Como aceder remotamente ao KTorrent via Web
Para quem não conhece, o KTorrent é um cliente Bittorrent desenvolvido para KDE (mas também funciona no Gnome), e é provavelmente a aplicação mais completa do tipo, no mundo GNU/Linux.
Uma das funcionalidades bastante interessante, é a possibilidade de controlarmos o nosso cliente de Bittorrent a partir de qualquer lado, de qualquer dispositivo, através de um simples browser.
Este artigo visa explicar como instalar o KTorrent e aceder remotamente ao mesmo via Web.
Os torrents tornaram-se uma forma simples de efectuar downloads e uploads. Normalmente os utilizadores obtêm o torrent, abrem-no com o software apropriado que se encarrega de fazer o resto.
Há utilizadores que têm as máquinas noite e dia ligadas e certamente já tiveram a necessidade de aceder remotamente à sua máquina, para controlar ou dar uma vista de olhos no estado/progresso do download.
O KTorrent permite realizar essa acção de forma muito simples. Vamos ver como fazer.
Para quem não tem ainda o KTorrent instalado, poderá fazê-lo, no Ubuntu, através do comando:
sudo apt-get install ktorrent |
Em seguida deve abrir o ktorrent, escolher Plugins (menu do lado esquerdo) e activar o plugin Web Interface
Por forma a proteger este serviço com credenciais, o utilizador deverá aceder a Settings->Configure KTorrent . Aparecerá a seguinte janela, onde o utilizador deverá escolher do lado esquerdo Web Interface.
Aí podemos definir:
- Username
- Password
- Porta de acesso (ex: 81, 8080)
Depois de realizar as configurações anteriores, o nosso Ktorrent está acessível a partir de qualquer lado via web. Para acederem ao serviço devem usar o endereço da máquina onde está a correr o Ktorrent, seguido da porta de comunicação (ex. 150.239.237.1:81)
Nota importante: Se pretendemos aceder de fora da nossa rede, teremos de ter um IP publico ou configurar um serviço como o NO-IP. Outra das formas, para quem tem um router (wireless ou wired) em casa, o que pode fazer é recorrer a funcionalidade de port forwarding. Todos os pedidos para uma determinada porta, são assim reencaminhados para a máquina/porta definida. Aconselhamos a darem uma vista de olhos nos seguintes artigos:
- NO-IP – Eu quero um IP fixo!
- Port Forwarding 3.0 – Configure o seu router facilmente
- O que o meu router Wireless é capaz de fazer?
Depois de toda a estrutura estar montada, podemos aceder ao ktorrent a partir de qualquer lugar com qualquer dispositivo.
Para a realização de testes, convidei o Vítor que acedeu facilmente ao meu ktorrent através do iPhone, a partir do outro lado de Portugal.
Aqui fica mais um screenshoot da interacção entre um iphone e o ktorrent,
O Ktorrent via web é bastante completo, dando a possibilidade ao utilizador de controlar os seus downloads a partir de qualquer lugar, através de um computador ou dispositivo móvel. Desta forma, até podem criar uma conta para o vosso amigo/amiga gerir a vossa lista de torrents (como alguns fazem no Farmville). Experimentam e se tiverem algum problema em aceder de fora da vossa rede, digam alguma coisa.
Bons downloads/uploads….anywhere/anytime.
Homepage: Ktorrent
Este artigo tem mais de um ano
Está muito bom. Só dá para linux?
Só! Mas o µtorrent também o faz… falta é mais um tutorial 😉
o deluge também faz o mesmo
Eu agradecia um tuturial para o deluge!
nao é necessario tutorial.. é so mesmo activar nos plugins a web interface..
dps acedes ao teuip:8112 😉
cumps
até fazia ,mas agora cm tenho mac, já n o tenho, mas e como o guilherme de sousa disse, é so activar, e dps aceder com o teu ip, nao te esqueças é de abrir a porta no router (quase de certeza que será preciso), se estiveres aceder internamente é so colocares o ip do pc em questao.
AirCrack força nisso 😀
Sabes o nosso mail verdade 😉
Abraço.
Também funciona no Vuze, windows, Mac e Linux
Bem tutorial para o µTorrent temos aqui:
http://interessespessoais.com/sistemasoperativos/utorrent-administracao-via-web-com-o-no-ip/ 😉 cumps!
o pessoal tem que se informar melhor, também da para windows mas tem que instalar o kde no windows que se encontra na pagina do projecto KDE windows http://windows.kde.org/
apesar de utilizar sistemas Linux, aqui fica uma dica para os utilizadores do windows espero que gostem do kde no windows 🙂 e do ktorrent
há e também da no Mac OX
A informação é esta mesmo, a informação é aqui também. 😉
Ele se não sabia, tu ajudaste, esta é a riqueza da partilha,
Obrigado por partilhares essa info. 🙂
No site tem o link para o Windows: http://ktorrent.org/?q=downloads
É só verificar.
Agora não sei se o Windows (MS) é algum termo no linux
Sei que fácil adaptar esta informação ao KDE mas, muito sinceramente, gostaria mesmo de ver aqui mais alguma abordagem, por parte do pplware, ao KDE e a uma distribuição que o use por default (PC-BSD, ou opensuse – que faz uma excelente aplicação deste) em vez de vermos Ubuntu e Gnome maioritariamente…
compreendo que é o Ubuntu o mais usado assim como Gnome e .deb e que não se pode focar todas as distros (seria wild!!! ;P)… mas seria bastante interessante vermos outras hipóteses que não fossem baseadas em *buntu, Gnome ou .deb.
Espero que não levem a mal este “comment” pois gosto bastante das informações que disponibilizam e acho-as bastante úteis… foi mais um desabafo 🙂
“que o use por default” – ao Gnome, entenda-se… (peço desculpas pela minha falta! :p)
esqueçam este último post…hoje já tou todo queimado :s
Isto é tudo muito giro mas não há nada que bata as capacidades alargadas o torrentflux e a sua autosuficiencia via browser.
No utorren também é só ir as opções, activar o Web UI, depois é só colocar, http://localhost:8080/gui/ e já está. ( 8080 pode ser outro valor, depende do que vocês definiram)
outro que também dá para acesso remoto, é o transmission, penso que ainda não foi falado aqui, pelo que li por alto.
Boa dica.
Já agora, estou como o merlin, talvez fosse interessante abordar aqui um pouco o KDE. Pessoalmente continuo um pouco mais inclinado para o openSuse em ambiente kde…