Comparação: O Futuro dos Web Browsers
A guerra do browsers está de novo ao rubro. Para que saiba o que está para vir, as novidades e as melhorias, o Pplware foi comparar 3 versões beta dos web browsers do futuro: Mozilla Firefox, Google Chrome e Opera.
Primeiro, algumas considerações: nesta comparação demos especial atenção à componente Web. Os nossos testes visam comparar a velocidade destas aplicações ao lidar com diferentes tecnologias e linguagens, cada vez mais necessárias na Web do futuro. Assim sendo, foram realizados 3 testes, 2 relacionados com JavaScript e 1 com CSS, sempre nas mesmas condições e com o mesmo procedimento. No final era medido o consumo de memória para cada browser.
As versões utilizadas foram:
- Chrome 0.2.151.0 (Chromium - Compilação de programador 1664)
- Mozilla Firefox 3.1 Beta 1 Pre
- Opera 9.60 Beta 10414
Os testes eram feitos em cold start, começando pelo JavaScript. Nota: nos gráficos, os valores são em milissegundos, ou seja, quanto menos, melhor.
Neste primeiro teste, o V8 do Google Chrome ganha claramente toda a concorrência. Nem mesmo a nova JavaScript Virtual Machine, o TraceMonkey, que, segundo consta, fará do Mozilla Firefox 3.1 até 40 vezes mais rápido que o seu antecessor, foi capaz de o acompanhar. Passemos ao segundo teste, também ele de JavaScript.
Aqui, os resultados foram bem mais próximos, com apenas 4 milissegundos de diferença entre todos os candidatos. Ainda assim, o Google Chrome leva mais um troféu!
No que toca a JavaScript, podemos concluir que ainda não há concorrência há altura do mais recente web browser. No futuro, voltaremos a repetir estes testes para saber como evoluíram estas aplicações!
Passemos então à comparação no que toca ao CSS. Neste caso, o objectivo era desenhar (renderizar) aproximadamente 2500 camadas (div's), em diferentes posições, no menor tempo possível.
Mais uma vez, este teste está intimamente ligado à Web 2.0 onde as div's são parte fundamental. Aqui, o resultado é surpreendente. O Opera ganha de forma estrondosa, deixando o Chrome e o Firefox numa acesa disputa pela 2º lugar.
Por fim, realizados todos os testes, era altura de comparar o consumo de recursos (neste caso, de memória), de cada aplicação.
Mais uma vez, o Opera vence destacadíssimo, com o Firefox e o Chrome bastante próximos, variando a classificação a cada repetição do teste.
Veredicto É difícil tirar uma conclusão quando todos os web browsers mostraram os seus trunfos em determinada área. O Chrome é o rei do JavaScript, já o Opera arrasa no CSS e no consumo de recursos (pela positiva). Só o Firefox não venceu qualquer teste.
Se é amante de aplicações Web e utiliza todo o tipo de serviços na Internet, o Google Chrome é a escolha ideal. Por outro lado, se tudo o que pretende é realizar algumas pesquisas, visitar alguns sites e blogs, o Opera oferece a melhor razão velocidade/consumo. Finalmente, o Mozilla Firefox, embora com resultados mais discretos, manteve-se muito constante durante toda a comparação, capaz de oferecer uma navegação estável e avançada graças ao enorme leque de extensões.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente teste… é surpreendente o excelente desempenho do Google Chrome em javascript.
hummm, até sair uma versão para Linux do Chrome, fico-me pelo Firefox embora tambem tenha o Opera instalado.
Gosto de ambos.
Uso mais o Firefox, embora de vez em quando recorra ao opera.
Espero que não demore muito a sair um .run ou .deb ou whatever para instalar o Chrome.. pelo que vi, parece ser bastante interessante.
__
http://penguincommunity.wordpress.com/
exclente performce do navegador do google, levando em conta que é o primeiro beta, problemas c\ consumo de memoria é de imaginar que sera melhor nas verdpes seguintes……..
viva
só um observação
onde conseguiram essa versao do chrome a minha não tem essa referencia
já agora poderiam testar o safari 4
abraços
@Rei, por acaso este nome é seu sobrenome, ou meramente um nickname?
Não gosto do Mozilla Firefox. Acho-o pesado e pouco intuitivo, e quanto mais se customiza, mais ele pesa (inclusive na versão portable).
Por isso, uso o Opera, já há uns bons anos, e não o troco. Aliás, não o trocava, pois instalei o Chome no dia do lançamento (e estou escrevendo nele agora!).
Para mim, são equivalentes. Ponto para o Chome, que não vai diretamente para a nova aba assim que ela é aberta, como faz o Opera (uma chatice!).
@ozie
A versão utilizada foi compilada a partir do Chromium, não é a compilação oficial.
Esperamos voltar a repetir estes testes no futuro, com mais browsers, incluindo o Safari 4 e o Internet Explorer 8.
@Filipe Rei
Isso da aba é uma das coisas que mais aponto como problema no Opera e no Safari. No Firefox quando se abre uma aba não salta logo para lá o que é bom. E ainda bem que incluíram isso no Chrome! (que por acaso também estou a utilizar agora)
Ainda percebo porque não por o IE e outros browser menos conhecidos e usados. No caso do IE porque ia estragar a escala por completo tal era a diferença, mas não entendo porque ficou de fora o safari, estava mesmo curioso até porque acho que devia ganhar em todos os aspectos.
Uso Opera e cada vez gosto mais de o usar, tanto como browser, cliente de email, leitor de feeds, bloco de notas, cliente de torrents, etc. Rápido e fiável, cada vez está melhor 🙂
Esses testes mostram mais uma vez que o firefox não é o melhor browser do mercado como os fanboys dizem ehehehe mas pronto cada um usa o que gosta mais.
Uso o firefox, instalei o chrome e já tinha o opera instalado, gostei bastante do visual limpo e a rapidez do chrome, mas não é possível viver sem os complementos (addons) do firefox, quem passa a usá-los não consegue mais viver sem eles e nunca mais vai usar outro navegador, espero que o chrome ofereça suporte a addons logo, porque senão pra mim não vai bater o firefox.
Uso Opera e cada vez gosto mais de o usar, tanto como browser, cliente de email, leitor de feeds, bloco de notas, cliente de torrents, etc. Rápido e fiável, cada vez está melhor
Esses testes mostram mais uma vez que o firefox não é o melhor browser do mercado como os fanboys dizem ehehehe mas pronto cada um usa o que gosta mais.[2]
Para mim, navegador do google só quando sair versão final
Tecnicamente o Opera parece ser melhor: tanto pelo baixo consumo de memória, quando ao baixo uso de CPU, porém o FX é realmente mais ágil na abertura de páginas.
Agora na versão USB o Opera realmente vence tranquilo, é só usar os micros de universidade (velhisssimos) que o Opera funciona tranquilamente…
uau… o último parágrafo do seu post foi MUITO infeliz!
prefiro nem comentar…
“Para mim, são equivalentes. Ponto para o Chome, que não vai diretamente para a nova aba assim que ela é aberta, como faz o Opera (uma chatice!).”
isso customiza-se, como tudo no Opera! 🙂
@Filipe Rei
é apenas nickname.
Bom post com um bom comparativo.
Só acho que poderia ter mais browser já que existem outros em fase beta.
bom post…
tinha visto um semelhante que metia o IE ao barulho tb
http://lifehacker.com/5044668/beta-browser-speed-tests-which-is-fastest
Estou com o Leonardo, os extras do firefox que tornam a navegação na Internet tão personalizada são-me imprescindíveis agora que me habituei a elas. Tenho 26 instaladas a lista de certo que vai crescer.
O CHrome é despido destes extras e se quiser ouvir músicas de certas páginas tenho de fazer o download do m3u em vez de abrir directamente no wmp, isso irrita um pouco. Vou dar um tempo até resolverem todos os bugs, no entanto o aspecto é muito limpo e sóbrio.
A Mozilla disponibilizou o Shiretoko Alpha 2 (2º alfa do Firefox 3.1) – apenas para teste, com a advertência de que os actuais utilizadores do Firefox não os devem instalar na mesma máquina.
http://www.mozilla.org/projects/firefox/3.1a2/releasenotes/
Para quando uma versao lite do opera?
So nao o uso, por ter funcoes a mais que me sao completamente inuteis… e tb por nao ter nenhum addon bom para a publicidade…
Porque é que os restantes browsers não constam da comparação? Ainda nem comecei a ler o post e já vi, pelos ícones que surgem, que a qualidade é fraca. Falta o Safari e o IE, no mínimo. Será por não serem browsers do futuro? Nesse caso, como definem browser do futuro?
A meu ver, uma falta muito grave.
Antes de mais, e para não passar por pessoa ingrata, deixem-me dizer-lhes que estes testes são sempre bem vindos e deviam ser realizados mais vezes. No entanto não concordo com o facto de os terem realizado em milisegundos, pelo simples facto de um milisegundo ser uma coisa insignificante. Por exemplo,neste caso, as diferenças de velocidade que parecem tão significativas são na verdade praticamente imperceptiveis!
É necessário ter também em atenção que, em relação ao consumo de memória, o chrome irá consumir bastante mais memória que os outros browsers pelo simples facto de criar um novo processo por cada aba aberta…
Achei por bem focar este ponto pois, cada vez que se fala de browsers, todos atiram à cara de todos os outros que este ou aquele browser consome mais memória que o sistema operativo (desculpem-me a hipérbole).
Também sou obrigado a discordar com o facto de aconselharem o chrome, nesta fase inicial de vida, para “utilizar todo o tipo de serviços na Internet”…
É que “todo o tipo de serviços na internet” também implica acesso a feeds RSS e uma boa gestão de favoritos, etç e tal… 😀
Continuem o bom trabalho…
Eu fico-me pela utilização dos 3!
E o IE ??????????????????????????
Por acaso, sempre fui fiel ao projecto Opera, sempre achei que foi o pioneiro a fazer frente à hegemonia do IE, os que que vieram a seguir são seguidores, mas claro, como qq mercado, qt mais opções melhor, pois obriga os próprios a melhorarem, maior diversidade, etc. É uma competição saudável, e o utilizador agradece.
Viva, ja testeis varios navegadores, tanto o opera como o do google, embora ficasse agradado com o aspecto de cada um, continuo a preferir o firefox, mesmo q este seja mais lento em alguns aspectos, mas o que me leva preferir o firefox são as suas extensoes, em que com um pouco de imaginação e perspicácia pode-se aproveitar algumas das suas extensões para fins não “legais” mais isto fica ao critério de cada um, pois é um navegador que possui muita diversidade de extensões e bastantes úteis, às quais me tornei dependentes e até mesmo algumas funcionalidades muito dinâmicas do próprio firefox. Acredito que de futuro os outros navegadores sigam a mesma ideia e criem extensões muito praticas também, pois a concorrência é saudável e incentiva o melhoramento dos navegadores, mas até lá o firefox é indiscutivelmente o melhor (na minha opinião).
tenho aqui instalado os 3, mas ainda nada me faz larguar o bom e velho firefox
Eu tenho Safari, Opera 9.5, FF3, IE7 e Chrome instalados.
Uso o Opera e o FF de vez em quando por causa das extensões.
É raro o post sobre browsers que não se fale de memória. O problema é que há uma data delas. No Vista, no Gestor de Tarefas / Processos / Ver /Seleccionar Colunas aparece:
– Memória – Conjunto de Trabalho
– Memória – Conjunto de Trabalho de Pico
– Memória – Delta do Conjunto do Trabalho
– Memória – Conjunto de Trabalho Privado
– Memória – Consolidar Tamanho
– Memória – Bloco Paginado
– Memória – Bloco não Paginado.
Um doce para quem souber as diferenças e qual é a memória mais relevante.
P.S. Porreira a possibilidade do Chrome de estender o “quadradinho” para permitir visualizar todo comentário enquanto se escreve. Podem é ficar mais longos e chatos.
gosto mto do opera e tb do ff, porem fico com a raposa pois ela pois maior variedades de extensoes… 😀
Muito boa review.
Comecei a usar o Chrome e estou a gostar bastante.
Todo este “blá blá” parece-me uma conversa da treta. Ainda a “criança” não nasceu e já tentam impingir o Chrome como se de uma descoberta sensacional se tratasse. Um pouco mais de bom senso e menos pressa, seria bom. Parece, até, que a Google paga para que esta publicidade e esta pseudo luta entre browsers se dê. Quando a publicidade é demasiada, até os produtos que são bons, perdem. Falaram, está falado. Quem quiser experimenta sem ser preciso nos “impingirem, diáriamente algo que até pode ser bom mas que, de facto, ninguém pediu. Deixem o tempo demonstrar o que de facto interessa e cada um decidirá, sem necessidade de doses diárias de publicidade, que, espero, não venha a ser enganadora, o que seria ridículo. A Google é o maior motor de busca que existe e o Chrome não é nada ainda. Poderá vir a ser mas por agora, não é mesmo nada. Deixem que a “criança” cresça e não a matem desde já, com tanta publicidade. Se o Chrome for realmente bom, podem ter a certeza que vingará. Se não for, podem ter a certeza que nos lembraremos de quem tudo fez para publicitar um produto falhado. Já agora, acho todas estas comparações entre alguns browsers, ridículas. Só os tolos ou imaturos, deixarão de usar o seu browser preferido, só porque apareceu um outro e porque o publicitam diáriamente, como a oitava maravilha do mundo. Podem ter a certeza que o Chrome será experimentado, analisado, comparado, mas por quem o vai usar, pois sabe aquilo que quer e aquilo que deseja dum browser. Se for bom, a verdade correrá mais, do que as vás tentativas publicitárias que existam para o impor. Se for mau, nem é preciso dizer que mais ninguém falará nele. Muito bom Dia!
@sheldon
correcção: raposa vermelha. x)
Testes impressionistas. Parecem as estatísticas do INE. Cada um manipula-as conforme lhe interessa!
E depois, Ricardo Ferreira, “O FUTURO dos web browsers” NÃO é propriamente “os web browsers do… FUTURO”. Mais um trocadilho cuja intenção entendo!
@FNP.PT
Contra facto não há argumentos…
Quanto à intenção, de facto, com o teu comentário só provas que nada entendeste. O título não é um trocadilho. “O Futuro dos Web Browsers” refere-se às próximas versões dos browser que hoje temos, por essa razão, utilizámos as últimas versões beta nesta comparação. O Web Browser do Futuro ainda está para vir.
@paulf
Como eu disse, pretendemos repetir estes testes no futuro, com mais browsers. Por incluir apenas 3, não significa que o teste seja de fraca qualidade. No teste que o tbogas apresentou, também só eram 3…
nenhum, muito enfeite pouca utilidade
prefiro epiphany e/ou galeon
O chrome é muito bom, mas as funcionalidades do Opera arrasam qualquer browser. O que no firefox se inclui só através de 1001 plugins, o Opera já tem por defeito e também há muitos plugins para ele já.
@Psywar: O que tu vês como um defeito no firefox eu encaro como uma virtude.
O facto de podermos acrescentar apenas as funcionalidaes que precisamos ao forefox é a mais valia deste browser…
O opera traz por defeito muita coisa boa mas que eu não preciso nem irei precisar.
Além disso o poder do firefox está mesmo nas extensões, algumas delas mais capazes do que qualquer funcionalidade equivalente do opera.
Não me interpretes mal; o opera é um browser fantástico e, como disseste, bastante inovador mas o firefox consegue ser muito mais…
Para quem apenas navega na net e apenas precisa disso num browser o opera é a escolha certa, a questão é que eu quero muito mais da net, algo que até agora só o firefox me conseguiu proporcionar…
@Ricardo Ferreira
Pois, nesse aspecto tem razão e o meu comentário está mal feito quando se refere à “fraca qualidade”, eu deveria ter dito antes “fraco em relaçao à quantidade”, isso sim, porque nos browsers que analisou está bem analisado, foi mais uma falha de quantidade. Nesses termos, retiro o que disse no meu comentáio.
@Ricantonio
Tenho de concordar plenamente com o que disse.
De facto, a Google anda a fazer muita publicaidade e há utilizadores que já veneram este browser..lol Mas tem razão quando diz que se ele for realmente bom vingará naturalmente, é assim em praticamente tudo.
@CáVai
Funcionalidades? Tais como?
Não subestimo o Firefox, mas utilizei-o durante anos e chegava à conclusão que não usava as extensões…é engraçado sim, mas eu não uso. Claro que se tu dizes que te proporciona essa funcionalidades e que as usas então claro que para ti valerá a pena. Mas já agr dá alguns exemplos 🙂
O Chrome vai ter extensões API – Application Programming Interface. (Escrever API não era necessário, mas dá um certo ar). Isso já foi referido pelos responsáveis do projecto.
Há quem diga, por graça, que a extensão mais popular é o AdBlockPlus, que tem o inconveniente de bloquear anúncios, que é do que o Google vive. Quando houver um Ad-Block-Plus-mas-pouco, isto é, deixe passar os anúncios do Google e filtre os outros, já aparecem as extensões para o Chrome. LOL.
Agora fora de brincadeiras, o Chrome elevou a fasquia dos browsers em vários aspectos. Ainda bem. Os outros que se esforçem por incorporar esses avanços e façam melhor.
Impressionante como o pessoal fala do Opera sem saber nada do browser. Usam por dois, tres dias (no maximo) e já têm um veredicto. Quem é usuário do Opera sabe que no curso de um ano aprende coisas que nem sabia que o browser fazia. O problema do Opera é que ele é muito personalizável mas não é tão intuitivo pra fazê-lo, faz-se necessário alguns atalhos ou dicas. Pra mim é o melhor, pois muitas das extensões do firefox são cópias de funções nativas do Opera. Todo mundo copia o Opera, incluse o Chrome com sua versão (um tanto diferente, é verdade) do speed dial.
@Helder
Tens toda a razão o OPERA é o inovador de quase tudo nos últimos anos o resto é só cópia mas há sempre um mas, eu deixei de usar o OPERA quando saíu o FF pq o OPERA tem um coisa super irritante. Não tem autocomplete. E um Linux não gosto muito da maneira como ele renderiza as fontes. De resto tem coisas que ando sempre á procura de extensões no firefox para isso mas nunca há. O wand por exemplo está a anos luz da gestão de passwords que qq outro browser.
Ena pá,tanta publicidade…e o google agradece.
È neste ponto fulcral que a Opera Software perde,está precisando de umas liçõeszinhas de Marketing e Publicidade e de certeza que terá muitos mais utilzadores visto ser o mais homogénio,boa qualidade e inovador.
E claro,tenho que falar da Raposa com as suas milhentas extensões ninguém a bate.
Quanto ao Chrome,nem me dou ao trabalho de instalar,não vou em publicidades,qui çá no futuro se constatar que é realmente excepcional.
cumps,
tijó
@Tijó
Se não experimentas como vais constatar que é realmente excepcional? 😛
@Ricardo Ferreira
Só de vêr a memória q consome(num post atrás) assustei-me (só tenho 512 de RAM).
Realmente o problema do Opera é não ter o “marketing” que por exemplo a Google pode proporcionar ao Chrome. Acho Chrome muito bom e vai ter futuro, agora por favor, como é que eu consigo ver vídeos doYoutube naquilo, é que eu e muitos não conseguem ver.
@paulf: Que funcionalidades, perguntas tu!?
Neste momento consigo criar um site inteiro utilizando apenas o firefox e as suas extensões!!! Consegues fazer isso no opera?…
Queres exemplos? Então cá vai: webdeveloper toolbar, firebug, pencil, fireftp, mesureit, tamper data, e por aí além… e isto apenas na área de desenvolvimento web… Tal como disse, se apenas queres navegar na net o opera é o melhor browser para ti mas quando queres algo mais o firefox consegue ser uma ferramenta de trabalho completissima e impressionante!
Dito isto mais uma vez repito: acho o opera a melhor opção para a maior parte das pessoas que acedem à net mas não há nada para nenhum browser que se compare às extensões do firefox. Aliás foi uma aposta certeira da Mozilla e sem dúvida a razão do firefox ser tão bem sucedido…
Quanto ao chrome, é rápido sem dúvida mas qualquer outro browser o seria se viesse com tão poucas funcionalidades.
Tem muito potencial mas acho que a goole se está a tentar salvaguardar em demasia e isso prejudica este browser.
Para já é um menino a tentar jogar um jogo para gente crescida…
CáVai
O opera tem o dragonfly(http://www.opera.com/products/dragonfly/)
@lucas: Sim, eu sei disso. Aliás o opera tem extensões equivalentes a muitas extensões para o firefox.
Mas não me leves a mal quando te digo que as extensões do firefox são muito mais completas e poderosas (e sim já testei, pelo menos as que mais me interessavam). Acho mesmo que algumas das extensões do firefox deveriam ser lançadas como aplicações independentes tal é a sua qualidade…
A questão é que a mozilla criou o firefox a pensar na sua extensibilidade desde o ínico (ao contrário dos outros)… É muito mais fácil criar extensões para o firefox do que para qualquer outro browser e é por isso que os developers são fiéis ao firefox.
Já que toda a gente fala de inovação vais ter de admitir que a mozilla foi a mais inovadora neste aspecto pois não existe outro browser que possa ser personalizado e extendido como o firefox. Digo isto não por ser fanboy do firefox porque, como deves ter reparado nos meus outros posts, não é o browser que aconselho, mas é um facto e contra factos não há argumentos.
Acho que o grande problema com o firefox é que a maior parte das pessoas olha para ele como apenas mais um browser quando eu olho para ele como uma plataforma de trabalho.
Por isso, enquanto outro browser não me oferecer o mesmo, vou continuar a usar o firefox independentemente da sua velocidade ou da memória que gasta (aplicações poderosas exigem recursos).
Repara que tenho uma mente aberta e estou sempre pronto a dar uma oportunidade a qualquer um dos outros browsers, aliás descarreguei e testei o chrome mal tive oportunidade… Mas lá está, também acho que não será este a mudar os meus hábitos. Pena, porque acho que é um browser com muito potencial mas acho que a google vai tentar sempre controlar o seu desenvolvimento… Esperemos que esteja enganado…
Muito bom teste, sem dúvida. Sou um “Opera user” e estou a testar o Chrome, gosto mais do Opera mas tenho a dizer que se á saida o Chrome já dá luta o futuro será promissor. Firefox tem que começar “a dar corda aos sapatos” …
Bom uso o Opera desde a versão 8.5 e fico com ele até hoje.
Nunca testei o novo browser do google pois uso Linux, porém estou curioso.
Eu Asus já só mesmo oferecido. O hardware não é mau, mas a assistência técnica é a pior que já tive contacto. A uma simples questão responderam com algo que não tinha nada a ver. Mais tarde enviei o portatíl para a garantia, apenas o gravador de DVD não estava a funcionar bem, e realmente substituiram-no mas também apagaram todos os dados que estavam no computador sem razão aparente e nem mesmo veio especificada essa operação no resumo que voltou da garantia, e o chassis veio partido. Contactei-os novamente duas vezes por causa disso, e não se responderam. Agora que passou o período de garantia, está-se mesmo a ver o que vai acontecer.
Só vos posso aconselhar que fujam de tudo o que é Asus pois a assistência técnica irá causar-vos mais problemas do que aqueles que possam ter, e devem ter conhecimento que uma alta percentagem de portatéis acaba por ser enviada para a garantia nos primeiros dois anos.