digiKam 7.0: Ferramenta para fotos com o poder do Open Source
O mundo da “fotografia” tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos! Os smartphones vieram revolucionar este segmento ao incluírem câmaras de elevada qualidade e também ao simplificarem todo o processo de tirar e partilhar uma fotografia.
Para quem procura uma das melhores ferramentas gratuitas para gestão de fotografias e vídeo, experimentem o novo e completo digiKam 7.0.
O digiKam é uma das ferramentas gratuitas para gestão avançada dos seus conteúdos multimédia. Passado mais de um ano desde o lançamento da última versão desta aplicação,chegou agora o digiKam 7.0 que traz várias melhorias e novidades.
digiKam 7.0 faz reconhecimento de rostos... até de animais
Esta nova versão destaca-se pelas melhorias significativas nos algoritmos que fazem o reconhecimento da face. De acordo com a equipa de desenvolvimento, esta versão faz uso de uma rede neural que pode detetar rostos, rostos cobertos, perfis de rostos, rostos parciais e até rostos de animais".
Para que a funcionalidade de marcação de rosto funcione corretamente, é necessário selecionar explicitamente algumas imagens, idealmente aquelas que apresentam a mesma face, para que a rede neural possa comparar mais facilmente fotos.
Outra das ferramentas em destaque é a ImageMosaicWall que, tal como o nome sugere, permite criar mosaicos com várias imagens. Há também novas opções relacionadas à adição de metadados de localização às fotos (e à extração de outras pessoas); uma opção de reprodução aleatória na apresentação de slides; fácil geração de galerias de imagens HTML responsivas; e melhor suporte para imagens HEIF.
Como referimos, o DigiKam é uma ferramenta gratuita e inclui as funcionalidades necessárias para a gestão de todas as nossas fotografias.
Este artigo tem mais de um ano
Mais Um para recolher informações em grande escala (todas as nossas fotos) , nada melhor que “oferecer” este tipo de serviço (não é o unico)
Exemplifica um software que hoje em dia seja seguro e que não recolha informação…
André, sabes Português !?? Leste bem o meu comentário ? Dahhh
Pois, li bem, assim como tu escreveste bem a tua ironia. A forma como respondeste deu resposta à minha pergunta 😉