dMaintenance – Uma manutenção bem integrada
A gestão/manutenção do vosso Windows pode ser um processo bastante moroso e até complexo se não for bem acautelado. É no entanto muito importante pois é com base nele que a vossa máquina consegue estar bem oleada e sempre pronta para as exigências que lhe pedem.
Existem vários softwares capazes de realizar estas tarefas, distribuídos em diversas categorias, mas o ideal mesmo é ter tudo debaixo da mesma interface e a correr de forma simultânea. O dMaintenance propõem-se a essa tarefa e consegue-o de forma irrepreensível.
Esta pequena aplicação portátil consegue realizar um vasto conjunto de tarefas de limpeza e manutenção do vosso Windows, que apenas estariam ao alcance de várias ferramentas distintas.
A somar às suas características podem adicionar a capacidade de chamar software de terceiros para que essa optimização seja ainda mais eficiente.
A utilização do dMaintenance é simples e requer apenas que o configurem uma única vez. Após esse primeiro passo, sempre que o invocarem ele não vos apresenta a interface de configuração, limitando-se a realizar as tarefas que lhe foram indicadas. Podem sempre voltar a chamar essa interface de configuração com recurso à flag /config.
Esta capacidade permite que seja chamado de forma mais discreta e sem ocupar espaço útil na Área de Trabalho ou, por exemplo, ser agendado no gestor de tarefas do Windows para ser executado em momentos em que as vossas máquinas estão mais livres.
A configuração principal do dMaintenance está toda reunida numa única interface, apesar de existirem outras opções, como veremos mais há frente. Nessa zona de configuração, dividida em cinco áreas distintas, podem definir parâmetros associados com a limpeza de ficheiros temporários, acções de rede, uma zona mista de acções, a zona do IE e a zona de fim das acções.
Nesta última podem definir o que pretendem que o dMaintenance irá fazer depois de terminar as suas tarefas de limpeza. Podem escolher acções como enviar um email, criar um ponto de restauro ou desligar o Windows.
Tal como referimos antes, o dMaintenance permite a integração com ferramentas de terceiros. Da lista disponível, e que pode ser actualizada directamente da sua interface, saltam à vista o CCleaner, o Defraggler ou várias da Sysinternals.
Podem sempre criar as vossas entradas e configurá-las da forma que pretenderem, para que se integre com o dMaintenance.
Para além de poderem definir quais as ferramentas a serem também executadas com o dMaintenance, podem associá-las de forma permanente a este, indicando quais os links a serem usados para as descarregarem caso não estejam presentes no sistema.
Por fim, e se definiram que o dMaintenance deve enviar email sempre que é executado, devem definir qual a conta a ser usada. É necessário que indiquem o servidor de SMTP, o username e password do remetente e o destinatário que pretendem que receba a mensagem.
O dMaintenance poderia ser classificado como apenas mais uma ferramenta de manutenção, mas ao permitir a integração com ferramentas externas torna-se muito interessante de usar.
Para além das suas capacidades de optimização consegue trazer para si o que de melhor pode ser encontrado nas restantes ferramentas disponíveis.
A sua portabilidade e a ausência de interface, na utilização, tornam-no muito interessante para os gestores de parques de máquinas que o podem configurar e remotamente usar, quer através do agendamento ou de politicas específicas, via politicas de grupo (GPO's).
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windpws XP/ Vista/ 7
Download: dMaintenance 1.5.7 [1.00MB]
Homepage: dMaintenance
Este artigo tem mais de um ano
O Nod32 classifica o ficheiro “dMaintenance.exe” como “probably unknown NewHeur_PE virus”. Falso vírus?
Baixei e meu Avira Premium nada detectou. Tudo certo!
Não só esta ferramenta como todo o website (Foolish IT – não conseguir conter o riso) são um must have para qualquer IT Tech.
Obrigado pela partilha 🙂