EasyBCD – Altere o seu Boot
Com a profusão de sistemas operativos que temos actualmente todos queremos testá-los de forma activa e tê-los de forma fácil nos nossos discos.
Mas ao instalar ficamos com a dor de cabeça de gerir o seu arranque. Naturalmente que todos têm maneiras de gerir o arranque e quais e como queremos que arranquem. Alguns de forma mais simples e outros de forma menos simples.
Para Windows apresento-vos uma alternativa que torna simples a gestão do arranque. É o EasyBCD.
Com o EasyBCD podemos editar diversos parâmetros do arranque do nosso computador. Desta forma podemos afinar o arranque para que nos satisfaça, sem termos preocupações no momento de ligar a nossa máquina
A ferramenta está dividida em 7 zonas distintas e todas elas com várias opções possíveis.
Na primeira - View Settings - é-nos apresentada a hipótese visualizar o texto nos é mostrado no arranque da máquina. No fundo podemos ver aqui todas as definições que estão aplicadas e que poderemos alterar nas zonas seguintes.
A segunda - Change Settings - vamos poder começar a alterar. Deste o tempo de espera pelo arranque do sistema operativo que está escolhido como sendo o de omissão até ao nome que aparece no ecrã no momento de escolher o SO pretendido.
O botão Add/Remove Entries permite-nos gerir os SO's instalados e a sua ordem no arranque. Podemos ainda adicionar entradas ao nosso arranque. Indicamos o tipo de SO e local (partição ou disco). É possível adicionar versões de Windows (do Vista ao 95), Linux (diversos linux's, BSD ou Wubi), Mac ou WinPE.
Em Advanced Options configuramos toda a parte de debug que pretendemos. Activar PAE, Correr o Windows em Kernel debug mode ou arrancar o Windows em SOS Mode.
Na zona Manage Bootloader podemos reinstalar o Bootloader ou fazer uma cópia de segurança deste ou um restauro de uma cópia anterior.
Em Diagnostic Center podemos "apenas" efectuar um restauro do sistema. É aqui que vamos recorrer se as coisas correrem mal.
Por fim, na zona Useful Utilities, são apresentadas 3 ferramentas da mesma empresa que produziu o EasyBCD e links rápidos para o Painel de Controlo, Restauro do Sistema e Sistema de Informação.
Uma ferramenta a ter em conta quando quiser afinar o arranque da sua máquina.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP, Vista e Sete
Download: EasyBCD 1.7.2 [742KB]
Homepage: EasyBCD
Este artigo tem mais de um ano
nao recomendo este programa para windows 7, no meu pc nao so nao resolveu o meu problema com o ubuntu/windows boot como ainda alterou a imagem de boot para a do vista(sabe se la bem como e porque)
Pelo contrario achei o programa bem cool quando precisei de limpar do registo um 2º arranque do windows 7 que apareceu por lá assim como escolher a ordem e tempo de escolha entre SOs. É uma ferramenta porreira!
Correu no Windows 7 Professional SEM ESPINHAS!
o meu problema é o msm q o teu, tinha o vista e o ubunto, qd troquei o vista pelo o win 7 fikei sem a hipotese de escolher o SO, entra directo pro win 7 e ainda nao consegui resolver isso.. se alguem souber como agradeço ajudas..
Tens aí um tutorial em português (feito por mim) para resolver esse problema:
http://www.foruns.org/forum/index.php?topic=545.0
Recentemente criei uma partição no meu disco com o win XP e instalei lá o ubuntu 9.10.
Ora acontece que desde que instalei o ubuntu alterou-me o boot de inicio aparecendo primeiro o Grub e só depois o boot do windows e eu queria alterar
Já tentei alterar no menu.lst do grub, mas o ficheiro está em branco.
Se alguém tiver uma dica agradeço, ou se com este programa é possivel fazê-lo
Obrigado
se usares o CD do Windows XP para ir a “recovery console” e mandares refazer o MBR e boot sector do disco ele vai livrar-se do GRUB.
faz isso e depois usa o CD do Ubuntu para arrancar em Linux e reconstruir a configuracao do GRUB, desta vez para incluir as varias instalacoes de Windows que tenhas no PC.
Nao me ocorre meio de usar o “boot selector” do Windows para fazer as coisas pela ordem que pedes.
Obrigado
O comando na consola é qual?
mbr?
e pa nao me lembro… acho que e qualquer coisa como fixmbr ou fixboot… quando arrancas na consola de recuperacao aparece logo no ecran qual o comenado que mostra a lista de comandos possiveis (help?).
Se arrancares para a consola e nao fizeres nada, nao ha perigo de estragares o teu setup, por isso vai-te a eles 🙂
O nome do ficheiro a alterar mudou.
Agora é o grub.cfg. Mudou pois está instalada a versão 2 do grub.
Espero ter ajudado,
Ricardo Santiago
Ok.
Obrigado
Esse ficheiro por acaso já o tinha visto, mas como li que se devia alterar no menu.lst e este estava vazio fiquei confuso.
Dentro do Ubunto existe um programinha para instalar que é o Startup Manager. É só procurá-lo, fazer a instalação e a partir dele alterar a ordem de boot e até o tempo de espera, se for necessário.
Peço desculpa não saber explicar melhor pois não sou especialista. Apenas é isto que eu faço quando instalo o Linux e preciso que fique o Windows com prioridade no arranque.
Eu uso easybcd à bastante tempo e recomendo.
É uma surpresa agradável vê-lo aqui no pplware.
Se instalarem o Windows XP após o 7 ou Vista, perderão acesso ao bootloader, podem restaurar usando o easybcd.
Podem também mudar o nome da entrada, por exemplo: em vez de terem no linha do XP, “versão anterior do windows” poderão ter:”Windows XP Pro”…
Pode-se fazer isso manualmente no ficheiro boot.ini algures pelo directório do Windows.. 🙂
O vista e o 7 não usam o boot.ini
Penso que a partir do XP não se consegue incluir o 7 ou Vista no boot.
E o Vista/7 não usa boot.ini.
Isto para dual boot hackintosh e Windows é maravilha 🙂
E osx86 suporta?
“Podemos ainda adicionar entradas ao nosso arranque. Indicamos o tipo de SO e local (partição ou disco). É possível adicionar versões de Windows (do Vista ao 95), Linux (diversos linux’s, BSD ou Wubi), Mac ou WinPE.”
Sim, suporta.
OT: um truque para quem anda à nora com ficheiros que não consegue apagar.
Se tiverem um ficheiro com nome terminado num ponto, é impossível apagá-lo pelos métodos “tradicionais”, mas há solução – basta usar o velho “del” e pôr isto antes do caminho completo do ficheiro: “\\?\”.
Ao que parece é um truque do .Net e foi tiro e queda: tinha um ficheiro vazio “.AS.” que o flashgot teve a “gentileza” de pôr no meu disco ao fazer dl all, no ff, e não havia meio, nem pelas permissões (impossível abrir) – este truque resolveu a questão.
Aqui explica tudo:
http://blog.dotsmart.net/2008/06/12/solved-cannot-read-from-the-source-file-or-disk/
Nada que o unlocker não resolva
Boa sorte, então – em primeiro lugar, o Unlocker não funciona no x64; depois, o Lockhunter, que funciona, não te serve de muito, nisto.
Voltou a acontecer: depois de pôr um comentário, ele não aparece nem refrescando – e não parece da moderação: nesses casos, aparece o comentário com a nota a avisar que está para moderação, o que não é o caso. :S
Aconteceu isso com o meu 1º comment neste post.
Com os outros não…
Acreditem que a primeira recomendação que vi do EasyBCD foi, há uns anos, no forum do Ubuntu (quando por lá passei a tentar perceber alguma coisa).
Depois disso tenho usado sempre, sem problemas. É muito fácil de entender.
No meu PC dá erro, não consigo executa-lo 🙁
erro ai:
http://img175.imageshack.us/i/errom.jpg/
Alguem sabe o q fazer??
Eu tive um Magalhaes 2 com Win7Pro e Linux CM14. Eu queria instalar a Caixa Magica 19 e tirar a 14 que ja tava instalada. Queria manter o GRUB e poder aceder ao Win7 e tambem a CM19 e por isso usei o EasyBCD. Nao me apagou p GRUB, apenas alterou a ordem dos S.O. e pude ir ao CM19 tambem, sucesso!