DNS Performance Test – Teste os servidores de DNS a fundo!
Houve há algum tempo uma verdadeira guerra no serviço de DNS quando a Google passou a disponibilizar este serviço a qualquer utilizador da Internet. Foram feitas muitas comparações entre os muitos serviços gratuitos e os serviços que os ISP's disponibilizam. Na verdade nunca se chegou a uma conclusão "universal" e o conselho que era comum na maioria dos casos era a utilização do serviço que apresentasse melhores resultados de utilização.
A forma mais correcta e simples de verificar os tempos de resposta dos diferentes servidores é através da utilização de software que efectue diversas querys ao servidor definido e que registe esses tempos. As querys devem sempre sempre feitas com endereços diferentes para evitar o efeito cache. Pois é precisamente isso que o DNS Performance Test faz. Testa o vosso serviço de DNS e cria um relatório e atribui uma pontuação.
Esta é a forma mais simples e rápida de testarem a velocidade de resposta do servidor que têm configurado. Sem terem de sequer se preocupar com a análise dos resultados.
O DNS Performance Test é composto apenas e só por 2 ficheiros. O executável, que é o programa em si, e um ficheiro de texto que vem recheado com domínios a serem usados para os testes. Podem editar e adicionar novos ficheiros ou podem criar um novo com os domínios que pretendem testar.
No arranque do DNS Performance Test, a lista que consta do ficheiro de domínios é recolhida e são escolhidos alguns para os testes. Consegue-se assim que, dada a grande quantidade de domínios que compõe essa lista, o teste seja bastante abrangente e fidedigno.
A interface do DNS Performance Test é simples e composta por dois separadores. No primeiro é onde são realizados os testes e onde são mostrados os resultados, na forma de um gráfico. Iniciem o teste com o botão Start e terminem-no com o botão Stop.
O segundo separador contém a análise dos resultados obtidos durante o teste. São apresentados valores que permitem calcular e aferirem da qualidade do serviço que vos prestam. Número de querys, melhor e pior tempos de resposta, tempo médio de resposta e tempo de resposta da última query são os dados apresentados para vossa análise. É ainda apresentada uma nota final que classifica o serviço de DNS que estão a usar.
Usem o DNS Performance Test para conseguirem avaliar o serviço de DNs que têm configurado. Alterem para outro que possam usar e testem-no também. No final escolham aquele que vos der melhores resultados.
Todos estes testes podem ser realizados em qualquer sistema operativo pois o DNS Performance Test está disponível para Windows, Linux e Mac.
Artigos relacionados:
- DNS – Mais um serviço para a Google dominar?
- Google DNS Helper – Mude para o DNS Google sem complicações …
- DNS Jumper 1.0.2 – Mais uma ferramenta de mudança de DNS
- DNS Benchmark – é hora de testar o seu DNS
- NameBench – Compare a velocidade do seu DNS
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows (XP, Vista, 7)/ Linux/ Mac (OSX 10.4+)
Download [Windows]: DNS Performance Test 0.8.4 beta [1.14MB]
Download [Linux]: DNS Performance Test 0.8.4 beta [1.08MB]
Download [Mac]: DNS Performance Test 0.8.4 beta [2.54MB]
Homepage: DNS Performance Test
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo 😀 Mas como conseguiu obter o Sr. Pedro Pinto, resultados em 0 milisegundos?
O meu melhor resultado foi 15 milisegundos, o que me leva a ponderar substituir os DNS actuais (ZON), pelos da Google.
Obrigado ao Pedro Pinto pelo excelente artigo 😀
O Pedro Pinto agradece! Agradece também o Pedro Simões que foi quem escreveu o artigo.
Os resultados de zero são simples, estavam na cache da máquina onde foi testado o DNS Performance Test.
Peço desculpa mas confundi o nome, por anteriormente ter lido o artigo do Pedro Pinto. Mas o elogio era sim para si, Pedro Simões.
Gostava apenas de rectificar o porquê da decisão de mudança de DNS, os querys andam à volta entre 300 a 500 MS. O meu pior 1076.
Obrigado pelo artigo 😀
Cumprimentos,
iD@nny !
Basta fazeres ping ao DNS da Google que vês logo que será pior.
Bem… ou talvez não. O melhor mesmo será testar 😛
Por acaso não mesmo :P. Com a ZON em pouco mais de 1300 querys executados com sucesso, a média foi de 277 milisegundos.
Depois de ter efectuado o devido Flush aos DNS, efectuei o teste com os DNS da Google e em 1900 queries, a média foi de 123 milisegundos.
Ou seja, a fazer o mesmo trabalho, os DNS da Google demoram menos de metade do tempo dos DNS da ZON.
A não ser que me apresentem uma melhor alternativa, eu já estou decidido 😀
No Mac costumo usar o namebench, e fiz testes recentemente.
Por incrivel que pareça o DNS mais rapido deu-me o do meu ISP, contudo não corresponde com a realidade do dia a dia… em que o OpenDNS e Google são de longe mais rápidos… (coisa que nos resultados até deu como dos ultimos) … :S
Que estranho, sou cliente zon 120mb mas quer com o dns da zon, quer com o da google da-me valores entre 2500 e 3000…
Estou ligado por cabo lan, com placa gigabit
Contudo a duvida mantém-se, o que é melhor para nos Portugueses usar-mos? Sou cliente Sapo.
Google, OpenDns ou o Sapo?
Até a data apenas usei sapo mas estou disposto a mudar caso tenha melhorias!
Por experiencia própria, acho que compensa mais usar DNS internacionais.
Quer OpenDNS, quer Google são excelentes opções.
Recorrendo a tua experiência então, qual preferes?
Devo trocar directamente no router ou achas preferível na placa? Pessoalmente estou mais virado para o OpenDns
Isso afecta o ping em jogos de alguma maneira?
Uso o OpenDNS configurado no router e está impecável.
Ping nos jogos não, esse está sempre igual, nem melhor nem pior. Apenas noto melhorias (talvez efeito placebo) quando procuro servers online, por ex…obtenho as listas com mais eficacia e rapidez. 😉
Obrigado, vou experimentar mais logo então 🙂
cumps
O ping para o servidor DNS não tem influência aí?
Imaginando o seguinte caso:
– Sapo com ping de 13ms e com média de 250ms neste programa
– Google com ping de 55ms e com média de 150ms neste programa
Não continua a compensar o nacional para o uso normal? Eu não ando a navegar à toa para sites do “arco da velha”… faço uma navegação com alguma rotina, a % de novos sites a cada dia não deve ser superior a 5%.
E mais, o pplware está no Sapo, o DNS do Sapo deve resolvê-lo + rapidamente que o da Google ou OpenDNS 😛
A mim o OpenDNS abre-me o site do pplware mais rapido.. é estranho, mas verdade, embora os testes confirmem totalmente o oposto.
Em tudo o DNS do meu ISP dá excelentes resultados, mas na pratica é completamente diferente.
Poderá varias de ISP para ISP… de area para area… não faço ideia, mas pelo menos comigo é isso que acontece. Mas talvez por isso é que estes testes sejam aconselhados individualmente, já que cada caso é um caso. 😉
Vou dar uma vista de olhos então. Thks
Tenho valores na ordem dos 4000… Porra!
Mudei para os IP´s do OpenDNS e pelo menos a abrir paginas está bem mais rapido.
Alguem confirma os ip´s do OpenDNS?
208.67.222.222
208.67.220.220
Aqui sapo 24Megas
Confirmo http://www.opendns.com/
Li algumas coisas que me deixou confuso.
Todos falam em DNS e velocidade, deduzindo eu que todos saibam que o DNS é uma directoria de nomes. Deduzo que todos também saibam que serve para isso mesmo, traduzir nomes em IP’s.
O que alguns podem não saber é que a query DNS pode ser feita de duas formas, iteractiva ou recursivamente.
No primeiro caso, de forma iteractiva, se o N/ servidor DNS souber a resposta a mesma é imediata, senão indica qual o servidor que sabe a resposta e é feita uma query a estou outro servidor e sucessivamente até termos o endereço IP.
No segundo caso, de forma recursiva, o N/ servidor DNS está encarregue de ele próprio de procurar a resposta à query solicitada e devolver o resultado sem necessidade de haver nova query pelo serviço que está a solicitar a tradução.
Como vêm isto em nada vem alterar a velocidade com que jogamos online ou com que fazemos downloads ou coisas do genero. Apenas está relacionado com a velocidade com que o https://pplware.sapo.pt é traduzido no seu endereço IP. E convenhamos que para o utilizador normal os milisegundos é inferior a piscar o olho.
Bom comentário…depois de uns momentos a hesitar se ia lá mudar ou sequer testar se era rápido ou não, tiraste.me as dúvidas…mais uma inutilidade, portanto x)
Testei aqui em casa os dns da sapo vs os da google e opendns. Tanto o opendns como a google tem um ping superior ao sapo (66, 55 e 21 ms respectivamente) no entanto o google tem uma cache e servers muito melhores o que me da uma resoluçao de nomes bastante mais rapida na média… O google deu-me uma media de 115ms para 100 dns enquanto o sapo me deu acima de 300 e o opendns nos 250… Recomendo a google em territorio nacional.
Mas sinceramente eu desconfio do que a google fará com os nossos dados enviados ao servidor de dns… confio mais na pt que neles.
google é 8.8.8.8 e 8.8.4.4, opendns o luis disse bem ali em cima.
Eu uso os dns da google e não tenho razões de queixa, mas alguém me pode dizer quais são os dns do Sapo/Telepac.
Se isso for uma pergunta, são:
– 212.55.154.174
– 212.55.154.190
Na zona em que estou estes sao os dns que recebo da sapo
DNS 1: 212.55.154.174
DNS 2: 212.55.154.190
Seria bom alguém falar sobre algum programa que realize o cache, mas que tenha mais opções como: remoção/atualização de domínios e que seja mais rápido que o do Windows, já que todos conhecem sua deficiência quando se usa um HOSTS com muitas linhas.
Eu já usei o OpenDNS e é fantástico, permite muitas definições. Mas desde que tenho o router da meo deixei de poder alterar os servidores dns que me dava muito jeito. Alguem me pode ajudar? Desde já obrigado
Hugo,
Você pode configurar o DNS diretamente na placa de rede do seu computador. Nas propriedades da conexão é possível trocar o valor de “obter IP automaticamente” pelo 208.67.222.222 e 208.67.220.220.
Aqui no Brasil uso o OpenDNS por que é possível fazer muitas configurações e ele ainda avisa se há algum ação de um possível spyware ou malware.