DrivePurge – Limpeza a fundo do Windows
A limpeza do nosso computador ajuda-nos a manter um sistema mais estável e com muito mais espaço em disco disponível. Existem para essa tarefa muita ferramentas disponíveis, algumas muito completas e outras mais focadas em determinados aspectos dessa tarefa.
Existem muitas possibilidades de escolha, quase todas capazes de manter o vosso sistema limpo e com uma excelente capacidade de resposta. Hoje trazemos mais uma ferramenta, o DrivePurge, que se compromete a manter o vosso Windows limpo de ficheiros desnecessários e com uma maior disponibilidade.
O DrivePurge consegue tratar de remover dados e ficheiros de mais de 750 softwares e componentes do Windows. Consegue ainda verificar as chaves de registo do vosso Windows e eliminar as que são desnecessárias ou que ficaram esquecidas de softwares que estiveram já no vosso sistema.
E uma aplicação portátil e com uma anormal capacidade de limpeza. Por essa razão consegue fazer frente à que a maior parte dos nossos leitores refere como referência, o CCleaner.
A sua interface, dividida em quatro separadores, permite que façam a limpeza ao vosso sistema de forma selectiva, sem terem de tratar de tudo de uma só vez. Esta possibilidade permite que tenham um controlo mais fino sobre as acções que vão efectuar.
O primeiro separador permite que efectuem a limpeza a ficheiros desnecessários do Windows e do software que têm instalado na vossa máquina. Basta que seleccionem o tipo de ficheiros que pretendem eliminar e o DrivePurge trata de o fazer. Podem, antes de tomar a decisão de os eliminar, pedir que seja criado um relatório para vos indicar os ficheiros e que vão ser removidos.
No segundo separador está localizada a limpeza aos ficheiros de backups e temporários que estão nos vossos discos. Mais uma vez devem realizar uma análise aos discos que pretendem limpar e o DrivePurge mostra-vos o que será eliminado do vosso sistema. Podem indicar se pretenderem que o DrivePurge ignore ficheiros ou pastas de sistema, ficheiros ou pastas escondidos ou ficheiros com permissões de leitura apenas.
Uma última função que o DrivePurge tem é a capacidade de eliminar do sistema toda a informação de utilização de um determinado utilizador. Conseguem assim remover dados associados às navegações web, ficheiros abertos ou outra informação que o Windows regista.
Basta seleccionarem de forma criteriosa os dados que pretendem que o DrivePurge elimine do Windows e gerem o relatório com os dados encontrados. De seguida, e se não detectarem nenhum que queiram manter, só têm de indicar que pretendem eliminar os dados.
O último separador contem informação relativa às acções que tomaram no DrivePurge. Podem ver os passos de criação dos diferentes relatórios, dos processos de limpeza e de outras acções. É ainda apresentada alguma informação referente ao sistema onde o DrivePurge está a correr.
Sempre que geram um relatório de ocupação de espaço ou quando indicam ao DrivePurge para eliminar ficheiros a interface é alterada e é apresentada informação útil sobre o processo que está a decorrer.
A informação relativa ao espaço que será ganho no vosso sistema é sempre apresentada na interface do DrivePurge, o que permite terem controlo sobre as vantagem de usar esta ferramenta.
As opções de configuração do DrivePurge permitem que tenham uma salvaguarda para o caso de surgirem problemas. Podem definir que o DrivePurge envia os ficheiros a serem eliminados para a reciclagem e assim, em caso de problemas, podem sempre reverter o processo.
O DrivePurge é completamente portátil e podem assim transportá-lo para onde necessitam dele. Não requer instalação, o que facilita ainda mais a sua instalação em qualquer sistema.
Usem esta ferramenta para manter o vosso sistema limpo e com o máximo de espaço em disco disponível. Está à altura da concorrência e é extremamente competente na tarefa a que se propõem.
Testem o DrivePurge e comparem com os mais usados para que possam confirmar a sua excelente capacidade de limpeza, quer de ficheiros desnecessários ou do rasto que os utilizadores deixam no sistema.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: DrivePurge 1.0 [143KB]
Homepage: DrivePurge
Este artigo tem mais de um ano
limpeza a fundo só conheco mesmo o
format c:
Depende da maneira que formatares!!
O 1º link correctamente é este:
http://www.gaijin.at/dldrivepurge.php
E não:
http://www.gaijin.at/download/drivepurge.rare (rare?)
O 2º link não é clicável! 😉
correcção:
1º link directo:
http://www.gaijin.at/getit.php?id=drivepurge
Deixa, já resolvi o problema dos links.
E rare = rar com um e a mais.
HAHAHA boa 🙂
concurrência = concorrência 😉
A aplicação parece interessante, mas eu sinceramente tenho algum receio em fazer uma limpeza tão profunda pois o meu Windows 7 está instalado há uns 2 anos (não sei ao certo, sei que já não formato há muito muito tempo) e não me dá qualquer tipo de problemas nem fica lento ou coisa que o valha. E como sempre ouvi dizer “se está bom, não mexe”, então prefiro não arriscar. 😛
Nao precisas de “limpar” nada, podes fazer apenas a pesquisa e comparar a quantidade de “lixo” encontrada.
Eu vou comparar como CCleaner e depois informo dos resultados.
E concurrência = concorrência com um u no lugar do o 😉
Duplicação de comentários não é bonito, desculpem 😛
Interessante o programa.
Deu-me como resultado quase 600 megas de lixo. Por seu lado o Ccleaner deu-me 69 megas.
Que resultados obtiveram?
Para quem usa um SSD só para sistema este programa em conjunto com o CCleaner é muito porreiro para quando o espaço começa a apertar!
Obrigado
132 Mb, contra 53 do CCleaner. No entanto, penso que são complementares. Uma das razões: o CCleaner pode limpar os caches dos navegadores (eu uso 3 diferentes), o que não encontrei no DrivePurge.