Conceal – Encriptar/Desencriptar qualquer tipo de ficheiro
Os dispositivos de armazenamento (PenUSBs, discos externos, discos internos,etc), são autênticos “depósitos”de informação por partes dos utilizadores, sendo que muita dessa informação é sensível.
Ficheiros de texto com passwords , digitalizações de cartões matriz/código de acesso ao Home Banking, documentos com dados privilegiados, etc, são exemplos de informação sensível que os utilizadores arriscam em manter nesses equipamentos por uma questão de facilidade de acesso à mesma.
Essa informação deve permanecer no computador ?
Bem, a resposta é óbvio, NÃO. Tudo o que seja informação sensível não deve estar exposta no nosso computador, no entanto, uma vez que a temos de a manter digitalmente em algum lugar, nada melhor que proceder à encriptação dessa mesma informação.
Para isso encontrei o Conceal, uma aplicação para encriptar e desencriptar ficheiros de forma muito simples.
Encriptar ficheiros
Para encriptar um ficheiro, o utilizador apenas necessita de fazer drag and drop para cima do cadeado (na aplicação), ou então indicar onde se localiza o ficheiro a encriptar. Nesse momento é pedido ao utilizador que introduza uma password e indique o destino para o ficheiro encriptado.
No processo de encriptação, a aplicação disponibiliza um conjunto de opções avançadas:
- use Fast Encrypt
- Use RC2 Encryption
- Use AES
- Use TripleDES
Desencriptar ficheiros
O processo de desencriptação é inverso. Basta arrastar o ficheiro encriptado para cima das chaves (na aplicação), sendo nesse momento solicitado ao utilizador a introdução da password para desencriptar e o local de destino do ficheiro desencriptado.
O Conceal é sem dúvida uma aplicação que prima pela simplicidade, garantindo um nível de segurança no acesso aos ficheiros com informação sensível.
Artigos relacionados
- TrueCrypt 6.3 – Para encriptar a sua PenUSB
- Rohos Mini Drive 1.7 – Partições encriptadas na penUSB
- FLocker – Ficheiros protegidos de forma simples
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Conceal 1.0 [1,90 MB]
Homepage: Dataconceal
Este artigo tem mais de um ano
vou testar, mas estou mto satisfeito com o AxCrypt, conhecem?
Boa artigo Pedro.
Já agora, recomendam a encriptação total do disco do meu portátil?
Vantagens / desvantagens?
Qual a v/ opinião?
😉
Por exemplo tenho o meu portatil totalmente encriptado com a ferramenta PGP, onde aparece a cada vez que ligo o portatil a tela para por a pass. Sim vale a pena se alguem te roubar o portatil, pk mesmo que mude de disco no portatil a tela sempre aparecera.
Mas o que interessa mesmo é salvaguardar o nosso conteudo, e encriptar todo o disco fica muito bom, não perdendo velocidade de desempenho, e tudo fica mais do que seguro.
Gamix, obg pela sugestão.
Por acaso isso aí não é só para MAC OS?
Caso não seja, é melhor que o Truecrypt? É que tenho ouvido falar muito acerca do Truecrypt. Creio que até foi aqui no Pplware.
Alguém que conheça ambos os programas?
Gracias 😉
Existe uma forma de quebrar a criptografia Full Disk Encryption do TrueCrypt. Veja: http://sseguranca.blogspot.com/2010/02/evil-maid-attack-ataque-ao-truecrypt.html
Eu quando li o titulo prendeu-me à atenção ‘Desencriptar qualquer tipo de ficheiro” eu lá pensei, dá pra desencriptar qualquer tipo de ficheiro, e só depois é q percebi que o desencripta sim, mas só os ficheiros encriptados pelo mesmo programa LOL não deixa de ser uma boa aplicação 😀
Sinceramente… “desencriptar” e “encriptar”?! Mas que palavras são estas?! Usem os termos portugueses correctos: DECIFRAR E CIFRAR.
E porque não codificar? Tantos termos a usar para a criptografia. 😉
Não podemos ter preconceito com uma de nossas línguas mãe.
Ademais CRYPTAR tem uma sutil diferança de CIFRAR.
Hugo Costa, Marco Magalhães e Bovidino procurem pela palavra ‘encriptar’ no dicionário e redimam-se. Os termos que vocês referiram são sinónimos. Qualquer uma das palavras pode ser utilizada.
http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=encriptar
http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/encriptar
Podem também procurar no Google “define:encriptar” e vão ver que sites conhecidos como o da Sony e Microsoft utilizam o termo.
Encriptação -> Encriptar -> Encriptado – Correcto.
eu encripto
tu encriptas
ele encripta
nós encriptamos
vós encriptais
—–
Haja dó. Critiquem a ortografia quando realmente se justifique ou se abuse de estrangeirismos ou expressões luso-periféricas.
Agora, dizer que encriptar não é português, haja dó 🙂
…eles encriptam
Faltava-te a 3ª pessoa do plural malandro 😛
Encriptar é tornar o conteúdo do ficheiro ilegível. Cifrar tem a ver com “o que envio é igual ao que é recebido”. Pode-se enviar um ficheiro cifrado sem ser encriptado. São coisas diferentes.
boas,
@Pedro Pinto
excepção à regra:
Ficheiros de texto com passwords , digitalizações de cartões matriz/código de acesso ao Home Banking, documentos com dados privilegiados
From security perspective, Fast Encrypt works well in case of all binary files except those which notepad compatible.
s/ +
Boas
Alguém me sabe dizer um programa Freeware +-igual USB Secure 1.4.1?
gostaria de receber um script de criptografia em pascal usando chave privada
Alternativo para mac, há? 🙂
Qual o fundamento deste software?
Ele simplesmente muda extensão do ficheiro em causa?
Uau!depois de ter lido o conteúdo do site e o feedback entre os utilizadores, pude perceber basicamente o que é a encriptação.Obrigado!