Como activar no Windows os Cantos Activos do MAC OS?
Uma das funções que gosto particularmente no Mac OSX é a função nativa "cantos activos" ou hot corners. Esta função é fantástica pois permite acções rápidas no Mac sem que isso acarrete ter mais ícones no ambiente de trabalho, bastando encostar o cursor do rato nos cantos do ecrã e esta acção irá activar a função parametrizada nesse canto.
Podem facilmente imaginar o que será ter 4 cantos a chamar o browser, um menu de aplicações... entre muitas outras possibilidades, apenas utilizando os cantos do ecrã.
Vamos activar essa função no Windows 7?
Em abono da verdade, temos de referir que o Windows 7 não traz essa funcionalidade, o que não quer dizer que não a possamos colocar usando uma aplicação para o efeito.
Hot Corners é uma pequena e leve aplicação que não só traz os Hot Corners existentes no Macs para o Windows, como permite mais configurações que a função nativa existente no MAC OS X.
Instalação
Começamos pelo principio, temos de a instalar com permissões de administrador, caso contrário o Windows não permite a escrita no registo de algumas linhas desta aplicação.
De seguida, continue o processo de instalação, escolhendo a abertura da aplicação logo que termine a instalação.
Assim, logo que esteja lançada, a aplicação coloca-se no painel de alertas, na barra de tarefas. Aí podemos configurar as funções para os cantos do ecrã e para os movimentos do rato.
Hot Corners
Conforme podemos ver na imagem em baixo, podemos utilizar os 4 cantos do nosso ecrã para executar diversas acções.
Essas acções vão desde:
- Abrir o Painel de controlo
- Bloquear a sessão do Windows
- Abrir a pasta Os meus documentos
- Não executar qualquer acção
- Correr uma aplicação ou comando, através do Run
- Activar o screensaver ou descanso de ecrã
- Abrir a pesquisa do Google
- Mostrar o desktop minimizando todas as janelas activas
- Colocar a maquina em stand by
- Abrir uma janela à nossa escolha.
Usando a opção Run, podemos invocar qualquer aplicação para ser lançada num dos cantos do ecrã. Assim como podemos invocar qualquer acção através de uma linha de comando. A simplicidade desta acção, poderá, por exemplo, fazer desaparecer qualquer ícone ao mesmo qualquer barra do nosso ecrã. Para quê ter uma barra com um menu se pode ter essas funções apenas com esta ferramenta?
Claro que poderá invocar qualquer comando com esta ferramenta, o que não faltam são excelentes cenários aplicacionais para a utilizar. Tudo é explicado de forma directa para que perceba até onde vai a acção de cada escolha que faz.
Mouse Move
Não termina nos cantos do ecrã a acção desta aplicação, nem pensar! Quando sugiro que limpe totalmente o ambiente de trabalho, digo-o porque o rato, nos espaços entre os cantos: portanto nas laterais, topo e fundo, pode lançar também ele as mesmas acções dos cantos. O que potencia a duplicar ou a quadruplicar o Hot Corners.
Para executar os movimentos predefinidos do rato, utilize a conjugação de teclas WIN+X e arraste o rato contra as laterais, topo ou fundo para executar o que parametrizou na aplicação.
Bem utilizada é uma ferramenta fenomenal. Fica a sugestão para quem queira de facto avançar para um ambiente totalmente despido de "objectos".
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Hot Corners 2.2.2.0 [528.57KB]
Homepage: Programs for Peers
Este artigo tem mais de um ano
para os chamados wanna be?!
É para pessoas como eu que não têm um Mac e que se habituaram muito às funcionalidades que tanto tempo poupam a quem as usa! Impecável.
Se der para juntar ao switcher… 😀
Para os chamados wanna be?!…
sinceramente não percebo estes comentários!!! Como feliz contemplado em poder afirmar que tenho um Apple, Windows e Linux a correr em casa, qualquer comentário de MacBoy parece um pouco cretino… siga para bingo!!
la está.., uma pessoa da a sua opinião, e é macboy!…
a isso só tenho a dizer. Não…, desde sempre Windows…,
só que como pessoa…, ha que ter consciencia das coisas..
a dias apresentaram aqui esta aplicação suplementar para MAC https://pplware.sapo.pt/apple/cinch-o-windows-7-aero-snap-para-mac/
na qual a minha opinião é:
aplicações para mac-users que queria ser win-users
sempre defendi a rapidez e fluidez de trabalho..
mas encher um MAC ou um Windows com software suplementar equivalente a oposição só porque(bla bla, pk ha sempre 1 razão.., sempre..)… quer dizer…
lembro-me bem as razões porque deixei de usar o FireFox…
sim senhor tem mil extensões.., mas firefox com ou sem extensões não apresenta o mesmo comportamento em termos de “rapidez e fluidez de trabalho..”…
e a mesma coisa com qualquer um dos OS que são enchidos de lixo só para se parecerem mais aos outros OS
nesse sentido, n percebo o “macboy”…., e sinceramente software para wanna be’s….
Comentário (duplamente) triste e extremamente fanboy e pelo qual muitas vezes até tenho vergonha de dizer que uso Mac para não não pensarem que sou mais um dos cegos arrogantes elitistas da categoria eu preciso de parecer “Wanna Be” melhor que tu, Para que se diga essa funcionalidade é acaba por ser mais empecilho do que ajuda e com muito agrado a desliguei.
Isto retira muita funcionalidade, não é para mim:
O canto superior direito serve para fechar a janela maximizada, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.
O canto superior esquerdo serve para aceder ao menu de controlo da janela maximizada, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.
O canto inferior esquerdo serve para aceder ao menu iniciar, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.
O canto inferior direito serve para voltar ao ambiente de trabalho, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.
E este último está muito bem implementado, porque no lugar onde está isso no Windows XP e no Windows Vista é muito fora de mão, e o canto inferior direito está ali um bocado ao calhas.
concordo!
“O canto superior esquerdo serve para aceder ao menu de controlo da janela maximizada, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.”
-> Botão direito na barra de título da janela.
“O canto inferior esquerdo serve para aceder ao menu iniciar, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.”
-> Botão ‘Windows’
“O canto inferior direito serve para voltar ao ambiente de trabalho, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.”
-> ‘Windows’ + D
Nestes três casos, não tira funcionalidade nenhuma. E, mesmo no canto superior direito, um F4 fecha. Por isso… Se usas muito um computador, tens sempre uma mão no teclado e outra no rato.
Não entendo
“Isto retira muita funcionalidade, não é para mim:”
Pensei em colocar apagar a janela no canto superior direito (assim não olho mesmo)
Para que queres o “menu de controlo da janela maximizada” ?
Eu raramente uso o “menu iniciar”, tenho um menu próprio à esquerda do Tray Icons (depois explico…)
????? “O canto inferior direito serve para voltar ao ambiente de trabalho”
????? “E este último está muito bem implementado, porque no lugar onde está isso no Windows XP e no Windows Vista é muito fora de mão, e o canto inferior direito está ali um bocado ao calhas.”
Olá.
Um pequeno Problema, o meu Avira deu aviso de WORM/SdBot.686957.A
Falso verdadeiro ou não????
keep the good job!!!
Não tenho relatos disso. O meu ESET não deu qualquer alarme.
ok….deve ser falso positivo então..
mas só dá aviso d malware na instalação, no ficheiro d instalação está limpo…
O Eset nem em virus acerta quanto mais falsos positivos xD
hmmmm
lol
Obrigado pela dica, essa é que eu não sabia!
Audi R8 no background. Certo? 😉
Podes crer, a aplicação tem a sua utilidade! 🙄 🙂
Já uso à cerca de 7 meses para no canto superior esquerdo aparecer o desktop (uso o Windows XP). Ultimamente tenho pensado em criar um menu de programas num outro canto… Será uma hipótese a explorar.
Só uma pequena correcção, este software não é só para o Win7 mas para todos os sistemas operativos Windows!
O meu Panda, também acusa generic malware.
E para o ubuntu (Linux) temos o brightside
Instalação:
sudo apt-get install brightside
Offtopic:
Pessoal do Linux: vou comprar amanha um netbook Atom N280 + 1Gb RAM + 160Gb HDD + grafica Intel 950 (arghhh). Há alguma distro Ubuntu específica para estes Netbook que seja “light” mas que tenha tudo o que o Ubuntu normal tem? (estilo, Ubuntu 10.4 menos drivers e serviços que nao existem/nao interessam em netbooks)
Offtopic 2: aos utilizadores de netbooks (N280 + Intel 950 + 1Gb RAM)
A) Existe/qual software para overclocking do N280 e Intel 950? (se possível para Windows)
B) Há algum programa/codec/driver melhor para ler videos em 720p ou até 1080p?
C) Para Office + Web + Filmes 1Gb RAM chega ou seria melhor trocar para 2Gb? (vou usar Windows 7 Home edition + Ubuntu 10.4) Se sim há alguma RAM barata (e boa)?
Sorry o offtopic
Porque não Ubuntu Netbook Remix?
A unica maneira de leres 1080p num netbook é comprando o novo ASUS, com Nvidia Tegra, todos os outros é para esquecer. Muitos com essa Intel (grafica) nem 720p fazem em condições…
Se poderes dar mais 100€ ficas com um ecra ligeiramente maior mas continua a ser um netbook, o ecrã (de 12,x”) é que aproveita melhor o espaço, alem das vantagens que já referi. Ainda levas um processador de dois threat, se não me engano.
Se encontrar o link eu depois coloco aí.
http://www.kuantokusta.pt/Computadores-Portateis-Asus-Eee-PC-1201N-BLK022M.php
Agora ainda não sei se consegues 1080p mas dizem que sim.
Ao contrário do que o viperbruno diz, no meu caso o meu netbook reproduz 1080p na perfeição e nas calmas com o modesto CPU atom z520 com Max TDP de 2W e com chip gráfico gma 500 incluído.
Além disso, a frequência nativa é 1.33GHz e faz overclock nativo até 1.73GHz.
Ah, é um asus 1101ha.
Como disse não haverá muitos netbooks a conseguir faze-lo tirando estes dois ultimos da Asus e os modelos com a placa gráfica da Nvidia. Há-des de tentar fazer o mesmo num Acer Aspire One (pode ser o mais recente), até hoje apenas consigo 720p (bem) e apesar de correr 1080p começa a arrastar-se a imagem ou tem breaks.
O unico(s) (Samsung N510 e o ASUS) que até agora conseguem ler videos do Youtube a 1080p são os que tem a grafica ION, portanto se o objectivo dele é fazer multimedia a 1080p o ASUS que disse é a melhor opção para ele. O samsung não conheço mas o preço dele é ligeiramente maior: 445€, é uma questão de ver as diferenças…
Obrigado pelo link Viper. De facto vou comprar este porque é usado (quase novo) por 150€ (1005HE), porque senao iria certamente para a plataforma ION/ION 2. Mas como já ouvi alguém cá no pplware a falar que conseguia 720p e até 1080p na GMA950 com uns codecs/players XPTO ando à procura disso…
Disseste “a única maneira” e “todos os outros é para esquecer”. Isso evidencia que não há excepções.
Agora voltaste-te a enganar (que é como quem diz, falar sem saber :)) em relação ao flash. Revelei-o aqui no fórum pplware há uns meses.
Hugo Cura: mas como consegues isso? Com que software? (tanto o de overclocking como o player)
Este assunto devia ser debatido no fórum, o offtopic já vai longo.
Para o overclock uso o software da Asus que ajusta a velocidade relógio do CPU conforme queiramos, apenas em Windows. Chama-se SHE (ou Super Hybrid Engine) e no caso do 1000HE com o N280, passará de 1.66GHz para 1.75GHz.
Quanto à reprodução de vídeo, não conheço nem ando a par do GMA 950, como disse o meu é GMA 500. Em relação ao meu, basta um driver tipo K-Lite e um player de jeito (tipo MPC-HC) para conseguir reproduzir em DXVA (por hardware). Quanto ao flash, é o flash 10.1 que permite activar a aceleração por hardware também.
No meu computador foi algo estranha a instalaçao, dava erro a em dois .exe, mudei de pasta (em vez de program files, meti noutra) e já instalou sem problemas. Ainda assim foi estranho… (uso o ESET).
Mas instalaçao à parte o programa é EXCELENTE!!! Coloquei a abrir uns discos + procura no google e está genial!!! Gostei!
Podia era ter mais opçoes em “default” que as existentes mas nada que uma procura do programa ou uns “.bat” nao resolvam 😉
Andava a procura de um software assim!
Impecável!
Óptimo, ao que parece foi bem aceite esta minha sugestão. 😉
Alguns utilizadores de Mac, não usam esta funcionalidade porque, acontece muitas vezes activarem um canto acidentalmente.
Para esses, deixo aqui uma dica :
Ao escolherem a funcionalidade do canto, se carregarem na tecla cmd, alt ou shift, esse canto fica activo, mas só quando essa tecla escolhida é pressionada.
A tecla “alt”, quando pressionada, mostra vários comandos alternativos nos menus de quase todas as aplicações do sistema.
Só é pena não dar para mostrar um painel com as janelas abertas, como no MAC OS 🙁
tens a tecla WIN + TAB
OOOOoooooops
lllooooooollll
Agora que testei a aplicação (e a adoptei), é bastante útil para lançar aplicações do género do Turn Off LCD, entre outras claro.
dá pra escolher o motor de busca?
Não é que ache grande utilidade ou vantagem em substituir o google, mas gostos não se discutem 😛
Não, não dá. Alternativamente podes criar e correr um ficheiro batch (extensão .bat) com uma sintaxe do género:
eu sei que não tem vantagem em substituir o google! até porque eu não queria isso, quando abri a 1ª vez para pesquisa parecia-me o logo do bing então fiz confusão! mas obrigado e fica aí a dica para quem quiser
Vítor M. e Pessoal,
Procurem por Switcher. É muito bem concebida em não precisa de instalação, além de que tem mais opcções a meu ver 😉
Fica a link: http://insentient.net/
Encontrei isto
http://www.portablefreeware.com/forums/viewtopic.php?f=4&t=3894&hilit=Hot+Corners
Assim sendo podem mudar tudo e umas botas 🙂
Para os paranóicos, ler o source e compilar …
Boas,
Instalei com permissões de administrador e com o visto para iniciar aquando o windows, mas não inicia. A alguém acontece o mesmo? Tenho também a aplicação rmclock a iniciar com permissões de administrador mas ainda assim pede-me permissão para iniciar aquando o windows como é que posso alterar para que inicie normalmente ?
Cumps…
Obrigado pelas respostas relativas ao ASUS Eee 1005HE 😉 Fui buscá-lo hoje, ficou a carregar e logo vou ver como se porta 😉
No Ubuntu temos isso no Ubuntu tweak… tenho 2 ou 3 pontos configurados mas só uso quando me engano/distraio 😉 lol
Como é que configuras-te no Ubuntu Tweak ?
Não tou a ver como é..:S
Cumps….
Boas pessoal. Não consigo instalar o programa no meu computador. Tem o Windows 7.
O erro que me dá é o seguinte:
“The name:
is not valid.
Please reenter it.”
É no Select Program Folder.
Executei com privilégios de admin.
Alguém me pode ajudar?
Obrigado
Olá Filipe.
O teu sistema é a 32 ou a 64bits?
32 bits.
O mais incrível é que instalei num pc com o WinXP e funciona 😀