nós os erros do Windows e não está dependente de estar ou não ligada à Internet. Tudo o que precisam ela traz.
Apenas têm de a descarregar, descomprimir e colocar no local onde a pretendem guardar. Depois, basta que a executem e colocarem no campo de texto o código numérico do erro que vos foi apresentado. Caso esse erro exista, será apresentada uma caixa de mensagem com a mensagem correspondente ao código exibido. O idioma desse texto será o do sistema operativo.
De certeza que após a apresentação dessa mensagem o erro fará mais sentido para qualquer utilizador, ou pelo menos conseguirão entender de onde o erro é originado.
Após ter utilizado esta ferramenta algumas vezes e entender que a tradução das mensagens não é feita dentro do ErrMsg, mas sim no sistema, fiquei com uma pergunta na mente: porque razão não disponibiliza a Microsoft, de forma simples e sempre que os erros ocorrem, esta informação? Quem sabe um dia vejamos esta questão respondida ou até, quem sabe, os erros não passem a ser correctamente apresentados. Fica a ideia.
Esta é uma ferramenta que devem ter na vossa PEN de SOS se têm a ingrata tarefa de prestar apoio e suporte a utilizadores ou a PC's que têm comportamento estranhos e sem nexo (quer os utilizadores quer os PC's). Irá de certeza ser-vos útil um dia. E vai ser quando menos esperam.
Caso queiram saber um pouco mais sobre estes erros e o que eles significam podem ler aqui: System Error Codes. Esta página, fornecida pela Microsoft, detalha exaustivamente as mensagens de erro e o significado de cada uma.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K/XP/Vista/7
Download: ErrMsg [169.12KB]
Homepage: Favessoft
Este artigo tem mais de um ano
Muito engraçada a ferramenta, um bug reporter 🙂
O mais curioso é que, a maior parte das vezes, mesmo com a chamada “tradução” dos erros, ficamos na mesma, como apresentado acima:
A tradução entre “1003” e “Impossível concluir esta função”, de que adianta? Não ficamos na mesma? O próprio erro e descrição do Windows é uma porcaria, porque dizer que é Impossível concluir esta função, já nós sabíamos ao dar o erro, o que o Windows devia fazer era dizer o que provoca o erro e como o remediar…
Mas não deixa de ser uma ajuda.
É quase como pedir aos economistas para acabar com as crises. Facil pedir, demasiado caro realizar.
De acordo com os especialistas, crise não existe. O que chamamos de crise, são momentos de transição de um sistema de economia velha para um sistema de nova economia. E os economistas nem sabem disso.
Pois bem rapaz, foi um economista que escreveu sobre isso, era a tua mãe novinha, se é que já tinha nascido.
Os economistas não são todos iguais, e graças a Deus que muitos não levam Keynes a sério.
Um NET HELPMSG [NUMERODOERRO] no prompt de comando resolve, e todo Windows tem esse comando.
Excelente dica Fellipe, não a conhecia. Obrigado.
Excelente ferramenta!
lololololo, Eu creio que isto se aplica a sistemas operativos da microsoft não é????? lololo
Isto é como aquelas cenas de BSOD em que uma pessoa fica a olhar para o ecrã e diz, filhooo da ….. agora é que te vais abaixo, logo agora que estava quase a gravar o documento. É claro que o BSOD (blue screen of death) é tão explicito quanto estes erros convertidos em números para uma pessoa descodificar.
Queria aqui deixar uma pergunta…
Esta mini-aplicação tal como a linha de comando para o prompt traduzem mensagens de erro que apenas são compostas por algarismos.
E quando o windows se lembra de atirar um erro do tipo “0x641” ? Só conseguimos respotas usando a Internet, talvez uma mini-aplicação do género que aqui foi apresentada?