PplWare Mobile

Aura – O ambiente gráfico do Chrome OS

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. David says:

    o chrome OS da google tem alguma coisa a haver com este projeto: http://chromeos.hexxeh.net/

    já cheguei a experimentar o OS que está nesse site

  2. Alexandre Amaral says:

    Na verdade a Google está a implementar os conceitos deste SO aos poucos e poucos no browser Chrome. Parecendo que não mas já temos “aplicações”, sincronização de histórico e de passwords e tantas coisas mais que simplesmente vão diminuindo gradualmente a “ambientação” a este novo conceito de sistema operativo. É uma curva de aprendizagem que cada vez mais esta a ficar mais pequena.

  3. Edgar Clérigo says:

    A disposição dos icons faz lembrar o iOS , launchpad do MACOS e aquela barra em baixo sem duvida que faz lembrar o WIN7 …. Nice Combo !

    • Diogo Ramalho says:

      Também foi logo a minha primeira impressão.

      A google parece que ganhou esse habito agora. Já o Android foi beber inspiração a todas as outras plataformas móveis.

      Agora este SO que em tudo parece um mix dos outros SOs mais influentes.

      Parece que falta inspiração para aqueles lados…

    • Xande says:

      Para vocês também tudo vem do iOS ou do MacOS, catano, mas que mania da perseguição.
      Metem com meia dúzia de ícones no ambiente de trabalho, é iOS, metem a barra em baixo, é Windows, metem barra em cima, é MacOS, metem a barra ao lado, é Ubuntu.

      Minha nossa senhora, anos e anos de evolução de software por tantas empresas e chegamos a esta tristeza, a discutir o que é que é igual ou o que é que não é, seja irrelevante ou não.

      • Vítor M. says:

        Heheheh… calma 😀 isto está como tu referes… tudo misturado 😉

        Mas é isso tudo, tantos anos de evolução e…. olha, são todos parecidos actualmente….

      • Tiago Dias says:

        É sempre possível inovar, desde que haja vontade.

        Repara no Windows Phone 7 e no Windows 8. Havia muito por onde copiar, mas a Microsoft não se ficou pelo copiar e apresentar “mais do mesmo”. Inovaram, foram arrojados, fizeram diferente.. evoluiram.. a mim parece-me que foi uma excelente opção.

        É apenas um exemplo de que se pode sempre fazer diferente, quando há vontade para tal. Outro exemplo foi o iPad. Até ao seu lançamento em 2010 já haviam tablets, mas o iPad mudou de tal forma o paradigma que parece um produto de uma categoria completamente nova, e na verdade não foi, foi apenas uma inovação, uma reinvenção do conceito.

        A mim também me veio imediatamente à cabeça o launchpad do Mac OS.

    • TCoiso says:

      Tens muitíssima razão. Mas não é só a Google. Ontem entrei num Fiat e fiquei escandalizado. Aquilo tinha um velocímetro semi-circular como os VW, com a mesma escala numérica. Fiquei surpreendido ao ver que tinha o mostrador de conta km no meio desse semi-circulo do velocímetro, igualmente um pouco abaixo do eixo do ponteiro indicador da velocidade… E de um lado tinha o mostrador da temperatura do condutor e do outro o mostrador do combustível, que de forma idêntica acendia uma luz amarela com um símbolo em forma de bomba de abastecimento quando o volume estivesse baixo.
      Quando falo disto com uns rafeirolas eles saem logo com o argumento de que “é a forma mais natural de dispor isso, logo é natural que sejam todos muito parecidos”, mas isso são só falsos pretextos, pois é cópia descaradamente descarada.

  4. Arnaldo says:

    Eu acho que o que realmente tem estado na base da pouca visibilidade e da fraca adesão a este sistema operativo é o facto de as pessoas nem sequer perceberem o que têm de fazer para o experimentar… lol

  5. Blizard says:

    Para já desconhecido… mas com o tempo quem sabe não ganha força!

  6. macwadu says:

    Dá fazer o download e experimentar?

  7. afrsa says:

    Bonita imagem da ponte Vasco da Gama! 😉

    • Carlos says:

      Pois é, estava a ver que mais ninguém topava.

      E nem é a primeira vez que a ponte Vasco da Gama é usada como decoração, aqui há uns anos havia (e talvez ainda haja) um livro de análise matemática que tinha a ponte na capa.

  8. Arlindo Pereira says:

    Há uns meses atrás experimentei o OS da google, era um linux chapado… limitava-se a arrancar no chrome. Não tinha barra nenhuma nem botão iniciar. É um sistema virado para a navegação na net.
    Este ag parece ser + apelativo… com barra iniciar e ambiente de trabalho.

  9. yzfrossi says:

    Sendo este SO baseado em Linux, porque não o tornar opensource? Poderiamos ter um rival do ubuntu (e seus derivados) e sobretudo do futuro Windows 8…..

    Por isso utilizo o JOLI OS (baseado em ubuntu lts)…..

  10. Carlos says:

    As 2 pessoas que no mundo inteiro compraram um Chromebook compativel (o original não é) devem estar animadíssimas.

  11. Nuno Gonçalves says:

    E realmente este tipo de OS faz sentido especialmente para netbooks, poix basicamente o q o ppl faz é ir ao browser, quase raramente usa apps nativas como Office.

  12. Tavares says:

    Boas,

    Parece bem bonito…
    onde posso por as maos neste os??

    dá para ir buscar a algum sitio?

    obrigado

    continuem com o fantastico trabalho!
    acho este site fantastico

  13. Pedro Cavaleiro says:

    Parece estar bastante interessante… A mistura de varios OS’s mas uma coisa é certa… Quem já usa linux provavelmente nao vai mudar de distro so porque saiu esta. Quem usa Windows nunca vai mudar… Como eu por exemplo… Praticamente tudo o que fasso é no Windows… Só uso linux (BackTrack5) de vez enquanto… E MacOS já experimentei mas o ideal é mesmo comprar um Apple e como para o que eu preciso de fazer nao me serve na mesma fico-me pelo Windows obrigado…
    Também não me parece que quem tenha um Apple vá meter este novo OS :\

    Mas exelente inovação… talvez a teste um dia destes

  14. Fred Lima says:

    Gostei do Wallpaper. Bem que poderia colocar um link pra baixar todos disponíveis nesse OS. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.